Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

AMREC METROPOLITANA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time04/07/2020 - 19:27

Sintetizada, a definição de “Região Metropolitana” afirma ser uma área formada por inúmeros municípios com aproximação sem limites geográficos, em processo de conurbação, com um núcleo densamente povoado e por áreas próximas com menor ocupação, e que compartilham indústrias, comércio, serviços, infraestrutura e habitações.
Mesmo que ainda não apresente determinados dados econômicos e sociais que permitam cogitar chamar a AMREC Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Região Metropolitana, considerando Criciúma como cidade polo, nada impede que se pense e se planeje os 12 municípios participantes, como se fossemos interdependentes. Na realidade somos interligados e temos muitos interesses comuns.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Quando do encerramento das Secretarias de Desenvolvimento Regional mantidas pelo Governo do Estado, profissionais técnicos foram recepcionados e atuam nas associações de municípios. São importantes na prospecção, elaboração, encaminhamento e realização de projetos que no final beneficiam os municípios associados.
É infinitamente mais racional pensar, planejar e executar projetos que atendam as expectativas e necessidades comuns. É assim quando se pensa em infraestrutura rodoviária e ferroviária, transporte intermunicipal e urbano, educandários com ensino superior, técnico e de base, abastecimento hídrico e energia elétrica, tratamento de resíduos, serviços hospitalares e clínicos, assistência técnica e de insumos na agricultura e pecuária, na segurança pública, nos meios de comunicação, atuação das entidades e organizações setoriais, ordenamento e calendário comum para a promoção institucional e promocional. Sobram títulos e apelos.
O QUE? QUANDO? COMO?
As três perguntas são mais velhas do que andar pra frente, e as devidas respostas são necessidades básicas para consistir qualquer ideia ou projeto. Nada faz supor que todos os setores econômicos e sociais da AMREC e que possam almejar ações conjuntas, sejam suficientemente conhecidas para embasar qualquer modalidade de prospecção para embasar projeto setorial.
Como para qualquer paciente, a primeira recomendação é que se faça “um raio x”. Se não suficiente para diagnóstico seguro, recomenda-se exame de sangue, fezes, próstata, vistas, vértebras, e tudo mais, até acessar informações técnicas que permitam laudo completo e remédio adequado para tratamento.
ALÉM A IMAGINAÇÃO.
Catalogado e desenhado para saber quem somos, o que queremos e, quando e como faremos, fará com que deixemos de criar falsas expectativas quanto à vinda de uma montadora de veículos para o sul catarinense, repetida a cada cinco anos. Com visão panorâmica é perceptível quais são os polos e núcleos econômicos e sociais da micro região. Se entendermos nos detalhes cada um deles, será mais seguro deduzir e prospectar o que falta para complementar cada um deles e principalmente, irá criar horizontes para induzir novos rumos complementares e inovadores.
O sul catarinense apresenta perfil econômico e social com importante diversificação, o que é desejo de todos, porém, estamos entre os poucos com essa realidade.
Enfim, os perfis econômicos e sociais existentes na microrregião da AMREC precisam ser catalogados, estudados e decifrados, para solidificar os passos seguintes, sem “achismos” ou “chutômetros” tão comuns em proposições especuladas.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024