Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Blog João Paulo Messer

RINCÃO DEPOIS DO CARNAVAL

 personJoão Paulo Messer
access_time06/03/2019 - 00:00

Passada a temporada de verão e o Carnaval, que fechou o período em que as atenções da região se voltam preferencialmente ao Balneário Rincão, a curiosidade é para o tempo de vida normal no município. Depois de aprovado o novo Plano Diretor, que permite edificações de até 14 andares, já foram apresentados projetos imobiliários que animam o setor. Um deles é de um hotel no limite de pavimentos construído a duas quadras do mar. O outro é o condomínio residencial horizontal já em andamento na região da Barra Velha e que vai valorizar a região acabando com a separação que há da Zona Sul e a Barra Velha. Para quem olha de fora, o Rincão deve chamar atenção para o setor imobiliário. Para os nativos o olhar é às demandas na saúde e infraestrutura. Eleitoralmente olhando, se o prefeito Jairo não atender a demanda caseira, a fama vai embora como um amor de verão ou de verão. Se ele for para o Rincão nativo como foi para o Rincão veranista pode ser candidato sem adversário daqui a um ano e meio.

EXPERIÊNCIAS
Durante o desfile regional o prefeito Jairo Custódio (MDB) foi cumprimentado pelos colegas que o reconhecem como o gestor revelação. Sua gestão virou motivo de elogios até por gente de outros partidos. No camarote de autoridades uma das conversas foi com o prefeito Rogério Frigo (PSDB), de Nova Veneza, provavelmente o que melhor conhece o impacto do turismo numa administração.

CONSOLIDOU
O desfile regional, que ocorreu segunda-feira à noite, foi o ápice do carnaval no Balneário Rincão, apesar das muitas atrações dos outros dias. Virou uma dor de cabeça aos demais prefeitos. A partir do ano que vem será uma espécie de obrigação dos outros municípios participar. Quem não for será cobrado e quem for tem que ir bem, pois mesmo que não haja caráter competitivo oficial, a briga pelo melhor desfile é inevitável.

ORIGEM DO CARNAVAL
Necessário lembrar que o CarnaRincão nasceu de uma provocação feita por Clóvis Marcelino ao então prefeito de Içara, Gentil da Luz, que aceitou de pronto a ideia. A sucessão de gestores e a instalação do Rincão como município alteraram planos. Aqui entra, de novo, o mérito de Jairo Custódio. Ao seu jeito humilde convenceu os demais prefeitos a entrarem no carnaval que agora virou calendário oficial e programa obrigatório a todos os municípios.

QUEM TEM LEVA
Siderópolis deu um show na avenida do CarnaRincão. Levou uma massa carnavalesca animada em número igual ou superior a soma de todos os outros seis municípios. Com um misto de resgate aos tempos da Escola de Samba Imperatriz Bellunense e cultura de miscigenação de raças encheu a passarela de alegria. Um fato chamou a atenção em especial: a réplica, em forma de carro alegórico, da Barragem do Rio São Bento.

CASAN E CRICIÚMA
Hoje, em dois momentos, às 8h com os prefeitos de Maracajá, Içara, Siderópolis, Forquilhinha e Nova Veneza e às 10h com os vereadores de Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro vai tratar da proposta de um modelo próprio para gestão da água e do esgoto. Fará isso antes mesmo da Casan dar uma resposta à reivindicação apresentada semana passada de royalties para estes municípios.

PROPOSTA ACEITA
Clésio Salvaro pediu à nova presidente da Casan que haja redução de 40 por cento na tarifa de esgoto e repasse de sete por cento mensal sobre o que a companhia arrecada no município. Sem esta contrapartida Criciúma instala um serviço próprio e assume o serviço. Pelo que a coluna apurou, se a Casan repassar 10 por cento do que fatura, o município repassa cinco por cento para reduzir a taxa de esgoto e o restante para pavimentação de ruas. Menos do que isso rompe-se o contrato.

A GUERRA DE JOINVILLE
Por toda Santa Catarina existe curiosidade sobre os desdobramentos de um bate-boca havido em Joinville, semana passada, entre o presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino e o deputado federal Coronel Armando. A discussão foi pública e teve jornalista na plateia. A questão é que vem de bem antes a divisão interna no partido, colocando de um lado o presidente da sigla. Devemos lembrar que Esmeraldino chegou a ter sua cabeça posta a prêmio internamente no partido, quando a bancada federal pediu a sua destituição. Ele permaneceu. Por mais fortes que possam parecer os argumentos os peesselistas de que está tudo sob controle, a saída de Júlio Lopes (Sul), semana passada, não pode ser considerado fato irrelevante.

PENSAM ASSIM Embora não seja personagem apegado a cargos, nem tenha esta necessidade, Júlio Lopes é visto por outros políticos como alguém que saiu do PSL porque não assumiu cargo no Governo do Estado, como poderia ter imaginado. É a interpretação que recolho da maioria ao movimento mais recente no PSL do Sul.

PODE SER Embora não conste da agenda oficial do prefeito Clésio Salvaro ele deve colocar fim na interinidade da Fundação Cultural de Criciúma hoje. Ele convidou um empresário para o cargo e espera até hoje. É provável que a resposta seja negativa. Como neste período Júlio Lopes teve movimentação partidária, o prefeito passa a ter pressa na definição.

SAÍDA Revelações de bastidores do PSD sobre a saída do vereador Zairo Casagrande são de que ele saiu porque brigou com ninguém menos do que o deputado Júlio Lopes. Ao vice-prefeito Ricardo Fabris coube a missão de convidá-lo a se retirar. Como Zairo recuou receber a notificação, foi comunicado via “AR” (Correio).

SERVIDORES O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma deve começar as reuniões para preparar a pauta de reivindicações à negociação com a prefeitura. O prazo de renovação do acordo coletivo é abril.

FRASE DO DIA
“Não é assim... Na última eleição o Johnny Felipe (Urussanga) era a nossa única certeza de vitória no PMDB da região e olha no que deu? Com eleição se brinca.”
Jairo Celoy Custódio, prefeito do Balneário Rincão ao ser provocado por alguns colegas prefeitos de que tem a reeleição mais garantida na região.

FORQUILHINHA ABRIU A CAMPANHA

 personJoão Paulo Messer
access_time02/03/2019 - 00:22

Os movimentos provocados pelo prefeito Dimas Kammer (PP), de Forquilhinha, nesta semana, podem ter provocado involuntariamente o aquecimento às eleições municipais do ano que vem não só no seu município. Este público envolvido em eleições está sempre alerta. Basta uma mexida que os movimentos começam. Já havia sido feito um primeiro movimento uma semana antes, este dentro do PSD, mas regional. Foi quando o deputado Júlio Garcia reuniu o seu partido para discutir estratégias. Nos últimos dois dias sucederam-se vários movimentos menores e internos que denotam inquietação suficiente para aquecer as eleições municipais na região.

EM CRICIÚMA
Em Criciúma o prefeito Clésio Salvaro começou a atuar, tanto no político como no administrativo, de forma mais intensa. Na agenda tem uma relação de ordens de serviço e inaugurações que mais ou menos cumprem a agenda dos próximos dois anos, depois de um período de ritmo menos intenso. Já na articulação política são evidentes as amarras para as eleições.

CASO CASAN
Mesmo que a presidente da Casan tenha sinalizado que pode atender a reinvindicação feita pelo prefeito de Criciúma reduzindo a taxa de esgoto e repassando royalties para o município de Criciúma, Salvaro segue conduzindo a mobilização como se fosse romper o contrato. Marcou para quarta-feira uma reunião às 8h com os prefeitos dos seis municípios que fariam parte um possível consórcio regional. Ele aconselhou os prefeitos que tragam seus procuradores para encaminhar juridicamente o rompimento.

JÁ SERVE
Passados dois meses, nesta semana o governador Carlos Moises da Silva saiu pela primeira vez da capital para fazer uma visita oficial a uma cidade do interior. Como não poderia ser diferente, visitou Joinville, onde terminou a noite num jantar num dos melhores restaurantes da cidade com líderes empresariais locais. Não deixou nenhuma notícia animadora, mas pelo menos saiu da “toca” – na capital.

NA UDN
O ex-líder regional do PSL, Júlio César Lopes, sugere nas entrelinhas das entrevistas que concedeu após sair do partido, que a tendência é ir com Bolsonaro para uma nova sigla. A manifestação chamou atenção, pois se trata de um líder do interior do interior do Brasil. Fica parecendo muito mais numa aposta. Ele falou inclusive na sigla UDN.

CRÍTICAS À SAÍDA
Nas mesmas redes sociais por onde sempre transitou muito bem, e onde apostou para articular o PSL no Sul, Júlio Lopes foi alvo de críticas por ter saído do partido. Os questionamentos são a respeito dos problemas que o partido pode enfrentar como é natural estando no governo.

DIFÍCIL ACONTECER
Nesta semana vereadores levaram à prefeitura proposta para construção de um viaduto sobre a avenida Centenário na região do “Corte da Próspera”. A alternativa desafoga o trânsito que entra na cidade através da Via Rápida. Ocorre que a proposta sugere desviá-lo em parte por dentro do bairro Pio Correa, conhecido com Vila dos Engenheiros (área nobre). Por influência dos impactados esta obra nunca deve sair do papel.

NA LINHA
Se for construído viaduto para desviar o trânsito que chega pela Via Rápida para a região do Bairro Pio Correa inclusive a região onde mora a Secretária de Obras, Kátia Smielevski, será impactada.

RAIMUNDO AO COMANDO
O ex-governador Raimundo Colombo passou um longo período “na muda” – como dizem em Lages. Agora começa a aparecer no cenário político mais uma vez. Nesta semana teve agenda intensa. Coincidentemente, ou não, neste período surgiram informações de que o presidente nacional do PSD está conduzindo o partido a uma “intervenção branca” que leve à saída de Gelson Merísio do comando. A sigla deve ser devolvida ao ex-governador que saiu dela por inércia. Este movimento levou ao rompimento com a tríplice aliança, à derrota na eleição para governador e à derrota pessoal de Colombo na disputa pelo Senado.

RECADO Ao confirmar que recebeu nota direta e pessoal do presidente nacional do PSL, Gilberto Kassab, para deixar o partido em Santa Catarina, Gelson Merísio diz ter ouvido claramente que o pedido foi feito por Raimundo Colombo e Jorge Bornhausen.

PAREM... A Câmara de Vereadores de Criciúma já deveria ter feito denúncia da irresponsabilidade do Patrimônio da União que entregou ao vandalismo, com estímulo a ações delinquentes (a ocasião faz o ladrão) o prédio do antigo Ministério Público Federal. E o antigo inquilino abandou de todo a sua antiga casa?

DE LEZAR... O que acontece com a antiga sede do MPF é um crime contra o cidadão contribuinte. Enquanto, amparado na burocracia, o Patrimônio da União não permite a transferência do prédio para o município, gasta-se uma fortuna com a depredação e a falta de um espaço para a Câmara de Vereadores.

O CIDADÃO... Autoridades federais brincam com o dinheiro do contribuinte e a Câmara de Vereadores se contenta em percorrer caminhos protocolares da transferência que não acontece. O governo federal já lesou o cidadão quando abandonou o prédio onde funcionava o INSS e agora transferido para o município. A recuperação vai custar mais cara do que se tivesse sido feita com responsabilidade.

NOVO LÍDER A troca de líder do governo de Criciúma na Câmara Municipal, não foi uma simples troca. O prefeito foi flagrado em conversas fechadas no Paço elogiando o ritmo do vereador Aldinei Potelecki (PR). Por isso a substituição do ex-líder pastor Jair Alexandre (PSC).

