Notícias em destaque

CRICIÚMA ESPORTE CLUBE E SEUS PRESIDENTES

commentJornalismo access_time24/11/2021 15:33

Texto e Pesquisa de Willi Backes.

Turvo larga na frente nas finais do Campeonato Regional da LARM “Taça Carvão Mineral”

commentEsporte access_time30/11/2021 08:30

O segundo jogo entre as equipes será disputado no próximo domingo, dia 5 de dezembro, no Estádio Darci Marini

Prorrogação de contrato de três atletas

commentCriciúma EC access_time30/11/2021 08:30

zagueiro Zé Marcos e os volantes Arilson e Renan Areias prorrogaram com o Tigre para a temporada 2022

Documento único para Carteira de Identidade e CPF

Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a diminuir a burocracia para pessoa física

comment Jornalismo access_time08/11/2021 - 18:00

Reportagem: Redação Eldorado

O Governo do Estado, por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP), lançou oficialmente nesta segunda-feira, 8, o início das operações de emissão do novo documento de identidade com número único em todo o estado. A partir de agora, as carteiras de identidade produzidas em território catarinense apresentam o número do CPF do cidadão também como número do RG. O projeto pioneiro no Brasil – que contou com a parceria do Ciasc e da Receita Federal – abre um novo capítulo na história da identificação civil e representa um passo fundamental na construção de um sistema nacional integrado e seguro.

Apoiador da ideia mesmo antes de assumir o governo estadual, o governador Carlos Moisés comemorou a conquista inédita de Santa Catarina. Em missão internacional na Escócia, o chefe do Executivo destacou que a relevância do trabalho desenvolvido pelo IGP vai além das fronteiras estaduais e desponta como um caminho promissor para a unificação do sistema de cadastro civil do país. Em reconhecimento ao apoio e confiança dedicados desde o início ao projeto do IGP, o governador catarinense foi o primeiro cidadão brasileiro a obter o novo documento.

O lançamento da nova identidade não tira a validade dos documentos atuais. Por isso, não há necessidade de correr para solicitar um novo RG. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.

Eficiência comprovada no primeiro dia
No primeiro dia de atendimento para emissão do novo documento, o sistema integrado identificou 27 inconsistências por meio do cruzamento de dados da base estadual com a base da Receita Federal. O diretor de Identificação do IGP, perito criminal Fernando de Souza, explica que o processo de emissão do novo documento possui diversas etapas de verificação, com análise de setores diferentes, em sistemas interligados que permitem identificar erros, fraudes e eventuais inconsistências do cadastro, tais como números de carteira de identidade e CPF duplicados.

O vice-presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Luis Haroldo de Mattos, reforça a qualidade do sistema em relação à segurança. Mattos explica que a troca de informações entre IGP e Receita Federal é feita por block-chain, tecnologia utilizada na segurança das criptomoedas. Parceira do IGP desde o início do projeto, a instituição teve papel fundamental na construção do sistema que começou a rodar nesta segunda no estado.

Para o delegado adjunto da Receita Federal em Florianópolis, Douglas Barbosa Lucas, o pioneirismo de Santa Catarina se destaca pelo bem que o projeto fará ao Brasil, garantindo a redução significativa de custos tanto para os estados quanto para o cidadão. “Ao assumir o compromisso de desenvolver esse projeto, Santa Catarina arcou com todo o ônus e enfrentou muitas dificuldades até aqui. Agora os estados terão toda a expertise necessária para replicá-lo de forma muito mais simples, por isso, o nosso agradecimento ao IGP e ao Ciasc”, reconhece.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

CRICIÚMA ESPORTE CLUBE E SEUS PRESIDENTES

commentJornalismo access_time24/11/2021 15:33

Texto e Pesquisa de Willi Backes.

  Anselmo Freitas pode assumir projetos de longo prazo no Tigre

commentJornalismo access_time24/11/2021 08:40

Ao longo de 2022 o presidente recém eleito deve deixar a presidência para cuidar do patrimônio imóvel do clube

Programação da Vila Natalina segue no próximo fim de semana em Morro da Fumaça

commentJornalismo access_time22/11/2021 18:42

Apresentações serão retomadas na sexta-feira (26)

Librelato cresce e lança nova linha de implementos EVOLUT - Geração 2022

commentJornalismo access_time20/11/2021 00:56

A empresa vai investir 50 milhões de reais no próximo ano em novas tecnologias e ampliação da área industrial.

  Sábado será "Dia D" para vacinação Covid-19 em Criciúma

commentJornalismo access_time19/11/2021 08:40

A partir da semana que vem muda o endereço da unidade de vacinação localizada no salão comunitário da Santa Bárbara