Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Blog João Paulo Messer

MDB E O COMANDANTE

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2018 - 00:23

Fica cada dia mais evidente que o futuro governador Comandante Moisés não tem saída. Terá que passar o seu governo pelo MDB. Com qual tipo de concessão não se sabe. O certo é que o partido que está no comando do Estado há 16 anos seguirá “jogando de mão”. Os primeiros recados neste sentido já chegaram ao governador e à sua equipe. Com nove deputados – maior bancada – o partido deve eleger o presidente da Assembleia Legislativa ou compor com Júlio Garcia (PSD), caso seja ele o eleito. Garcia estaria compondo para ficar com os dois últimos anos. Composição, óbvio, com o MDB.

PRESIDENTE
A bancada de nove deputados estaduais do MDB teve reunião almoço ontem para tratar sobre a presidência da Assembleia Legislativa. Nenhuma decisão de bancada foi anunciada, mas individualmente se pode perceber que o candidato à presidência deve ser Mauro De Nadal. Se houver uma eleição interna ele ganha por 6 a 3.

...AOS NAVEGANTES
Se ele entendeu assim, não se sabe, mas a “letra” repassada por emissários ao líder do futuro governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Onir Mocellin é mais no menos no sentido de que até então “eles”, os militares, estavam do lado de lá do balcão, mas que hoje estão do lado de cá. Isso traduzido a números é que os militares terão que prestar atenção porque têm o maior gasto, maior inclusive que a Educação.

ADIADO
Estava pautado para ontem, mas acabou adiado o julgamento do processo em que o Tribunal Superior Eleitoral analisa a legalidade da chapa que elegeu o senador catarinense Jorginho Mello (PR).

LUCAS ESMERALDINO
Se Lucas Esmeraldino (ex-vereador de Tubarão) reverter no TSE a composição do Senado de Santa Catarina, entrando na vaga do eleito Jorginho Melo (PR), muita coisa deve mudar no futuro governo do Estado. A primeira mudança é que a parte “militar” do PSL, que hoje é ampla maioria, diminui. Esmeraldino é considerado da ala “civil” do futuro governo e até então estaria sendo preterido.

TURISMO
A cúpula nacional do turismo reuniu-se segunda-feira e ontem no Costão do Santinho em Florianópolis. Foi no evento da revista Exame, no Fórum Nacional do Turismo e na reunião do Conselho Federal de Turismo. O setor revela preocupação em relação ao futuro governo. Lembra que hoje o turismo gera um de cada cinco empregos criados no país, mas que o poder público precisa ter políticas claras.

TÁ NO MAPA
Um dos discursos animadores é que o futuro presidente Jair Bolsonaro vem adotando prática diferente do discurso, isto é, o que era para ser 16 Ministérios, já está em 19 e a tendência é que até o dia da posse chegue a 20 ou 21. Na relação de mudanças deve estar a revisão da proposta de extinção do Ministério de Turismo.

VOLTA À PRISÃO
A Justiça de primeiro grau voltou a mandar o deputado federal João Rodrigues a dormir na Penitenciária da Papuda. A decisão saiu ontem e amanhã, ao invés de viajar para Chapecó ao sair da Câmara dos Deputados ele volta à prisão. Enquanto isso aguarda para que o Supremo Tribunal Federal julgue um recurso que analisará a prescrição do processo o que lhe daria mais que a liberdade. Lhe daria o direito de assumir como deputado em 2019.

PORQUE ÂNGELA NÃO RENUNCIA
A vereadora Ângela Melo (MDB) é aconselhada por seu advogado a não renunciar, como fez o vereador Daniel Freitas tão logo saiu decisão igual a que está submetida a vereadora. Na ocasião a renúncia levou a Câmara a chamar o suplente seguinte: a própria Ângela e não Edson Luiz do Nascimento (PP) como decidiu o TRE. Agora de novo o TRE decide por chamar Edson Luiz do Nascimento, mas se Ângela renunciar, a Câmara chamará Vanderlei Zilli (MDB) por ser o seguinte da lista de suplência. Renúncia é um rito legal (assume o seguinte da coligação), perda de mandato é outra (assume o seguinte do partido). O conselho para não renunciar é que neste caso Ângela perde a possibilidade de recorrer ao TSE.

DIA DE POSSE O prefeito Clésio Salvaro é do tipo que não se dobra fácil com reações como a que houve no caso da nomeado de Nícola Martins à presidência da Fundação Municipal de Esportes (FME). Ele mesmo tratou de falar ao convidado que não se preocupasse com a polêmica. A posse deve ocorrer após os jogos da OLESC, antes do dia 15 de dezembro.

EXPOSIÇÃO Teve todo o tipo de influência possível a decisão da Fundação Cultural de Criciúma e dos próprios alunos do curso de Artes Visuais da Unesc em retirar de exposição a peça denominada “Gozo”, que gerou enorme polêmica ao ser exposta na Casa de Cultura.

PELA HONRA A decisão de retirada do material reclamado inclusive na Câmara de Vereadores provocou reações veladas da universidade, do governo municipal, entre outros. Há quem diga que o clero provocou as autoridades.

É ATO Entre os últimos Secretários de Estado da Segurança Pública um consenso: a classe mais difícil de negociar é a dos militares. Tem ex-secretário se dizendo curioso sobre como a classe extremamente corporativista vai se portar tendo um dos seus no comando.

PAPAI NOEL Os servidores estaduais não gostaram do que viram no Diário Oficial do Estado ontem. Só haverá ponto facultativo nos dias 24 e 31 dedezembro. Nos outros anos o recesso iniciava dois ou três dias antes do natal e a retomada quatro ou cinco dias após o ano novo.

NOVO GOVERNO O “castigo” de trabalhar até na antevéspera de natal e ano novo é consequência do novo governo. Como o processo de transição está devagar e alguns teriam que ficar para responder ao futuro governo, melhor deixar todo mundo no trabalho.

ESCONDIDINHO Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e vai agora para plenário a proposta do deputado estadual Rodrigo Minotto criando uma lei que proíbe as polícias do Estado realizar ações de radar sem avisos e sinalização clara. Acaba o radar escondidinho.

FRASE DO DIA
“Não se trata de uma simples reação da Câmara. Existem pelo menos duas leis que são claras: aquela exposição não pode estar ali. Não sei porque a a Fundação Cultural permitiu aquilo ali”
Vereador Jair Alexandre (PSC) ao comentar a repercussão da exposição denominada “Gozo” feita na Fundação Cultural de Criciúma.

ÂNGELA MELO PERDE O MANDATO

 personJoão Paulo Messer
access_time20/11/2018 - 00:23

Pelos mesmos motivos que o ex-vereador e o agora deputado federal Daniel Freitas perdeu o mandato de vereador em Criciúma, Ângela Melo, que entrou no seu lugar, está perdendo o seu mandato. A decisão saiu ontem no Tribunal Regional Eleitoral e por unanimidade: infidelidade partidária. Eleita pelo PP, Ângela saiu do partido e foi para o MDB. Na petição considerada pelos juízes o PP pede que seja empossado o suplente Edison Luiz do Nascimento, Paiol. E assim foi decidido. A “lengalenga” jurídica, entretanto, deve manter Ângela no cargo possivelmente até o dia da eleição da nova Mesa Diretora, no dia 11 de dezembro.

PELA ORDEM
Ângela Melo era a primeira suplente da coligação PP e MDB com 1.814 votos, por isso assumiu em lugar de Daniel Freitas. Já Edison Luiz do Nascimento, Paiol (PP), fez 1.452 votos, menos que Vanderlei Zilli (MDB) com 1.689. Zilli deve questionar porque o TRE não considerou a ordem de suplência na coligação já que a proporcionalidade é definida pela soma de votos de todas as siglas. Isso pode render outro processo.

LENGALENGA
A sabida demora do processo eleitoral deve fazer com que a vereadora Ângela Melo ainda participe da até a última sessão ordinária do ano, quando é eleita a nova Mesa Diretora, no dia 11 de dezembro. Agora o TRE terá que publicar o acórdão e a defesa de Ângela apresentar embargados declaratórios. Só então a sentença é cumprida.

RENÚNCIA
Há de se considerar no caso do vereador Daniel Freitas que antes que ele e a Câmara de Vereadores fossem comunicados da decisão da “perda do mandato” imposta pelo TRE ele renunciou ao cargo. Na prática a decisão em nada mudou o trâmite.

A CARTADA
Quando o então vereador Daniel Freitas anunciou a troca de partido para disputar a eleição de deputado federal pelo PSL foi chamado por muitos de audacioso demais. Pois esta foi a grande decisão da vida do jovem político.

MOREIRA
O governador Eduardo Moreira guardou as malas, não vai mais passar o tempo que chegou a imaginar na Europa, ao término do mandato. Os planos podem ser outros. Ele volta a ter interesse na presidência do partido. A julgar pelo seu histórico na condução do partido seria a melhor alternativa, embora no núcleo mais central da sigla o grupo de outros líderes fortes tente evitar isso. Eleição só em maio do ano que vem.

NO MDB
A bancada de deputados estaduais do MDB discute no tradicional almoço das terças-feiras a eleição da presidência da Assembleia Legislativa. Em princípio a presidência é pleiteada pelos deputados Valdir Cobalchini e Mauro De Nadal. Aparentemente o primeiro está melhor cacifado. Por ser a maior bancada com nove deputados o partido ter melhores condições de atrair os votos do PSL, partido do governador, que tem seis deputados.

RECUO ESTRATÉGICO
O deputado Júlio Garcia (PSD) é uma espécie de franco atirador que estrategicamente estaria recuando para buscar a presidência nos últimos dois anos. Uma interpretação é que a primeira metade da próxima legislatura será um “voo cego”, dado o “fenômeno PSL” e o novo governo. De outro lado o recuo pode ser estratégia para ser tornar alternativa de unanimidade. Embora pouco provável este cenário não é descartado.

CÂMARA CONDENA EXPOSIÇÃO
Exposição na Casa da Cultura de Criciúma gera indignação e a Câmara de Vereadores deve aprovar hoje moção de repúdio à exposição de artes e deve ainda reivindicar que a área pública adote medidas mais rigorosas em relação à censura de idade neste tipo de exposição. A peça denominada “Gozo” expunha um pênis em ejaculação na cabeça de um meio corpo, peça do curso de licenciatura de artes visuais da Unesc. A peça ficou exposta em local aberto por alguns instantes e foi recolhida para uma sala de acesso restrito. Os vereadores devem avaliar ainda a possibilidade de fazer uma vistoria “pente fino” à biblioteca municipal, a fim de retirar material didático considerado inapropriado às crianças. Esta medida estaria atendendo denúncias recebidas pelos vereadores.

