Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

TERRA À VISTA!!!!

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time21/04/2021 - 10:33

Reportagem: Redação Eldorado

22 de Abril de 1500, frota com 10 navios e 3 caravelas (Santo Antônio, São Pedro e Nossa Senhora Anunciada) da esquadra portuguesa, com 1500 marujos, comandada por Pedro Álvares Cabral, com partida do Porto de Restelo em Portugal e após 44 dias em alto mar, aportaram no litoral montanhoso do hoje estado da Bahia, logo denominado de Monte Pascoal, pois era época da Páscoa Cristã.
Em 02 de maio, com 5 navios naufragados e 500 marujos mortos a menos, a esquadra retomou caminho antes planejado, rumo a Calicute na Índia. Por aqui ficaram dois degredados, mais tarde recolhidos por outra expedição, e, dois grumetes dissidentes, nunca mais vistos ou reconhecidos.
No século XIV, os países Europeus que dominavam a navegação, empreendiam viagens a longa distância através do Oceano Atlântico para o sul, com objetivo em contornar o Continente Africano e alcançar os países asiáticos, ricos em especiarias, seda, madeiras, cerâmica e pólvora.
O objetivo inicial da esquadra portuguesa era viagem de negócios e conquistas na Ásia, na Índia, assim, convencionou-se chamar de “Índios” os nativos contatados no “Novo Mundo”.

NATIVOS SILVÍCOLAS.
Escavações e estudos arqueológicos realizados em Lagoa Santa, em Minas Gerais, identificaram presença humana no Brasil à 16.000 anos A.C.
Estudos e publicações divergentes descrevem que quando os portugueses aportaram no Brasil em 1.500, existiam no território entre 500 mil a 1 milhão, outros imaginam que haviam entre 1 milhão e 5 milhões de silvícolas. Em 2.020, os possíveis contatos e controles efetuados com os povos indígenas, afirmam existir algo em torno de 850 mil índios (silvícolas) no Brasil.
As atividades de subsistência naqueles tempos, iguais aos de hoje, eram a pesca, caça, extrativismo, cultura da mandioca, produção de cordas, cestos, peneiras, esteiras, redes, peças cerâmicas moldadas à mão.
Tradicionalmente os povos indígenas cultuam divindades criadoras supremas como “Monan” e “Maira” e por outra lado, “Tupã” é associado a destruição e morte.
Os agrupamentos indígenas naqueles tempos, em sua expressiva maioria estavam localizados ao longo de toda costa atlântica do Brasil e outros no interior, principalmente na Amazônia e norte do País. Os principais agrupamentos eram os Tupis, Guaranis, Tamoios e destes derivaram centenas de outras denominações, como os Charruas no extremo sul do continente, Carijós, Tupiniquim, Temiminó, Goitacaz, Aimoré, Tupinambá, Caeté, Tabajara, Potiguara, Tremembé, Jê, Arnak, Pano, Tukano, Karib, dentre outros.

INQUISIÇÃO RELIGIOSA NA CONQUISTA.
A expedição de Pedro Alvarez Cabral nominou as terras descobertas em 1.500 de “Ilha de Vera Cruz”. Quando noticiado da descoberta, o Rei D. Manoel I de Portugal, renomeou de “Terra de Santa Cruz”, tudo relacionado à religiosidade que cercavam as nações e as expedições.

Na Europa Medieval era comum o uso de árvores trazidas da Ásia chamada de “brecilis e brezil”, para uso da madeira e corante para tingir tecidos. Árvores similares foram identificadas pela expedição Portuguesa na costa do Novo Mundo, e que os silvícolas chamavam de Ibirapitanga. As expedições que seguiram a da descoberta, com auxílio e permuta com os nativos, popularizaram a madeira pau-brasil e seu uso por toda a Europa. A semelhança entre a árvore asiática e a do Novo Mundo, induziu a denominação das terras descobertas de “Brasil”, e, o nome científico da planta de “Paubrasilia echinata”.

BRASIL, POTÊNCIA CONTINENTAL.
Data de Fundação/Descobrimento – 22 de Abril de 1.500.
Data da Indepedência do Brasil de Portugal – 07 de Setembro de 1.822.
Data Proclamação da República – 15 de Novembro de 1.889.
Data Fundação da Capital Federal Brasília/DF – 21 de Abril de 1.960
Em 2.020 são 5.570 Municípios existentes no Território Nacional.
População estimada em 2.020 – 212.000.000 habitantes.
Território Nacional em 2.020 – 8.516.000 km2.
Fronteira Oceânica no Leste – 8.500 km de extensão, beneficiando 17 Estados e mais de 400 Municípios.
Fronteira Terrestre no Oeste – 16.000 km de extensão, fazendo divisa com todos os Países da América do Sul, menos com o Chile e Equador.
Foto – Monte Pascoal – Bahia.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024