Notícias em destaque

  Moacir Dagostin fala sobre a retomada econômica

commentJornalismo access_time28/10/2020 16:00

Presidente da Acic participou do programa Tudo a Ver, apresentado pela jornalista Karol Carvalho

  O futuro do Próspera

commentEsporte access_time28/10/2020 13:00

Time da Raça estreia no sábado às 15h contra o Fluminense

Tigre se reapresenta nesta quarta-feira (28)

commentCriciúma EC access_time28/10/2020 07:30

Mesmo empatando, o Criciúma voltou ao G-4 e faz confronto direto contra o Tombense

Cocal do Sul completa 29 anos de emancipação

Programa Eldorado na Praça dá destaque à data, com transmissão da Casa do Doce, direto do município

comment Jornalismo access_time26/09/2020 - 08:00

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

A pandemia do novo corona vírus alterou a vida de muitos brasileiros que não puderam juntar amigos e parentes em uma festa de aniversário. Não vai ser diferente com o município de Cocal do Sul, que comemora 29 anos de emancipação neste sábado (26). Sem festividades, a passagem será comemorada por uma missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, às 19h. A Matriz tem limitação de ocupação a 120 pessoas, por isso, quem quiser participar deve retirar senha na secretaria paroquial até ao meio-dia de sábado.

Em comemoração à data, a Eldorado estará ao vivo com o programa Eldorado na Praça, que será transmitido da Casa do Doce, em Cocal do Sul. Acompanhe ao vivo em áudio e vídeo aqui pelo nosso portal radioeldorado.net, pelo dial AM 570 e FM 89,5 e também pelo nosso Facebook/RadioEldoradoCriciúma.

História do município

Cocal do Sul possui um passado histórico de 135 anos. Sua colonização está absolutamente ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do Sul Catarinense. Ela ocorreu por volta de 1880, quando inúmeras famílias oriundas da Itália, Polônia e Rússia se instalaram entre os municípios de Urussanga e Criciúma. A vila de Cocal viria a se formar logo após, em 1885, com a comunidade pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos, nome dado em homenagem ao inspetor de terras e colonização. As primeiras famílias que chegaram foram Cechinel, Possamai e Smânia.

Cocal passou a ser distrito em 02 de janeiro de 1904, por meio da resolução 15 da Câmara de Vereadores de Urussanga. Na década de 80, o Distrito Cocal chegou a um nível de crescimento e desenvolvimento acentuado. Diante de uma nova realidade, a localidade por meio de lideranças políticas ergueu a bandeira de emancipação. Tornou-se município em 26 de setembro de 1991. Cerca de 90% dos quase cinco mil votantes compareceram as urnas para darem o sim da emancipação. O primeiro prefeito foi Ítalo Rafael Zaccaron, em seguida passou a ser administrado por Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho, Nilso Bortolatto e atualmente Ademir Magagnin.

Coqueiros deram nome à localidade

O nome Rio Cocal foi a primeira denominação dada à localidade. Ela partiu dos próprios colonizadores que notaram a existência do principal rio que banha Cocal. A margem era repleta de coqueiros nativos que se espalhavam por toda a redondeza. O nome do município só foi alterado para Cocal do Sul devido à um outro município, no estado do Piauí, que possuía a mesma denominação anterior.

Os primeiros colonizadores

A colonização ocorreu, em sua maioria, de famílias oriundas da região do Vêneto, norte da Itália. Foram, principalmente, as famílias Cechinel (conhecida como Pauli), Possamai (como Mura) e Smânia. Logo após chegaram as famílias Benetton, Bettiol, Bortolatto, Búrigo, Castelan, Cerimbelli, Cechinel, Casagrande, Crestani, Costa, Cechinel (Sabionaro), Cechinel (Bót), Da Rolt, de Fáveri, Dalló, Da Jori, Da Soler, Dal Pont, De Pelegrin, Fontana, Feltrin, Farasson, Furlan, Ferro, Galatto, Galli, Guglielmi, Guollo, Meneghel, Menegon, Munaretto, Motta, Peruchi, Pavei, Possa, Peraro, Possamai Della, Peruck, Rosso, Paspini, Ronsoni, Sartor, Scarpatto, Scandolera, Soligo, Zanatta, Zilli, Zunchetti.

Com relação às famílias polonesas e russas, pode-se destacar: Bocianowski, Kanareck, Cizeski, Slowinski, Bank, Furmanski, Smielewski, Slachta e Biela. Hoje a presença de alemães também é significativa.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Moacir Dagostin fala sobre a retomada econômica

commentJornalismo access_time28/10/2020 16:00

Presidente da Acic participou do programa Tudo a Ver, apresentado pela jornalista Karol Carvalho

  Entenda a importância da relação entre arquiteto e cliente

commentJornalismo access_time28/10/2020 15:10

Quadro Casa Eldorado abordou o assunto com a arquiteta Thaís Tiegs

  A conscientização do câncer de mama em animais

commentJornalismo access_time28/10/2020 11:45

O assunto foi abordado no Revista Eldorado desta quarta-feira (28)

  Eleições 2020: debate entre candidatos de Cocal do Sul

commentJornalismo access_time28/10/2020 10:54

Participaram dois dos três nomes que concorrem a vaga na prefeitura

Condutor embriagado deixa três pessoas feridas em acidente na BR-101

commentJornalismo access_time28/10/2020 08:55

O fato aconteceu na noite desta terça-feira (29)