ALFINETADAS O vereador Zairo Casagrande (PSD) e o presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Júlio Colombo (PSB) “trocaram farpas” sem citar um ao outro, ontem, na sessão do Legislativo.

ZAIRO DISSE O vereador Zairo Casagrande “rezou o terço” insinuando que “agora”, prestes a novos acordos para escolher uma nova Mesa Diretora da Câmara, sejam feitos acordos públicos e publicáveis. Ficou no ar a insinuação de que no passado não foi assim.

JÚLIO REBATEU Imediatamente após, o atual presidente Júlio Colombo foi à tribuna e retrucou sem citar seu antecessor na fala. Disse da economia feita em sua gestão e foi elevando o tom da fala até concluir dizendo que chega de discurso populista e finalizou: “porque esta turma (do populismo) já foi”.

ROTEIRO Sempre que ocupa a tribuna da Câmara o vereador Zairo Casagrande o faz com discursos bem elaborados, portanto, analisados em todos os detalhes. Normalmente rico na retórica, ele costuma provocar polêmica, mas deixa evidente que não faz isso por algum exagero momentâneo. Pelo contrário.

INTERNO Tanto na sua fala ontem, como em vezes anteriores, o presidente da Câmara de Vereadores deixou evidente que a reclamação dos colegas é que Zairo Casagrande (ele não citou o nome) leva à público questões que deveriam ser debatidas internamente.

DEZ MEDIDAS Venho insistindo na coluna com um tema que deve se espalhar por várias cidades catarinenses e que nasceu em Chapecó. Trata-se das 10 medidas para melhorar a gestão pública. A ideia foi levada ao prefeito de Chapecó que reagiu indignado. Tem um caráter de “ingerência” que desagrada politicamente. Imaginem isso em Criciúma.

PREVIDÊNCIA O CriciúmaPrev realiza amanhã o “Seminário de boas práticas na administração do regime próprio de previdência”. Será das 9h às 11h30min, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região. Devem participar conselheiros e membros da comissão externa de acompanhamento do Instituto.

FRASE DO DIA
“Espero que agora, quando estamos de novo prestes a escolher uma nova Mesa Diretora, que sejam feitos acordos púbicos e publicáveis”.
Zairo Casagrande, vereador do PSD em discurso ontem na Câmara deixando no ar a interpretação de que “na outra vez” não tenha sido assim.

COMPROMISSO DE TODOS

 personJoão Paulo Messer
access_time19/11/2018 - 00:23

Esta é uma semana decisiva para o Criciúma Esporte Clube no Campeonato Brasileiro da Série “B”. O time necessita de uma vitória em casa diante de um time rebaixado, o Sampaio Corrêa. Nem por isso se trata de uma missão simples. O jogo é no estádio Heriberto Hülse (em casa). Sabidamente o clube é uma espécie de compromisso de todos, pois se trata do maior embaixador da cidade e região. Organizar uma mobilização da torcida – fator decisivo em momentos como este – não é papel exclusivo da diretoria do clube. Uma vez rebaixado à Série “C” – o que acontecerá em caso de derrota – o clube sai de um seleto grupo e a cidade, consequente, também perde com isso. Os prejuízos vão além da imagem. São econômicos também. Existe, portanto, responsabilidade de uma cidade com este momento. As formas de participação são diversas.

QUESTÃO DE HONRA
Antes mesmo da posse da atual legislatura um grupo de nove vereadores – dos atuais 17 – assumiu um compromisso baseado no caráter – fio de bigode. Foi fechado em uma sucessão de reuniões o compromisso de quatro anos. Provavelmente um dos gestos mais sérios da política na cidade, principalmente porque vem sendo honrado. O compromisso era só da divisão do poder do Poder Legislativo, mas ele rendeu outros compromissos, todos honrados.

ÚLTIMO TESTE
A última prova para aquele compromisso está por ser feita agora, no dia 11 de dezembro, quando acontece a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para a legislatura de 2019. Se o vereador Miri Dagostin (PP) for eleito presidente, o vereador Pastor Alexandre (PSC) ficar com a vice e as duas secretarias ficarem com Aldinei Potelecki (PRB) e um vereador do MDB, respectivamente, esta legislatura entra para a história como a mais séria neste quesito.

ADVOGADOS
Entrou na relação de candidatos ao Conselho Estadual da OAB, pela Chapa de oposição (82), o advogado Chalton Schneider, outro profissional dos mais conhecidos no Sul. Pela região de Criciúma estão, além da candidata à vice-presidente Andréia Dota, os advogados Luiz Carlos Frederico, Angélica Zenato, João Paulo Cardoso, Aldir Sonaglio e Alexandra da Silva Sotero Vicente.

NA SITUAÇÃO
Na chapa de Situação (81) a região de Criciúma não tem candidato à vice-presidente como na Oposição, mas tem candidato à Conselheiro Federal: Fábio Geremias de Souza. Estão ainda: Alexandre Barcelos João, Humberto Feldmann, Edirlene Freitas, Lucas Alberton, Luiz Eduardo Conti e Daniela Gava. Eleição é dia 28.

ITALIANA
Em Nova Veneza acontece hoje uma série de atividades com a presença de uma comitiva da cidade italiana de Malo (cidade irmã de Nova Veneza). O Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Malo, conhecido como Gemellaggio, foi firmado em 2016. Estão no Brasil a prefeita de Malo, Paola Lain; o assessor do município de Malo e conselheiro da Província de Vicenza, Roberto Sette e o vereador de Malo Mauzirio Cogo.

DINHEIRO DE PAVIMENTAÇÃO
Hoje às 15h o governo do município de Criciúma assina o contrato de um financiamento de R$ 30 milhões que devem ser investidos em dois anos apenas na pavimentação de ruas. Trata-se de um recurso do governo federal liberado através da Caixa Econômica Federal e que várias prefeituras estão liberando, variando o valor que é estabelecido pelo potencial de endividamento da administração. O prefeito Clésio Salvaro tem dito que pretende concluir o atual governo com a pavimentação de todas as ruas da cidade. O financiamento tem dois anos de carência e oito para o pagamento.

JULGAMENTO Amanhã acontece no Tribunal Regional Eleitoral em Florianópolis o julgamento do pedido de perda de mandato impetrado pelo PP contra a vereador Ângela Mello, que saiu da sigla e foi para o MDB.

EM BRASÍLIA No Supremo Tribunal Federal deve ocorrer nesta semana o julgamento do recurso do deputado federal João Rodrigues, condenado por improbidade administrativa. Se ele reverter a condenação ganha a vaga à Câmara Federal que hoje é do deputado Ricardo Guidi, de Criciúma.

TENSÃO Em Chapecó, terra do deputado estadual e ex-candidato a governador Gelson Merísio e do deputado federal João Rodrigues, ambos do PSD, o partido estaria “rachado”. O conflito antes camuflado virou peça pública.

A PEDIDO Os vereadores de Criciúma devem reunir-se com o prefeito Clésio Salvaro – a pedido dele – hoje após um ato de assinatura de convênio do Município com a Caixa Econômica. Na pauta a conversa sobre um “pacote” de projetos que serão votados à noite, a maioria com parecer de “ilegalidade”.

FRASE DO DIA
“Vocês se perderam, brigaram, abandonaram o candidato a governador (Gelson Merisio), virou uma confusão e querem me colocar no meio disso. Eu não quero brigar, vamos tocar a nossa vida, vamos nos ajudar Zé (José Caramori) e João (Rodrigues), nós sempre nos ajudamos”.
Frase atribuída ao prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, ao estressar durante audiência em que líderes do PSD na cidade entregaram uma relação de 10 medidas defendidas como fundamentais ao desenvolvimento da cidade. A informação é do site: Sc em Pauta.

VERTICALIZAÇÃO DO ENXUGAMENTO

 personJoão Paulo Messer
access_time17/11/2018 - 04:40

Não vai demorar os prefeitos das cidades brasileiras irão enfrentar reações populares organizados por núcleos que se envolveram na campanha eleitoral deste ano ou simplesmente acompanham mais de perto a prática prometida para o Palácio do Planalto. Não vai demorar e os prefeitos devem começar a receber movimentos articulados com lista de sugestões de como podem ser reduzidos quadros de políticos dependurados nos cabides. Se a prática do presidente eleito Jair Bolsonaro seguir a tese e a promessa do governador catarinense for mesmo possível e eficiente, haja espaço na agenda dos prefeitos para tantos pedidos. Em alguns casos estes apelos podem partir até mesmo de quem já está político, mas de olho na vantagem que a liderança de um movimento desta natureza significará para a eleição de 2020.

DEU MOISÉS...
Nos bastidores que rodeiam os gabinetes mais fortes da política catarinense a inquietação já começa a fazer eco além das quatro paredes. É o que se considera o fim da paciência em relação ao silêncio do futuro governo do Estado. Ao seu modo o futuro governador vem segurando movimentos, mas sabidamente não dará passo adiante sem habilidade política. Os próximos dias podem começar a revelar essa inquietação.

A CENA
Até agora a única ação que teria sido adotada pelo futuro governo na Assembleia Legislativa teria sido um “levantamento” com a pergunta de quais gabinetes “estão ou não estão com o governador”. Isso beira o absurdo na realidade política. Não é assim que funciona. A lealdade ao governo é construída e constata de forma muito diferente.

NA SAÚDE
Nesta sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande esteve na região sul acompanhado do coordenador da Central de Transplantes, Joel Andrade. Definiram a política de transplante público para córneas em Criciúma e Araranguá e rins em Criciúma. Estas são amarras que se tornam irrevogáveis pelo novo governo. É um risco a menos.

MATERNO
O que aconteceu administrativamente, nesta sexta-feira, com a política de transplantes de córneas e rins, ocorre com o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Neste caso os convênios já foram assinados e os investimentos mensais do Estado superam a casa dos R$ 3,5 milhões, além de tudo o que é necessário para construir de fato um novo hospital na cidade. Possivelmente a cidade ainda não se deu conta do tamanho deste movimento que só aconteceu porque o governador e o secretário da pasta são de Criciúma.

MENOS MÉDICOS
Na região da Amrec são 18 médicos cubanos que retornam ao seu país, sendo que destes nove estão em Içara. Os Secretários de Saúde das cidades que fazem parte do programa devem reunir-se na semana que vem para discutir uma saída para o problema. Mesmo ante o problema a maioria dos secretários entende que a condição em que estes médicos viviam no país, não são, humanitariamente falando, justas.

