Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Prefeito de Forquilhinha assume presidência da AMREC

José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), sucede o atual presidente e prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).

comment Jornalismo access_time27/01/2022 - 08:12

Reportagem: Redação

Nesta quinta-feira (27/01) o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), assumirá a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera, sucedendo o atual, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB). A cerimônia está marcada para às 14h30, na sede da Associação, e terá transmissão ao vivo no facebook da AMREC e pelo canal do Youtube da UNESC TV.

Neguinho será o 39º presidente da AMREC e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.

O prefeito de Orleans, e atual presidente da AMREC, Jorge Koch, afirma que foi um prazer e uma honra estar à frente da Associação. Segundo ele, todo o esforço e energia em 2021 foram empregados em medidas no combate a pandemia. “Tínhamos diversas pautas positivas, mas tivemos que focar no combate e prevenção do Covid. Na abertura de novos leitos, nas vacinas, na volta às aulas de forma presencial e nas medidas para evitar a proliferação a pandemia”, avaliou Koch.

O prefeito ainda enumerou o plano de desenvolvimento econômico regional, o plano de mobilidade urbana feito em nove municípios de forma consorciada e o selo SISBI. “Cansamos de falar das melhorias da infraestrutura das nossas rodovias estaduais. Concluímos o Plano de desenvolvimento regional, mas agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática. Tirar o plano do papel, para melhorar a nossa economia. Mas foi um ano positivo, principalmente se pensarmos que conseguimos o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). E que agora nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o país”, analisa.

Eleição na AMREC

A eleição na AMREC funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano o partido com maior número de prefeitos e assim sucessivamente. No caso PSDB e PP tem três prefeituras de casa, mas a soma da população favorece ao PSDB (Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis). Um acordo entre os prefeitos viabilizou que o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, assumisse esse ano. No terceiro ano será do PP (Morro da Fumaça, Urussanga e Içara) e depois será o PSDB.

Histórico da Associação
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 446 mil habitantes.

Colaboração: Antônio Rozeng - Comunicação AMREC

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024