Aprovadas novas leis do futsal
Vários dos ajustes refletem mudanças recentes nas leis do futebol
Em 8 de abril de 2020, o Bureau do Conselho da FIFA aprovou uma atualização das Leis do Jogo de Futsal. As regras mais recentes formam a edição 2020/21 e entraram em vigor em 1 de junho de 2020.
Vários dos ajustes refletem mudanças recentes nas leis do futebol. As competições interrompidas pelo COVID-19 podem ser concluídas de acordo com as Leis do Jogo de Futsal anteriores ou com a nova edição para 2020/21. Quaisquer jogos amigáveis ou de aquecimento disputados antes do reinício de uma competição podem usar as leis que serão aplicadas quando a competição reiniciar, mesmo que essas partidas de aquecimento ocorram após 1 de junho de 2020.
Mais opções organizacionais para associações
O futsal feminino não é mais considerado uma categoria separada, mas tem o mesmo status do jogo masculino. Enquanto isso, as novas leis oferecem inúmeras opções organizacionais flexíveis para competições de futsal envolvendo jogadores jovens, jogadores mais velhos, jogadores com deficiência e em nível de base. Por exemplo, tamanhos de gol, tamanho de arremesso, tipo de bola, tempo de jogo e arremessos de goleiro além da linha intermediária também podem ser ajustados para se adequar às circunstâncias e necessidades locais, bem como para promover o futsal criativo e o desenvolvimento técnico dos jogadores.
Os pontapés de saída foram alterados para espelhar o futebol, com todos os jogadores, além do pontapé de saída, necessários para permanecerem na sua parte. Agora, cada equipe fará cinco arremessos em vez de três ao aplicar penalidades para determinar o vencedor de uma partida. A versão mais recente das regras também estipula que cinco jogadores de cada equipe podem se aquecer ao mesmo tempo.
Ajustes às regras do futebol
As Leis do Jogo relativas aos árbitros também foram ajustadas para garantir que agora eles possam tomar medidas mais efetivas contra os oficiais da equipe que se comportarem de forma inadequada.
O goleiro defensor do futsal deve agora ter parte de um pé tocando ou alinhado com a linha de gol até que a bola seja atingida ao enfrentar uma penalidade. Qualquer pessoa que impeça um tomador de penalidade deve agora ser advertida, mesmo que tenha mantido a distância mínima de cinco metros. A partir de agora, também será dada cautela se isso acontecer durante os free-kicks.
Como no futebol, a bola está em jogo durante um chute de gol quando o goleiro solta e move a bola claramente. Os oponentes só podem entrar na área de penalidade quando a bola estiver em jogo. No entanto, a regra dos quatro segundos também continua a ser aplicada aqui.
Mais notícias de Esporte
Mampituba emplaca mais duas atletas em seleção brasileira, agora de basquete
Maria Clara Lourenço e Paula Bernardo Carvalho irão participar dos treinos visando a AmeriCup em Buenos Aires.
Turvo é campeão da Copa Sul dos Campeões
Decisão aconteceu neste sábado em Nova Veneza e o 2 a 1 foi a confirmação da superioridade do time de Turvo
Tem decisão em Nova Veneza neste sábado
Metropolitano e Turvo jogam a final da Copa Sul dos Campeões
Camboriú e Brusque iniciam a decisão do Catarinense 2022
O Brusque, por ter feito melhor campanha durante a competição, joga por dois empates
Balneário Rincão sedia Mundial de Beach Tennis na próxima semana
Com ingressos gratuitos e maior evento oficial da modalidade realizado no Brasil até o momento na temporada,erá a presença dos atletas número 1 do ranking internacional ITF masculino e feminino.