NO CASE
O estado entrou na Justiça e obteve no Tribunal de Justiça decisão liminar para que o município de Criciúma faça a concessão do alvará e o Habite-se para liberação do funcionamento do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Mesmo assim, sem ter sido notificado, no final do expediente desta sexta-feira a e prefeitura que não foi notificada e por isso mantém a decisão de não concedê-lo.

MOTIVO
O prefeito Clésio Salvaro tem se mantido irredutível ao segurar autorização para o funcionamento do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), sob argumento de que o Estado não cumpriu com as contrapartidas prometidas à comunidade impactada.

ALÍ NÃO
O comandante regional da Polícia Militar, Cosme Manique Barreto foi informado pelo governo de Criciúma, com o aval do Poder Legislativo, de que não existe a menor chance da Polícia Militar se instalar no prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta, como ele mesmo defendeu na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira.

LONGE DO FIM
A crise política em Treviso está longe do fim. Preferencialmente pelo rádio, mas também pelas redes sociais, bares, praça ou qualquer lugar segue o debate sobre os gastos da reforma na Câmara de Vereadores do município. Como à toda ação há uma reação, os disparos acontecem com ou sem argumentos fundamentados. É tiro para todo lado. Qualquer morador de outra cidade não imagina a capacidade de uma discussão como essa no ambiente da quase sempre tranquila Treviso. Oque começou como denúncia de superfaturamento de reforma já atingiu o nível do questionamento sobre a eficiência da pasta que o denunciante ocupa (Secretaria de Indústria e Comércio). Quer dizer, atira no denunciante para se defender. E isso é só o começo. A oposição assiste de camarote, afinal, a briga é dentro do PP, o partido do prefeito e do presidente da Câmara.

BICADAS O colega Marcelo Lula, de Chapecó, publicou nesta semana no portal SC em Pauta, que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, já virou alvo preferido de setores internos do PSDB. É que ele defendeu a mudança no comando da sigla, já que o partido foi desastrosamente conduzido a ponto de resumir-se a uma sigla do tamanho das “nanicas”.

VAMO TIGRE A foto não é de assunto praxe aqui na coluna, mas a imagem no jogo da seleção brasileira nesta sexta-feira merece destaque. Razão de orgulho dos sulcatarinenses o Tigre “rompe fronteiras” – como diz o narrador Mário Lima – e provoca momentos de muita emoção.

POIS ENTÃO No ambiente político o assunto Criciúma Esporte Clube foi pauta nesta semana. Alguns setores parecem acordar para o que precisava ter sido visto muito antes, o risco de rebaixamento do clube que representa a cidade. Se o time cair para a Série “C” do campeonato brasileiro a cidade é quem sofre com isso. O apelo da marca é a maior que existe.

ISOLADO Não é de hoje que o Criciúma Esporte Clube vem sendo isolado por setores importantes da cidade. Desde que virou uma espécie de empresa o clube passou a ser visto de outra maneira pelas lideranças políticas e empresariais. Se antes tinha quase nenhum apoio, agora parece ter nenhum.

FRASE DO DIA
“Hoje na região temos 19 médicos que participam do programa mais médicos. O impacto do fim do programa é grande, mas é verdade que as exigências feitas pelo governo brasileiro são compreensíveis e necessárias. A irresponsabilidade e retaliação é do governo cubano”.
Diego Passarela, Secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho Regional de Saúde, ao comentar o fim do programa Mais Médicos.

MAIS OU MENOS MÉDICOS

 personJoão Paulo Messer
access_time16/11/2018 - 04:40

O prefeito Murialdo Gastaldon, de Içara, é voz forte contra a decisão do futuro presidente Jair Bolsonaro em provocar o fim do programa “Mais Médicos” nos moldes que havia. Há duas razões para isso. A primeira é que nenhum outro município brasileiro tem proporcionalmente à sua população número tão significativo destes profissionais: são nove. A outra pode ser política, já que o prefeito é da veia petista. Foi PDT, depois PT até migrar para o MDB onde está hoje. Os cálculos que faz é de prejuízo anual na ordem de R$ 2 milhões para o município. Considera que antes mesmo de assumir o futuro presidente ajuda a desconstruir a saúde pública. A leitura dele não é diferente de outros prefeitos que entraram no programa, embora a origem política e a cautela ante o cenário ainda de “lua de mel” com o novo presidente sugere discurso que não seja de confronto. Afora isso há de se considerar que o discurso pró-programa “Mais Médicos” gera conflito com a classe médica brasileira.

ZERO CUBANO
A prefeitura de Criciúma não possui contrato com o programa “Mais Médicos”.

PARECE ÓBVIO
A classe médica brasileira não aceitou a “concorrência ou parceria” com os cubanos e está cheia de razões para isso. Qualquer raciocínio sobre o contexto chama atenção para os absurdos que tornam estes profissionais “escravos” do governo do seu país. Isso parece inegável. É plausível ainda que os médicos brasileiros exijam a lei para os cubanos assim como para qualquer médico de outro país que atue no Brasil: fazer o exame chamado “Revalida”.

E AGORA JAIR
Evidentes como os fatores reclamados, são os argumentos que os prefeitos que aderiram ao “Mais Médico” possuem. Alguns por prudência de posição política não se manifestam, mas à gestão pública estes profissionais socorreram as prefeituras, o que não pode justificar as atrocidades cometidas contra os próprios e algum risco aos pacientes. Por isso, agora o novo presidente aumentou seu compromisso em ter que suprir estas vagas.

ALERTA
Os holofotes teriam passado longe do novo governador de Santa Catarina durante o encontro de governadores em Brasília terça-feira. Isso é diferente do que os catarinenses mais otimistas imaginavam, pois o Comandante Moisés é o único governador do mesmo partido do presidente eleito Jair Bolsonaro da metade sul do Brasil. Há outros dois: Roraima e Rondônia. Parece mesmo que se vivermos da esperança da benção presidencial corremos sérios riscos.

A DÚVIDA
Das pessoas do atual governo que estão em contato com a equipe de transição do futuro governo as informações são de que nas conversas as coisas não são diferentes do que se apresentam para a mídia. Assim como estes interlocutores nada falam a respeito do futuro à imprensa, se mantém silenciosos com os interlocutores oferecidos pelo atual governo. A nova equipe restringe-se a anotar e anotar. Se for estratégia e sabem o que fazer, ótimo. O risco é o silêncio revelar desconhecimento.

NÃO É PSL
Informações de Chapécó dão conta de que o prefeito Luciano Bulligon, expulso do PSB por ter aberto campanha em favor de Jair Bolsonaro deve ir para o PP e não para o PSL do presidente da república como se esperava. Muito próximo de Gelson Merísio (PSD), Bulligon não seria bem vindo no PSL catarinense. No PP ele vira o principal prefeito catarinense da sigla.

ALÍ NÃO COMANDANTE!!!
Soou como absurdo a defesa feita pelo comando regional da Polícia Militar em instalar uma unidade militar no prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta, no centro da cidade. Há de se considerar que ao comandante Cosme Manique Barreto cabe a preocupação com a segurança e a instalação de bases estratégicas faz parte do planejamento. Por isso agiu como deveria ter agido o “gerente” da cidade. O prefeito Clésio Salvaro chamou o militar para uma conversa e deixou claro que pode contribuir com qualquer outro lugar, menos naquele espaço destinado à cultura.

ORIGEM A defesa de instalação de uma base da PM no prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores, na última terça-feira, quando o coronel Cosme Manique Barreto usou a tribuna a convite do vereador Júlio Kaminski.

PRONTIDÃO Hoje às 9h, na Casa da Cultura, acontece uma reunião extraordinária do Conselho de Cultura. A pauta é a proposta da PM em ocupar o Centro Cultural Jorge Zanatta.

O ASSUNTO Não houve um só da mais de dezena de contatos feitos ontem pela coluna para os mais diversos assuntos, que em algum momento não entraram na questão da audiência do ex-presidente Lula, terça-feira, quando levou uma enquadrada da juíza Gabriela Hardt

EMPODERAMENTO A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que é hoje a mulher que ocupa um dos cargos mais importantes da cidade foi para as redes sociais às 3h da madrugada de ontem para elogiar a atitude da juíza federal Gabriela Hardt na audiência do ex-presidente Lula.

CATEGORIA A classe dos professores anda preocupada. O ano de 2018 teve vários episódios trágicos na categoria. O episódio mais recente é a morte da professora Mariana Semprebon, que trabalhava no CEI AFASC Pequeno Mundo do bairro Vila Zuleima em Criciúma.

INDIGNAÇÃO Usuários da rodovia Jorge Lacerda indignados. Foi feita a pintura das faixas, nada mais. O trecho de acesso à BR-101 está cheio de valas, o que obriga os motoristas a manobras radicais e perigosas. A estatística registra o quão criminoso é este descaso.

LEITURA O entendimento dos usuários da rodovia Jorge Lacerda é de que com apenas a pinturas das faixas o Estado indica que nada fará no trecho.

FRASE DO DIA
“Parabéns para o futuro presidente pela desconquista. Consegui, sem assumir, criar o programa Menos Médicos”.
Murialdo Canto Gastaldon, prefeito de Içara, numa crítica à decisão do futuro presidente da república Jair Bolsonaro em relação ao programa “Mais Médicos” criado no governo do PT.

FUTURO DO CENTRO CULTURAL

 personJoão Paulo Messer
access_time14/11/2018 - 00:23

Um ato hoje na rádio Eldorado vai criar um “programete diário de rádio” com a contagem regressiva até o dia 14 de dezembro de 2018. Nele a jornalista Joice Quadros vai apresentar informações com o resgate histórico daquele prédio chegando aos dias de hoje. A profissional já atuou na própria Fundação Cultural e no Sindicato do Carvão, de fortes relações com aquele ambiente que já foi sede do Departamento Nacional de Patrimônio Mineral. A entrega da reconstrução da sede do Centro Cultural Jorge Zanatta estará concluída nos próximos dias.

PELA SEGURANÇA
Um pedido no mínimo polêmico foi feito ontem à noite pelo comandante regional da Polícia Militar em Criciúma em relação ao Centro Cultural Jorge Zanatta. O tenente coronel Cosme Manique Barreto sugere que aquele local é ideal para ter em parte dele uma unidade da PM. O tema foi debatido na Câmara de Vereadores. A proposta aparentemente tira o foco histórico do prédio.

