Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Tigre na briga

access_time01/04/2019 - 10:39

A vitória veio, em Blumenau, pelo placar mínimo, mas veio, como era preciso. Foi só de um 1 a 0, mas foi como se fosse de goleada, porque era o único resultado que interessava. Por justiça, pelo domínio que o time teve, e pelas várias chances de gols, o placar teria que ser dilatado, pois poderia ter feito, no mínimo, 3 a 0. Mas, a vitória é o que interessava, e ela veio. Uma pena que o Marcílio Dias venceu o JEC, em Joinville, mas são duas rodadas para terminar a fase de classificação, e na última rodada o Marinheiro pega o Figueirense, na capital. Vai pegar fogo nas duas últimas rodadas.

O jogo
O Criciúma teve o controle da partida, em todo o jogo. O goleiro, Vinícius, não teve trabalho algum, sendo muito mais um expectador. Fez uma defesa fácil, e cortou três ou quatro cruzamentos na sua área. O Tigre mandou no jogo. Deixou os três zagueiros ficarem trocando passes até a intermediária, indo somente na boa. Na etapa final, Andrew e Julimar ficaram liberados para atacar mais, e aí, o time criou várias jogadas de contra ataques, e chances de gols.

Quarta para encher o Majestoso
Na quarta-feira, outra decisão para o Criciúma. O jogo contra o Joinville é outra “final de Copa do Mundo”. De novo, o Tigre tem que vencer, e num clássico sempre muito difícil, contra o Joinville. É a hora de a torcida carvoeira encher o estádio. Este jogo tem que ser para o melhor público do ano.

RASANTES

Jean Mangabeira foi fundamental para a vitória em Blumenau. Correu e marcou muito. Andrew fez uma grande partida, assim como Reis.

Julimar é um garoto, ainda, mas atacante que se preze não pode perder o gol que ele perdeu, na bola em que Reis o colocou na cara do gol.

Bruno Cosendei comandou o meio de campo do Tigre, no primeiro tempo. Na etapa final cansou, e pediu para ser substituído.

Hoje chega mais um reforço. Trata-se de um jogador de meio campo. Fica a dúvida se é volante ou meia.

GOL DE PLACA: esperteza de Andrew, que roubou a bola do zagueiro do Metropolitano, para chutar cruzado, com extrema tranquilidade, no gol do Tigre.

GOL CONTRA: mais um fiasco do futebol brasileiro, desta vez com o a seleção sub-17, no Sul Americano da categoria, ainda na primeira fase.


Dois pontos perdidos

 personDante Bragatto Neto
access_time22/08/2018 - 10:54

Na abertura do returno, comentamos que o Criciúma não tinha perdido dois pontos, mas, sim, ganhado um ponto, no empate em 1 a 1. Ontem foi diferente. O Criciúma jogou muito bem no primeiro tempo, fez dois gols, e poderia ter feito mais. E aí, nos acréscimos da etapa inicial, veio a falha individual do zagueiro, Liel, que permitiu a passagem da bola à sua frente, e o Coritiba descontou. Não fosse esse gol, o Tigre teria voltado para o segundo tempo com mais folga. Desta vez o Criciúma tropeçou, e jogou fora a vitória.

Lances do jogo
Assisti o jogo em Maceió, ouvindo os colegas da rádio Eldorado. Gostei do Criciúma, na etapa inicial. Infelizmente, houve três lances capitais, que determinaram o tropeço. A falha do zagueiro Liel, que deixou a bola do primeiro gol do Coritiba, passar na sua frente, sem reação. E o descuido do volante, Jean Mangabeira, que esqueceu de deixar os braços “colados” ao corpo, cometendo o penalte. Por último, a grande defesa de Wilson, goleiro do Coritiba, numa cobrança de falta, na reta final do jogo.

Em Maceió
Com dois empates em casa, e uma derrota, fora, o Tigre agora terá seu jogo mais difícil neste início de returno. Vai jogar contra o bom time do CSA, no estádio Rei Pelé. Nesse jogo, sim, o empate poderá ser comemorado, pois a lógica aponta para vitória dos alagoanos.

RASANTES

Estou em Maceió, desde segunda-feira. Já estão aqui, torcedores, vindos de Criciúma e região, para passear, e sábado torcerem pelo Tigre, no Rei Pelé.

Vendo pela televisão, o jogo de ontem, não entendi porque o técnico, Mazola Jr, não substituiu Zé Carlos, e porque tirou Luiz Fernando.

GOL DE PLACA: além da beleza de suas praias, os alagoanos tratam muito bem seus visitantes, sem exploração nos preços em seus bares e restaurantes.

GOL CONTRA: o empate de ontem, do Tigre, com gosto de derrota, pela forma como as coisas aconteceram.

