Librelato inova com a maior Célula de Solda Robotizada da América Latina
A nova tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção do implemento
A Librelato inovou mais uma vez em sua linha de produção, investindo em processos de digitalização e automação. Desta vez, a empresa investiu na maior Célula de Solda Robotizada da América Latina, que soldará a estrutura completa do implemento e não apenas uma parte dele.
O projeto teve duração de dois anos com investimento de 12 milhões de reais. A tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos/dia, um aumento de 20%.
O equipamento começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma, SC e a previsão para que ele comece a operar é de março/2022. Nesse período os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento de forma segura e produtiva.
O objetivo dessa célula é melhorar a qualidade final do produto, padronizando a soldagem. Isso se refletirá diretamente na maior satisfação do cliente final.
Para a Librelato, há diversos benefícios com o uso desta tecnologia, como por exemplo, a redução do tempo de atravessamento do implemento na linha de montagem. “Além disso, haverá melhora na qualidade. Anteriormente o operador precisava realizar a operação de forma manual como soldador e agora a máquina fará o trabalho oportunizando ao operador crescimento e aprendizado”, explica Rodrigo Corso, Gerente de Excelência Operacional.
O profissional destaca que a Librelato será a primeira implementadora da América Latina a trabalhar com um sistema automatizado, a soldar o implemento de forma completa. “É uma célula realmente muito grande, de alta complexidade.
A empresa escolheu alguns fornecedores para o desenvolvimento da tecnologia. Esses parceiros atenderam todo o processo desde a sua montagem até a finalização do produto na linha de montagem.
Indústria 4.0
A Indústria 4.0 está sendo responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor de implementos, desde as áreas de projetos e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com clientes e fornecedores. A aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios.
“A Célula de Solda Robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a Librelato e seus clientes finais”, finaliza Rodrigo Corso.
Colaboração: MM Editorial
Mais notícias de Jornalismo
Rádio Eldorado estreia novo programa
Atendendo demanda colhida em recente pesquisa a emissora colocou no ar nesta segunda-feira um programa em que prioriza a opinião da equipe de comentaristas
Conselho de Desenvolvimento Municipal elege novo presidente
Nícola Martins foi o escolhido para conduzir o órgão
Quarta Linha ganha piscinão para evitar enxurradas em Criciúma
Bacia de detenção faz parte do complexo de obras de infraestrutura que vêm sendo executadas pelo município
Governo de Forquilhinha entrega Unidade Móvel de Saúde
Evento realizado marca avanço no atendimento de saúde
Obras interferem no tráfego na BR-101 em Tubarão
A CCR ViaCosteira informa que o tráfego na altura do km 337 da pista Norte, em Tubarão, sofrerá interferência a partir desta sexta (13).