CONSTRUÇÕES
Na entrevista coletiva realizada ontem a Justiça e a equipe de recuperação judicial da Criciúma Construções apresentaram cenário da conclusão do processo reacendendo a discussão sobre o possível retorno do proprietário Rogério Cizeski ao comando da empresa. Embora não tenha sido dada garantia disso, o certo é que dentro de no máximo três meses o processo de recuperação se extingue e a empresa é devolvida ao proprietário. O retorno de Cizeski à empresa gera indignação na sociedade dado o tamanho do prejuízo provocado.

SEM O GOVERNADOR
As assinaturas das obras da Estação de Tratamento de Esgoto da região da Próspera e duas obras complementares foram feitas, ontem no final da tarde, sem a presença do governador Eduardo Moreira. Ele foi representado pelo diretor de operações e meio ambiente da Casan, Paulo Meller. Nem mesmo o presidente da companhia compareceu. Estava no Oeste do Estado. O prefeito Clésio Salvaro foi avisado de que Moreira não viria por volta das 15h.

CUMPRIU TABELA
O secretário da Câmara de Vereadores de Treviso, Dalto Venâncio, “cumpriu tabela” indo à rádio Eldorado, ontem, responder as acusações de superfaturamento em obras da sede do Legislativo. Um dia antes o Secretário da Indústria e Comércio do município Ângelo Tasca Júnior apresentou dados do que sugere superfaturamento na ordem de 300 por cento na troca do piso do auditório e de quase 500 por cento na pintura. Dalto representou o presidente da Câmara que só vai falar no final do ano para prestar contas do exercício.

REAÇÃO
Dalto Venâncio ironizou os vereadores da base de governo dizendo que eles sequer sabem fazer uma denúncia e que assim como recente tentativa de cassação de uma vereadora esta é mais uma ação de revanchismo político. Disse que o piso colocado é de porcelanato madeirado e não de material de rua como denunciado.

OS NÚMEROS
Em contrapartida o secretário da Câmara chegou a dizer que os vereadores de oposição tem documentação suficiente para cassar o prefeito, mas quando foi perguntado porque os vereadores não apresentam estas denúncias, alega que é para não provocar desgaste ao partido. “Não vamos incorrer no erro que ocorreu com a Dilma e até aqui em Criciúma, que o partido que cassou sofreu desgaste”, alega.

MOREIRA EM CRICIÚMA HOJE

 personJoão Paulo Messer
access_time13/11/2018 - 00:23

O governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira virá à Criciúma hoje no fim da tarde para, através da Casan deixar um pacote na ordem de R$ 26 milhões. Assim como no seu primeiro mandato, as obras da Casan criam o melhor ritmo de obras na gestão do prefeito Clésio Salvaro. São R$ 15 milhões só para a instalação da rede de esgoto nos bairros São Luiz e Michel com repavimentação das ruas. Os outros R$ 11 milhões serão investidos em duas obras na região da Próspera. (Vila Selinger e Linha Batista). Estas são medida compensatória pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Selinger.

DÁ RETORNO
O dinheiro que o governador libera hoje em Criciúma vem de um financiamento feito pela Casan junto a agência francesa AFD complementado por recursos próprios da companhia. Dinheiro que passa a render assim que a rede estiver instalada, pois a tarifa hoje de água dobra porque cobra o esgoto.

ÚLTIMOS ATOS
O evento de hoje com recursos da Casan não é o principal e último ato do mandato de Eduardo Moreira que está terminando. O mais importante deve ser a instalação de fato do Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

PROMESSA
No seu discurso, hoje na solenidade no salão Ouro Negro na prefeitura, o prefeito Clésio Salvaro deve lembrar que tão logo a Casan finalize a instalação da rede de esgoto no bairro São Luiz, vai acontecer a revitalização da avenida Santos Dumont.

POSSE DEFINIDA
O prefeito Clésio Salvaro conversou com o professor Sandro Araújo, atualmente dirigindo a Fundação Municipal de Esportes (FME) domingo. Teria sido prontamente atendido para que Sandro deixe a presidência e assuma a direção técnica. Assim, ainda na primeira semana de dezembro Nícola Martins vai assumir a presidência do órgão.

NOVELA NO AR
O serviço de socorro médico com o uso do helicóptero da Polícia Civil, denominado de Aero-Médico chegou a ser anunciado como fato consumado. Recentemente descobriu-se que não há dinheiro, nem entendimento do município e Estado para isso. Houve reação na Câmara de Vereadores e o vereador Tita Beloli, do partido do governador e um dos mais bem sintonizados com o prefeito fez críticas a ambos.

ENTÃO
Depois de algumas idas e vindas em discursos, ontem na Câmara de Vereadores de Criciúma, foi aprovado requerimento para criação de uma comissão para discutir a criação do serviço Aero-Médico. Isso me faz lembrar um antigo político que dizia: “quando você quer que uma coisa não aconteça, crie uma comissão”. Será?

MATEMÁTICA
A Associação Empresarial de Criciúma anunciou ontem os vencedores do 5º Prêmio ACIC de Matemática. Dos quase 16 mil estudantes participantes do concurso 229 foram classificados. São estudantes dos quintos, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza. O prêmio selecionou estudantes em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada série e de cada rede de ensino, que receberão medalhas de ouro, prata e bronze. A entrega da premiação para os alunos de Criciúma ocorre dia 26 de novembro.

SEDE DE PODER
Gradativamente o novo governador vem se abrindo com interlocutores de outros setores como do próprio Legislativo, Executivo, Judiciário e outros relacionados ao governo. Enquanto o Comandante Moises procura se mostrar avesso à declarações à imprensa, o rastilho que deixa nas manifestações são decifrados por antigos agentes bem relacionados com a imprensa. Uma das percepções mais recentes é que ele está tendo que usar toda a sua jinga de corpo para evitar o assédio dos recém chegados ao PSL e ao Poder. Um dos exemplos destes diálogos foi ontem no Tribunal de Contas do Estado, órgão teoricamente técnica mas composto por políticos.

ESPECULAÇÃO À pergunta recorrente sobre o futuro das regionais – Secretarias, Agências e Gerências – há apenas uma especulação, até o momento. Nenhuma informação. Sugerem alguns bem informados que a tendência é unir as regionais. Por exemplo: para as regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão haveria um mesmo órgão de cada um destes.

ENXUGAMENTO Reunião, ontem, entre o futuro governador Comandante Moisés e o atual Secretário de Estado do Turismo teria deixado aos atuais da pasta evidências de que o novo governador pensa em extinguir a Santur, a Fundação Catarinense de Cultura e a Feesporte.

TURISMO Sobre o tal documento feito em Gramado (RS), semana passada, por integrantes do setor de turismo, sugerindo a manutenção do atual presidente da Santur, Valdir Valendowski, ouvi reclamações à boca pequena a ponto de alguns falarem que assinaram constrangidos.

RETROCESSO Consultados pela coluna, antigos dirigentes da área de turismo temem que o enxugamento excessivo na área diminua tanto a máquina do setor, que leve ao retrocesso o mais importante setor da economia catarinense.

ALERTA O governador eleito vem sendo alertado por alguns velhos conhecedores da máquina pública de que a base do seu partido se formou por uma massa tão “inocente” e “inexperiente” que o aproveitamento dos seus quadros como forma de prestígio seria um risco ao Estado.

POR ELA Durante uma reunião dos Secretários Municipais de Ação Social na região de Blumenau, semana passada, teria sido feito ensaio de um movimento estadual para apelar pela permanência da atual secretária da pasta no Estado, Romanna Remor.

NO VERMELHO O vereador Pastor Jair Alexandre, disse ontem na sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma que o Instituto Maria Schmitz, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vem tendo prejuízo em cerca de R$ 70 mil todos os meses. A instituição conta que a diferença do que a prefeitura paga viria do governo federal.

FRASE DO DIA
“Antes de pensar em fiscalizar um outro poder, os vereadores devem se preocupar em fiscalizar o seu próprio.”
Ângelo Tasca Júnior, Secretário de Indústria e Comércio da prefeitura de Treviso, falando na rádio Eldorado, ontem, quando reafirmou as denúncias de superfaturamento em obras feitas pela Câmara de Vereadores.

EDUARDO PRESIDENTE MDB

 personJoão Paulo Messer
access_time12/11/2018 - 00:23

Existe forte articulação de apoiadores para que o governador Eduardo Moreira seja reconduzido à presidência do MDB. A condução do partido por Mauro Mariani não chega a ser reprovada, mas o entendimento de que a experiência de Moreira combinado ao histórico de acertos na condução da sigla o credenciam. Já é parte do plano pessoal do governador de abortar a proposta inicial de morar alguns anos fora do país (Europa) como cogitado antes da eleição. Moreira não deve mais ser candidato, o que é outro fator a ser considerado. Já os mais próximos a ele não descartam a possibilidade da esposa Nicole Rocha Moreira ser assediada pelo partido, pois nas próximas eleições um dos fatores que deve pesar é à favor das mulheres.

JULGAMENTO
Amanhã acontecem os julgamentos que definem o futuro de dois políticos do Sul do Estado. Será julgado no STF o recurso do deputado federal João Rodrigues (PSD), condenado por improbidade administrativa. Se o recurso de prescrição da pena foi aceito ele assume como deputado federal em 2019 e o criciumense Ricardo Guidi (PSD) estará fora. Se o STF mantiver a condenação é Guidi quem assume.

...E OUTRO
No Tribunal Superior Eleitoral será julgada denúncia do Ministério Público Eleitoral que aponta irregularidade na chapa do senador eleito Jorginho Mello. Se a denúncia for aceita pode haver nova eleição para o Senado em SC. O candidato do PSL, Lucas Esmeraldino (PSL), de Tubarão, foi o terceiro colocado e é parte interessada.

HOJE TEM DEBATE
Amanhã acontece a eleição no Diretório Central de Estudantes da Unesc. Os candidatos Alexandre Bristot Pato e Nícola Crispim participam de dois debates hoje. O primeiro será às 9h e será transmitido pela rádio Eldorado (AM 570 e FM 89,5). O segundo é à noite para a comunidade acadêmica e no próprio campus.

ADEUS AO CUSTÓDIO
Morreu neste sábado no Hospital da Unimed em Criciúma o assessor parlamentar e particular amigo do deputado estadual Kennedy Nunes, Custódio de Souza. Ele estava com 63 anos e foi internado dois dias antes. Foi diagnosticado com infecção generalizada e logo submetido a uma cirurgia de vesícula, mas não resistiu.

SABIA TUDO
Custódio de Souza era espécie de “treinador” dos políticos, pois conhecia como poucos a arte de fazer render a atividade parlamentar. Conhecia cada canto da política do extremo-sul do Estado, especialmente na comunidade da Assembleia de Deus.

