Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

A PRISÃO DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time29/01/2019 - 14:50

Sou do tempo em que haviam precauções éticas e morais quanto a conceder premiações, titulações, diplomações e homenagens especiais, a figurantes em vida. A cultura do puxa-saquismo e do tirar algo do homenageado e ganhar notoriedade, vulgarizou e difamou as inúmeras homenagens.

No meio empresarial e de comunicação, é comum premiações tipo “Top” ou “Case” de marketing, ou sucesso comercial e industrial, ou sucesso na gestão do seu negócio como um todo. Tão conhecidos quanto às premiações são as depois derrocadas pessoais e empresariais antes exaltadas. O sacrifício financeiro cobrado do homenageado não é mínimo.

Mas estão no meio político as maiores aberrações cometidas. Abundam. Títulos de toda ordem são espalhadas e entregues nas Câmaras Municipais, Câmaras Altas e Instituições Públicas, desmerecendo àquelas fundamentadas.

Em 08 de maio de 2008, a ALESC após duas votações unânimes, aprovou título de Cidadão Catarinense ao então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Em 23 de março de 2018, ainda solto e em campanha presidencial, Lula foi a Florianópolis e recebeu a homenagem das mãos de apenas dois deputados do PT. A vergonha e arrependimento escondeu os demais.

O condenado e aprisionado Lula da Silva é sem dúvidas o exemplo maior de que é necessária muita precaução para que um sujeito em vida seja homenageado. Em Barretos/SP, existe entidade particular mas que atende pelo SUS, o Hospital de Câncer Infanto-juvenil Luís Inácio Lula da Silva. A prática viola princípios da administração pública, em especial o da impessoalidade.

O Lula da Silva, comprovadamente líder da quadrilha que praticou o maior crime de corrupção do planeta, antes, foi condecorado com 17 medalhas Grã-Cruz que é a classe mais alta em Ordens de Cavalaria, no México, Cabo Verde, Portugal, Gabão, Argélia e outros mais. A partir de um julgamento moral, recebeu outras quatro Medalhas do Mérito.

Parece deboche mas não é. Lula recebeu os prêmios Príncipe de Astúrias e Don Quixote de la Mancha, na Espanha e Indira Gandhi, na Ásia.

Não satisfeitas, as muitas Universidades Federais Brasileiras, da Espanha, Bolívia e Argentina, reuniram reitores e professores para homenagear Lula da Silva com o título de Doutor Honoris Causa.

Após a explícita deflagração das investigações, provas e condenação do homenageado Lula da Silva, a sua sucessora Dilma Rousseff, foi “abandonada” pelas Entidades arrependidas e ao que se saiba, não recebeu homenagem alguma. Restou a homenagem popular de “Anta”.

Essa profusão de titulações é similar as votações radiofônicas do melhor jogador de futebol em campo. Rasgam elogios momentâneos sem saber o amanhã. No jogo seguinte, o eleito faz dois gols-contra e perde três pênaltis. Aí quem vota é a torcida e simpatizantes do time do seu coração.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.