O que quer o Tigre?

 personDante Bragatto Neto
access_time17/08/2018 - 12:53

O que será que poderemos ver, ao final da série B, em relação ao Criciúma? Está em condições de brigar pelo acesso este ano, ou ainda corre risco de rebaixamento? São perguntas que torcedores nos fazem, todos os dias. A verdade, é que, olhando a classificação, vemos que o Tigre corre, sim, risco de ser rebaixado. Temos que pensar que a permanência na série B, é o objetivo a ser cumprido. Certamente é o que pensa o técnico. Ou seja, conseguir o mais rápido possível, os pontos necessários para se livrar do fantasma do rebaixamento.

Voltar a se organizar
Um time de futebol pode não ter tanta qualidade, mas o mínimo que seu técnico tem que fazer, e organizá-lo. Mazola Jr fez isso com o Criciúma. Começou pela defesa, depois foi para o meio de campo, ajeitando seu time. Mesmo com dificuldades pelas limitações do elenco, ele conseguiu dar uma arrumada. Terça feira, contra a Ponte Preta, a desarrumação foi total. Para o jogo contra o Coritiba, tem que voltar a ser o time “arrumadinho”, para, no mínimo, jogar de igual para igual.

Final
Será neste sábado, a grande final do campeonato municipal de futebol amador de Criciúma. Renascer e Boa Vista irão decidir quem será o campeão, a partir das 15 horas, no estádio Mário Balsini. Certamente com um grande público, como sempre ocorre.

RASANTES

Estranho o agora técnico, Paulo Baier, não ter aparecido para as tradicionais entrevistas nos principais programas de rádios locais.

Paulo Baier foi a grande contratação do EC Próspera, que está retornando ao futebol profissional, e o clube está perde com sua ausência nos programas.

Futebol também é marketing. Futebol é negócio. A figura de Paulo Baier, neste aspecto, hoje, é o principal trunfo do Próspera, e até agora, nada.

Chapecoense, nosso único time na série A, brigando em baixo, tem uma pedreira, neste domingo, enfrentando o São Paulo, que briga pelo título, no Morumbi.

GOL DE PLACA: Projeto Sementes para o Futuro, do ex-jogador, Marcelinho, segue formando cidadãos, e oferecendo oportunidades aos nossos meninos.

GOL CONTRA: a não convocação do goleiro Fábio, do Cruzeiro, para a seleção brasileira, é um negócio incompreensível e inaceitável.

Vida Nova

 personDante Bragatto Neto
access_time10/08/2018 - 14:25

O Criciúma passou por maus bocados durante quase todo o primeiro turno do campeonato brasileiro. O Tigre foi um freqüentador assíduo da zona de rebaixamento. Com a boa seqüência na reta final do primeiro turno, terminando em 14º. lugar na classificação geral da série B, o que se espera é uma campanha muito melhor no segundo turno. Eu creio que isso é possível. Acredito mesmo que teremos uma campanha bem melhor. O técnico, Mazola Jr, faz ótimo trabalho, e os jogadores estão se doando muito mais.

Jogo difícil
Podem ter certeza que as dificuldades serão enormes, para o Criciúma, no jogo de amanhã, na estréia do Tigre no segundo turno da série B nacional. O Atlético (GO), está no G4, com méritos, pois tem um bom time, inclusive o artilheiro da competição, Junior Brandão. Só que, conforme a “receita”, em casa, tem que vencer. E o Tigre tem condições para isso, mantendo a pegada, e a boa fase do sistema defensivo.

Novidades
Como o volante, Ronaldo, assim como o atacante, Joanderson, estrearam fora de casa, jogando parte do segundo tempo, contra o Sampaio Correia, serão atrações no grupo que se concentra para o jogo de amanhã, em casa. Se bem que, a principal atração, é este novo Tigre.

RASANTES

As promoções para o jogo de amanhã, são muito boas. Infelizmente, sempre tem gente que reclama. Se não faz, reclamam, se faz, reclamam também.

Sócios, tem direito a um ingresso cortesia. Quem compra acima de 200 reais na loja do clube, ganha um ingresso. E tem promoção para não sócios, com a Timemania.

A verdade é que o time faz por merecer, a presença, de um grande público, amanhã. Vamos ver, se a resposta, desta vez, vem.

Santos e Chapecoense, que nunca foram rebaixados, e o Vasco, que já sentiu este gosto amargo, estão correndo risco de cair para a série B.

GOL DE PLACA: América (MG), o melhor pequeno na série A do Brasileirão, na 10ª. colocação , fazendo boa campanha na elite.

GOL CONTRA: encerramento dos canais Esporte Interativo na televisão, migrando programação, e causando demissão de cerca de 200 colaboradores.