PLANO NÍCOLA NÃ TERÁ RECÚO
A operação Nícola Martins na presidência da Fundação Municipal de Esportes não será abortada pelo prefeito Clésio Salvaro. Até então o único erro admitido internamente é o de não terem informado com antecedência o professor Sandro Araújo, que é quem vinha ocupando o cargo que na divisão política é uma pasta ligada ao Secretário de Governo Arleu da Silveira. Sandro é uma espécie de fiel escudeiro de Arleu. Entre hoje e amanhã Nícola deve ir à imprensa e às entidades ligadas à FME para apresentar o seu plano de trabalho. Ele reclama que está sendo analisado como se fosse apenas jornalistas e que suas qualificações da área de gestão são ignoradas.

TREVISO As denúncias numa guerra interna do PP em Treviso não deve cessar. Hoje o secretário que levou as denúncias à Câmara de Vereadores concederá entrevista na rádio Eldorado para relatar a acusação. É natural que haja resposta dos acusados.

CURIOSO Uma fiscalização curiosa de Polícia Rodoviária Federal e Ibama foi feita semana passada em Criciúma. Os caminhões foram vistoriados quando ao grau de poluição mesmo estacionados no pátio das empresas e o mais curioso que teve caminhão na rampa de manutenção autuado por falta de fuzil.

TURISMO Informação antecipada pela coluna vem ganhando espaço e corpo no debate na capital. Trata-se do esforço feito por atuais dirigentes do turismo do Estado que articulam força para permanecerem no cargo. Um destes movimentos vende a ideia de que Valdir Valendowski, que está há 16 anos no cargo é do perfil do partido que está assumindo.

DOS INTOCÁVEIS

 personJoão Paulo Messer
access_time10/11/2018 - 00:23

Existe uma crítica que poucos setores se atrevem a fazer e quando a fazem é superficial e distante. Trata-se do custo da máquina do Judiciário brasileiro. Sacos de pancada, o Legislativo e o Executivo, são permanentes vilões do custo da máquina. Um destes três poderes, e seus apêndices, passa à margem da crítica. Nesta semana uma instituição rompeu o silêncio e bateu forte, embora ainda tangenciando o alvo. A presidente em exercício da Federação Catarinense de Municípios, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, classifica a aprovação do aumento de 16 por cento no salário dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Congresso Nacional como “inadmissível”. A partir daí discorreu sobre o impacto que isso tem até estourar na ponta mais frágil desta “corda”, os municípios. Tem-se que imprensa alguma ou mesmo o cacifando, prestigiado e valente governo Bolsonaro não deve enfrentar esta engrenagem da máquina.

CASCATA
É fato que na Assembleia Legislativa de Santa Catarina existe um projeto propondo a redução de salários e gastos em geral dos Poderes, mas que não avança por receio ou resistência do Judiciário. Diz-se que não existe autor voluntário para levar a mensagem ao poder.

DUODÊCIMO
O governador Eduardo Moreira também teria ensaiado solicitar aos poderes Legislativo e Judiciário a devolução de sobras para ajustar as contas antes dos prazos extremos de fim de ano, mas teria recuado ante a sinalização de que a pretensão “bateria na trave”.

ELEIÇÃO NA OAB
A Chapa 82 - A ordem agora é mudar - que disputa as eleições estaduais da OAB/SC reuniu advogados e advogadas dos quatro cantos de Santa Catarina, nesta quinta-feira em Florianópolis. Uma das principais propostas da candidatura do advogado Hélio Brasil e a advogada de Criciúma Andréia Dota (que aparece de branco na foto) é a redução de 25 por cento no valor da anuidade.

DEBATE UNESC
Os dois candidatos à presidência do Diretório Central Acadêmico da UNESC participam de dois debates, segunda-feira. A eleição acontece terça-feira, dia 13. Segunda-feira às 9h o debate será no espaço cultural e transmitido ao vivo pela rádio Eldorado AM 570 e FM 89,5.

ELEIÇÃO NA UNESC
Dois candidatos disputam a eleição do Diretório Central de Estudantes UNESC num processo bem menos movimentado que em outros anos. O presidente atual, Alexandre Bristot “Pato”, disputa pela Chapa Um e o também acadêmico de Direito, Nícola Crispim pela Chapa Dois. De alguma forma a disputa relembra as últimas já que ambos são oriundos de uma mesma corrente que vem se dividindo com o passar dos anos. Crispim tem mais apoiadores do grupo liderado pelo ex-presidente Marcos Machado.

ELEIÇÃO NA CDL
Em Içara a próxima eleição é da Câmara de Dirigentes Lojistas. Será dia 29. O atual presidente Alexandre Fernandes é candidato à reeleição e não há movimentação de oposição.

ELEIÇÃO MIRIM
Foram conhecidos no final de tarde desta sexta-feira os 17 vereadores mirins eleitos para o mandato de 2019 em Criciúma. Após três dias de votação nas 14 instituições participantes, cerca de quatro mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares escolheram seus representantes no Legislativo Mirim. Foram inscritos 54 candidatos. A relação dos eleitos está no site da Câmara ou página de facebook.

FATOS DOS TEMPOS ATUAIS
A indicação do jornalista Nícola Martins à presidência da Fundação Municipal de Esportes é o exemplo típico do que a população não aceita mais na política. A prática até pouco tempo era aceita e fazia parte de um ritual consagrado pelo processo político, pois era repetida por todos os partidos. Certo ou errado, agora o cidadão com o mínimo de interesse na área reage. A análise dos fatos não fica mais restrita ao colunista ou analista. As redes sociais criaram analistas de todos os matizes. Essa pluralidade é a nova fase sendo testada. Alguns políticos enfrentam-na, outros recuam. Não me atreveria a dizer, ainda, quem está certo, embora a resposta pareça muito lógica. Uma resposta prática à estes casos se terá, por exemplo, depois que alguns dos recentemente eleitos forem testados.

LEIA QUE... A interpretação do “retrato dos tempos” não se caracteriza num julgamento da decisão do governo municipal em tirar um técnico (Sandro Araújo) para colocar um agente político com credenciais acadêmicas de gestão. Não especificamente no esporte.

ACRESCENTO À polêmica discussão sobre a presidência da FME acrescento um ingrediente até então não explorado e que me intriga. Ao tirar Sandro Araújo para colocar Nícola Martins o prefeito está “sacrificando” um técnico que é o braço político do Secretário de Governo, Arleu da Silveira, fiel escudeiro do prefeito e possível candidato a prefeito ou vice.

INFORMAÇÃO Nícola Martins e o prefeito conversaram sobre o assunto sem bater o martelo. O convidado fez algumas ponderações que teriam sido feitas e diz que agora precisa fazer alguns encaminhamentos do gabinete do deputado Jorginho Mello para pensar em posse no final do mês ou início de dezembro.

ENSAIOS Os ensaios que setores da imprensa catarinense estariam fazendo ao apostar na possibilidade do catarinense Vinicius Lummertz permanecer no Ministério do Turismo não fecham com o que se comenta num evento do setor em São Paulo. Catarinenses que estão lá garantem ouvir que Lummertz estaria pleiteando a presidência nacional do Sebrae, enquanto o seu pupilo Tufy Micheff Neto assumiria o mesmo órgão no Estado.

VALE REGISTRO Nesta semana os professores da UNESC, especialmente os coordenadores de cursos, deram uma demonstração que deve ser lição não apenas na área de Educação. Trata-se do empenho de todos em “captar futuros clientes”. Existem profissionais que dos velhos tempos herdam equivocada leitura de que vendas em uma empresa é exclusividade do departamento de vendas.

A DEMORA A indefinição do futuro governador Comandante Moisés sobre as definições de nomeações para o governo que assume no dia 1º de janeiro estariam ligadas aos interesses do PSL nacional. Santa Catarina é o único Estado com governador do partido. A direção nacional empenhada neste primeiro momento na questão do governo federal orientaria os catarinenses logo depois.

BOMBANDO Quem está agitando o rádio de Criciúma é o médico Márcio Zaccaron, que condição de colunista do Programa João Paulo Messer, todas as manhãs na rádio Eldorado faz o comentário “Fora da Bula”. Figura inteligente, de bom texto e um tom conservador combate o petismo como se combate um câncer. Gera reações de todo tipo.

OS MINISTROS DE BOLSONARO

 personJoão Paulo Messer
access_time09/11/2018 - 00:45

O presidente da república eleito Jair Bolsonaro acertou mais uma “na mosca” ao nomear Ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS). O comentarista de Agronegócio da rádio Eldorado, Silmar Vieira tem uma definição direta para o acerto: “Ele matou quatro coelhos com uma paulada só”. Quer dizer, acertou em todas as frentes. Ela é respeitada por ser uma técnica (engenheira agrônoma) e respeitada no meio, tem experiência política porque em seu Estado já ocupaou cargo da área, têm a mesma opinião de Bolsonaro sobre questões como a unificação de várias pastas da área (menos Meio Ambiente) e por fim tem o apoio político pois é a líder da bancada ruralista no Congresso. Assim como acertou com a nomeação de Paulo Guedes (Fazenda) e Sérgio Moro (Justiça), acerta no Ministério da Agricultura.

REAÇÃO
Uma nota de repúdio foi divulgada ontem pela Associação dos Professores de Educação Física reagindo à informação de que o prefeito Clésio Salvaro está usando o cargo de presidente da Fundação Municipal de Esportes como cota de negociação política. Ele convidou o jornalista Nícola Martins, que entraria no governo representando o PR. A categoria rejeita com veemência a opção política.

ENVIASOU
O jornalista Nícola Martins foi convidado pelo prefeito no início da semana, mas até então ainda não respondeu se aceita o cargo. Está fazendo algumas leituras do cenário. É certo que a reação dentro da FME não é contra o escolhido, mas por ser uma negociação meramente política.

NOVIDADES
Ao anunciar para o dia 14 de dezembro a inauguração do reformado Centro Cultural Jorge Zanatta, o prefeito Clésio Salvaro sugeriu que o noticiário da cidade se tornará intenso no que diz respeito às obras a serem entregues. Referiu-se a uma programação que o governo já está preparando, passado pelo Parque do Imigrante no Rio Maina.

SEM INTERMEDIÁRIO
Ontem mais uma vez chamou atenção que o próprio futuro governador Comandante Moisés foi buscar informações sobre a Secretaria de Estado da Educação. Reuniu-se com a secretária Simone Schramm para conhecer o setor. Assim como em outras pastas, onde fez visitas, a informação oficial foi repassada pela assessoria do atual governo com ênfase para os elogios do futuro governador sobre o que ele viu.

