Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

O PORCO SÓ ENGORDA À VISTA DO DONO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time27/02/2021 - 06:33

O ditado popular - bem popular – “o porco só engorda à vista do dono”, reproduz experiência de vida em palavreado de fácil entendimento. Na pura interpretação, contradiz a frase de Pero Vaz de Caminha que escreveu ao Rei de Portugal em 1500: “nas terras do novo mundo, em se plantando, tudo dá”. Um é ditado realista, outra, uma frase emotiva.

Na flora e fauna, a reprodução é sobrevivência natural. A intervenção humana controla e qualifica a genética natural, acelera e intensifica a produção, e, rentabiliza por maior produtividade.
Preparar o solo, adubar e corrigir, selecionar a semente e mudas, regar, proteger à exaustão, colher, armazenar e comercializar. Muitos verbos para definir o conhecimento, dedicação e cuidados científicos prementes nas atividades no campo.
Na pecuária é de igual forma e intensidade. Melhoramento genético contínuo, medicina preventiva e curativa, equipamentos modernos para manejo e alojamento, alimentação balanceada, identificação individual e de lotes para acompanhamento veterinário, olhar e tato vigilantes.
Em se plantando e criando tudo dá, desde que sob vigilância, atuação e dedicação do dono.

A CHAVE DO EMPREENDEDORISMO.
Empreendedorismo é expressão longa e desafiadora. A vida é um empreendimento, vencido na corrida do espermatozoide na fecundação e concepção. A busca do conhecimento também o é. Formatar, constituir, educar, conviver e liderar taba familiar, é forte e constante desafio ao empreendedorismo. Os fracos, fraquejam.
Cuidar da atividade profissional individual ou em meio a um coletivo, empreender na conquista de conhecimentos e prosperar, ousar investir em uma porta comercial ou galpão industrial, é ter sonho, ousadia e coragem, características de vida do empreendedor.
O resultado positivo do empreendedorismo sempre cresce quando fica sob vigilância e prática do autor original, o dono da concepção.

UM OLHO NA HORTA VIZINHA.
A vida nos permitiu ver o recuo empresarial e social de muitos empreendedores que no princípio haviam edificado amplo sucesso nas suas atividades pessoais. O ato é fato. Quando o dono do seu negócio é requisitado para liderar, ordenar e fazer funcionar a contento setor sindical e ou associativo de onde prosperou, arrisca e se aproxima de derrocada do próprio empreendimento. A responsabilidade e o bom caráter faz o empreendedor cuidar mais do negócio do coletivo sindical ou associativo, para que estes prosperem, do que do seu próprio negócio.

Tempo é o maior e necessário capital do empreendedor. Para dividir o tempo – entre o seu empreendimento e em favor de terceiros - é preciso ser sóbrio para poder e saber somar os fatores que ultrapassem a própria atividade. Voluntariedade, capacidade para o autofinanciamento e consequente dedicação ao alheio, com recepção de conhecimentos e troca de experiências, pode ser formula para progressão e sustentação empresarial empreendedora.
Pois é. Nada mais real e verdadeiro: “O porco só engorda à vista do dono”.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024