Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

JULIA GAMA E PROFISSIONAIS DO FUTEBOL

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time28/08/2020 - 12:45

Circula em abundancia nas redes sociais depoimento da Julia Gama, recém eleita Miss Brasil e que vai representar o país, no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos, no concurso Miss Universo. A gaúcha Julia Gama, 27 anos, além de ser obviamente muito bonita, deu depoimento em quatro idiomas – português, espanhol, inglês e mandarim – com conteúdo relacionado a pandemia viral que atinge o planeta, e claro, da alegria e responsabilidade em representar o povo brasileiro e latino.
Além dos 4 idiomas do depoimento, fala também o alemão fluentemente.

A Julia Gama Miss Brasil 2020, na juventude foi praticante de inúmeras atividades esportivas. Estudou Engenharia Química, morou por 3 anos na China, onde atuou como atriz em dois longa metragens.
O concurso para escolha de Miss é relacionado à beleza e destreza das postulantes, e como acréscimo, o conhecimento, educação, expressão, simpatia, cultura e comunicação. A Miss Brasil 2020 Julia Gama é 10 em todos os quesitos. Ela é simplesmente maravilhosa em todos os quesitos.

O VAZIO CULTURAL NO FUTEBOL.
A beleza não é item primordial na formação e nas contratações no futebol profissional. A beleza está na perspectiva que o indivíduo será ou é um bom e até diferencial praticante. Pequena parcela destes jogadores alcança bom, enorme e imenso sucesso na carreira, que em muitos casos é longa, a partir dos 16 a mais de 35 anos. Qual outra atividade profissional garante 20 anos ativos, com remuneração gorda mensal, com infindáveis outras arrecadações?
Vencida a questão da qualidade na prática esportiva, decepciona que de forma quase unânime, jogadores riquíssimos, professores treinadores e dirigentes, notadamente aqueles que servem à seleção nacional, treinam e jogam nos principais clubes no mundo e dirigem federações e confederações, são um poço raso e seco cultural.

CONSTATAÇÕES ÓBVIAS.
Na imensa maioria as fortunas conquistadas na atividade profissional do futebol na condição de jogador, treinador e dirigente, são trampolim para desvairado consumo e desperdício, o que também é uma forma de distribuição de renda. Porém, decepciona sob todos os aspectos quando esses mesmos ungidos, quando na condição de praticantes no estrangeiro ou representando o Brasil em competições, pouco ou nada acrescentam através de seus conhecimentos, manifestações e propagação da própria atividade e cultura geral das coisas, fatos, usos e costumes da sociedade.
Por todas as partes quando o sujeito é identificado de “brasileiro”, a primeira reação é um sorriso irônico. A ele é imputado perspectiva de algum malabarismo comportamental. As exceções são exceções raras.
Fica evidenciado o dito popular do “fale mal mas falem de mim”.

QUALIDADE COMPORTAMENTAL.
A Miss Julia Gama após sua escolha, tudo que fizer, transparecer e expressar, estará representando o Brasil como um todo.
O futebol é o esporte mais popular do mundo. A exposição dos praticantes e das organizações do futebol estão sob olhares e avaliações o tempo todo. Se é tão popular é por que cada um dos torcedores e simpatizantes se vê representado em um dos praticantes ou no conjunto nas agremiações. Vitórias e derrotas coletivas é do jogo regulamentado. Vão e voltam de tempos em tempos.
Entretanto, o comportamento e manifestações individuais quando chegam, ficam. Restam as adjetivações nada edificantes.
Parte ínfima das fortunas conquistadas, poderia ou deveria financiar estudos, busca de instrução e conhecimentos. Não basta fazer curso de oratória quando o vocabulário e discernimento é restrito.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024