MIRIM
Termina hoje, com apuração no final do dia, a eleição para a terceira edição do Projeto Câmara Mirim. Desta vez os 17 vereadores mirins serão eleitos ainda neste ano para que possam iniciar os trabalhos junto com a Câmara em fevereiro. Participam 14 escolas com votação de mais de quatro mil alunos que escolhem entre os 54 candidatos inscritos.

JULGAMENTO ADIADO
O Supremo Tribunal Federal voltou a adiar o julgamento do recurso dos advogados do deputado federal João Rodrigues (PSD), condenado por improbidade administrativa quando era vice-prefeito de Pinhalzinho, no Oeste do Estado. Se a condenação que rendeu alguns meses de prisão for mantida seus votos de reeleição feitos neste ano ficam nulos e quem entra é Ricardo Guidi (PSD). Se ele reverter a condenação ele entra e Guidi sai.

APOSTAS E ESPECULAÇÕES
Depois que o governador eleito Comandante Moisés divulgou, quarta-feira, a equipe de transição, associação ao discurso de que as indicações para comandar as diversas pastas serão de técnicos, os “corredores e salas dos gabinetes da capital estão cheios de fuxicos e palpites”. No primeiro dia surgiram duas apostas: o tenente coronel Valdez Rodrigues Venâncio para presidir o IMA (antiga FATMA) e Wanderlei Pereira das Neves para a Secretaria da Fazenda. Ontem um terceiro nome apareceu: Karen Cristine Keller Leopoldo para a Secretaria de Estado da Saúde. Ela é a superintendente do Serviço Especializado e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

TREVISO O ambiente é tenso na cidade de Treviso ontem o Secretário de Fazenda do município usou a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar o que seria uma fraude em notas pagas pela presidência da Câmara de Vereadores.

ENSINO A Unesc teve dois dias de atividades intensas. Quarta-feira e ontem realizou mais uma edição da Feira das Profissões. Especialmente os coordenadores de curso estiveram pessoalmente empenhados em “atrair cliente”, isto é, “fazer uma venda direta” para captar futuros alunos.

SUPERIOR As credenciais da Unesc são as melhores que um “vendedor” pode ter, nem por isso os professores podem dar-se ao luxo de ignorar que suas participações na prática da atração de clientes são fundamentais. Já não há mais centenas de alunos batendo as portas e a concorrência está se tornando vil em alguns casos.

PERDEMOS Todo rico material dos chamados testemunhos geológicos, que passaram por muitos anos guardados em Criciúma, foram para o Rio Grande do Sul. A cidade de Caçapava do Sul está fazendo um museu onde vai abrigar este material histórico. A verba que viabilizou aquele museu nacional poderia ter sido destinado para um projeto em Criciúma, mas faltou entendimento – na época – entre SATC e Unesc.

CARA NOVA Ontem, no evento de apresentação à imprensa das novas instalações da Fundação Cultural Jorge Zanatta, um personagem em particular chamou a atenção. O deputado eleito Jessé Lopes, mais votado em Criciúma fez a sua primeira aparição num ambiente daquela natureza. Foi acompanhado do pai Júlio Lopes, figura por demais conhecida, especialmente no mundo da cultura.

UM ÍDOLO Deixou ótima impressão na Câmara de Vereadores, onde conquistou a todos por seu jeito, o ex-vereador da década de 1960, Apolinário Tiscoski. Ele e o também ex-vereador e ex-prefeito Nelson Alexandrino. Ambos foram homenageados na última segunda-feira pela Câmara de Vereadores de Criciúma.

FRASE DO DIA
“Sou formado em Administração Pública no segundo melhor curso da área do Brasil (ESAG/UDESC), com pós-graduação em Gestão Pública Municipal na mesma instituição, além de formado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Político. Sou "alguém com experiência acadêmica e profissional em gestão e administração, independentemente de vinculação ou filiação partidária. Se eu for para lá, o que ainda não está certo, esse apoio é importante”.
Nícola Martins, reagindo à nota de repúdio publicada pela Associação de Professores de Educação Física, reagindo à indicação dele à presidência da Fundação Municipal de Esportes. A nota reclama que é necessária a presença de um técnico, não um político.

MAIS UM NÃO, MAIS DOIS PARQUES

 personJoão Paulo Messer
access_time08/11/2018 - 00:23

Prestes a inaugurar o Parque do Imigrante o governo de Criciúma já está elaborando a transformação do Parque Centenário. O prefeito Clésio Salvaro teve um primeiro mandato realizador, mas até hoje o que mais lhe proporciona retorno político é o Parque das Nações. Barata, grande e de enorme impacto político a obra segue rendendo dividendos. Com olho nesta máxima ele deve marcar o segundo mandato investindo, de novo em dois grandes equipamentos de lazer. O primeiro está praticamente pronto, no Rio Maina. Inaugura dia 6 de janeiro. O segundo é o Parque Centenário, onde está a prefeitura.

NÃO É BEM ASSIM
O jornalista Nícola Martins, do PR, ligado ao gabinete do atual deputado federal e senador eleito Jorginho Melo, foi convidado e é considerado certo como presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME). Ontem ele disse que ainda analisa a possibilidade. A razão da dúvida seria uma análise criteriosa das contas (do que pode e on que não pode fazer).

NÍCOLA PREFEITO
O PR do Sul tem planos audaciosos. Possivelmente animado pelo que ocorreu nas últimas eleições a ala mais jovem do partido, com a concordância do líder estadual trabalha com a possibilidade de ter candidato a prefeito. Internamente se fala que “nem que seja para marcar território”. E hoje o único nome é de Nícola.

ALERTA AMBIENTAL
Enquanto o futuro governo anda a passos “lentíssimos”, grupos que estão no governo estariam preparando para no apagar das luzes cria alguns caminhos no mato jurídico para encontrar o tesouro. Fontes da coluna sugerem que gente que está no governo deve ser acompanhada de perto, ao sair, para ver se não vão pegar algumas trilhas que conhecem como ninguém.

LEGISLAÇÃO
Aparentemente sem tempo para quaisquer mudanças estariam sendo distribuídas algumas “mudas milagrosas” que podem crescer tão rápido que podem virar projeto e lei dentro de pouquíssimo tempo. Detalhe: se a fonte da coluna estiver no rastilho certo é o Sul quem mais deve sofrer com possíveis novas leis ambientais.

TEM NOME
Integrante da Comissão de Transição o tenente coronel Valdez Rodrigues Venâncio, comandante da unidade ambiental de Lages é a aposta da maioria para a presidência do recentemente modificado órgão ambiental do Estado, IMA.

TIME DOS 11
Foi publicada ontem a “escalação” do time de transição do governador eleito Comandante Moisés. O coordenador é o professor Luiz Felipe Ferreira. Na linha adiante estão: Fabiano Ramalho, Marcelo Haendchen Dutra, Valdez Rodrigues Venâncio, André Pinheiro de Oliveira, Naiara Czarnobai Augusto, Jorge Eduardo Tasca, Wanderlei Pereira das Neves, Iara Costa Leite, Queila de Araújo Duarte e Luis Augusto Araujo.

PAULO GUEDES
O homem das finanças do novo governo do Estado pode ser o atual servidor da Secretaria de Estado da Fazenda, Wanderlei Pereira das Neves. Seu nome já figurava na lista de prováveis, antes mesmo de sair a equipe de transição. Como esta nela, as chances aumentaram. Ele seria uma espécie de Paulo Guedes do Comandante.

VAZAMENTO À VISTA
O futuro governador Comandante Moisés mantém discrição ou dúvidas sobre os futuros Secretários de Estado, mas já é possível perceber os primeiros movimentos de tradicionais forças políticas. Em breve o estreante na política deve começar a perceber os primeiros “furos” no barril, ou seja, vai dar de cara com algumas “inviabilidades” do seu plano de “despolitização” do governo. Uma destas pressões pode estar na Casan. Se não mantiver alguns nomes corre o risco de perder cidades importantes na manutenção da empresa pública grande o suficiente para se viabilizar. Se uma grande cidade “vazar”, várias outras podem segui-la. Sobre isso o novo comandante já foi avisado.

E SE FOR Florianópolis é hoje a cidade estratégica para a vida financeira da Casan. É de Florianópolis Walter Gallina (MDB), que até pouco tempo era o presidente da companhia. Agora, fora da Casan porque disputou as eleições (não se elegeu) chegou a ser anunciado para ocupar cargo no governo municipal da capital, mas adiou a posse para o ano que vem.

IMAGEM Não é de hoje que as comunidades da capital falam em deixar a Casan, reclamando a qualidade dos serviços prestados. Ninguém que propusesse esta mudança teria dificuldades para obter o apoio maciço da comunidade.

DAQUI De Criciúma não existe nenhum movimento ou cogitação no sentido de substituir o atual contrato de gestão compartilhada para o saneamento básico, mas basta um pingo para o copo da paciência no município transbordar.

TURISMO Empresários do turismo que participaram de uma recente feira do setor em Buenos Aires juram ter ouvido que o atual presidente da Santur, Valdir Valendowski dizia lá, em bom português, que permaneceria a frente do setor, independente de quem ganhasse a eleição. A curiosidade é se lá ele imaginava que este alguém fosse o Comandante Moisés.

SUGESTÃO Nesta semana o Conselho Estadual de Turismo teve reunião presidida por Valendowski e que aprovou carta ao novo governador com apelos para a manutenção de algumas atenções ao setor. Pode ir acompanhado da carta um apelo-sugestão sobre a chefia do setor.

FAMÍLIA UNIDA Na capital do Estado chama atenção que o filho do atual deputado federal e futuro senador Jorginho Melo, Felipe Melo renunciou o cargo político que ocupava na prefeitura. A suspeita é de que com o pais senador o filho pode ocupar uma pasta como a Eletrosul, onde até então o senador emedebista Dário Berger abriu o irmão.

RADAR Olhar atento dos vereadores lança um “sinal amarelo” sobre o contrato e serviço de fiscalização dos radares que estão em fase final de instalação em Criciúma. O assunto deve ganhar espaço na sessão da Câmara, segunda-feira. Por problemas burocráticos o sistema segue sem funcionar.

EMEDEBE Ao contrário do que se entendia até o momento, o governador Eduardo Moreira teria demonstrado em reunião na Casa da Agronômica, nesta semana, desejo de reassumir a presidência do partido. No encontro estavam os dois prefeitos das maiores cidades do Estado, os emedebistas Udo Döhler (Joinville) e Gean Loureiro (Florianópolis).