PORÉM Deve se levar em conta, ainda, na avaliação da troca de líder na Câmara de Vereadores, que o prefeito Clésio Salvaro vem amarrando várias siglas estratégicas para compor aliança no ano que vem. O PR de Potelecki é estratégico tanto em número de eleitores na cidade como em tempo de televisão.

NA FESTA Se em 2018 nos 138 anos de colonização de Criciúma em 2019 nos 139 anos a festa de comemoração foi em grande estilo, primeiro com a inauguração da reconstrução do Paço Municipal e depois com inauguração do Parque dos Imigrantes, em 6 de janeiro de 2020, nos 140 anos de emancipação o prefeito Clésio Salvaro promete uma megafesta.

FRASE DO DIA
“Ninguém deseja a intervenção no PSD. Acredito no diálogo como força da democracia. Diálogo que inclui falar, ouvir muito e não impor. Acredito que política não é força, mas sim respeito. Neste momento precisamos reconstruir o nosso partido, buscando a formação de uma base intelectual, ouvindo a sociedade e dando oportunidade para o novo. Meu desejo é ajudar a restabelecer a harmonia no PSD de Santa Catarina”.
Raimundo Colombo ao comentar as informações de que a direção nacional do PSD deve intervir no partido em Santa Catarina passando o comando da sigla de Gelson Merísio e repassando ao ex-governador.

Dimas explica demissão do Zé Ricardo

 personJoão Paulo Messer
access_time01/03/2019 - 00:22

Na entrevista coletiva que concedeu ontem para esclarecer sobre a demissão do Secretário de Governo, o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, parece ter jogado certo. Deixou evidente que foi quebra de confiança, lançando sobre José Ricardo Junckes a suspeita de infidelidade. Admitiu que tem ingrediente particular o que reforça a tese de que “fofocas” fazem parte do enredo, mas antecipou-se pedindo respeito às questões pessoais o que impede que se aprofundem às picuinhas. Negou que mais gente ligada ao ex-prefeito Lei Alexandre seja demitida. Se for isso mesmo, transfere ao grupo adversário a responsabilidade de desembarcar do governo. Lei também ameniza o evidente conflito entre os grupos. O fato é que os dois desejam, um que o outro saia do partido. O PP é uma reserva forte em Forquilhinha.

DECISÃO DIFÍCIL
As especulações de que Lei Alexandre possa ir para o PR seguem, mas a operacionalização disso não é fácil. A dúvida, se isso ocorrer, é quantos dele o acompanharão? Neste caso, Dimas estaria livre para ser candidato no PP. Lei hoje não tem cargo, nem outro Poder que seduza aqueles que estão na prefeitura e que para prosseguir teriam que mudar de lado.

AO NATURAL
Na briga interna do PP de Forquilhinha, quem sai ganhando inicialmente é o PT. Aliado de primeira hora, o partido do vice-prefeito Félix Hoboldt, vira ombro amigo do prefeito.

NA TRINCHEIRA
Um fato inquieta o governo de Forquilhinha e será alvo de investigação. O memorando passado por Dimas Kammer ao departamento pessoal, para fazer a exoneração de Zé Ricardo, vazou para a imprensa. Era para ser documento interno. Quem vazou pode ser inimigo na trincheira.

MAS JÁ?
Causou estranheza o anúncio de Júlio César Lopes, pai do deputado Jessé Lopes, ontem. Coordenador regional do PSL, o experiente articulador político pediu o seu desligamento do PSL. O filho e deputado segue no partido. Ao fazer o anúncio Júlio disse: “saio do partido, não saio da política”.

É DO RAMO
O poder de articulação de Júlio Lopes é inegável e antigo. Passou por várias escolas da política e orientou muitos, inclusive a governar. Foi da relação estreita de Eduardo Moreira e aconselhou Clésio Salvaro em outros tempos. Inteligente, Júlio tem um olho sempre à frente do seu tempo. Há de se considerar que o gesto dele pode fragilizar o PSL, embora o filho permaneça no partido.

JÚLIO NA FCC
Mal saiu a o anúncio da decisão de Júlio Lopes em sair do PSL, começaram especulações de que ele assuma a presidência da Fundação Cultural de Criciúma, cargo que já ocupou e que está vago. Coincidência, ou não, algumas horas após tornar pública sua saída do partido, Júlio foi visto com Clésio tomando um cafezinho no restaurante do Boi, na BR-101 em Paulo Lopes. Cada um estava em um carro.

DESEMPODERADO
O ex-deputado estadual Gelson Merísio e ainda presidente do PSD de Santa Catarina estaria sendo destituído da presidência. A articulação contaria inclusive com a participação do ex-governador Raimundo Colombo. A decisão, segundo o colunista Marcos Schettini, de Chapecó já foi comunicada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

SAI NA BOA
Já durante a eleição houve ensaio sugerindo a intervenção nacional, mas na ocasião Gelson Merísio peitou e bancou a sua manutenção no comando sozinho do partido. Hoje, se sair pode ser porque tem interesse em trocar de partido. Peitar Gilberto Kassab, de novo, não seria difícil. O presidente nacional está com o telhado de vidro exposto.

ALIVIANDO OS CORTES
O governador Carlos Moisés da Silva está começando a mudar a lei dos incentivos transformando os decretos de Eduardo Moreira em vilões. Foi o ex-governador quem editou as Medidas Provisórias cortando os incentivos, medida condenada pelo setor produtivo. Ao ver que a medida é extrema, o novo governo começa a recuar, abrindo caminho alternativo. Se isso ocorrer e apenas a transparência for implementada nos incentivos sem os prejuízos antevistos pelos empreendedores, a pecha de erro ficará com o ex-governador.

OBJETIVO Há interpretações de que o corte linear nos incentivos fiscais foi uma medida extrema para chamar atenção para o que se entendia no próprio governo como a “farra dos incentivos”. E isso provocou a instalação de um CPI para investigar os casos. Isso foi alcançado.

TRANSFORMAÇÃO Será assinada hoje às 8h30min a ordem de serviço para a transformação de um prédio público abandonado pelo Governo Federal no centro da cidade de Criciúma. A antiga unidade do INSS será transformada em posto de atendimentos do governo municipal. Fica na rua João Pessoa.

DÁ UM TEMPO A presidente da Casan pediu um tempo até o dia 14 de março para elaborar e apresentar uma contraproposta à proposta feita ontem pelo prefeito de Criciúma para manter o modelo de gestão compartilhada hoje. Ela encontrará o prefeito em seu gabinete no dia 14 às 15h.

A PROPOSTA Clésio Salvaro pediu à Casan que destine sete por cento do que ela fatura em Criciúma como forma de royalties e que reduza a taxa de esgoto em 40 por cento. Caso contrário diz que irá romper o contrato, seja administrativa ou juridicamente.

FRASE DO DIA
“Falaram que não tinha experiência, que o deputado Marcos Vieira (PSDB) teria essa experiência. Se fosse assim, o Sarney teria a solução para todos os problemas do Brasil. Espero que não tenhamos cheiro de enxofre e uma pizza ao final”.
Deputado estadual Jessé Lopes (PSL), em discurso ontem na tribuna da Assembleia Legislativa.

DIA “D” NA CASAN

 personJoão Paulo Messer
access_time28/02/2019 - 00:22

Hoje às 14h o prefeito Clésio Salvaro fará na presidência da Casan, na capital, reunião que pode ser o peso de desequilíbrio da empresa e uma mudança radical na gestão da água e esdoto em Criciúma. A promessa é de que se a empresa não aceitar o repasse de R$ 500 mil/mês para medidas compensatórias em Criciúma e reduzir a taxa de esgoto em 60 por cento, a prefeitura parte para o rompimento do contrato. Uma vez Criciúma rompendo, pelo menos outras seis cidades abastecidas pela Barragem do Rio São Bento tomam o mesmo caminho. O impacto causa um rombo enorme na estrutura administrativa da Casan.

NA PASTA
Se a Casan rejeitar a proposta do município de Criciúma às exigências para manter o contrato de gestão compartilhada, o prefeito Clésio Salvaro volta da capital aplicando as primeiras medidas. O processo jurídico de rompimento está encaminhado e pegará uma questão legal descumprida no início do contrato. Cria-se um consórcio regional e desfaz o contrato criando um serviço regional.

PROPOSTA UM
Ontem foi discutida a proposta de transferência do quartel dos Bombeiros do endereço atual para um prédio novo, este localizado na frente da estação rodoviária em terreno que pertence à família De Lucca. Na área de 2,7 mil metros quadrados seria construído um prédio apropriado para abrigar a estrutura de emergência. Hoje o terreno é vago coberto por capim verde. Na área passam dois córregos.

PROPOSTA DOIS
Vereadores da Comissão de Obras da Câmara de Vereadores de Criciúma apresentaram à Secretária de Obras do município a ideia de construção de um viaduto sobre a avenida Centenário, na região conhecida como corte da praça. O trânsito de entrada da cidade com destino à região dos hospitais e saída para Cocal do Sul seria desviado por lá. A alegação é de que há muitas obras complementares na região.

REFORMA EM IÇARA
O prefeito Murialdo Gastaldon apresentou ontem três novos nomes no governo que sofre praticamente nenhuma alteração. A fundação de meio ambiente será assumida por Luciano Cardoso, a área de serviços urbanos por Geraldo Baldissera e no esporte o professor Eduardo Silva. Para fazer o anúncio o prefeito escolheu o instagran.

CPI DA PONTE
O deputado Marcos Vieira (PSDB) ficou com a presidência da CPI da Ponte Hercílio Luz. O seu vice será o deputado João Amin (PP) e o relator o deputado Bruno Souza (PSB), autor da proposta. Há outros quatro deputados: Jessé Lopes (PSL), Marlene Fengler (PSD), Volnei Weber (MDB) e Fernando Kreeling (MDB). São 120 dias para concluir os trabalhos.

A COMPOSIÇÃO
O deputado Jessé Lopes usou as redes sociais para reclamar do que acusou de “velha política”, o fato de Marcos Vieira ter ficado na presidência e Amin como vice da CPI da Ponte. Ele era candidato a presidente. Há duas lógicas que contestam o parlamentar. A primeira é democrática: uma CPI não pode ficar na mão de apenas um partido, o PSL (presidência e relatoria). A outra é que o PSL tem que ter noção que é minoria no parlamento.

“VELHA RAPOSA”
Já em viagem de volta para Criciúma, ontem à noite (quarta-feira), o deputado Jessé Lopes gravou um vídeo distribuído nas redes sociais chamando o colega deputado Marcos Vieira de “uma velha raposa”. Na crítica fala ainda do que considera “a cara de pau” do deputado que não assinou o pedido de CPI, mas lançou-se presidente dela. Por isso o parlamentar arrisca um palpite: “ela – a CPI - vai acabar em pizza”.

LEI VAI PARA O PR
Sem que a informação tenha informação oficial sugere-se nos bastidores que esteja tudo certo entre o ex-prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre (PP) e o senador Jorginho Melo. Ele vai para o PR e leva consigo o máximo que puder e nestas condições disputará as próximas eleições. A tese confronta a interpretação de que Lei teria mais força no PP do que Dimas Kammer. Se Lei for para o PR mesmo devemos ter pelo menos três – senão quatro - candidaturas em Forquilhinha. Lei, Dimas, Neguinho e até um nome do MDB ou do PDT. Estes dois últimos podem compor. O MDB como moeda de troca da eleição da Coopera.

