Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Opinião: É coisa da China, força reversa

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time14/04/2020 - 08:20

Entre os anos de 1958 a 1962, quando a China tinha população estimada em 668 milhões de habitantes, devido aos extremos da seca e de muitas chuvas, o país passou por anos terríveis devido a fome, período em que a maioria de sua população vivia no campo.
O regime comunista, capitalista de seus mandatários, produziram dois programas específicos. Em primeiro lugar, determinou que as famílias dali pra frente tivessem apenas um filho, a partir do segundo, o agrupamento familiar sofreria sanções do Estado ditatorial. Hoje é fácil perceber que o programa de controle de natalidade não funcionou no todo. Até 2019, a população mais do que dobrou. São mais de 1,4 bilhão de chineses, só na China.
A segunda medida, essa atingiu toda a humanidade. A China investiu em moradias – foram construídas cidades inteiras – para alojar milhões nas novas áreas urbanas. Seguindo o plano, a China ofereceu ao mundo milhões de trabalhadores para mão-de-obra barata, sem custos sociais e brigas sindicais. Para o povo Chinês que estava morrendo de fome, receber uma casa e poder se alimentar regularmente, foi um enorme ganho.
A China quebrou patentes de produtos de todo o planeta e passou a multiplicar a fabricação. E mais, atraídas pelos ganhos da fartura da mão-de-obra barata, industrias e laboratórios do mundo todo passaram suas unidades industriais para a China. Foi assim com a indústria automobilística, eletroeletrônicos, medicamentos, equipamentos, vestuário e muitos mais. Por citar o vestuário, a indústria do vestuário e confecções no Brasil foi arrasada pela China. Sobraram os teimosos.
A crise mundial provocada pelo vírus chinês escancarou dependências técnicas e produtivas em vários dos setores concentrados por lá. Em decorrência, muitas indústrias voltarão para casa de origem. A etiqueta “Made In China” voltará a despertar desconfianças, como já foi em passado recente.
Quando o Presidente Bolsonaro disse em alto e bom som que “O Brasil não será vendido para a China, mas, queremos vender para a China”, não foi entendido por aqueles que de todas as formas não querem entender.
A China já comprou boa parte do território do continente Africano. Precisa produzir para comer. Por enquanto e ainda por muitas décadas, a China estará dependente da produção de alimentos da agricultura e pecuária brasileira, na proporção crescente de sua população e dependência produtiva.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024