Embalando

 personDante Bragatto Neto
access_time09/08/2018 - 14:11

Quando a fase é boa, tudo tende a melhorar. Isso é normal na vida da gente, e em nossas atividades. Se a fase é ruim, é preciso todo o cuidado do mundo, para que as coisas não piorem. Quando tudo vai bem, normalmente as coisas acontecem de forma positiva, e até a sorte ajuda. O Criciúma está assim, hoje, numa fase boa, numa seqüência positiva, na série B do campeonato brasileiro. Terminou em alta o primeiro turno, e agora é caprichar para começar o segundo turno com vitória, sábado, em casa, contra o Atlético (GO).

Série B desgastante
Não é fácil para qualquer time, a disputar a série B do Brasileirão. Viagens longas e desgastantes, e jogos muito disputados. Não tem como evitar lesões e acúmulo de cartões. Nenhuma equipe sai ilesa, neste aspecto. O técnico, Mazola Jr, vai tendo problemas em todos os jogos. Quando não é cartão, é lesão. Quando não é um, é outro. Vejam agora, por exemplo, quando Zé Carlos está voltando do DM, Nícolas está entrando.

Opções
O técnico do Tigre vai ganhando algumas opções. Além de ter “ressuscitado” Carlos Eduardo, que está jogando muito bem na lateral direita, ganhou reforços , e deve ganhar mais, para a seqüência do campeonato. É preciso, pois tem muito campeonato, ainda, pela frente.

RASANTES

Jogo de sábado, contra o Atlético (GO), é muito importante para o Tigre manter o bom momento. Vai ser pedreira, mas vencer é assinatura da afirmação.

Além de fazer o Criciúma se tornar um time de futebol, o técnico, Mazola Jr, está conseguindo tirar o máximo de cada jogador. A pegada tem sido intensa.

Futebol de hoje, no Brasil, é assim, de pouca qualidade, e de muito equilíbrio. O time bem montado defensivamente, com foco 100% o tempo todo, se sobressai.

Técnico e jogadores do Criciúma, neste momento, estão fazendo por merecer total apoio de sua torcida. Quero ver, agora, esse retorno.

GOL DE PLACA: promoções para o jogo de sábado, Criciúma e Atlético (GO), são muito boas. Ninguém pode reclamar.

GOL CONTRA: clubes se endividam, e os dirigentes não aprendem, seguindo com salários altíssimos para técnicos e jogadores, totalmente fora da nossa realidade.

Segundo turno

 personDante Bragatto Neto
access_time07/08/2018 - 20:44

Nem os mais pessimistas imaginam um segundo turno do Criciúma, pior do que foi o primeiro. Foi sofrida a primeira fase do Tigre na série b do campeonato brasileiro. Tudo por causa do péssimo início, ganhando apenas 1 ponto nas primeiras sete rodadas. Mas, de qualquer forma, é preciso muito cuidado. Concordo com o técnico, Mazola Jr, quando ele afirma que as sete primeiras rodadas do segundo turno, serão fundamentais para que o time mostre onde pode chegar. O que está mais do que claro, é que o campeonato é muito equilibrado.

Largada
O primeiro jogo do Criciúma, no segundo turno do campeonato, será em casa, no sábado, as quatro e meia da tarde. Ou seja, não poderia ser melhor. E outra coisa, contra um dos melhores times da série B. O Atlético (GO) tem qualidade, e está no G4. Com a boa sequência do Tigre, que terminou o primeiro turno, em 14º lugar, por todas as circunstâncias, quero crer na presença de um bom público, no estádio Heriberto Hülse.

Promoção
Fazer promoções para facilitar a vida do torcedor, é sempre importante. Sabemos que o preço do ingresso é salgado. Então, fico na torcida para que tenhamos uma ação, nesse sentido, não só para sócios, mas também para aqueles que não são, para o jogo de sábado.

RASANTES

Como domingo será o Dia dos Pais, seria uma boa alguma ação para eles, em relação à entrada no estádio Heriberto Hülse, sábado.

Ganhar do Atlético (GO), seria a comprovação do bom momento do Criciúma. Os goianos virão com força e qualidade. Será um jogo muito difícil.

Não vamos sonhar agora, com o G4. A situação do Criciúma ainda é muito perigosa. Está evidente o risco de rebaixamento.

E o Próspera, depois de muita luta e dificuldades, está de volta ao futebol profissional. Sua maior atração é o técnico Paulo Baier, apresentado ontem.

GOL DE PLACA: início das atividades do time profissional do EC Próspera, sob o comando do agora técnico, Paulo Baier, ídolo da torcida do Criciúma.

GOL CONTRA: jogador, Everton Heleno, de 27 anos, meio campo que atuou em vários clubes, foi preso em Recife, apontado como autor de roubos na capital pernambucana.

