Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Vacinação: Criciúma promove ações para atingir meta

Atividades iniciam nesta segunda-feira em escolas e unidades de saúde do município

comment Jornalismo access_time25/08/2018 - 19:29

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Durante a próxima semana, Criciúma estará com ações voltadas para aumentar a meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo no município. Até agora, a cobertura da pólio está em 81,21%, somando 8.264 crianças. Já o sarampo está com 80,81% de cobertura, totalizando 8.221 imunizados. Criciúma tem 10.123 crianças entre o público-alvo com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

Na segunda-feira (27), a equipe de vacinação estará na saída do Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Lapagesse, mantido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), às 16h. Já na terça-feira (28), os profissionais estarão das 11h30 às 13h30, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antônio Milanez Neto e às 16h30 no CEI Afasc Moradas da Colina, do bairro Maria Céu. O furgão da saúde estará na Unidade de Básica de Saúde (UBS) Cristo Redentor das 8h30 às 16h30.

Na quarta-feira (29), a UBS da Vila Francesa terá vacinadoras das 8h às 17h e na saída da EMEIEF Professora Maria de Lourdes Carneiro, às 16h. Na quinta-feira (30), os profissionais estarão na saída do Centro de Educação Infantil Municipal Mário Pizzetti, no bairro Ana Maria, às 16h. E das 9h às 14h, na UBS do bairro.

Além disso, as doses estarão disponíveis em outras unidades do município, das 8h às 17h. Para fazer a vacina, os pais devem levar a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação. A Policlínica do Rio Maina e o 24 Horas do Boa Vista estarão com as salas de vacina abertas até às 19h, todos os dias da semana.

Novas ações

A Secretaria de Saúde de Criciúma também estuda estratégias para atingir a meta do município, que é de 95%. De acordo com a secretária de Saúde, Francielle Gava, o órgão está buscando parcerias com a Pastoral da Criança, clubes de mães e idosos e associações de moradores. Além disso, em lideranças religiosas fazendo um chamamento para comparecer à vacinação. Outra medida seria ir em escolas checando cadernetas, a fim de criar uma lista com o contato dos pais, para convocá-los.

“A vacinação é de suma importância. É por meio dela que se tem a prevenção. As doenças graves atingem especialmente as crianças, como por exemplo a poliomielite e o sarampo. É muito importante protegermos nossos pequenos, pois o sarampo já é uma realidade em nosso país”, alerta a secretária.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa e pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O vírus Poliovírus se localiza no intestino, mesmo que afete mais às crianças, a doença também atinge adultos. A transmissão do vírus da poliomielite é por meio da boca. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil erradicou a poliomielite em 1994.

Sarampo

Em 2016, o Brasil conseguiu erradicar o sarampo. Mas este ano, o país está enfrentando dois surtos em Roraima e no Amazonas. A doença é contagiosa e tem sintomas parecidos com uma gripe, com manchas avermelhadas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, com tosse, espirros, fala ou respiração.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024