DOIS GANHAM Ao “limpar o trecho” demitindo ligados a Lei Alexandre, - haverá mais - o prefeito Dimas Kammer não perde nada eleitoralmente falando. Estava mais ou menos no limite disso ser feito. Um pouco mais e a situação poderia fugir ao controle. Lei também ganha, pois o jogo fica mais claro, pois com isso Dinas diz que é candidato.

NÃO DESISTE José Claudio Gonçalves, o Neguinho, não tem afrouxado as rédeas de candidatura nem quando esteve mais frágil. Tudo indica que ele vai colocar o PSD no páreo. Afinal, nunca antes na história do partido ele esteve tão forte em Forquilhinha. Isso por conta do padrinho Júlio Garcia. Resta saber se a carta é a insistência com Neguinho.

NO PSD O ex-governador Raimundo Colombo passou dois dias na capital do Estado (ele reside em Lages). Tratou de questões políticas. Especula-se que ele assuma um papel estratégico no PSD nacional. Para isso terá que assumir controle em Santa Catarina.

DE SAÍDA Especulações alimentadas por setores ligados ao governo dão como provável a saída do Secretário de Fazenda, o emedebista Paulo Eli. Sugerido por Eduardo Moreira para o cargo no governo Comandante Moisés, ele estaria enfrentando divergências internas. É muito respeitado, mas estaria “marcado”.

SE ENGANOU
Paulo Eli foi contundente nas suas primeiras afirmações de que não haveria atraso de salários dos servidores e agora o governador não para de repetir que este é um risco que o governo corre ainda no primeiro semestre do ano.

CONDENADO Chanderlei Rabello Grandi foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais ao prefeito Rogério Frigo, em Nova Veneza. Na última campanha eleitoral ele teria ofendido o então candidato através das redes sociais. Além da pena pecuniária, terá que publicar uma retratação nas mesmas redes sociais que usou para os ataques. Cabe recurso.

FRASE DO DIA
“Incentivo fiscal precisa ser como a acupuntura. Tem que ser pontual e temporal. Aplica-se em pontos específicos e por um determinado tempo deixando tudo muito claro e à mostra. Fica o tempo que for necessário".
Prefeito Murialdo Gastaldon, de Içara, economista de formação, comentando a polêmica discussão dos incentivos fiscais.

CLÉSIO E RICARDO EM 2020

 personJoão Paulo Messer
access_time26/02/2019 - 00:22

A presença do deputado Júlio Garcia, em reuniões internas no PSD, ontem em Criciúma, alimenta especulações e ilações em relação ao cenário eleitoral de 2020 e até 2022. No ensaio de teses, uma delas já foi abordada aqui na coluna, semana passada. É a de que as circunstâncias e consequências de movimentos jurídicos e políticos, que levem em conta planos que estendem planos sobre 2022, indique uma chapa Clésio e Ricardo. Mas não me refiro a Salvaro e Fabris, mas sim Salvaro e Guidi. Garcia pode chamar Fabris para o plano da estratégia do partido, se perceber dificuldades de potencial de voto. Guidi é o tipo de político que mais tem sido elogiado pelos catedráticos da política: é jovem e tem a reserva eleitoral herdada do pai. Se PSDB e PSD estiverem juntos em Criciúma, em 2020, pode ser por esta a dobradinha.

E TEM MAIS
Se a tese construída em hipóteses, mas vulnerável a “chuvas e trovoadas”, exigir “mais delongas”, pode-se dizer que ela indique apenas dois anos de mandato para Clésio, com o compromisso de o casamento durar até 2022. Lá, na eleição estadual, Clésio pode até figurar numa majoritária, mas a cadeira será primeiro de outro titular: Júlio Garcia.

APAGA TUDO
Há várias circunstâncias que podem fazer ruir teses como as que circulam e sobre as quais se divaga com base em raciocínio lógico, ou quem sabe de fato tratadas nas conversas mais restritas. Uma destas circunstâncias é uma reforma eleitoral que ponha fim à reeleição. Outra é a troca de partido que deve ser a “virose” mais comum dos próximos verões.

INSISTO
Todo o raciocínio feito sobre os movimentos políticos de breve, lançam especulação de que os cintos do judiciário afrouxem e que o deputado federal João Rodrigues (PSD) recupere o que hoje parece pouco provável: a cadeira que é de Ricardo Guidi, na Câmara dos Deputados. Por fim, desde a década passada, todos os prognósticos furaram feio. Por isso invoco o direito de chutar na lua.

MOMENTO
O discurso do PSD, na reunião de ontem, é de que este é o melhor momento do partido no Sul do Estado. A liderança de Júlio Garcia indica condição necessária que ele organize a orquestra de casa para depois lançar-se à disputa da presidência estadual do PSD, o que vai acontecer no final do semestre. Este foi o recado passado em reunião ontem.

DENUNCIE AO MP
Nenhum segmento de Poder cuida tão mal do seu patrimônio quanto o Governo Federal. Pela escala o Estadual tem verdadeiras a aberrações, também. Exemplos não faltam. Em Criciúma, entretanto, vemos um descaso grave. Desde que o Ministério Público do Trabalho devolveu ao Patrimônio da União o prédio que ocupou na região do Paço Municipal ele virou o retrato da irresponsabilidade.

NO PAREDÃO
O governador Carlos Moisés da Silva já estaria dando demonstração de que sente o tamanho do impacto que vai provocar na economia de Santa Catarina a manutenção das portarias que retiram de forma linear os incentivos fiscais concedidos pelos seus antecessores, alcançando à quase criação do Estado. Se mantiver as medias ele pode ser considerado responsável pela “quebradeira” no Estado.

ESCOLA MILITAR QUER ESPAÇO
A comunidade escolar da região da Próspera vive momentos de tensão. Dois abaixo-assinados circulam especialmente na Escola Estadual Heriberto Hülse, basicamente um a favor da instalação da Escola Militar e outro a favor da manutenção do histórico educandário. E as duas listas tem argumentos fortes à comunidade. Ocorre que a instalação de uma Escola Militar não apenas soa bem aos ouvidos da nova onda eleitoral como o educandário vem sofrendo diminuição de tamanho como de resto outras escolas. A matemática revela que a Próspera tem hoje três escolas e alunos para uma. Mas isso não é culpa da comunidade escolar, e sim do encolhimento do ensino público em consequência da falta de melhores políticas. A questão é, se o Heriberto Hülse vai pagar a conta de uma instalação de escola Militar em Criciúma.

PELO ESPAÇO Se ouve há tempos que se for feita a simples matemática da divisão de alunos por metro quadrado, seria possível transferir todos os alunos da escola Heriberto Hülse para a Escola Arruda Ramos, por exemplo, sem necessidade de ampliação. De quebra, a Escola Estadual Maria José Hülse Peixoto poderia ser absorvida.

NOVO LÍDER O vereador Aldinei Potelecki (PRB) assumiu ontem como novo líder do governo municipal. Mesmo sendo de um grupo que se formou como oposição aos principais movimentos do prefeito Clésio Salvaro, na Câmara, ele assumiu a função.

É DO PERFIL Potelecki é hoje um dos vereadores mais atuantes e respeitados no Paço Municipal. Suas recentes incursões nos movimentos que geraram alguns resultados, como a Lei da Inovação e o projeto de redução das alíquotas das franquias chamaram a atenção do prefeito.

ANIMAIS Agora foi para a Câmara de Vereadores o polêmico debate sobre recipientes para alimentação de cães, especialmente em áreas do centro da cidade, como a Praça do Congresso. Cada vez que o tema é levantado sobram farpas nas redes sociais.

QUESTIONAMENTO O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) fez questionamento sobre os locais de alimentação de cães, sugerindo que matéria anteriormente foi arquivada por ter parecer de ilegalidade. Há de se lembrar que a própria Câmara aprovou uma lei que regula o tratamento de animais em Criciúma. Há muito desencontro de informações à respeito.

TEM LEI A discussão sobre os a legislação para o tratamento de animais em Criciúma é uma das melhores do país, desde que aplicada com rigor nas concessões e exigências previstas e principalmente ampla divulgação e conscientização.

NA LISTA Entre os nomes mapeados pelo PSD para disputar a Câmara de Vereadores em 2020 em Criciúma pode estar o do ex-Secretário de Fazenda em Criciúma, Robson Gotuzzo. Quando foi para a secretaria não tinha partido, mas entrou com a migração de Ricardo Fabris.

PROBLEMA É DO PARTIDO

 personJoão Paulo Messer
access_time25/02/2019 - 00:22

Situações de desgaste como as que o governo já enfrenta, e vai enfrentar, tornam-se problema só do PSL. Carlos Moisés já disse que não vai à reeleição. Até dentro da sigla ele é acusado de ser mais oficial PM bombeiro do que líder partidario. É por isso que, quando surgem problemas, todos os partidos titulados pelo novo governo de "a velha política" unem-se na vigilância e ataque. Daqui a quatro anos será o PSL contra todos.

RECADO
A aparente gafe do governador, na posse da nova presidente da SANTUR, quando pareceu ter esquecido o nome Valdir Valendovski que estava deixando o cargo, segue tendo interpretações. A mais provável é que Carlos Moisés da Silva tenha feito isso para demonstrar que nunca deu importância à pressão que foi feita para que Valendvski permanecesse.

A LISTA DOIS
Depois da lista dos parentes dos oficiais da cúpula, que estariam em cargos de nomeação, uma segunda lista está no forno. Esta indica nepotismo cruzado, quando o favor é indicar o familiar do amigo, mas longe do cargo da autoridade que pede o favor.

MAIS PESADA
A divulgação desta nova lista seria mais pesada, pois atinge o Judiciário, o Ministério Público e o Executivo. Ela vem sendo segurada, pois muitos são continuidade de governos anteriores, onde seus padrinhos pedem reunião aos gestores das pastas com propósito de assegurar seus apadrinhados.

ORGANIZAÇÃO DE PARTIDO
Crítico do discurso de "velha e nova política" o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia tem prática bem diferente do governador. Neste fim de semana, por exemplo, ele passou em Criciuma afinando o PSD. Ele é desde já um dos nomes olhados para 2022.

ESCOLA MILITAR
Circulam duas listas de abaixo assinado. Numa professor da Escola Estadual Heriberto Hülse querem a manutenção da escola no modelo atual. De oito deputado Jessé Lopes quer a sua transformação em Escola Militar. Me parece que nesta os ventos sopram a favor do deputado.

DO PACOTE
A expectativa de ter uma escola militar em Criciuma faz parte do pacote de mudanças que a cidade subscreveu nas urnas em outubro último. Houve até pontinha de ciúmes quando Eduardo Moreira autorizou uma para Laguna.

A ESTRATÉGIA
Ao contrário do que muitos podem pensar, de que o prefeito Clesio Salvaro convidou Nicola Martins para à Fundação Municipal de Esportes para neutralizar um nome ou apenas atrair o PR como aliso comprometido desde já, o objetivo é imediatista. Falta dinheiro à pasta e Nicola é do PR do senador Jorginho Melo, um exímio captador de recursos.

PROBLEMA DO NÍCOLA
Se a fundação de esportes de Criciuma tiver recursos e o resultado for bem o governo terá mais méritos que o próprio presidente. Afora isso, na FME há um time experiente e fiéis a outros lideres que não o atual presidente.

GORDAS TETAS CARAS
A preocupação com a pressão das corporações foi a barreira que os últimos governadores enfrentaram na proposta de privatizar a CASAN e a CELESC. Revelações feitas agora, nos bastidores, confirmam que em alguns momentos este processo esteve a poucos movimentos. São estruturas que se limitam a sustentar caríssima casta de servidores ás custas das altas tarifas pagas pelos contribuintes. Como está, melhor desonerar o contribuinte.