Operação Sampaio

 personDante Bragatto Neto
access_time01/08/2018 - 14:56

O jogo de sábado, em São Luiz, é de fundamental importância para o Criciúma, neste processo de recuperação, no campeonato brasileiro. Com duas vitórias e um empate, nos últimos três jogos, agora fora do Z4, depois de estar na condição de rebaixado, durante quase todo o campeonato, o momento do Tigre na série B, é bem melhor que o do adversário, já que o Sampaio Correia é o penúltimo colocado, com 16 pontos. Não significa que o jogo será fácil. Mas nós sabemos o tamanho da pressão, quando se está na zona de rebaixamento, e como é difícil sair.

O time
Hoje, certamente, saberemos qual será a escalação do Criciúma, para começar o jogo de sábado, no Castelão, em São Luiz. Teremos alguma surpresa? Acho que, se houver, será na posição de primeiro volante, já que Ronaldo está regularizado, bem fisicamente, e tem treinado bem. Na zaga, tudo indica pela permanência de Liel, no lugar de Fábio Ferreira, claro, ao lado de Nino, que é titular. Vai voltar Luiz Fernando, e fica a dúvida entre Elvis e Alex Maranhão.

Reforçado
O Sampaio Correia, além de ter contratado cinco reforços, ainda terá o retorno de quatro titulares que estavam machucados. Além disso, será a estréia do seu novo técnico, Paulo Roberto, ex-São Bento. Ou seja, a Bolívia Querida, entra em campo cheio de estímulo.

RASANTES

Todos estão contratando, se reforçando para o segundo turno da série B do Brasileirão. Segunda parte do campeonato, será mais dura, ainda.

Com a série C terminando a sua fase de classificação, e série D já na decisão, sobram jogadores no mercado brasileiro.

A série B nacional está tão equilibrada, que, se o Criciúma vencer o Sampaio Correa, fora, e depois, o Atlético (GO), em casa, entra na briga pelo acesso.

Espero que, contra o Sampaio Correia, o Criciúma consiga criar oportunidades de gols, e sem depender exclusivamente da bola parada.

GOL DE PLACA: sucesso das escolinhas do Criciúma, para os meninos, e também para as meninas, com grande procura de novas matrículas.

GOL CONTRA: todo poderoso Santos, que nunca foi rebaixado, no Z4 da série A nacional. Pepino para o novo técnico, Cuca, resolver.

Correndo atrás

 personDante Bragatto Neto
access_time26/07/2018 - 12:51

Não está fácil, a vida do Criciúma, no campeonato brasileiro. Complicado para sair da zona de rebaixamento, com a pressão aumentando a cada rodada. Quanto maior a demora, para sair de baixo, pior vai ficando. O prejuízo pelo péssimo início na série B, fez um estrago enorme. O técnico, Mazola Jr, está, aos poucos, curando essa ferida, fazendo o que pode, e um pouco mais, pelas limitações que lhe são impostas. Mas é preciso bem mais. Sábado, o Tigre enfrenta o bom time do Vila Nova, em casa, no embalo de ter que vencer de qualquer maneira, e, para variar, com um “caminhão” de problemas.

Sem zagueiros
O técnico tricolor está queimando seus neurônios, na busca de solucionar seus problemas para escalar o Tigre, para sábado, contra o Vila Nova, no Heriberto Hülse. A bronca agora é na zaga, já que a dupla titular, Nino e Fábio Ferreira, um suspenso, e outro machucado, está fora, e Sandro, reserva imediato, também está suspenso. Sem Ianson, que foi dispensado, resta apenas, Jacy Maranhão, que está no clube a um tempão, mas que não jogou um jogo, sequer, até agora.

Levanta o dedo
Quem pode jogar de zagueiro? São poucas as opções. Marlon, Jean Mangabeira, ou Liel. Um desses três, deve jogar ao lado de Jacy Maranhão. Com pouco tempo para treinar, negócio é torcer para que Mazola escolha bem, e que, quem entre, tenha competência.

RASANTES

Se, dos quinze pontos perdidos, nas cinco primeiras rodadas da série B, o Criciúma tivesse ganhado apenas sete, o Tigre estaria na briga pelo G4.

Como águas passadas, não movem moinhos, não adianta chorar o passado. É o competente técnico, Mazola Jr, que tem que descascar esse abacaxi.

O goleiro e capitão, Luiz, foi mais um a deixar claro, a necessidade de a direção contratar reforços. Três ou quatro bons jogadores, resolveriam.

Onde buscar reforços? Dirigentes dizem que está difícil. É nas séries C e D, que o Criciúma tem que buscar, mas com olho clínico.

Tem ótimas promoções para o jogo de sábado, no Heriberto Hülse. Mulheres entram de graça.

GOL DE PLACA: mesmo com a reprovação na Copa do Mundo, e desconfiança em nosso futebol, mercado internacional busca, e paga bem, por jogadores brasileiros.

