Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Equipes de robótica da Escola S de Criciuma participam de torneio na Inglaterra

Estudantes embarcam nesta quinta-feira, dia 7, para o mundial do torneio F1 In Schools que ocorre em Silverstone.

comment Jornalismo access_time07/07/2022 - 00:18

Reportagem: Redação

Os próximos dias serão de expectativa e muita emoção para os alunos da Escola S de Criciúma. Os representantes das equipes de robótica Spark e Alpha embarcam nesta quinta-feira, dia 7, para Silverstone, na Inglaterra, onde participam da etapa mundial do torneio World Finals da F1 In Schools. O Brasil contará com quatro equipes participando da competição (duas de Criciúma, uma do Espírito Santo e uma da Bahia). Ao todo, 53 times de todo o mundo estarão competindo no mundial que ocorre de 10 a 14 de julho.

“Estamos indo com duas equipes classificadas no nacional do ano passado (2021), a Spark, campeã nacional de 2021 e a Alpha como uma equipe colaborativa Brasil e Irlanda. Tivemos uma preparação boa, longa, cansativa mas muito prazerosa e bem aproveitada pelos estudantes e estamos com boas expectativas. Nos preparemos bastante. Como já é a segunda participação nossa no mundial, esperamos estar preparados e queremos brigar sim para ser campeão mundial”, explica o professor e técnico das equipes, Cleber José Marinho Júnior.

A prova deste torneio consiste em criar uma escuderia de F1, trabalhar com marketing, empreendedorismo, engenharia, gestão de projetos. As provas finalizam com a construção de um protótipo de carro de Fórmula 1.

“Minha expectativa pessoal é conseguir ser um destaque entre todos os engenheiros do evento, e quem sabe ser o primeiro Latino-americano a conseguir uma vaga para a academia de engenharia da Williams e/ou uma bolsa de estudos fora do país. Além disso, a expectativa do time é ser a melhor equipe colaborativa classificada no torneio, e alcançar o melhor resultado do Brasil na história da competição”, explica o estudante Victor Medeiros Bitencourt, da equipe Alpha, que participa da competição pela equipe "Volta Racing Brazil & Ireland".

Para a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, a participação na competição internacional reforça a importância do método de ensino utilizado na Escola S. “Ter dois times entre os quatro que irão representar o Brasil neste mundial, para nós da Escola S é fantástico. É a confirmação de que nós estamos no caminho certo e que o STEAM e a metodologia MAKER durante o processo de aprendizado é o caminho. Ver, por exemplo, uma aluna que iniciou conosco lá na educação infantil e acompanhar ela agora no último ano do ensino médio se destacando e aplicando tudo o que aprendeu na escola, para nós como instituição é um sonho sendo realizado. É extrapolar as barreiras da escola e levar para o mundo o que eles conseguiram desenvolver até aqui”, garante a supervisora.

Saiba mais:

O mundial é uma idealização da Fórmula 1 para jovens entre 9 e 19 anos, com o objetivo de mudar as percepções de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os times são formados por 3 a 6 pessoas e, diferentemente das emblemáticas competições de robótica, nessa modalidade os meninos precisam passar por desafios reais das corridas de F1. Além disso, como em qualquer empresa, é necessário assumir funções de marketing, gerenciamento, engenharia, design e todo o processo de projetar, modelar e testar os protótipos de carro de F1 (com informações do site: www.portaldaindustria.com.br).

Para saber mais sobre as equipes participantes do torneio, basta acessar: https://www.f1inschools.com/team-profiles-2022.html

Colaboração: Jéssica Pereira - Novo Texto Comunicação

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024