NO RINCÃO Está é de fato a última semana da temporada mais intensa no Balneário Rincão. Neste ano inclusive o calendário foi generoso. O carnaval fecha a temporada.

NOVA FASE O governo do Balneário Rincão, que ganhou nota máxima com estrelinhas na temporada, atendendo especialmente uma população, entra agora em nova avaliação. Trata-se da relação direta com os moradores de ano todo.

NA PRAIA O Diário de Notícias foi, de novo, companhia bem informada de muita gente na praia. Bacana ver o jornal na mão de muita gente na beira mar inclusive.

VALE LER Artigo publicado pelo publicitário Willi Backes, sobre a proposta do Tribunal de Contas para reverter condição dos municípios com menos de cinco mil habitantes, vale ser lido. Texto tá nas redes sociais do autor.

INVIÁVEL A proposta de rebaixar condição de municípios para distrito é peça teórica impraticável. Erro que não se corrige.

NA LISTA DO MOISES

 personJoão Paulo Messer
access_time23/02/2019 - 00:22

Em menos de dois meses o governo Carlos Moises da Silva deve enfrentar a segunda crise política. Logo no início das nomeações, carregadores de piano da eleição do PSL reagiram, o presidente e Secretário de Estado, Lucas Esmeraldino quase caiu. Na ocasião a situação foi contornada com um pedido de paciência dos filiados. Sob o argumento de que assim que o governo fosse ajustado e a casa arrumada amenizou com a expectativa de que alguns seriam chamados como na “velha política”. Nesta semana, porém, apareceu mais um “fio desencapado”. Trata-se da lista dos parentes dos militares do alto escalão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que foram acomodados no serviço público.

ORIGEM
Carlos Moisés da Silva foi eleito pela onda Bolsonaro, mas guinado ao cargo por articulação do PSL. Foi a militância quem sustentou a onda, replicando o número 17. Até ser governador ele era apenas um oficial bombeiro da reserva, que aposentado muito cedo ganha um polpudo salário. Isso explorado não atrapalhou porque o telhado dos que exploraram era fino demais. Mas no partido ele é visto como um sortudo.

FOI DITO
Foi dito antes, durante e após a eleição e posse que o governador vem de uma casta considerada privilegiada pelos governos até então. Os oficiais militares estão em cargos estratégicos, inclusive quando o governador não é da categoria. Agora que é, seus colegas de farda ou de “pijama de ouro” – como denunciou na campanha Gelson Merísio - tendem virar alvo da observação.

A LISTA
Como quem crava uma cunha no cerne opositores que conhecem como a palma da mão como se usa o instrumento “transparência” saíram à caça de rastros e encontraram uma parentada e tanto dos amigos mais próximos do governador. E não é apenas o caso dos filhos, filhas, esposas, esposos, cunhados e outros empregados em cargos de confiança. Tem até parentes dos amigos do governador fazendo uso de página oficial do governo para expor peças artísticas.

E NÓS...?
De novo o governador terá que responder aos seus soldados do partido porque eles não tiveram lugar na janelinha, ainda, se os amigos dos seus amigos têm. Me parece evidente que o governador acaba de entrar em uma nova crise partidária. Com ele vai explicar que isso é da nova, e não da velha política?

CONTRADITÓRIO
Aparentemente até agora o governador teve ignorada a sua capacidade de gestor de crises, inclusive na política. Duas verdades contraditórias. Primeiro porque quase que diariamente mais gente começa a acreditar que ele fará um bom governo. Na mesma ordem mais gente começa a enxergar no governador um hábil contemporizador. Foi assim quando ele ajudou a evitar a troca do presidente do partido. Conclusão: é certo que ele está cada dia mais vigiado.

NA EDUCAÇÃO
A gerente regional de Educação de Criciúma, Ronisi da Silva Guimarães teve audiência com o Secretário de Estado da Educação, Natalino Ugione. O encontro foi articulado pelo deputado federal Daniel Freitas. Na pauta apelo por ações emergenciais tanto na ordem de reparos como de material de expediente.

SINTONIA FINA
Já de volta à atividade o o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, fez agenda em conjunto com os vereadores, na quinta-feira. Durante toda a manhã, ele e mais cinco vereadores visitaram pelo menos oito obras em andamento na cidade. A iniciativa foi do presidente da Câmara, Tiago Minatto, acolhida de imediato pelo prefeito. Leitura é a da sintonia entre Executivo e Legislativo. Por siglas ele tem minoria na Câmara.

HISTÓRIA DO PATINHO FEIO
O vereador Júlio Kaminski, que até pouco tempo atrás era considerado um renegado. Convidado a se retirar do PSDB, sem ainda ter saído, pode ser alcançado com a mesma sorte que elegeu Daniel Freitas deputado. Quando ele saiu, imaginou-se que afundaria. Pelo contrário. Lançou-se num voo cego e aterrissou na Câmara dos Deputados. Kaminski sobrou no PSDB, de onde deve sair a qualquer momento e onde já é considerado fora. A questão é que a sigla pode enfrentar uma crise que faça muito tucano desejar o voo da troca. A política pode oferecer surpresas a cada movimento.

DESERTOU O caso Zairo Casagrande dentro do PSD deixou feridas irreparáveis. As conversas que ele teve com o vice-prefeito Ricardo Fabris, hoje principal interlocutor do partido com o líder deputado Júlio Garcia, foram de saltar farpas.

DISCIPLINA O caso do vereador Zairo Casagrande está relacionado à indisciplina. Enquanto o deputado Júlio Garcia estava fora, qualquer gesto de indisciplina era relevado. Sob a regência do líder a fidelidade precisa estar acima de tudo. A escola é simples: “é ou não PSD”. Zairo não é.

TUBARÃO Nesta semana a Associação Empresarial de Tubarão realizou reunião para amenizar e contornar a reação do setor à informação de mudança do Núcleo da Celesc. Primeiro o serviço foi anunciado para aquela cidade, mas logo voltou para Criciúma, devido a reação e mobilização.

ROTEIRO Os prefeitos da região conheceram nesta sexta-feira o projeto do roteiro dos Jesuítas, que tem na nossa região enorme riqueza cultural. A proposta é de um empresário que está há 40 anos no segmento e sente a ineficiência dos programas de governo nesta área.

TURISMO Neste sábado inaugura mais um restaurante instalado em ponto estratégico para atender a demanda do turismo que busca as belezas da encosta da serra. Na comunidade de Cirenaica no interior de Treviso, com vista para a montanha “dos dois dedos” e rodeado por cascatas ele entra no roteiro do município de Treviso.

O DISCURSO Foi motivo de muitos elogios o discurso do novo presidente da OAB Criciúma, Rafael Búrigo, quinta-feira à noite, na sua posse.

FRASE DO DIA
“O combate à corrupção é nossa bandeira, mas sempre respeitando o sagrado e indelével direito à ampla defesa e ao impositivo e devido processo legal.”
Rafael Búrgo, presidente da OAB, em seu discurso de posse.

“...COMO É MESMO O NOME DELE?”

 personJoão Paulo Messer
access_time22/02/2019 - 00:22

Um fato chamou atenção, ontem, na solenidade de posse da nova presidente da SANTUR, Flávia Didomênico. Depois deu um demorado e “choroso” discurso do presidente que deixou o cargo, Valdir Valendovski, o governador Carlos Moises da Silva deu um recado nas entrelinhas. Ao se dirigir ao ex-presidente falou: “...como disse, o, como é mesmo o nome dele?. Outro recado dado pelo governo foi não colocar na mesa de autoridades o presidente do Conselho Estadual de Turismo. Há de se lembrar que teriam partido dele vários bilhetinhos ou cartas fazendo indicações à pasta. Moises mostra-se um exímio “passador de recados” nas entrelinhas. O ato de ontem teve ainda vários outros.

TURISMO I
Na sua fala o governador voltou a “chorar as mágoas do caixa” revelando a dificuldade financeira e sugerindo riscos de atrasos nos salários. Admitiu que já em janeiro não sobrou para guardar o 1/12 do 13º salário e que em fevereiro isso deve se repetir. Esta fala deve ser associada a de Raimundo Colombo, no início de 2018, quando disse que o turismo salvou a folha de pagamento de 2017 e início de 2018.

TURISMO II
A queda na arrecadação do Estado, nos meses de fim e início de ano estaria diretamente ligada ao movimento turístico, que nos últimos caiu na mesma proporção que caíram os investimentos na promoção dele.

O DILEMA
Surgem dúvidas sobre o tipo de política a ser adotada pelo Estado, se a do corte do cafezinho para economizar ou do investimento para aumentar faturamento. Se quiser repetir resultados de anos da gloria do turismo catarinense terá que vender a imagem do Estado na Europa e nos Estados Unidos, não só na Argentina. Isso custa em Euro e Dólar.

NOITE DE POSSE
A solenidade de posse dos novos dirigentes da OAB de Criciúma ocorreu ontem à noite no Teatro Elias Angeloni. Foi a posse festiva, já que efetivamente estes dirigentes assumem no dia 1º de janeiro. Entre as autoridades presentes o prestígio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia. Nos bastidores, possível notar o assédio e a percepção de que ele sustenta a figura da liderança.

OAB DO SUL
Em Tubarão, regional da Amurel, onde há cerca de 1 mil advogados a posse de Erivelton Alexandre de Mendonça Fileti, ocorreu na última terça-feira. Ontem pela manhã aconteceu a solenidade de posse de Lárcio Machado na OAB de Araranguá, que tem na região da Amesc cerca de 370 advogados.

CPI DOS INSENTIVOS
Confirmando ensaio do dia anterior, ontem o deputado Laércio Schuster apresentou o requerimento pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar aquela que foi chamada de “caixa preta” dos incentivos fiscais, um dia antes pelo Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. Este é o primeiro passo. A Mesa Diretora agora se pronuncia e se aceita acontece a criação da CPI, com indicação dos membros.

MDB APOIA CPI
Dividido, o MDB deve apoiar a criação da CPI dos incentivos fiscais, apesar da origem da fase de concessões ter ocorrido no governo de Luiz Henrique da Silveira. As informações de bastidores indicam alvos ligados ao PSD, especialmente ao ex-Secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni; ao ex-governador Raimundo Colombo e ao ex-deputado estadual Gelson Merísio.

NÃO É BARATO
A Assembleia Legislativa ainda não tem um mês de trabalho e já tem praticamente instaladas duas CPIs. A primeira é a da Ponte Hercilio Luz e a segunda dos incentivos fiscais. Elas tem apoio da população, mas é importante que cheguem a uma conclusão, pois estes movimentos não custam barato aos cofres públicos. Entre servidores experientes da casa se estima que o custo de cada uma fica em torno de R$ 500 mil.

PRIVILÉGIOS AOS AMIGOS DO REI
Enquanto o governo atual mergulha fundo nas contas e planilhas herdadas, de outro lado vigilantes mergulham nas páginas de transparência cruzando dados de valores e parentescos para chegar a possíveis privilégios. Os olhos mais atentos estão sobre os mais próximos ao governador, ou seja, a classe de oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Nos bastidores da política na capital circula a lista de nomes e salários. A lista começou a ser divulgada por contatos de whatsapp ontem.

INCENTIVO Os exemplos de falta de critério nos incentivos fiscais conferidos às empresas aéreas que atendem Santa Catarina podem gerar um novo conflito. O governador Carlos Moises da Silva revelou que diferentes percentuais para cada uma delas, sendo que estes variam de três a 17 por cento.