GOL CONTRA: vida nada tranquila dos técnicos no futebol brasileiro, provocando essa ciranda no campeonato brasileiro, de gente saindo e entrando, toda hora.

É preciso ganhar

 personDante Bragatto Neto
access_time20/07/2018 - 12:50

O adversário do Tigre, esta noite, no Heriberto Hülse, não está lá estas coisas, na classificação, mas é um time perigoso quando joga fora de sua casa. Tem um bom esquema de jogo para atuar na casa dos seus adversários. Mas é um jogo onde o Criciúma tem que ganhar. Faltam quatro jogos para terminar o turno, e é fundamental, terminá-lo, fora da zona de rebaixamento. Este é aquele jogo que denominamos como, “jogo de seis pontos”. Vencendo, o Tigre vai a 16 pontos, ficando a um ponto dos paranaenses, e mais próximo de sair do inferno.

Kalil
O atacante será a grande novidade para o jogo desta noite, contra o Londrina. Este jogador teve poucas oportunidades como profissional, e nesta condição, ainda não fez nenhum gol com a camisa do Criciúma. É forte, alto, e faz muito bem o papel de pivô, à frente dos zagueiros adversários. É o legítimo centroavante, homem de referência na área adversária. Resta saber, como será posicionado, hoje. Vai jogar para os outros, ou irão jogar para ele?

Lateral direita
Técnico, Mazola Jr, fez a escolha correta, para a lateral direita, já que não pode contar com o titular, Sueliton. Vai jogar Eduardo, prata da casa, que vem se destacando no time. É volante de origem, mas sabe ocupar bem a posição de lateral pela direita.

RASANTES

Jornalista/radialista, J. Eder, da rádio Eldorado, presenteou o técnico, Mazola Jr, ontem, com seu livro, recentemente lançado, Carvoeiros.

Boas promoções para o jogo de hoje, para sócios, não sócios, e para as mulheres. Com a força da torcida, o time se fortalece.

São Paulo pintando como time para brigar pelo título na série A do Brasileirão.

GOL DE PLACA: Cássio, goleiro do Corinthians, e seleção brasileira, fez uma das mais belas defesas que já vi até hoje, no jogo de quarta-feira, diante do Botafogo.

GOL CONTRA: até na Fórmula 1, estão gozando de Neymar, com os pilotos afirmando que Fernando Alonso reclama demais, comparando-o ao brasileiro.

Escalação

 personDante Bragatto Neto
access_time19/07/2018 - 14:26

Pelo treino de ontem, no CT Antenor Angeloni, o Criciúma vai a campo, amanhã, para enfrentar o Londrina, com Eduardo na lateral direita, Jean Mangabeira, como primeiro volante, e com Kalil, de centroavante. Como Sueliton, tratando uma lesão muscular, não deve mesmo jogar, nada deve mudar. O treinamento de ontem foi de bastante atuação do técnico, Mazola Jr, que parou por várias vezes, o treinamento, chamando a atenção dos jogadores, para o que ele quer, no jogo contra os paranaenses. Muita atenção e posicionamento, me pareceu a ordem do treino de ontem.

Bressan
Ontem, à tarde, no CT, já com o treino do Tigre em andamento, conversei com o presidente, Jaime Dal Farra, sobre a situação envolvendo o jogador Renan Bressan, pretendido pelo clube. Na conversa, ficou claro mais uma vez o seu interesse pelo jogador, mas que tudo dependia do jogador e do Chaves, seu clube em Portugal. No final da tarde, início da noite, veio a informação de que tudo ficou muito difícil, pois o Chaves não aceita liberar o jogador gratuitamente.

Dispensas
Zagueiro, Ianson, lateral esquerdo, Eltinho, e o volante, Leandro Mello, não fazem mais parte do elenco tricolor. Já se falava nas dispensas de Eltinho e Leandro Mello. Sobre Ianson, é um jovem ainda, com qualidades, e eu não esperava sua liberação.

RASANTES

Vi, Ianson, fazer uma grande Copa São Paulo, e tinha certeza de que um dia seria utilizado no time profissional. Qualidade ele tem.

Ouvi falar sobre o extracampo de Ianson. Não sei o que houve, mas que o jogador tem qualidade técnica, eu não tenho dúvidas.

Kalil ganha uma chance para começar o jogo contra o Londrina. É um centroavante, homem de referência na área adversária. Tem que ficar lá.

No jogo contra o Goiás, em Goiânia, Kalil jogou a parte final, e fez muito bem o papel da referência e de pivô. Precisa fazer gols para se firmar.

O Criciúma volta a jogar, hoje, na Taça BH Sub-17, contra o Porto Vitória (ES), com boas chances de vitória e classificação.

GOL DE PLACA: livro, Carvoeiros, paixão em amarelo, preto e branco, do colega J. Eder, da rádio Eldorado, é ótima sugestão para presentear no Dia dos Pais.

