Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Hoje é Dia do Hospital

Data é homenagem a um dos mais importantes setores da sociedade

comment Jornalismo access_time02/07/2020 - 03:33

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Kátia Farias

Hoje, dia 2 de julho (quinta-feira), é o Dia Nacional do Hospital, segundo instituição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta data é comemorada por instituições como o Hospital São José (HSJosé), maior referência da rede pública hospitalar no Sul de Santa Catarina. Mesmo em meio a uma pandemia, a instituição hospitalar que tem 83 anos fará atividades para celebrar o dia. Segundo o diretor administrativo do hospital, Laércio Régis Ferrari, o dia 2 de julho é um momento de homenagear a todas as instituições hospitalares. A missão, visão e valores do Hospital São José estão pautadas na prestação de serviços hospitalares com excelência, com reconhecimento em Alta Complexidade, alicerçada na humanização, inovação, ensino e pesquisa, sempre objetivando a qualidade e a segurança para todos os pacientes.

A estrutura
O HSJosé constitui-se de um complexo hospitalar com 308 leitos incluindo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, coloca à disposição da sociedade para usuários do SUS, estão 233 leitos de internação e 30 de UTI. O hospital ainda possui 12 salas cirúrgicas, 1.700 profissionais entre médicos, irmãs, colaboradores, médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia, serviço de apoio, engenharia e manutenção e outros serviços, bem como estagiários na área da saúde e voluntários que dedicam diariamente suas vidas em prol dos doentes, todos estes serviços disponíveis totalizam mais de 90 setores.

A instituição conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem e outros estagiários na área da saúde, com mais de 3000 alunos/ano, de entidades que prestam serviços sociais e voluntários. Possui uma área física total é de 27 mil m², totalizando áreas de apoio, de ensino e pesquisa, salas cirúrgicas e internações, destinados à prestação de serviços hospitalares.

Referência
Os serviços de Alta Complexidade envolvem recursos de alta tecnologia e custo, além de profissionais especializados e à disposição 24 horas por dia. Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa. Inserido nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel, o HSJosé contempla o atendimento para 43 municípios, e é referência para atendimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Hospital Acreditado Nível II
O Hospital São José foi reconhecido e possui o certificado de Hospital Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”. Segundo a diretoria da Instituição, a certificação reforça que o Hospital São José está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão.

A data
“Neste 2 de julho, quando se lembra o dia do Hospital, mais do que nunca nos damos conta da importância destas Instituições, ao vivermos um tempo de tão grandes desafios, experimentados por todos, que é a pandemia do coronavírus, COVID-19. Vimos e vemos ainda a carência e as falhas que se apresentam nesta pandemia na área da saúde, as fragilidades encontradas, ao faltarem espaços adequados, equipamentos, medicamentos necessários para as instituições de saúde. Que este dia, nos torne mais conscientes de nosso papel, para a construção de uma sociedade justa e solidária, para com estas Instituições, e, para com aqueles que neles se dedicam, entre lutas e desafios diariamente”, Irmã Isolene Lofi, diretora-geral do Hospital São José.

Matéria com apoio: jornalista Kátia Farias.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.