RISCOS Há uma preocupação de que o tratamento privilegiado para algumas empresas aéreas no Estado pode gerar uma nova crise, levando à aquela mal atendida a rever seu planejamento de atendimento de Santa Catarina, ou ainda todas fazerem isso diante do corte dos incentivos.

TURISMO A posse da nova diretoria da SANTUR, ontem, encerra um ciclo de 20 anos na empresa de turismo oficial do Estado. Valdir Valendovski entrou com o governo de Paulo Afonso, ficou oito anos de LHS e outros oito de Raimundo Colombo. Um ciclo que estava na hora de acabar. Vinha se definhando.

ARMA NA MESA A foto de uma reunião na Feesporte, onde um servidor militar nomeado pelo governador ostenta sua arma a cada reunião, gerou debate, ontem, na Assembleia Legislativa. O deputado Jessé Lopes (PSL) fez a defesa do servidor minimizando ao considerar o fato normal. O delegado de política e colega Maurício Eskudlark (PR) disparou contra. Disse que sempre andou armado e nunca teve a necessidade de ostentar o armamento.

NOVA MESA Foram eleitos ontem os novos membros da mesa diretora da Câmara Mirim de Criciúma: Iuri botini da Silva presidente, Heloisa Beloli Martinelli vice presidente, Eliel Borges Santana primeiro secretário, Aléxia de Macedo Souza segundo secretário.

FRASE DO DIA
“Gratidão é dívida que não prescreve”.
Claudio Lamachia, ex-presidente da OAB. A frase foi lembrada ontem à noite pelo presidente da OAB Criciúma, Rafael Búrigo, durante sua solenidade de posse festiva.

CELESC VOLTA ATRÁZ

 personJoão Paulo Messer
access_time20/02/2019 - 00:22

Depois da pressão que nasceu de forte mobilização do Sul do Estado, semana passada, o Governo do Estado recuou e anunciou ontem a manutenção do status de Núcleo para a unidade de Criciúma, agora em detrimento de Tubarão. Da forma como o processo foi conduzido, entretanto, deixou as coisas piores do que estavam. Os argumentos técnicos mostrados em gráficos na segunda-feira e reafirmados na primeira parte da tumultuada reunião de ontem, ruíram com um provável telefonema do palácio do governo. Afora a decisão, está flagrante que a Celesc se sentiu insultada e o autor do insulto é o prefeito Clésio Salvaro, porque foi ele quem reagiu primeiro chamando a mobilização contra a decisão dos técnicos. Isso ainda vai render alguns curtos-circuitos.

FICOU PIOR
O quadro piorou porque o recuo da Celesc só aconteceu quando os representantes do Sul já haviam deixado a sede da Celesc. Alguma coisa aconteceu quando aquela reunião acabou e uma nova versão foi anunciada. Naquele momento só estava na sala do presidente o deputado Rodrigo Minotto, que mandou chamar os colegas. As demais pessoas já haviam retornado.

CLÉSIO, O ALVO
A nova versão ao projeto dito técnico da Celesc foi anunciado apenas para os deputados, provavelmente como forma de atingir o prefeito de Criciúma, que havia liderado aquele “levante”. Ocorre que a forma como tudo ocorreu se transformou num flagrante desrespeito aos demais representantes do Sul, entre eles prefeitos, vereadores, dirigentes empresariais e presidentes de cooperativas.

PAPELETA
Outro fato que chamou atenção foi que tudo aconteceu tão às pressas que o documento subscrito por quem estava na sala na ocasião do anúncio da nova versão à estrutura da Celesc no Sul resume-se a seis assinaturas, entre elas a da diretora de gestão corporativa da empresa, Claudine Anchite. Nenhuma assinatura identificável e num papel sem timbre da empresa. O documento ganhou o título de “Consenso”.

SEM ARGUMENTO
O pior da reunião, inclusive na opinião de deputados que mais tarde ficaram para fechar acordo com a Celesc, é o argumento usado para justificar a retirada do Núcleo Sul de Criciúma. Foi dito que tudo estava acontecendo porque a gerência paga aluguel, sendo que possui um prédio próprio que não pode ser utilizado por questões burocráticas.

A CAUSA
No centro da discussão técnica que inicialmente rebaixou o status da unidade Celesc de Criciúma estão principalmente dois fatos. O primeiro é o aluguel muito caro, R$ 38 mil para um prédio no centro. O outro é que em 2012 a empresa Cecrisa liquidou uma dívida de R$ 7 milhões com a Celesc, dando um prédio em dação. Mas este prédio não tem escritura de transferência, quer dizer, a empresa tem o prédio, mas não pode negociá-lo para comprar uma sede.

TEM CHEIRO
Afastada a polêmica gerada pela atual gestão da Celesc no caso do escritório de Criciúma existem algumas inquietações que não devem desaparecer. As circunstâncias das questões apontadas pela empresa como sendo cobranças do Ministério Público e Tribunal de Contas bem que poderiam ganhar um acompanhamento parlamentar.

QUEM CHORA MAMA
Técnico por formação e indicação, o Secretário de Fazenda do Estado, Paulo Eli, mostrou sobra de habilidade política na conversa com os deputados ontem. Ele foi convocado para explicar os cortes nos benefícios fiscais, medida adotada já no governo passado e reafirmado por este governo. Em síntese ele confirmou que as isenções foram sendo dadas de forma não isonômica, ferindo princípios constitucionais. Como servidor de carreira da pasta deixou claro que os benefícios eram dados na medida que um setor reclamava dificuldades, por vezes atingindo apenas parte de determinados setores.

FALOU O Secretário Paulo Eli ficou na Assembleia Legislativa por quase três horas. Ele foi convocado por meio de requerimento dos deputados Moacir Sopelsa (MDB) e Valdir Cobalchini (MDB), aprovado na semana passada. Ele respondeu aos questionamentos dos deputados sobre os decretos editados em 28 de dezembro do ano passado e entram em vigor a partir de 1º de abril, alterando o programa de incentivos fiscais.

AI TEM... Entre as muitas declarações surpreendentes está um em que o próprio Secretário e servidor da Secretaria da fazenda disse que não conhece todos os benefícios concedidos. Usou expressões como benefícios de gaveta.

NÃO SAI Os rumores de que o serviço do SAER poderia sair de Criciúma é risco afastado, segundo o vereador Tita Beloli, que teve contatos com o governo a respeito.

SEM EXPLICAÇÃO Até o momento ninguém do governo explicou porque o único nome de Criciúma no Conselho Deliberativo do Porto de Imbituba foi excluído sem nenhuma ecplicação.

O QUE HOUVE? Depois de um longo tempo sem problemas de cheias na rua João Cecchinel voltaram a ocorrer alagamentos. Ontem menos grave do que ocorreu em janeiro. Moradores estão curiosos para entender o que aconteceu no sistema de drenagem antes cantado em prosa e verso pelo governo como “solução”.

NA VENEZA Ontem à noite, na primeira sessão ordinária do ano em Nova Veneza, os vereadores de oposição – PP e MDB – se retiraram sob o argumento de que havia desrespeito ao regimento interno. O ano promete.

FRASE DO DIA
“...isso não é da velha política, nem da nova política. Isso é da pequena política, da política medíocre”.
Clésio Salvaro, quando saiu da Celesc com a informação de que a empresa não iria revisar a decisão técnica.

TEU PASSADO TE CONDENA

 personJoão Paulo Messer
access_time19/02/2019 - 00:22

Pelo que apurei até então, a decisão de levar para Tubarão o Núcleo Sul - com isso instigando a indigesta subordinação de cidades rivais - foi uma medida que não tem apenas a digital do presidente da Celesc, Cleicio Poletto Martins. Os criciumenses integrantes de uma comissão que parte de madrugada, para serem recebidos às 8h na presidência da companhia, podem ser surpreendidos com algumas informações. Ministério Público e Tribunal de Contas não só estariam investigando medidas da regional, nos últimos anos, como avalizam esta momentânea desqualificação do escritório. Se isso vai ser dito ou não assim, de forma direta, não se sabe, mas é o que estaria embasando as decisões que dessagram Criciúma.

NA CELESC
Deve ser dito pela presidência da Celesc à comitiva de Criciúma, que a cidade só terá condições de reivindicar um núcleo regional quando alguns fatos forem esclarecidos. Entre eles os contratos e a permuta de um prédio em troca de dívida de R$ 7 milhões, em 2012. A dívida foi quitada, mas até hoje a Celesc não recebeu a posse legal do antigo escritório da Cecrisa.

CASA PRÓPRIA
Enquanto na maioria das cidades a Celesc está em sede própria, em Criciúma os aluguéis são questionados pelos órgãos fiscalizadores. E não tem a ver apenas com as péssimas instalações físicas das quatro, depois três e agora duas unidades.

OS ALUGUÉIS
No principal escritório de Criciúma, além do aluguel de R$ 38 mil havia o problema de que antes de atender ocorrências a equipe tinha que proteger a própria casa nos casos de enchente. Na unidade dos engenheiros no bairro Bairro São Luiz as condições são reclamadas até hoje e no bairro Ceará o prédio era alugado de um funcionário da empresa.

EVIDÊNCIAS
A decisão da Celesc parece ter muito a ver, também, com a estreita relação que o presidente da Celesc tem com a unidade de geração de energia da Usina de Jorge Lacerda, onde é funcionário. Essa sucessão coincidências teria sentenciado o endereço do comando regional sul. Em todas as outras sete unidades o endereço é da maior cidade: Joinville, Florianópolis, Chapecó, Lages, Blumenau, Itajaí e Joaçaba. Só Criciúma foi rebaixada.

TÁ DECIDIDO
Como previsto, ontem a Celesc realizou a reunião dos gerentes de unidades de todo Estado e os principais cargos ligados à direção estadual para conhecerem o novo organograma da empresa. Como previsto Criciúma ficará subordinado a Tubarão.

NOVO TERMO
O ex-prefeito Napoleão Bernardes inaugurou “novo termo” que deve ser usado a partir de agora por uma série de políticos, todos em período de revoada. São os rejeitados por seus partidos. Trata-se da expressão “período sabático”. A maioria não tem para onde ir, mas não tem mais clima em seus partidos.

A RENÚNCIA NAPOLEÔNICA
A saída dos quadros do PSDB, anunciada domingo à noite, pelo ex-candidato a vice-governador e ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes foi o assunto do dia, ontem, nas rodas políticas. Aparentemente a medida foi apressada em alguns dias porque vazou uma conversa dele com um grupo que está formando uma nova unidade partidária no Estado. Napoleão era visto por muitos como “a bola da vez” no PSDB. Isso fora do partido. Internamente era bem diferente. Seu brilho começou a ofuscar alguns tucanos. Neste caso o “santo de casa” parecia fadado a não fazer milagre em casa. Ele saltou do ninho, mas para um galho firme. Todas as evidências indicam que ele sabe bem o que está fazendo.

FAMOSA FOTO No dia em que estourou a bomba da desfiliação de Napoleão Bernardes foi “vazada” uma foto que revela uma conversa de poucos dias antes. À mesma mesa estão o “kaiser” Jorge Konder Bornhausen e o presidente da Assembleia Legislativa.

FRIGIDEIRA Há quem interprete a saída de Napoleão Bernardes do PSDB como o presságio de que o ex-deputado Gelson Merísio terá grandes dificuldades no PSD para ser o candidato em 2022.

RETROCEDA Quem acompanha atento o noticiário político terá na memória que o ninho tucano começou a implodir na véspera da convenção oficial do PSDB, em Joinville, no último prazo para definição de candidatos em 2018. O que aconteceu nas horas que antecederam aquela reunião devem continuar fazendo estragos.