INCIDENTE NO PARQUE DO IMIGRANTE

 personJoão Paulo Messer
access_time07/11/2018 - 00:23

Por certo é “coisa pouca” quase nada, mas o suficiente para lançar inquietação sobre a obra que o Governo do Município de Criciúma se prepara para lançar na mídia como a pauta positiva para abrir a página de 2019. Inaugura no dia 6 de janeiro do ano que vem o novo Parque do Imigrante no Rio Maina. Pois ontem caiu parte do telhado do chamado “casarão” da Tafona, centro das atrações do novo equipamento de lazer da cidade. Inevitável que ontem ainda as brincadeiras rebatizassem o casarão para “caidão” da Tafona. Caiu o telhado, isso mesmo. Na colocação das telhas alguma coisa mal feita fez a estrutura central ceder. “Coisa pouca” o suficiente para ser lembrado por muito tempo.

TEM TAFONA
O “casarão” da Tafona é o local que vai abrigar esta peça da história da imigração, que consiste numa grande pedra redonda que girando pela pressão da água move o moinho que mói o milho que vira farinha. E a peça não é de museu, mas sim nova e que estará em funcionamento. O cidadão chegará ao parque levando o milho e voltando com a farinha para a polenta.

ATÉ JANEIRO
No domingo o prefeito Clésio Salvaro visitou as obras do Parque do Imigrante com a Secretária de Obras, Kátia Smielevski e marcou a data da inauguração. Até lá, além da reconstrução da parte do telhado que caiu ontem, devem ser concluídas várias obras menores, mas com previsão de término até a inauguração.

ADMINISTRATIVO
Além da estrutura física do Parque do Imigrante o governo municipal deve decidir ainda sobre o modelo de administração do parque. A gestão deve ser feita em forma de concessão para um consórcio que deve inclusive fazer a manutenção. Isso a própria comunidade do Rio Maina apoia, pois sabe que o que é público logo se desgasta.

TEM ELEIÇÃO
Hoje inicia a eleição dos Vereadores Mirins de Criciúma. Serão três dias. Na sexta-feira, ao final da tarde, na sede da Câmara vai acontecer a apuração. A eleição foi antecipada para garantir aos vereadores a posse em fevereiro e uma gestão de ano cheio. Nas duas edições anteriores o período ficou reduzido porque as eleições aconteciam no ano já em curso.

TEM PRÊMIO
Foi uma noite de glamour e emoção a entrega dos prêmios aos melhores trabalhos de saúde pública nos municípios da região carbonífera. A medalha de ouro, mesmo, deve ir para o idealizador e realizador do evento, o gerente regional Fernando Fáveri. Com justiça foi o mais cumprimentado. Por mérito ele merecia ter uma indicação técnica independente do governo que assume.

VOLTA DO COMPLEXO
O vereador Jair Alexandre apresentou ontem um requerimento solicitando detalhes do repasse do dinheiro que a prefeitura de Criciúma repassou às escolas do município por conta dos valores pagos pela Unesc pelo prédio do Complexo Educacional Nereu Guidi. Ao mexer no assunto reascende o debate sobre o prédio que segue inacabado no centro da cidade.

COMITIVA
A Câmara de Vereadores deve buscar ainda informações sobre – ai apenas como consulta junto à Unesc – sobre o futuro daquele prédio. A informação é que na prática houve um encontro de contas entre a prefeitura e a Unesc.

GOVERNO E FUTURO GOVERNO
O futuro governo de Santa Catarina não tem do que reclamar do atual governo. Tudo, inclusive equipe de imprensa está à disposição para divulgar os trabalhos do governador eleito Comandante Moisés. É ele quem tem centralizado todas as informações e só deve conceder entrevistas quando julgar “ter fato novo” – quer dizer, nomes e ações – para divulgar. A equipe de imprensa do Governo do Estado tem dado especial atenção ao governador eleito. As notícias do futuro governador são divulgadas no site oficial do governo. Afora isso o governador Eduardo Moreira tem conversado frequentemente com Moisés no sentido de orientá-lo. Segunda-feira o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande passou um “raio-X” da pasta. A transição tem tudo para ser mais amistosa do que se fosse para outro líder político inclusive do mesmo partido. Moreira tem a experiência de ter sido duas vezes governador em final de mandato e duas vezes vice-governador.

FEDEU O vereador Israel Rabelo, de Içara, denunciou que há vazamentos constantes na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Jaqueline em Içara. Uma reunião amanhã à tarde, na Câmara de Vereadores, vai discutir o assunto com a presença de técnicos da Casan.

PEDÁGIO Hoje às 14h na ACIC tem nova rodada de debates sobre os pedágios no trecho sul da BR-101. Desta vez com a presença dos mesmos técnicos da FIESC que participaram do processo no trecho norte. Devemos lembrar que lá ocorreram várias falhas. Uma delas na localização de praça.

PORTA BANDEIRA Na glamorosa noite de entrega dos prêmios aos Destaques da Saúde na região da Amrec houve espaço para um momento especial. Foi quando o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, entrou carregando a bandeira de Santa Catarina.

VALE MELANCIA Parece curioso, mas se constitui num projeto “bem vindo” à comunidade de Campo Mãe Luzia, no interior de Içara. Um projeto aprovado ontem na Câmara de Vereadores garante atividades de incentivo à cultura da melancia, que vem se tornando na atividade mais importante da localidade.

DIVISÃO A disputa pelas seccionais (Estado) da OAB está se constituindo numa grande disputa de “Direita” e “Esquerda”, se traduzido grosseiramente para o momento político vivido pelo país. Flagrante a atitude das bases do PT na composição de chapas. Outra leitura que se tem é que a disputa se dá entre os “Pró Moro” e “Contra Moro”.

ENVELHECER Um tema extremamente relevante e que ainda passa à margem dos principais debates nas cidades brasileiras é abraçado pela ACIC e o núcleo que ela abriga denominado de “Pensar a Cidade”. Um destes debates acontece amanhã à noite na sede da ACIC aberto a todos

FRASE DO DIA
“A reunião desta quarta-feira será o desdobramento da conversa que estamos fazendo com os prefeitos da região, associações empresariais e das Câmaras de Dirigentes Lojistas de toda a AMREC. Não podemos aceitar as decisões da ANTT sem estudar o que se pretende fazer”.
Hélio Roberto Cesa, Alemão, presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Siderópolis.

ESTADO RASPA O TACHO, TAMBÉM

 personJoão Paulo Messer
access_time06/11/2018 - 00:00

Seguindo exemplo do que acontece com a prefeitura de Criciúma, o Governo do Estado também raspa o tacho para terminar o ano fiscal. No caso do Estado é para fechar as contas da gestão. Para isso o governador Eduardo Moreira editou – passou a valer ontem – duas medidas provisórias (MP 224 e MP 225) que concedem inventivos (isenção ou descontos) para devedores de tributos do Estado que honrarem a dívida, total ou parcialmente, até o dia 30 deste mês. Devedores até o dia 31 de dezembro de 2017 podem renegociar os débitos. A equipe de fiscalização está empenhada inclusive em procurar os devedores para oferecer esta possibilidade.

UNANIMIDADE
O vereador Miri Dagostin (PP) começou ontem a peregrinação de gabinetes dos 16 colegas para buscar assegurar o voto para ser eleito presidente da Câmara de Vereadores. Um acordo firmado em 2016 lhe assegura votos suficientes, mas ante a ausência de movimento de oposição ele precisa conquistar pelo menos um voto: do vereador Zairo Casagrande. Foi pelo gabinete dele que começou a peregrinação.

NA VENEZA
A vaga de presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, nos pr´poximos dois anos – 2019 e 2020 – é do PSDB, por força de acordo com o único vereador do PSD, atual presidente Biro Biro. Internamente o partido tucano decidiu sexta-feira que o mandato será dividido entre os vereadores César Pazetto e Aroldo Frigo Júnior. Detalhe: ambos querem ser presidente no primeiro ano (2019).

FORÇA DO BIRO
Presidente por dois anos – 2017 e 2018 – o vereador Eloir Minatto, o Biro Biro, será vice-presidente nos próximos dois anos, também por força de acordo. Também mantem os cinco cargos de confiança que ele nomeou quando assumiu. Tudo isso pela força que exerce por ser o “quinto” vereador. Quer dizer, para o lado que “pender” decide a eleição da Mesa Diretora. Situação tem quatro vereadores, igual a oposição.

JUSTA HOMENAGEM
Um dos momentos mais emocionantes da história da Câmara de Vereadores de Criciúma aconteceu ontem. Foi na homenagem prestada pelo Legislativo aos ex-vereadores Apolinário Tiscoski (92 anos) e Nelson Alexandrino (86 anos).

APOLINÁRIO
Apolinário Tiscoski tem 92 anos de idade e mora em Criciúma. Foi eleito vereador em 1962 e na sessão de ontem levou consigo grande parte da sua família, num dos momentos mais importantes da sua história. No discurso lembrou da sua terra natal Forquilhinha, que na época era distrito de Criciúma.

NELSON
Aos 86 anos, atualmente morando em Florianópolis, Nelson Alexandrino foi vereador em dois mandatos, entre 1958 e 1966. Foi ainda prefeito de Criciúma nos anos em que foram instituídos símbolos como o hino e a bandeira da cidade, entre outras conquistas da gestão no Executivo entre os anos de 1970 a 1973.

TEM DATA
O governo de Criciúma decidiu marcar a data para inaugurar o Parque do Imigrante, no distrito do Rio Maina. Apesar de a obra estar com muito oque fazer, a decisão de estabelecer data foi uma forma encontrada pelo prefeito para pressionar as equipes que trabalham no local.

RECEPÇÃO AOS CALOUROS
As trapalhadas da deputada eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), de Itajaí, não sã as únicas que anunciam a chegada de uma legislatura “do barulho”. Já teve deputado estadual eleito que foi à Assembleia Legislativa saber qual seria seu gabinete, outro que já queria espaço de estacionamento na área dos deputados e corre à boca pequena no parlamento estadual que pessoas ligadas ao deputado professor Ricardo Alba (PSL) queriam saber sobre a presidência da Alesc. Folclore ou não, exageros das fontes do parlamento, ou não, a verdade é que os “calouros” devem enfrentar na casa política do Estado alguns trotes . Afinal, a casa é ocupada por muita gente experiente, alguns que “dão aula” para deputado. Vale acompanhar.

DECISÃO A Justiça determinou à deputada Ana Caroline Capagnolo imediata retirada das suas redes sociais as publicações que criam uma espécie de vigilância – ou perseguição como alguns preferem – sobre professores e seus métodos de ensino.

