Notícias em destaque

Padre Agenor tem quadro estável

commentJornalismo access_time11/07/2020 21:33

Boletim médico da noite deste sábado (11) informa que está afastada necessidade de cirurgia

  Etapa das quartas de final do catarinense é adiada

commentEsporte access_time11/07/2020 18:50

Apenas o confronto da luta contra o rebaixamento foi mantido na próxima semana

Dois casos positivos para o coronavírus no Tigre

commentCriciúma EC access_time11/07/2020 13:55

Atletas já foram afastados e não entram em campo amanhã (12) contra o Marcílio Dias

CBF divulga guia médico

Documento propõe retorno do futebol em cinco fases

comment Esporte access_time08/06/2020 - 07:30

Reportagem: Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

A CBF divulgou seu "Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro". O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

1 - Fase preliminar
Nesta primeira fase, o Departamento Médico do clube coordenará as ações de medidas protetivas prévias ao inicio efetivo das atividades de treinamento, de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde locais. O departamente médico deverá solicitar a aquisição de testes para avaliação inicial antes da fase de início dos treinamentos individuais ou em pequenos grupos. Os departamentos médicos dos clubes poderão adotar uma rotina de testes, sejam moleculares ou sorológicos, para serem aplicados nos atletas, membros das comissões técnicas e funcionários, de acordo com a disponibilidade do mercado e sem concorrência e prejuízo ao sistema público de saúde. Os familiares e contactantes próximos deverão monitorados com a aplicação de rigoroso inquérito epidemológico. É facultado ao clube a testagem para esse segmento de acordo com a orientação de seu departamento médico e da disponibilidade local.

2 - Fases de treinamentos individuais ou em pequenos grupos
Nesta fase, o atleta e todos os membros da comissão técnica deverão utilizar condução própria e individual. Deverão utilizar uniforme de treino desde a sua residência, e após o término deverão retornar imediatamente para a sua residência. Para aferição da temperatura de cada membro do Grupo de Trabalho antes do início das atividades ou quando entrar no local de treinamento, deverá ser utilizado o termômetro por infravermelho, a câmera termográfica ou o termômetro convencional. Este último deverá ser desinfetado com álcool a 70% a cada uso. A aferição da temperatura deverá ser realizado preferencialmente dentro do veículo dos indivíduos, em caso da utilização de termômetro por infra vermelho ou câmera termografica. Se a opção for pelo uso de termômetros convencionais, a aferição deverá ser realizada na entrada do Centro de Treinamento, antes que os mesmos tenham contato com os demais integrantes do sub-grupo.

3 - Fase de treinamentos coletivos
A retomada de competições, sejam Campeonatos Estaduais ou Campeonatos Brasileiros das 4 séries na modalidade masculina, 2 séries na categoria feminina e Copa do Brasil, ocorrerão em concordância com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde locais. Como não há previsibilidade para a determinação da data de retomada das competições, os treinos coletivos técnico-táticos com todo o grupo devem ser precedidos, obrigatoriamente, de um período de treinamento físico. Nessa fase, assim como a anterior, deverá ser proibida a circulação de pessoas estranhas ao grupo de trabalho. Também será obrigatório a avaliação clínica diária com o uso do inquérito epidemiológico e da aferição da temperatura, uso de máscaras e protetores faciais individuais (face shields), higienização periódica das mãos e todas as medidas de segurança e distanciamento social já adotadas na fase anterior, de treinamento individual ou em pequenos grupos.

4 - Fase de competições
O retorno das competições deverá ocorrer em alinhamento com as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e seguindo as normas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde. A dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas. Todas as partidas agendadas serão realizadas sem a presença de público, com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio, atletas das duas equipes e respectivas comissões técnicas, além de equipe de arbitragem, delegados da partida e controle de doping.

5 - Fase de acompanhamento
A doença COVID-19 é um capítulo que está sendo escrito diariamente, cujo comportamento clínico, história natural da doença e tratamento farmacológico estão em desenvolvimento. É necessário orientar o Departamento de Competições das entidades organizadoras dos campeonatos sobre a possibilidade de remarcações e alterações da tabela de jogos, resultando em numa tabela dinâmica das partidas. O comportamento da pandemia ao longo dos meses pressupõe que haja na população brasileira a chamada imunidade coletiva, estágio em que a velocidade de transmissão do vírus decresce ao longo do tempo. Enquanto não houver tratamento farmacológico ou vacina, os casos de COVID-19 continuarão a acometer a população brasileira. E o futebol brasileiro poderá no seu retorno com os dados obtidos contribuir com o entendimento da pandemia entre os futebolistas com a avaliação imunológica, realizando testes sorológicos randomizados em jogos previstos para vários municípios em todas as regiões de nosso pais.

Você pode ler o documento completo acessando o link

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

  Etapa das quartas de final do catarinense é adiada

commentEsporte access_time11/07/2020 18:50

Apenas o confronto da luta contra o rebaixamento foi mantido na próxima semana

Brusque derrota o Joinville e sai com a vantagem

commentEsporte access_time10/07/2020 07:30

Jogos da volta acontecem no domingo (12)

Vitória da Chapecoense sobre o Avaí

commentEsporte access_time09/07/2020 07:30

Hoje teremos mais dois jogos pelas quartas de final do estadual

Federação inicia testagem dos árbitros do Catarinense 2020

commentEsporte access_time08/07/2020 07:30

Nesta quarta (8), serão realizados os testes das equipes que trabalharão nos jogos de quinta

Saúde regulamenta competições de futebol no Estado

commentEsporte access_time06/07/2020 19:10

Lembrando que não será permitida a presença de público nos estádios