Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

EDUCAÇÃO E SAÚDE HOSPITALAR

Pesquisa e Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/11/2021 - 18:33

Reportagem: Willi Backes

Em Dezembro de 1.915 foi inaugurada a primeira Escola Estadual de Forquilhinha, construída pela própria comunidade, tendo por primeiro Professor Jacó Arns. Um ano antes, em 1.914, Jacó Arns buscou estudos e aprofundamentos educacionais no Seminário Colégio Santo Antônio, de Blumenau, tendo por educador Frei Estanislau Schaette.

A primeira turma do educandário recém-criado teve 35 alunos das famílias residentes na colônia de Forquilhinha, no Distrito de Cresciuma, município de Araranguá, no sul catarinense.

Em 1917 foi construída e fundada escola particular, mantida pela comunidade e administrada pela União Escolar de Forquilhinha, presidida por Gabriel Arns. A partir de 1.920, devido a ampliação do educandário e número de 120 alunos, foi contratado o segundo educador, Professor Adolfo Back. A critério dos Professores, as principais matérias de ensino era Religião, Leitura, Aritmética, História do Brasil e Geografia.

Em 1.925, devido à necessária ampliação do educandário para atender o significativo aumento de educandos, foi inaugurada nova ala com duas salas estruturadas.

ENSINAMENTOS DO PADRE PAULO LINNARTZ (1.932).

Em 1.932, Frei Mateus Hoepers, filho dos fundadores de Forquilhinha, foi pro continente Europeu, em Heidelberg na Alemanha, para Doutorado em Teologia. Na sua estada para estudos, conheceu e fortaleceu amizade com Reverendo Padre Paulo Linnartz, que desenvolvia trabalho educacional e social junto a mineiros poloneses e agricultores na região da Renânia. Convidado e desafiado para desenvolver trabalho com mesma profundidade e dedicação, e, autorizado pelos Bispos Superiores, Frei Paulo Linnartz transferiu residência para Forquilhinha.

Em 1.935, em uma das viagens e chegada de retorno da Alemanha do Padre Paulo Linnartz, veio acompanhado por cinco educadoras Irmãs Escolares de Nossa Senhora.

A Unidade Escolar mantida pela comunidade funcionou até Setembro de 1.942, quando o Professor Jacó Arns foi violentamente afastado e o educandário fechado por determinação do Estado, Governador Celso Ramos e do Presidente da República Getúlio Vargas, no auge da Segunda Grande Guerra Mundial. A ordem ditatorial foi seguida de inúmeras incursões policiais no educandário e residências, com queima de livros, cartilhas, fotos e anotações educacionais no idioma alemão e, prisão de muitos imigrantes alemães residentes em Forquilhinha.

DO CONTINENTE EUROPEU, AS IRMÃS ESCOLARES (1.935).

Em 1.935 chegaram a Colônia de Forquilhinha vindas da Alemanha Oriental, de Breslau (hoje Polônia), trazidas pelo Padre Linnartz, cinco Irmãs da Congregação das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora, sendo elas as Irmãs Maria Adolfina Meissner, Maria Maximilia Kaboth, Maria Taís Cyranka, Maria Emelina Mahlich e Maria Ínnigo Likierski.

Em Novembro de 1.936, segundo grupo de Irmãs Escolares vindas da Alemanha chegavam a Forquilhinha: Maria Theóphora Krzonkalla, Maria Honesta Janeck, Maria Apollônia Langer, Maria Beredina Wloka e Maria Achillea Bogusch.

Em Maio de 1.937, a Ordem recebeu reforço de Irmãs vindas também da Alemanha, sendo elas as Irmãs Norberta Ogniewski, Hilda Skrzypczyk e Diethilde Mosler. A Irmã Norberta desenvolveu e coordenou inúmeros projetos sociais em Forquilhinha e demais comunidades circunvizinhas. Em 22 de Julho de 1972, com absoluto mérito, recebeu o título de “Cidadã Criciumense”.

Em 21 de Março de 1.938 chegou o quarto grupo de Irmãs Escolares: Maria Thoma Maykowski, Gonsalva Riedel, Genovefa Sindermann, Maria Raphaela John, Maria Frumentia Wiesner, Maria Dietberga Kubina e Maria Leokrítia Biada.

IRMÃS ESCOLARES NA GESTÃO DO HOSPITAL SÃO JOSÉ.

Já nos primeiros anos de atividades educacionais e sociais da Congregação das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Forquilhinha, a Entidade foi convocada para dirigir o Hospital São José, em Cresciúma.

Autorizada pela Provincial de Breslau e da Madre Geral de München/Munique, através de Lei Municipal, Cresciúma em 08 de Novembro de 1.936, período do nomeado Prefeito Municipal Elias Angeloni, fez doação do Hospital São José à Ordem das Irmãs.

Hoje, após mais de 85 anos do início da gestão, o Hospital São José é um dos principais e mais importantes empreendimentos hospitalares filantrópicos em atividade no Estado de Santa Catarina.

Foto – Construção do Educandário/União Escolar de Forquilhinha.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024