REVOADA O tsunami eleitoral de 2018 foi tão grande que segue provocando abalos. Napoleão Bernardes que saiu do PSDB pode mudar domicílio eleitoral e ser candidato a prefeito em Balneário Camboriú. Gelson Merísio saiu de Chapecó e mora em Joinville.

MUDANÇA O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro estaria com o mesmo aconselhamento que foi feito ao prefeito de Içara, na última eleição. Se não trocar de partido corres riscos de não se eleger. No caso de Içara, Murialdo sabia que carregar o PT era pesado demais e foi para o MDB. Já Gean teria sido avisado que o MDB está pesado demais.

APOSENTADORIA A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) contratou uma advogada especialista em previdência para acompanhar cada item da reforma da previdência.

TÊNIS É tiro no escuro apontar quem teria sido o responsável, mas corre nos bastidores da prefeitura que uma verba de R$ 25 mil inicialmente sugerida para evento mundial de tênis na Sociedade Mampituba, no fim de semana, foi “abortada”.

FRASE DO DIA
“Em pouco mais de um mês de governo já fui recebido pelo governador e na Casa da Agronômica, Com o Raimundo Colombo eu esperei dois anos e não fui recebido”
Rodrigo Minotto, deputado estadual (PDT) reagindo às reclamações de que o governador não tem atendido autoridades.

Semana Celesc começa hoje

 personJoão Paulo Messer
access_time18/02/2019 - 00:22

A audiência da comitiva do Sul, que se auto agendou para hoje às 8h30min na presidência da Celesc em Florianópolis, ficou para amanhã, no mesmo horário, mas agora agendada pela presidência da companhia. Isso porque hoje reúnem-se todos os principais cargos da empresa no Estado. Será um dia todo de reuniões. Nelas será apresentada a nova estrutura administrativa da empresa. A julgar pelo que vazou, Criciúma vai ficar subordinada à regional de Tubarão, mas sem perder o status de gerência regional. Isso pode ser temporário. O que é certo é a diminuição dos cargos de chefia. Só na regional existem hoje cerca de 20 chefes, que vão desde o gerente regional, passando pelos gerentes de departamentos, supervisores e chefes de loja. Em todo Estado a Celesc tem 3,2 mil funcionários, sendo 800 em cargo de chefia.

SEM CHANCE
Desde que foi descartada a audiência para Criciúma segunda-feira cresce a especulação de que a reunião na terça-feira se torne irrelevante, pois as decisões já terão sido anunciadas na véspera.

SEM CONVERSA
Outro fato que deixou autoridades do Sul intrigadas é que o presidente da Celesc até agora não atendeu, nem respondeu pessoalmente, qualquer telefonema de prefeitos do Sul, como é o caso de Clésio Salvaro, de Criciúma, que é quem puxou a reação à notícia das mudanças da gerência da Celesc. O máximo que ocorreu foi uma assessora do presidente respondendo que a comitiva do sul só poderia ser atendida na terça-feira.

ENDEREÇO
A equipe de patrimônio da Celesc, que esteve em Criciúma sexta-feira, ainda não anunciou qual é o resultado da avaliação do prédio da Betha Sistemas, onde funcionou de forma emergencial e precária a prefeitura. A proposta é permutar este prédio com o da antiga sede administrativa da Celesc, localizado na divisa de Criciúma com Içara, já neste último território.

MUDA JÁ
Ficou confirmado pela Celesc que o escritório hoje localizado na rua Lauro Müller será desativado dentro de no máximo 30 dias. O novo endereço é a avenida Centenário 3.900. Ela sai de um aluguel de R$ 38 mil para um de R$ 12 mil. Estuda-se a necessidade criar um escritório de atendimento do público no centro.

PSL EM IÇARA
No fim de semana o PSL, liderado pelo coordenador regional da sigla, Júlio César Lopes, teve reunião para analisar o cenário em Içara. A conversa foi com Dalvânia Cardoso (PP), elogiada pelos peesselistas como “amiga e grande liderança política”. Em 2016 Dalvânia disputou a eleição e fez 34 por cento dos votos válidos. Foi na reeleição de Murialdo Gastaldon (MDB).

A OBSERVAR
É relevante, em Içara, olhar para os movimentos do empresário Anselmo Freitas. Ele é um dos principais apoiadores do deputado federal Daniel Freitas (PSL). Seu nome está na lista do que chamam de forte candidato a prefeito, embora ele nunca tenha confirmado seu interesse.

E SE...
Na recente eleição da Cooper Aliança o PSL parecia largar numa chapa de oposição, mas logo o partido prudentemente retirou a sigla enquanto os filiados se dividiram. Anselmo Freitas, até então cogitado como provável nome do PSL à prefeitura, fez parte da chapa de situação liderada pelo prefeito Murialdo Gastaldon. Ganharam fácil a eleição. A curiosidade é até onde os deputados Jessé Lopes e Daniel Freitas estarão juntos.

AGITOU O NINHO
Napoleão Bernardes, considerado que surpreendeu nas últimas eleições em Santa Catarina, embora não tenha sido eleito vice-governador, anunciou ontem que está fora do PSDB. Por enquanto ficará sem partido. Não deu maiores explicações.

GOVERNO EXCLUI MAIS UM DO SUL
Primeiro foi o anuncio das mudanças na Celesc que estariam deixando a regional de Criciúma subordinada à Tubarão. Depois veio o caso do helicóptero do SAER, serviço ao qual foi consultada a possibilidade de transferência para Tubarão. No fim de semana surgiu a revelação de que o cargo de Conselheiro Deliberativo que a Associação Empresarial de Criciúma tinha no Porto de Imbituba foi simplesmente “removido” sem qualquer explicação, justificativa ou ato legal. No início do ano Édio Castagnel, que ocupava este cargo teve seu nome removido do grupo de Whatsapp, que é por onde eram agendadas reuniões. Ele fez seguidas tentativas para ouvir uma justificativa, mas segue sem resposta e ignorado.

EXPLICAÇÃO Passado um mês sem a tradicional reunião mensal, o conselheiro Édio Castagnel, cujo mandato iniciado em maio de 2018 era de 24 meses, mandou ofício à SC Par – órgão do Governo do Estado ao qual está ligado o Porto de Imbituba – pedindo explicações. Segue sem resposta.

CONSEQUÊNCIAS O empresário Édio Castagnel é muito reservado e evita qualquer polêmica ou acirramento de debate. Aos membros da direção da ACIC ele manifestou duas preocupações. Uma é de ordem pessoal: os conselheiros do porto de Imbituba fizeram um curso e tem responsabilidades legais. A outra é de ordem regional: vinha contribuindo muito ao mediar dificuldades de empresas no porto.

SEM ENTENDER Mediante os episódios que deixam a impressão de uma política de exclusão da região de Criciúma do centro das decisões administrativas do Estado, a Associação Empresarial de Criciúma deve oficiar ao governador um pedido de informações. O tema passa pela reunião semanal da diretoria, hoje.

DEBANDADA É forte a especulação sobre a migração em massa dos membros do PSB de Santa Catarina para o partido Podemos, cujo líder nacional é o senador paranaense Álvaro Dias.

POR TUBARÃO A coordenadoria regional da Defesa Civil de Criciúma, que é de Rosinei da Silva, passou a ser feita cumulativamente por Anderson Martin. Rosinei entrou em férias.

COMUNICAÇÃO Neste período em que inclusive os deputados do PSL tem dificuldades para ter acesso ao novo governo o deputado Rodrigo Minotto (PDT) parece ter sido quem encontrou o caminho. Foi através dele que a Celesc respondeu que a audiência com autoridades do Sul não seria na segunda e sim na terça-feira.

APROXIMOU Rodrigo Minotto foi o último deputado a sair do Palácio da Agronômica na recepção que os partidos de do chamado grupo dos menores tiveram com o governador, semana passada. Minotto é da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

JÁ SAIU Já no governo passado a Celesc teve que desativar um escritório de engenharia que alugava no bairro Ceará. O local era ótimo, mas pertencia a um funcionário. O Ministério Público alertou que não pode alugar bem de um funcionário. Foram todos transferidos à unidade do bairro São Luiz.

INVESTIMENTO O empresário César Smielevski, um dos donos da Betha Sistemas, confirmou que a empresa tem interesse na venda do prédio onde funcionou à prefeitura à Celesc, mas a prioridade é construir outra sede da empresa em Criciúma. O prédio que a Celesc quer colocar no negócio fica em Içara.

FRASE DO DIA
““Em termos políticos, após muita reflexão, e não sem pesar – dada a multiplicidade de amizades amealhadas, entendi que este é o momento para vivenciar um período sem filiação partidária.”
Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau e ex-candidato a vice-governador anunciando que está fora do PSDB.

RELAÇÕES DE TUBARÃO E CRICIÚMA

 personJoão Paulo Messer
access_time16/02/2019 - 00:22

Os prefeitos de Tubarão e Criciúma fizeram um encontro relevante nesta sexta-feira, embora em tempos normais se possa considera-lo ato de cortesia simples. Clésio Salvaro foi ao gabinete de Joarez Ponticelli conversar sobre os rumores da falta de comunicação do Governo do Estado, que nesta semana reascendeu uma centelha da fogueira da rivalidade das duas cidades. Foi só um café e a troca de informações, mas o gesto tem peso diplomático. Todos os setores e cidades da região carbonífera reagiram indignados com as propostas de mudança administrativa que vazaram, entre elas a subordinação do escritório da Celesc em Criciúma ao de Tubarão, e não o inverso ou o contato direto com a direção central. Isso porque Criciúma tem os melhores números de todas as regionais da empresa. A intenção que devemos recolher do encontro dos dois prefeitos deve ser esta: a da boa relação das duas cidades.

PORÉM
É natural que nas entrelinhas do encontro dos dois prefeitos alguém enxergue um movimento para potencializar a ameaça que as manobras administrativas do governo significam. É natural que os dois prefeitos, que são de siglas partidárias sejam vistos como ativistas de oposição, assim como é natural e flagrante que o governo erra quando insiste na tese de que qualquer rótulo político seja abominável.

TÁ AI O ERRO
O maior equívoco do governo é confundir a palavra política com politicagem. Eleito, Moisés da Silva levou à mesa de gestão o chavão de campanha da nova e da velha política. A equipe de governo segrega um setor representativo da sociedade. Nesta sexta-feira aconteceu o absurdo do presidente da Celesc rejeitar atender qualquer contato telefônico feito por prefeito ou deputado, que pretendia comunica-lo da preocupação que assombra a região.

SEM PREVISÃO
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado terminou a semana sem saber, ainda, quando o Executivo irá enviar a proposta de reforma administrativa. Em períodos anteriores estas mudanças eram apresentadas tão logo o governo assumia. Era comum os novos governadores convocarem sessões extraordinárias do Legislativo.

ENGANO
Quando assumiu, o governador Carlos Moisés da Silva disse que só enviaria a proposta de reforma administrativa após a posse dos novos deputados. O raciocínio da ocasião era de que ele aguardaria os não reeleitos saírem e já contando com a sua bancada. Passados 15 dias do início dos trabalhos legislativos, nem sinal da reforma. Quer dizer, o governo levou três meses do ano passado e mais 45 dias deste ano e não fechou o modelo que vai implantar.

