Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

CAI OU NÃO CAI, SOBREVIVER

Texto de Willi Backes

comment Esporte access_time19/09/2021 - 15:33

Reportagem: Redação Eldorado

Na última década, o futebol do Criciúma Esporte Clube costumeiramente em importantes competições participou sempre com a perspectiva de não “cair” de série. Das séries A, B e C dos campeonatos brasileiros. No campeonato catarinense de 2021 o descontrole técnico levou o clube para rebaixamento inédito para a série B em 2022.
A reconstrução institucional e promocional do Criciúma EC ficou diagnosticada a partir dos confrontos vencidos na Copa do Brasil e notadamente com o início e decorrer do campeonato brasileiro da série C de 2021 fase classificatória. Da primeira rodada até a última 18ª rodada da fase classificatória dos quatro melhores times, o Criciúma EC nunca esteve fora das primeiras 4 posições classificatórias.
A palavra “rebaixamento” foi definitivamente deletada no período.

SOB NOVA DIREÇÃO, MÃOS FORTES.
Sabe-se que não se tira água de lâmina baixa do fundo do poço, se o balde estiver furado, com corda desfiada, e mãos fracas para o manejo.
Não basta colocar na fachada de um empreendimento pré-falimentar a placa “Agora Sob Nova Direção” para que todas as questões estejam automaticamente resolvidas.
A recuperação política-institucional-financeira-técnica do Criciúma EC é visível e decorrente de inúmeras atitudes, procedimentos e lideranças. A sintonia demanda inserções dos Presidentes do Conselho Deliberativo e notadamente do Executivo, da Gerencia de Futebol, dos Preparadores Físicos e Assistentes Médicos, da Logística e demais componentes auxiliares profissionais.

COM O BAIER AONDE O BAIER ESTIVER.
Se é Baier, é Bom.

A frase slogan não é nova e muito menos inédita. Quando criada objetivava assinar como garantia de qualidade os produtos da indústria química alemã Bayer. “Se é Bayer, é Bom”.
No futebol brasileiro disputar campeonatos das séries A, B e C, resguardadas as proporcionalidades, as dificuldades são as mesmas. Gestão criativa e competente são predicados para o sucesso, alicerçada por orçamentos de receitas e despesas proporcionais. Infraestrutura e equipamentos apropriados. Escolhas profissionais para liderança e pratica, com “olhar de lince”.
A escolha do ex-jogador e treinador iniciante Paulo Cesar Baier, para liderar a equipe de profissionais no futebol – comissão técnica e jogadores - foi e se confirma como um grande acerto. O Baier conhece a cidade, o clube, seus dirigentes, a torcida, comportamento da mídia. Conhece a (s) competição (es). Foi jogador com qualidades muito acima da média. Gosta e acredita no que faz e transmite. Quando jogador, sempre foi praticante com absoluta dedicação do primeiro ao último minuto de todos os jogos.

MISCIGENAÇÃO NO FUTEBOL.
Em poucas semanas e meses, o Criciúma EC se viu na obrigação em contratar mais de duas dezenas de jogadores, oriundos de todas as regiões geográficas do Brasil para desenvolver atividade profissional com remuneração bem acima da média de qualquer outra atividade.

É normal que o ser humano no seu habitat natural desenvolva usos e costumes pessoais e coletivos. Quando por opção se desloca – na sua maioria de forma transitória – é preciso pensar que o indivíduo tem familiares, formação educacional, tem hábitos alimentares, tem gosto e opções culturais, sociais e religiosas.
Quando o clube contrata um jogador praticante de futebol, contrata também a sua personalidade. É curioso quando ouvimos que determinado clube formou “um grupo de guerreiros”. A soma dos briefing dos indivíduos é que possibilita ao Treinador criar e orientar suas estratégias nos jogos com inserção de todos do grupo de jogadores.
Em 2021 o Criciúma Esporte Clube, após o maior desastre futebolística de sua história, tem rapidamente recuperado sua condição competidora exponencial. Conforme despontam no horizonte perspectivas cada vez mais alvissareiras, cresce na mesma proporção na sua fanática torcida a exigência do “quero mais”. É do torcedor e é bom que seja assim.
O radar com prospecções futuras foi recém ligado. É preciso dar tempo ao tempo. O tempo é o melhor dos conselheiros.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

STU National, o circuito brasileiro de skate, chega pelo quarto ano seguido a Criciúma

commentEsporte access_time20/03/2024 13:30

Pistas do Parque da Prefeitura foram inauguradas no final de 2020 e, desde 2021, cidade catarinense recebe o evento, que mudou cotidiano da população

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Caravaggio estreia com goleada no Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time11/03/2024 11:25

Azulão derrotou o Atlético Catarinense por 6 a 0 na tarde deste sábado (9).

Caravaggio vence o Hercílio Luz em jogo-treino de preparação para o Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time04/03/2024 08:32

Azulão estreará no campeonato no próximo sábado (9).

  VEJA VÍDEO | Construtora Massiroli é campeã da Taça JS Empreendimentos

commentEsporte access_time26/02/2024 11:12

Equipe de Treviso conquistou o título do Praião 2023/2024 ao vencer o São José por 1 a 0. Rádio Eldorado foi a emissora oficial do evento, transmitindo os jogos da competição em áudio em vídeo.