Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

CRICIÚMA EC, FUTEBOL RAIZ

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time24/11/2019 - 16:00

O momento contemporâneo do Criciúma Esporte Clube – apesar de não ser inédito – é extremamente delicado. A crise na Entidade é institucional, organizacional e véspera de eclipse econômica. Porém, nada que não possa ser equacionado e em pouquíssimo tempo.

O Criciúma EC ao longo de sua vitoriosa história, construiu patrimônio desportivo e físico, igual ou similar a poucas agremiações no âmbito nacional. O clube foi edificado com digitais de muitos dirigentes, praticantes amadores e profissionais, apoiadores e patrocinadores, centenas de milhares de torcedores, simpatizantes e consumidores.

A descrição que faço imagino que seja de entendimento comum pra aqueles que viveram e vivem a trajetória do Criciúma EC.

SEM TEMPO PARA REFLETIR.

Há tempos que a forma de gestão do clube é contestada, numa relação íntima decorrente dos resultados não conquistados no campo de jogo. O clube é “viciado” em conquistas. Intercaladas, mas, conquistas. A hoje depressão amorosa, mesmo que prolongada, é tratável e tem cura. O que urge são mãos habilidosas para aplicação do remédio em dose certa.

Em 2020 o Criciúma EC tem calendário em competições importantes. Campeonato Catarinense - onde a muito não disputa o título, Copa do Brasil – onde já foi campeão e teve inserções destacadas e, Campeonato Brasileiro da Série C – onde já frequentou e foi também campeão. Três competições onde já conquistou o topo.

A agenda de compromissos do próximo ano, é logo ali, daqui a 60 dias. Portanto, a preparação deveria já estar em criação e produção.

UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO.

O sentimento disseminado é o de “terra arrasada”, ou próximo disso. A reconstrução passa por efetiva inserção e participação de muitas mãos trabalhadoras e avalistas. Tudo em torno e nas entranhas, em nome da Entidade Criciúma Esporte Clube. É sandice protelatória imaginar que um sheik das Arábias poderá baixar por aqui com petrodólares ou que um empresário local sacara recursos em profusão para “salvar” a Entidade e garantir futuro promissor.

AS SOLUÇÕES ESTÃO EM CASA.

A dúvida é sempre a mesma, ou seja, a melancia da roça vizinha tem melhor sabor. Mas e notadamente a questão não é dogmática. A trajetória do Criciúma EC permite reconhecer que aqui mesmo na região estão empresas e pessoas com reconhecidas capacidades para gestão do clube e de sua atividade profissional, o futebol.

Não só de recursos financeiros que se organiza, dirige entidade e promove o desporto. O momento é para uma chamada geral, esquecidas as possíveis vaidades e diferenças pessoais.

UM POR TODOS, TODOS POR UM.

Se o clube tem inscrição regularizada, tem infraestrutura e calendário, resta prospectar melhor gestão. Ninguém entende mais de medicina desportiva que os próprios profissionais médicos graduados. É deles a missão da montagem, prática e gerenciamento.

É mais do que a hora de prestigiar e repassar dever ao curso superior de educação física da UNESC a responsabilidade da gestão da preparação física do clube em todas as suas instâncias.

O momento de reconstrução e construção do futebol recomenda a raça e o poder de indignação do Edson Gaúcho na condição de treinador, auxiliado por Gonzaga Miliolli, o Palha na preparação de goleiros, apoiado por grupo planejador com os sempre campeões Sarandi, Wilsão e Vanderley. Todos estão por aí, disponíveis.

Antônio Sérgio Fernandes tem formação e preparação superior para atender as questões de supervisão e jurídica do Clube. Júlio Remor é bom na gestão mercadológica.

SEMINÁRIO COM CHAVE NA PORTA.

É prioritário que o Criciúma EC, entidade e sua atividade profissional volte a ter a direção e responsabilidade própria. Longe de ser teoria conspiratória, é possível sim se imaginar e prospectar encontro emergencial, no ambiente do clube, mesa redonda com inserção de ex-presidentes – Moacir Fernandes, Dorly Naspolini e Milton Campos Carvalho, ex-diretores e apoiadores – Clementino Bolan, Anselmo Freitas, Antônio Ronconi, Walter Ghislandi, Édio Del castanhel, Arnaldo Angeloni, Antenor Angeloni, José Locks, Álvaro Arns, Jaime Dal Farra, e outros mais.

É possível que acorram dissidências por motivação fora dos interesses relacionados ao Clube, entretanto, é possível também pensar em novas adesões.

SOBRAM VONTADES E PAIXÕES.

Centenas de pequenas e médias iniciativas empresariais esperam oportunidade possível para aderir em apoio.

Centenas de milhares de torcedores e simpatizantes esperam ação conjunta, com credibilidade e segurança, para novamente se inserir nas caminhadas do Criciúma Esporte Clube, com sentimento de comprometimento, apoiador e apaixonado consumidor.

Reportagem: Willy Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024