EM IÇARA
O prefeito e o vice de Içara, Murialdo e Sandro, levaram à Câmara de Vereadores a proposta de reforma administrativa. No que chamam de restruturação administrativa separam a Fundação Municipal de Cultura e Esportes criando duas diretorias, a de esportes e de cultura, separadamente. Além disso, o Departamento de Captação de Recursos, será incorporado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

MORRO DA FUMAÇA
A agenda do vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, que está no exercício do cargo de chefe do poder executivo, é do tipo intensa. Nesta sexta-feira ele renovou o contrato do órgão social Profas. A renovação ocorreu após prestação de contas. A presidente do programa é Mary Neuza Espíndola Bif, a Lula. A administração repassará R$ 467 mil à instituição que atende 120 crianças. Antes haviam sido renovados os convênios com a Apae e com o Cantinho do Amor.

RINCÃO COMEMORA MAIS UMA
A temporada de verão revelou uma das grandes gestões públicas. O nativo prefeito Jairo Celoy Custódio, que perdeu a primeira eleição para o então estrangeiro Décio Góes, revela-se um exímio administrador da sua praia. Nesta sexta-feira, reta final de uma temporada memorável no balneário ele recebeu a licença ambiental para a segunda etapa do calçadão. O documento foi exibido como um troféu em gabinete. A nova fase do calçadão terá um quilômetro e completa a obra até a Plataforma Norte, sendo que nela há sete passarelas de acesso ao mar. A previsão é terminar a obra até o final do ano.

O NÃO À ANGELA O Tribunal Superior Eleitoral negou o recurso impetrado pela defesa da agora ex-suplente de vereadora em Criciúma, Ângela Melo (MDB). Ela perdeu o cargo por ter trocado de partido. Negado recurso liminar, a esperança é remetida ao julgamento do mérito o que demorar bem mais do que o tempo do mandato.

SÓ SEGUNDA Uma equipe da Celesc visitou Criciúma para decidir sobre o endereço da empresa, mas o resultado desta inspeção só deve sair na semana que vem. Para segunda-feira está anunciada a apresentação do que será a nova estrutura administrativa da Celesc.

NA TERÇA O Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, irá à Assembleia Legislativa, terça-feira, para responder aos deputados sobre os cortes dos incentivos fiscais a dezenas de produtos, inclusive da cesta básica do catarinense.

BOM DE VINHO As informações dos deputados que tem sido recebidos pelo governador Carlos Moises da Silva, no Palácio da Agronômica, garantem que é companheiro dele quem gosta de um bom vinho e uma boa conversa. É capaz de invadir a madrugada e não interessa se é de oposição ou não. Mas nem o vinho não lhe demove das convicções.

SÓ CORTESIA O governador vem recebendo parlamentares de todas as bancadas na residência oficial. A revelação dos visitantes é que as conversas avançam pouco, quase nada. Nem todos os deputados tem ido.

NOVO Convenhamos, se há um partido que pode reivindicar a condição de “novo” é o Partido Novo. E não é pelo nome da sigla, mas sim pela prática. É o único que apresentou uma novidade ao não receber recurso público de campanha. O PSL não só recebeu como se atrapalhou todo com o dinheiro, assim como todos os demais.

MUDOU-SE Depois de perder a eleição para o governo do Estado o ex-deputado estadual e atual presidente do PSD, Gelson Merísio, surpreendeu ao mudar o domicílio Eleitoral. A primeira informação era de que iria para Florianópolis. A retificação é que ele foi para Joinville em virtude de sua nova atividade profissional.

FRASE DO DIA
“Os interesses de Criciúma são os interesses de Tubarão e vice-versa.”
A frase foi repetida, como se tivesse sido ensaiada palavra a palavra pelos prefeitos Clésio Salvaro (Criciúma) e Joarez Ponticelli (Tubarão) ao término de uma conversa que tiveram nesta sexta-feira sobre os riscos de perdas com o novo modelo de gestão do Governo do Estado.

GOVERNO REASCENDE RIVALIDADE

 personJoão Paulo Messer
access_time15/02/2019 - 00:22

Ao silenciar nas respostas às especulações de que Tubarão passa a ser a capital administrativa do Sul, o Governo do Estado presta o primeiro grande desserviço à região. Já é tempo de esclarecer informações repassadas de forma extraoficial e truncadas, por interlocutores desautorizados. Na última década instituições das cidades de Criciúma e Tubarão trabalharam para superar uma rivalidade besta que havia. O aeroporto regional de Jaguaruna é a materialização desta superação. Porém, desde segunda-feira sucedem-se informações de que o governo está politizando a gestão e em detrimento de aspectos técnicos propõe aparelhar Tubarão com equipamentos públicos destinados à uma capital regional. Assim, em uma semana o novo governo conseguiu destruir o que as lideranças levaram mais de uma década para reconstruir, a melhora das relações entre Tubarão e Araranguá.

AGORA O SAER
Anteontem a informação que machucou o brio dos criciumenses foi o rebaixamento de categoria do escritório regional da Celesc que passaria a ser subordinado à macrorregional de Tubarão. Ontem a notícia é de que o serviço aero médico, SAER, também pode sair de Criciúma. Tubarão, no seu direito ofereceu-se a sediá-lo.

DE MUDANÇA
A especulação sobre a mudança do SAER se dá justo quando o serviço está saindo da sede atual, localizada no bairro Vila Macarini em Criciúma. As alternativas, porém, são outras. Uma delas seria um terreno que o prefeito Clésio Salvaro oferece ao lado do Parque dos Imigrantes no Rio Maina. O endereço não agrada os técnicos do serviço. O prefeito quer troca este pelo prédio do Posto de Saúde localizado na frente do Hospital São José.

NO AEROPORTO
O local ideal para instalação do serviço aero médico é o aeroporto Diomício Freitas, que pertence a Forquilhinha. Isso porque lá está a unidade de abastecimento. A cada vez que o helicóptero decola da sua sede para ir abastecer perde cerca de meia hora e custa muito caro, pois estes equipamentos gastam mais justo quando seus motores são acionados. Mantê-los lá seria muito mais econômico.

É LÓGICO
Há de se considerar que se o SAER se transferir para o aeroporto Diomício Freitas ajudará baratear o rateio das despesas daquele local que hoje opera com déficit de cerca de R$ 20 mil/mês. O governo do Estado bancada R$ 80 mil e a administradora RDL arrecada cerca de R$ 45 mil em taxas.

MOBILIZAÇÃO
Hoje às 10h acontece uma reunião no gabinete do prefeito Clésio Salvaro da qual devem participar os prefeitos da região, presidentes de cooperativas de energia, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma entre outras lideranças. Vão unificar e encorpar o discurso pela manutenção dos órgãos regionais do governo em Criciúma.

AVALIAÇÃO
A equipe de patrimônio da Celesc vai estar em Criciúma ao longo do dia para verificar as condições do prédio e o terreno de 18,8 mil metros quadrados pertencente à Betha Sistemas, localizado no bairro Ceará, onde funcionou a prefeitura por algum tempo. A empresa tem interesse na venda. A Celesc já anunciou que vai reunir num único endereço os três atuais, entre eles o escritório central localizado na rua Lauro Müller no centro.

NÃO SAIU
A informação dada como certa e negócio fechado para locação de um prédio na avenida Central para abrigar o escritório central da Celesc, não se confirmou. Anteontem à noite inclusive o prefeito de Criciúma havia sido informado que isso estava ocorrendo. Algumas horas após tudo mudou.

VALTERNEI DESABAFA
O médico Valter Ney Junqueira falou ontem sobre os seus 20 anos no comando da Unimed Criciúma. Seu balanço tem números impressionantes que deixam a marca de uma das melhores gestões de cooperativa que se tem notícias. Muito do que se transformou na área médica de Criciúma tem a digital do médico pediatra que fez cinco pós-graduações na área administrativa e cooperativa hospitalar. Lembra-se que a construção do Hospital da Unimed, por exemplo, acabou com uma antiga rixa entre os hospitais São José e São João. Mas o momento que mais chamou a atenção foi quando Valter Ney lamentou que não concluiu a sua última obra, que era a sua sucessão com uma chapa de consenso. Ele sai e a Unimed abre dissidência forte. Serão duas chapas na disputa.

FUTURO O cargo para qual foi escolhido e determina a saída de Valter Ney Junqueira de Criciúma é no Conselho Estadual. Passa da gestão de uma Unimed para acompanhar a gestão de todas as 22 Unimed de Santa Catarina.

NÚMEROS Entre os dados de balanço de saída o médico Valter Ney Junqueira deixa a Unimed Criciúma com R$ 30 milhões em caixa, um faturamento de R$ 270 milhões, 80 mil clientes, mais de 600 funcionários e nenhum centavo em dívida.

A ELEIÇÃO A eleição na Unimed Criciúma acontece no dia 26 de março e tem um colégio eleitoral de cerca de 420 cooperados que participarão da escolha entre duas chapas, uma liderada por Leandro Avany Nunes e outra por Geancarlo Búrigo.

NO PP O presidente do PP, Itamar da Silva, revelou ontem que o ex-deputado federal Jorge Boeira deve começar nos próximos dias a percorrer a cidade de olho na eleição municipal de outubro do ano que vem. O Partido Progressista voltou a ganhar holofotes e animação ao recuperar a segunda cadeira na Câmara Municipal de Vereadores.

INCENTIVOS O líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Coronel Onir Mocellin (PSL), anunciou que o Executivo e Legislativo irão trabalhar juntos para solucionar o impasse criado pelos decretos que retiraram incentivos fiscais. A alteração na alíquota do ICMS impactou itens básicos, prejudicando vários segmentos do setor produtivo, bem como insumos agrícolas. A alternativa seria um projeto de lei revendo os incentivos.

À CENA O ex-governador Raimundo Colombo volta à cena política Ele assumiu a coordenação de estudos políticos da Fundação Espaço Democrático do PSD, em nível nacional. Vai promover debates em diversos pontos do Brasil sobre o atual momento.

FRASE DO DIA
“Nos gostaríamos que houvesse o consenso, eu e todos os cooperados. Mas na vida a gente leva algumas facadas. E eu levei algumas facadas e se formou uma chapa em que eu a princípio não concordei”.
Valter Ney Junqueira, presidente da Unimed que está deixando o cargo para assumir função no Conselho Estadual da Unimed.

CELESC PROVOCA CHOQUE

 personJoão Paulo Messer
access_time14/02/2019 - 00:22

Um anúncio de que a Celesc está criando agências macrorregionais em detrimento da estrutura atual provocou um verdadeiro curto-circuito, ontem, na região de Criciúma. Isso porque pela nova proposta Criciúma passaria a responder ao escritório de Tubarão. Foi assim que a notícia caiu no meio político. Isso confirmado será mera decisão política em favor da cidade do presidente do PSL, Lucas Esmeraldino, onde o governador construiu vasta relação de amizade, pois residiu em Tubarão quando comandou a unidade dos bombeiros e onde residia o atual presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins. A interpretação técnica deve ser outra, pois a agência de Criciúma é a melhor colocada no Estado, enquanto a de Tubarão é a 18ª (última).

REAÇÃO IMEDIATA
Permanecendo na analogia da energia elétrica, assim que a notícia acendeu em Criciúma o prefeito Clésio Salvaro reagiu indignado. Ele estava em Florianópolis e foi direto ao escritório central da Celesc manifestar a sua preocupação. De lá marcou reunião com os prefeitos da Amrec e o presidente da Amesc, para segunda-feira. Vai tirar um documento pedindo a revisão da decisão.

NÚMEROS
No ranking das agências regionais a Celesc de Criciúma tem um faturamento de mais de R$ 700 milhões e ocupa o primeiro lugar entre as consideradas regionais de grande porte. Enquanto isso o escritório de Tubarão tem faturamento de R$ 400 milhões e ocupa a última posição do ranking.