GOL CONTRA: jovens jogadores, muitos que se apresentam como promissores, que acabam perdendo o rumo no futebol, por falta de foco e comprometimento.

.

Indefinido

 personDante Bragatto Neto
access_time18/07/2018 - 12:48

Hoje é antevéspera do jogo contra o Londrina, e ainda não sabemos, pelo menos até o início da manhã, qual o time do Criciúma, para começar o jogo de sexta-feira. A dúvida é na lateral direita, onde Sueliton pode não jogar, em virtude da lesão que ocorreu durante o jogo em Goiânia, semana passada. É uma bronca grande, já que, no elenco profissional, não tem outro jogador da posição. Não jogando Sueliton, como o técnico, Mazola Jr, não quer utilizar jogador da base, de novo teremos improvisação, possivelmente, Ralph, ou Eduardo.

Bressan
Não está tão distante, como se chegou a comentar, a possibilidade de o meia, Renan Bressan, vir jogar no Criciúma. O jogador está em Portugal, e quer, sim, vir jogar no Tigre. Ele está a muito tempo no exterior, pouco conhecido no Brasil, e tem o sonho de jogar no seu país. Pelo que informou o repórter, J. Eder, na noite de ontem, na rádio Eldorado, ele está trabalhando para convencer o clube português a liberá-lo, para que saia de lá, sem causar qualquer problema.

Chegar e jogar
Renan Bressan quer jogar no Criciúma, e seu desejo é vir, quem sabe, no final de semana, com toda a documentação em mãos, já para jogar, no jogo contra o Vila Nova. Ou seja, chegar, vestir a camisa, e jogar. É o que informa o seu representante.

RASANTES

Renan Bressan, possivelmente o novo meia do Criciúma, seria a grande contratação do Tigre. Jogador de 29 anos, habilidoso e experiente.

Acredito que, vindo Renan Bressan, o técnico Mazola Jr, irá jogar com dois volantes e dois meias. Abrindo mão do losango, com três volantes.

Independente da forma tática, que Mazola Jr for utilizar, a vinda de Renan Bressan, irá acrescentar muito no setor mais importante do time.

O setor de meio de campo de qualquer time, tem que oferecer alternativas ao seu técnico. È o coração do time.

GOL DE PLACA: estreia do Tigre, na Taça Belo Horizonte Sub-17, com vitória sobre o Atlético (GO). Se ganhar amanhã, encaminha a classificação.

GOL CONTRA: mesmo que possa representar pouco para o profissional, a imagem de Neymar saiu muito desgastada da Copa do Mundo, na Rússia.

Ainda a Copa

 personDante Bragatto Neto
access_time17/07/2018 - 14:20

Acabou a competição, mas o assunto Copa do Mundo, e tudo o que aconteceu na Rússia, segue como principal assunto no mundo do futebol. Foi uma Copa diferente, como já comentamos, em todos os aspectos. A França foi a campeã, mas a Croácia saiu do torneio, com status de campeã. Hoje quero destacar, a questão do VAR, a tal arbitragem de vídeo. Por tudo o que ocorreu, na Rússia, o VAR veio para ficar. No entanto, é preciso aprimorar, é preciso preparar melhor, pois é inconcebível errar com as imagens à disposição, com tantas repetições dos lances. E o VAR errou na Rússia. Como foi a primeira vez, será aprimorado, com certeza.

Perdeu a graça?
Alguém me questionou sobre o VAR, dizendo que, com essa tecnologia, o futebol perde a graça. Me disse o amigo, que, com a utilização dessa ferramenta, para tirar dúvidas, e “consertar” os erros humanos da arbitragem, não tem mais a gozação do dia seguinte, em cima do torcedor adversário, como também as discussões sobre, se foi erro, ou se foi acerto, dos árbitros. Concordo em parte, mas em tudo, no mundo, a tecnologia é cada vez mais utilizada.

Sexta tem Tigre
O Criciúma, sob total necessidade de reagir e construir vitórias, para virar o jogo ainda no primeiro turno da série B do Brasileirão, volta a campo, nesta sexta-feira, para enfrentar, em casa, o Londrina. Tem que ganhar. Serão quatro jogos, para mudar o seu rumo.

RASANTES

Nas atuais circunstâncias, com o modelo atual de administração do Criciúma, sob forte resistência, seria um desastre, o rebaixamento.

Claro que a direção do clube está preocupada, sabe dos riscos, e quer que o time saia dessa situação. Ninguém quer ser rebaixado.

É preciso atitudes, dentro e fora de campo, para fazer mudar esta situação do Tigre. Até agora, o time patina, patina, e nada.

E o Bressan? Vem ou não? Pelo que falam, depende dele se acertar com seu clube, em Portugal. Seria ótimo reforço.