FOI ASSIM Logo após eleita a deputada Ana Caroline Campagnolo divulgou premiação para alunos que enviassem vídeos denunciando professores com métodos considerados de cunho ideológico que ofendam a liberdade de crença e consciência.

E AÍ MOISÉS Já existe inquietação de setor do governo quanto a demora do novo governador em anunciar nomes, tanto da equipe de transição como do novo secretariado. Há quem entenda que seja por dificuldade de encontrar nomes.

FIEL Uma das razões da demora pode estar ligada à firme decisão de manter-se fiel ao discurso de que a máquina será “despartidizada”. A missão só é facilitada pelo apoio que está sendo oferecido pelo atual governo, especialmente o governador Eduardo Moreira.

COBRANDO Após ler notícias sobre o que o governo estaria anunciando a suspensão do processo de instalação do serviço aero médico ainda neste ano em Criciúma, dada a dificuldade de orçamento, o vereador Tita Beloli usou a tribuna da Câmara ontem para cobrar do governador e do prefeito promessa feita por ambos.

DO CHEFE Ressalta-se que as cobranças mais durantes em relação à falta de compromisso assumido pelo governador e o prefeito vieram de vereadores do seu partido. Além de Tita Beloli (do partido de Eduardo Moreira) o mesmo tom de cobrança veio do vereador Álisson Pires (do partido de Clésio Salvaro).

COM SAÚDE A julgar pelos relatórios que o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, tem na ponta da língua o mandato termina com solução encaminhada à maioria das demandas da região Sul. Entre elas a do Hospital Materno Infantil Santa Catarina que virá realidade após 20 anos.

FRASE DO DIA
“O serviço aero médico foi um compromisso do Eduardo Moreira e do Clésio Salvaro. A consciência é deles. Se trata de um aumento de apenas R$ 80 mil do que já há”.
Tita Beloli (MDB), vereador de Criciúma cobrando em plenário a promessa assumida pelo governador e o prefeito de instalação do serviço aero médico em Criciúma ainda neste ano.

ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

 personJoão Paulo Messer
access_time05/11/2018 - 00:45

Um dos melhores trabalhos recentes será coroado hoje com a assinatura do termo de compromisso entre o Governo do Estado e o Hospital São José para que seja ampliado o atendimento Oncológico Pediátrico em Criciúma. A pauta nasceu na Casa Guido e passou pelos gabinetes do deputado Cleiton Salvaro e da primeira dama Nicole Torret Moreira com a elaboração final do projeto pelo Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. Vale o registro das digitais, pois ao longo da caminhada houve algumas tentativas de desvirtuar ou desvincular méritos. Não é disso que o serviço público precisa. Pelo contrário. A soma de ações de vários personagens puxando na mesma direção premia a região com um serviço que vai aliviar o sofrimento de crianças com câncer e de seus familiares.

RIO MAINA
O governo de Criciúma tem previsão de inauguração para o Parque do Imigrante do Rio Maina para o dia 6 de janeiro. A expectativa ficou reafirmada ontem, após vistoria feita com a presença da Secretária de Obras, Kátia Smielevski. Hoje a equipe da prefeitura deve começar a organizar o evento de organização.

CULTURAL
A inauguração do Centro Cultural Jorge Zanatta foi confirmada para o dia 29 deste mês. O local foi reconstruído com verba federal e parte do município.

DIA DE “OSCAR”
Hoje à noite no Teatro Elias Angeloni (local apropriado) acontece a entrega da premiação para os melhores trabalhos de saúde pública na região dos 12 municípios da Amrec. O projeto é inédito e foi idealizado no ano passado pelo gerente regional Fernando Fáveri. Não só pelo trabalho, nem só pela ideia do “Oscar da Saúde”, ele se notabiliza com um dos mais brilhantes trabalhos na área. Se fosse mantido no cargo pelo novo governo seria por mérito.

POLÊMICA
A Justiça determinou à deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), de Itajaí, que retire imediatamente das suas redes sociais as publicações oferecendo recompensa por vídeos que mostrem professores no que os alunos julgam ser a imposição de ideologia. O caso não é o único do gênero no Estado.

AGRICULTURA
O proprietário da agência Nossa Casa, organizadora da Feira Agroponte, entre outros eventos, escreveu artigo publicado nas redes sociais, no fim de semana, que vale a pena chegar ao novo governo. Do alto da sua experiência da promoção de um dos maiores eventos do setor agrícola, ele lembra a importância do setor para o desenvolvimento catarinense. O setor costuma ser visto pelas autoridades apenas pelos gigantes da agroindústria. Afora isso ele lembra que temos em SC um dos melhores trabalhos de extensão no campo de todo país.

GRUPO DOS NOVE
Formado antes da posse da atual legislatura o chamado Grupo dos Noves (vereadores) reforça questão fechada para a eleição da Mesa Diretora. Por força de acordo o presidente eleito será o vereador do PP, Miri Dagostin. O governo municipal, que poderia mover-se no sentido de alterar estes planos já anunciou que reconhece o acordo.

DOIS OLHARES
No fim de semana o prefeito Clésio Salvaro andou acompanhado do suplente de vereador Marcos Meller (PSDB). Dois olhares sobre o mesmo fato. O primeiro é o prestígio que o prefeito dá a este jovem talento da política. A outra é que havia um tempo em que políticos se acotovelavam para andar ao lado do prefeito pelos bairros, cena cada vez mais rara e lista de políticos cada vez menor para este tipo de romaria.

OSCAR DA SAÚDE

 personJoão Paulo Messer
access_time03/11/2018 - 00:45

Na próxima segunda-feira à noite no Teatro Elias Angeloni acontece a segunda edição do “Oscar da Saúde”, um projeto idealizado pelo gerente regional de Saúde, Fernando Fáveri, que merece continuar independentemente de quem for o novo coordenador regional da área. A ideia é estimular a melhora dos serviços reconhecendo aqueles que alcançam os melhores índices medidos por indicadores técnicos apurados em vários setores da saúde. Já na primeira edição o projeto foi muito elogiado. Participam os profissionais e projetos de saúde dos 12 municípios da região da Amrec. A solenidade de entrega do prêmio acontece em noite festiva.

TRANSIÇÃO
Por conta da estreita relação do atual e do futuro governador do Estado é possível que alguns credores do Estado só recebam por serviços prestados no ano que vem. É o que se especula em virtude das condições financeiras do governo. Estas conversas estariam sendo feitas por Eduardo Moreira e o Comandante Moisés.

CEMITÉRIOS I
O Secretário de Governo do Município de Criciúma, Arleu da Silveira acredita que aparecerão várias empresas interessadas em assumir a gestão dos cemitérios do Sangão, São Luiz, Rio Maina e Brasília. Estes locais devem mudar de administradores porque a Somatem, que mantinha o direito da exploração dos serviços anunciou a antecipação de devolução destas áreas.

CEMITÉRIOS II
Arleu da Silveira garante que a prefeitura tem recebido constantes reclamações de usuários dos cemitérios administrados pela Somatem. As maiores reclamações estão relacionadas aos preços cobrados para execução de obras nos locais. A empresa tem déficit na gestão devido ao pequeno espaço disponível à exploração e o alto custo da manutenção.

TREZE DE MAIO
O prefeito de Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi (PP) é mais um dos muitos indignados com o jornal Folha de São Paulo. Ele garante que o jornal fez reportagem da cidade com os melhores índices de votação para o candidato Jair Bolsonaro, no primeiro turno, distorcendo os fatos. Disparou dizendo que os repórteres eram “petistas” disfarçados.

POLÊMICA
Acontece que o jornal explorou o fato da cidade ter ampla área considerada de um quilombo com áreas que teriam sido transferidas de maneira irregular para os atuais proprietários. Falar do assunto é mais ou menos proibido na cidade. No governo da presidente Dilma Roussef, entretanto, houve uma decisão – jamais cumprida – que repassava grande área do município a um descendente de quem teria sido dono da área de terras no período da colonização.

NA JUSTIÇA
Ficou da semana passada para esta semana a decisão que confirma ou não o deputado federal Ricardo Guidi (PSD) na Câmara dos Deputados. Isso porque vai ser julgado no Supremo Tribunal Federal o recurso do deputado federal João Rodrigues (PSD), condenado e preso por improbidade administrativa. Na semana passada não houve julgamento por falta de quórum. Mantida a condenação Guidi será deputado titular.

CORONÉIS, FARDA OU CONTINÊNCIA
A imprensa costuma rotular ou adjetivar governos por suas características. É da praxe do jornalismo não apenas brasileiro, mas mundial. O novo governo de Santa Catarina já está ganhando os seus adjetivos que permeiam expressões como: dos coronéis, da farda ou da continência. Tudo numa alusão ao novo governador do Estado e suas relações. Originário do Corpo de Bombeiros ele deve convidar vários ex-colegas ou ex-chefes para lhe dar apoio no governo. Esta regra pode valer também para suas relações com o Sul do Estado, o que anima setores de Tubarão, cidade onde ele tem as mais estreitas amizades.

EDUCAÇÃO O novo Secretário de Estado da Educação poderá ser o ex-reitor da Unisul, Salésio Herdt. As especulações são fortes na cidade de Tubarão onde ele teve estreita relação com o novo governador. Enquanto um era reitor da Unisul o outro era comandante do Corpo de Bombeiros.

LÍDER O governador já anunciou que o seu; líder de governo na Assembleia Legislativa será o oficial da reserva Onir Moccelin, deputado estadual eleito pelo PSL. Isso frustrou a expectativa do professor Ricardo Alba, de Blumenau, que por ser o mais votado no Estado esperava ganhar um espaço de destaque no novo governo ou no parlamento.

PROFISSIONALISMO Três dias após sofrer possivelmente a maior perda da sua vida – o falecimento da esposa Jussara – o narrador esportivo Mário Lima (Rádio Eldorado) foi destaque nacional por sua narração dos minutos finais do jogo do Tigre com o Goiás, quinta-feira à noite. Foi simplesmente brilhante.

NOVA VENEZA Quando há motivo, nem dia de finados passa em branco, sem inauguração. Nesta sexta-feira a prefeitura inaugurou o portal e o muro construído em pedra ferro (basalto) do Cemitério de Nova Veneza. A obra é uma gentileza e homenagem das famílias Bratti e Sachet.

FRASE DO DIA
“Eu acho que é muito difícil o governo conseguir pautar ainda neste ano a reforma da previdência. Temos um mês e meio de sessões. Acho quase impossível pautar uma pauta tão difícil num tempo tão curto”.
Geovània de Sá, deputada federal comentando a notícia de que os governos, atual e futuro, podem apressar a votação da reforma da previdência.