TROCA
Nesta semana mais uma troca se concretizou em órgão do Estado. Antes havia sido a substituição da gerente regional de Educação, Juci Fernandez pela nomeada Ronisi da Silva Guimarães. Agora Enaldo dos Santos, funcionário do quadro efetivo da Celesc foi exonerado e em seu lugar a também servidora do quadro, Barbara Citadin, assumirá a gerência regional.

RELAÇÕES
No caso da Educação o comando regional saiu das mãos de uma emedebista ligada ao prefeito Murialdo Gastaldon, de Içara, para ficar com uma professora do quadro efetivo municipal de Içara, mas que é irmã de assessor do deputado Daniel Freitas (PSL). Apesar desta relação política Ronisi é tecnicamente muito elogiada. Já na Celesc, Enaldo dos Santos, que saiu, é do MDB e ligado a deputada estadual Ada De Luca, enquanto a sua substituta não tem relação partidária.

MUDA O ENDEREÇO
O escritório da Celesc, que está na rua Lauro Müller, onde paga R$ 38 mil de aluguel vai se mudar para outro alugado por R$ 18 mil na avenida Centenário 3.900.

ANALISADO
Antes de acertar, ontem no final da tarde, o contrato com o prédio da avenida Centenário estava sendo encaminhada a transferência da Celesc para o prédio onde funcionou a prefeitura de Criciúma de maneira precária. Aquele imóvel estaria sendo permutado pela antiga sede da Cecrisa, que por sua vez foi dado em pagamento de dívida de energia.

REFAZENDO
O governo segue fazendo algumas experiências na estrutura da máquina administrativa. Primeiro anunciaram o fechamento da gerência regional de Saúde de Araranguá. Foi necessário o secretário Helton de Souza Zeferino ir à cidade, ver pessoalmente a demanda para alterar o projeto inicial. Agora Criciúma será unidade macrorregional, Tubarão regional e subordinada à Criciúma assim como Araranguá que encolheu apenas parcialmente.

MDB SALTA PARA A OPOSIÇÃO
O conflito interno no MDB não é caso raro, nem tão recente assim. Nesta semana apareceram vários focos. Num deles o ex-deputado federal Edinho Bez aparece subscrevendo opinião do colunista e blogueiro Claudio Prisco Paraíso, quando este responsabiliza Eduardo Moreira pelo fracasso da sigla. Moreira reagiu. Ontem circulou a notificação oficial do presidente do MDB estadual, Mauro Mariani, comunicando resultado da reunião em que ficou decidido que ninguém do partido deve ter cargo do atual governo. Quem optar por permanecer com cargo deve licenciar-se do partido, casos dos secretários Paulo Eli (Fazenda) e Leandro Lima (Justiça e Cidadania). O MDB se declara, com isso, oposição ao governo Moises.

TEM RESPOSTA Nítida a diferença de oposição aos petistas – esquerdistas – na Assembleia Legislativa. Não há mais discurso petista que invoque adjetivados populistas que não tenham resposta imediata. Ontem a deputada Luciane Carminatti falou de feminicídio e apresentou alguns números. Foi logo rebatida pelo deputado Jessé Lopes.

PP VOLTA A posse do vereador Edson do Nascimento, Paiol, como segunda cadeira do PP na Câmara de Vereadores de Criciúma reascendeu a animação no partido progressista. O ex-prefeito Márcio Búrigo pode estar voltando à lista de possíveis candidatos a prefeito em 2020.

POLÊMICA Anda no fio da navalha o debate sobre a política de proteção aos animais em Criciúma. A instalação de alimentares de cães errantes estaria atraindo animais para locais como praças e estabelecimentos de grande circulação. Moradores da Praça do Congresso tem dúvidas sobre possíveis riscos, pois a comida está atraindo outros animais.

VAI ESCLARECER Membros de ONGs que fazem a defesa dos animais estão se mobilizando para esclarecer as dúvidas e clarear sobre leis criadas recentemente instalando um núcleo municipal de proteção destes animais.

NOVA GUERRA As especulações sobre o rebaixamento da agência regional da Celesc em Criciúma deram novo discurso de liderança regional ao prefeito Clésio Salvaro. O primeiro foi sobre a exigência de redução da taxa de esgoto e a ameaça de rompimento com a Casan. Nos dois casos não há “contraindicação”.

NA JANELINHA O senador Jorginho Melo (PR), mal chegou ao Senado e já espaço de destaque. Ele foi eleito ontem vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que é a mais importante de todas as comissões permanentes. A função dá enorme poder ao senador catarinense.

REORGANIZAÇÃO São fortes os rumores de que ainda no primeiro semestre deste ano ocorram fusões entre partidos políticos. A mais especulada é a do PSL com o DEM e o PSD.

FRASE DO DIA
“Temos a responsabilidade com Santa Catarina votando a favor das matérias que julgamos necessárias e importantes para o crescimento do Estado, mas obvio, divergindo, discordando daquilo que entendermos seja um retrocesso em relação ao desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”.
Luiz Fernando Cardoso Vampiro, deputado estadual do MDB, sem ser muito explícito, mas dando a entender que o partido será oposição ao governo Moisés.

ZAIRO CONVIDADO A SE RETIRAR

 personJoão Paulo Messer
access_time13/02/2019 - 00:22

Ontem, muito cedo, o vereador Zairo Casagrande foi ao estúdio da rádio Eldorado apresentar sua versão às notícias de que estava sendo convidado a se retirar do PSD. Ele não só ignorou a conversa informal que teve no dia anterior com o presidente do partido em Criciúma e vice-prefeito Ricardo Fabris, como o desautorizou, anunciando-se membro de um grupo liderado pelo deputado federal Ricardo Guidi. Afirmou que só aceitaria orientação por escrito ou feita por Guidi. Foi a gota d´água. No meio da tarde a Executiva da sigla foi convocada e a notificação para que fique à vontade e deixe o partido sem perder o mandato foi subscrita por unanimidade. Nela está inclusive a assinatura do vice-presidente Juarez de Jesus, que de manhã Zairo jurava ser “do seu time”. Agora está no papel. Zairo é carta fora do baralho no jogo do PSD.

CARTÃO AMARELO
Zairo Casagrande não era o único vereador do PSD que vinha se comportando pouco fiel ao governo. No ano passado era comum os três votarem um em cada direção. O “chega prá lá” em Zairo acendeu alerta aos outros dois. Camila do Nascimento que vinha quieta já se anunciou candidata à reeleição.

TUCANO NÃO
O vereador Dailto Feuser (PSDB) chegou a levar o colega Zairo Casagrande (PSD) ao prefeito Clésio Salvaro (PSDB), para tentar convencê-lo a abrir espaço na sigla tucana. Pelo visto o prefeito não quis.

ALINHADOS
Hoje o governo tem ampla maioria na Câmara de Vereadores. Divergem do alinhamento com o Paço os vereadores Zairo Casagrande (PSD), Júlio Kaminski (PSDB) e Ademir Honorato (MDB). Ontem chegou à Câmara um quarto vereador (PP) com tendência de oposição. Mesmo assim o governo fica com maioria absoluta (12 votos) para aprovar matérias mais complexas.

MESA DO PP
A posse do vereador Edson Luiz do Nascimento, o Paiol (PP), ontem, trouxe de volta à cena política o ex-prefeito Márcio Búrigo. Ele e o vereadora Itamar da Silva, presidente da sigla no município prestigiaram a posse. Tem simbologia forte aos progressistas a entrada de Paiol na Câmara.

O PP VIVE
O raciocínio do ambiente político atualmente é que o PP pode ser de novo o partido a enfrentar o prefeito Clésio Salvaro na eleição de 2020. Como o PSD está no governo e as circunstâncias decorrentes da liderança de Júlio Garcia na presidência da Assembleia Legislativa o indicativo é que PSDB e PSD estejam juntos. O MDB tem dificuldade de nomes. O PSL pode ser outra via, mas o PP resiste. O nome não deve ser Búrigo, mas Jorge Boeira.

ATRASO SALARIAL
Ontem durante o SBT Meio Dia, que é ancorado pelo jornalista Fernando Machado e tem a participação do comentarista Claudio Prisco, o Secretário de Estado da Fazenda admitiu que a folha de pagamento dos servidores pode atrasar a qualquer momento. Só não teria havido atraso de salários em 2018 porque os Tribunais de Justiça e de Contas emprestaram R$ 70 milhões ao Executivo.

DESPEDIDA
Será sepultado hoje em Criciúma aos 85 anos de idade, Lídio Francisco Pereira, mais conhecido Lidinho. Ele esteve missionário da Igreja Assembleia de Deus em Minas Gerais durante muitos anos. No início da década de 1970 iniciou seu trabalho de liderança em inúmeros projetos dentro da instituição religiosa, entre eles o da fundação da Mocidade Evangélica Unida Assembleia de Deus.

QUEM NÃO SE COMUNICA...
Mais uma vez o governo do município de Criciúma perde na estratégia de comunicação ao falar de um assunto delicado. O vereador Zairo Casagrande segue distribuindo a sua tese sobre a obra de rebaixamento da avenida Centenário na frente da Estação Rodoviária. Com isso ele ganha visibilidade e vai construindo uma tese que não tem contraponto. Ao apostar no desgaste do samba de uma nota só do vereador, a administração pode cair no mesmo erro do que ocorreu quando pretendia fazer uma obra com saída da cidade pela rua Antônio De Lucca, o que ficou conhecido como saída pelo bairro Pio Correa. Até agora ninguém do governo “vendeu” a importância da obra.

DECOTE DO ZAIRO Ora o partido falando em excluí-lo dos seus quadros, ora o governo deixando-o falar sozinho, o vereador Zairo Casagrande vive os seus dias de Paulinha da Silva. A deputada ganhou vários dias de mídia ao ir com decote avantajado à solenidade de posse. Se não oferecerem algo melhor para se prestar atenção, o Zairo estufa o peito.

NA CÂMARA Ontem apareceram os primeiros movimentos de vereadores em favor do governo no caso da obra de rebaixamento da avenida Centenário na frente da Estação Rodoviária. Zairo apresentou requerimento pedindo informações e abriu espaço para que vários vereadores saíssem em defesa da obra.

PSDB O tucanato deve realizar eleição da direção estadual em maio, portanto antes disso os diretórios municipais devem ser renovados. Na estadual começa a aparecer o nome da deputada federal Giovana de Sá.

TUCANO O vereador Dailto Feuser (PSDB) chegou a levar o vereador Zairo Casagrande (PSD) até o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) para tentar convencê-lo a abrir espaço na sigla tucana para o vereador que deve ser “convidado” a deixar o seu partido. Pelo visto o prefeito não quis.

FUTURO O presidente estadual do PSD catarinense, ex-deputado Gelson Merísio estaria encaminhando a mudança do seu domicilio eleitoral para a capital do Estado. Antes era Chapecó. Ontem ele esteve reunido com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

SEM SEGREDO Nesta semana a Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou a extinção das votações secretas a exemplo do que já ocorre em várias Câmaras da região como em Criciúma. A proposta foi do vereador Juliano Arns (PDT).

FRASE DO DIA
“Talvez esta posição em relação ao meu nome seja em virtude das posições que tenho tomado. Nestes últimos dois anos a cara do PSD de Criciúma foi a sua bancada. Ela sempre esteve unida, forte e representativa. E é feita por vereadores que tem posição. Por isso eu defendo que para participar de uma chapa majoritária tem que ser um dos três vereadores. O vice-prefeito é apenas um neófito no partido”.
Zairo Casagrande, sugerindo que o movimento que o quer fora do partido seja uma retaliação capitaneada pelo vice-prefeito Ricardo Fabris que elegeu-se pelo PSDB e mais tarde entrou no PSD.