GOL DE PLACA: desempenho das mulheres repórteres, na Copa da Rússia, e as transmissões com equipe feminina na Fox Sports.

GOL CONTRA: bagunça, brigas, e destruição, na França, na comemoração do título da seleção nacional.

Tigre para Goiânia

 personDante Bragatto Neto
access_time12/07/2018 - 15:17

Pelo que se viu, no treino de ontem à tarde, está encaminhado o time do Criciúma, para começar o jogo, no estádio Olímpico, em Goiânia, amanhã, diante do Goiás. Até porque, o técnico, Mazola Jr, não costuma treinar um dia com uma formação, e na véspera do jogo, com outro. Pelo que vimos até agora, surpreende, de certa forma, a escalação, pelo acréscimo de mais um homem no setor de meio campo, ficando o time com apenas um atacante. Ou seja, marcação forte, jogando “por uma bola”.

Final da Copa
Errei, na minha torcida pela Bélgica, mas acertei, ontem, pois torci muito pela Croácia. Se não teremos uma final entre dois times que nunca chegaram à decisão, pelo menos teremos a Croácia, que pode ser, então, campeã pela primeira vez. Vou seguir torcendo por eles, pois estão sendo gigantes nesta Copa do Mundo, em jogos extremamente desgastantes. Não será surpresa alguma, se a Croácia vencer a França, na final de domingo.

Melhor no olímpico
Acho bem melhor, para o Criciúma, jogar no estádio Olímpico, e não no Serra Dourada. É um estádio mais acanhado, com excelente gramado, muito bom para jogar. Acaba parecendo que o gramado é menor, pelas características do estádio.

RASANTES

Arthur, estreando na lateral esquerda, é a atração no Criciúma, para o jogo de amanhã, contra o Goiás, em Goiânia.

O meio de campo, com cinco homens, e apenas um atacante de ofício, é a grande novidade do Tigre. Formação inédita, do time, nesta série B.

O técnico do Tigre sabe muito bem, que jogar contra o Goiás, no seu melhor momento, no campeonato, é complicado, e exige cuidados.

Um empate contra o Goiás, será bom resultado. Fechadinho, explorando os contra ataques, quem sabe aparece aquela bola, pra matar o adversário.

No fechamento da Copa do Mundo, vou de Bélgica, no sábado, e Croácia, no domingo.

GOL DE PLACA: Croácia, a grande surpresa na Copa do Mundo da Rússia, podendo ganhar seu primeiro título, domingo.

GOL CONTRA: tradicional torneio de tênis, em Wimbledon, sem Roger Federer nas semifinais, derrotado ontem, após dois anos sem perder na grama "sagrada".

Futebol alegria mundial

 personDante Bragatto Neto
access_time04/07/2018 - 14:33

A Copa do Mundo é um evento espetacular. Não tem como não gostar. É uma festa do povo, onde tem gente que vende carro, moto, e outras coisas, para poder viajar até o país sede, para torcer pelo seu país, e para conviver com outros torcedores, de todas as partes do mundo, numa troca de experiências e de culturas. É um negócio impressionante. O esporte, de maneira geral, faz isso, como a gente vê também, nas Olimpíadas. Mas o futebol tem o seu brilho especial, é diferente. E a Copa do Mundo é o ápice, para jogadores e torcedores.

Brasil e Bélgica
Na sexta-feira um grande jogo, pelo que é o Brasil, hoje o maior favorito à conquista do título, na Rússia, e pelo que a Bélgica anda jogando. Seria a Bélgica, uma nova Dinamarca, ou um Camarões, que encantaram o mundo, mas que não ganharam nada? Isto, veremos, na sexta-feira, pois, um dos dois voltará para casa, após o confronto. Eu vejo o Brasil com mais time, com mais potencial individual, e cravo minha aposta no Brasil.

Vamos, Tigre!
O Criciúma já esteve para sair da zona de rebaixamento, e na hora H, perdeu a oportunidade. Sexta feira tem o jogo dificílimo, contra o Figueirense. Jogo em casa, e, pela vitória no último jogo, e as boas promoções, com o torcedor ao seu lado. É pra ganhar, com força e superação.

RASANTES

O Criciúma vai precisar jogar mais, vai precisar de uma boa escalação e estratégia de jogo, pois o Figueirense tem mais time.

Vitória, sexta-feira, diante do Figueirense, pode significar sair do Z4, e o embalo para uma campanha bem melhor no campeonato brasileiro.

Com Liel de primeiro volante, Eduardo de segundo, e com a volta de Luiz Fernando, o Tigre pode melhorar muito o seu meio campo.

Para ganhar do Figueirense, o Tigre não pode ficar na dependência apenas das bolas paradas. É preciso mais.

