Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Pacientes devem ter sintomas para realização dos testes de COVID-19

Em caso de exames sem sintomas, são grandes chances de resultar em "falso negativo", o que pode afetar a confiabilidade dos testes

comment Jornalismo access_time22/06/2020 - 08:33

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Arquivo / Eldorado

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, manifestou preocupação com a procura "desnecessária" de pessoas que buscam os testes para o coronavírus sendo que não estão com sintomas que justifiquem tais procedimentos. Além de os exames serem onerosos ao sistema financeiro do município, a tendência é que os exames indiquem o chamado "falso negativo" quando são realizados sem que o paciente tenha o mínimo de sinais da doença. Isso traz prejuízo financeiro e à confiabilidade dos testes.

Em entrevista ao Programa João Paulo Messer, na manhã desta segunda-feira (22), o secretário disse que há muita gente quase exigindo os testes nas unidades de tratamento do coronavírus. Isso causa transtornos nas unidades criadas para atender pessoas que realmente necessitam dos testes. Se a pessoa fizer o procedimento sem estar com os sintomas, pode indicar falso negativo. E se depois o vírus, mesmo que incubado, se manifestar, pode desacreditar os testes.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa, também ressalta que o município dispõe de um quantitativo suficiente para a população, porém, é necessário o cumprimento das normas estabelecidas. Ela explica ainda que a Secretaria de Saúde de Criciúma realiza dois tipos de coletas em pessoas com a suspeita da COVID-19. Uma delas, feita no Centro de Triagem, na região central do município, é a do tipo PCR, com pacientes sintomáticos entre o terceiro e sétimo dia. Já do oitavo dia em diante são feitos testes rápidos, mediante agendamento após avaliação médica.

O município já realizou 6.555 coletas de amostra para análise de COVID-19, segundo o informe epidemiológico desse domingo (21). Dos casos testados, 5.202 foram considerados descartados.

Testes rápidos em UBSs

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde de Criciúma disponibilizará testes rápidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), para munícipes. Casagrande reforça ainda o pedido à população criciumense para que somente aqueles que se enquadrarem nos critérios de aplicação do teste busquem as unidades.

Hoje a tarde ele deve se reunir com o prefeito Clésio Salvaro para analisar o avanço da doença e a possibilidade de ter que adotar algumas medidas restrititvas. Inicialmente, as UBSs que realizarão testes rápidos são Wosocris/Rio Maina, Metropol, Santa Luzia, São Defende, Próspera, Cristo Redentor, Quarta Linha, Centro e Pinheirinho, além da unidade 24h da Boa Vista e o Centro de Triagem da região central.

O contato com a unidade para a realização dos testes deve ser feito por telefone.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.