GOL DE PLACA: V Copa Apagro de Ginástica Rítmica e Artística, no próximo dia 14, no ginásio municipal, em Criciúma.

GOL CONTRA: Alemanha, Espanha, e Argentina, três potencias do futebol mundial, as grandes decepções na Copa da Rússia,

Brasil nas quartas

 personDante Bragatto Neto
access_time03/07/2018 - 14:38

Sem maiores problemas, a seleção brasileira venceu o México, mantendo a tradição de vantagem nos confrontos contra este adversário. Os mexicanos, como costumava dizer o saudoso amigo radialista, Aldo Bonissoni, “se meteu de pato a ganso”, começando o jogo, com marcação alta, em cima da defesa brasileira. Mas foi uma falsa superioridade, pois não levou perigo real algum, contra a meta do goleiro do Brasil. O time do técnico, Tite, voltou melhor para o segundo tempo, e matou o adversário, com grande atuação de Neymar e Willian.

Susto para os belgas
A Bélgica ganhou do Japão, como se diz na gíria, “com as calças na mão”. Levou um susto enorme, ao sofrer dois gols, logo no início do segundo tempo, e acabou fazendo o gol da vitória, nos acréscimos, quando o árbitro estava pronto para terminar o tempo normal, e determinar a prorrogação. Os japoneses foram inocentes, indo em massa, ao ataque, numa cobrança de escanteio, sofrendo o gol no contra-ataque.

Brasil na sexta-feira
Vamos ver, na sexta-feira, se realmente a seleção da Bélgica é isso tudo que se fala. Até agora, na Copa do Mundo, eles não pegaram nenhum grande adversário, já que no jogo contra a Inglaterra, ambos estavam classificados, e se pouparam. Quero ver, sexta.

RASANTES

O Criciúma tem que se preparar muito bem, para o jogo de quinta-feira, contra o Figueirense. O adversário tem mais time.

Ter mais time, hoje em dia, não representa que vai ganhar. Mas, não dá para negar, que o Figueirense tem mais qualidade.

GOL DE PLACA: Thiago Silva, Neymar, e Willian, fizeram seu melhor jogo, na Copa do Mundo da Rússia, na vitória contra o México.

GOL CONTRA: choradeira, verdadeiro “mimimi”, do técnico do México, Juan Carlos Osório, após a derrota para o Brasil.

Matar ou morrer

 personDante Bragatto Neto
access_time29/06/2018 - 14:33

Terminou a fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. Torci muito pela classificação de Senegal e Colômbia, mas os japoneses ganharam a vaga pelo critério de disciplina, com menos cartões. Senegal é uma seleção alegre, contagiante, dentro e fora de campo, e de um futebol bonito. Uma pena a sua desclassificação, última esperança dos africanos. Pelo menos, mais um país sul americano, garantiu classificação. Dos nossos, apenas o Peru decepcionou. A partir de agora é mata-mata, e o nível dos jogos será bem melhor.

Favorito
Não sei, sinceramente, se dá para apostar em alguém, nesta Copa do Mundo. Nenhuma seleção foi brilhante na primeira fase. Nenhuma estrela brilhou tanto. Pelo que vimos na fase de grupos, não será surpresa alguma, se tivermos uma seleção campeã, não citada entre os favoritos. Uruguai, quem sabe. Croácia, ou Suécia. Do jeito que está, pode, sim, aparecer uma grande surpresa.

Brasil
Não espero moleza alguma, no jogo do Brasil, contra o México. Achei bem melhor, este adversário, por ser um futebol parecido com o nosso. Mas tenho certeza que os mexicanos não irão se arriscar. Vão fazer como fizeram, contra a Alemanha, todo atrás, esperando um erro do Brasil, jogando por “uma bola”.

RASANTES

Além de Brasil e México, claro, me chama muito a atenção o confronto entre França e Argentina. Tudo leva a crer num grande jogo.

O Uruguai, que vai enfrentar Portugal, tem grande chance de se classificar. Portugal é só Cristiano Ronaldo, mais nada.

Time Sub-20 do Criciúma joga, hoje, por vitória, contra o Tubarão, em Pedras Grandes, e ainda torcendo pela Chapecoense, contra o Figueirense.

Uma pergunta, com todo o respeito ao técnico do Criciúma: Andrew é menos jogador que Vitor Feijão? Carlos Eduardo joga menos que Ralph, na lateral direita?

Acho que está havendo injustiça com jogadores do clube, que já mostraram qualidade, como Carlos Eduardo e Andrew.

GOL DE PLACA: grupos de amigos, e casais, que adotaram um novo estilo de vida, em Criciúma e região, andando de bike por nossas estradas e trilhas.

GOL CONTRA: falta de ciclovias em Criciúma, onde o trânsito é complicado para os ciclistas, e onde é cada vez maior o número de pessoas que anda de bike.