Notícias em destaque

  URC 30 anos: referência em saúde

commentJornalismo access_time07/07/2020 15:00

"O sucesso não pode ser fulgaz. Só se alcança isso com qualidade, segurança e ética"

Saúde regulamenta competições de futebol no Estado

commentEsporte access_time06/07/2020 19:10

Lembrando que não será permitida a presença de público nos estádios

  "O Tigre está pronto para o jogo", afirma diretor de marketing

commentCriciúma EC access_time07/07/2020 13:15

Julio Remor foi o convidado do Eldorado Debate desta terça-feira (7)

Israel: Netanyahu consolida liderança

access_time09/04/2019 - 22:10

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, lidera a corrida eleitoral. Seu partido, Likud (direita), tem até o momento 36 assentos no parlamento israelense enquanto Gantz do partido de centro Azul e Branco tem 35 assentos. A mídia israelense acredita na formação de uma coalizão de direita, que garantiria a maioria dos votos num parlamento com 120 assentos.
Gantz e Netanyahu ("Bibi") se declararam vitoriosos durante a divulgação dos primeiros resultados. Mas os últimos números, com 93% dos votos apurados, mostram uma vantagem do partido do atual primeiro-ministro. Para Bibi, "é uma noite de grande vitória". Para Gantz, que ainda não aceitou a derrota, resta o papel da oposição vigilante.


Las Vegas: atirador mata 50 e fere 200 pessoas

 personAndré Abreu
access_time02/10/2017 - 10:58

A polícia metropolitana de Las Vegas informou que um atirador provocou a morte de 50 pessoas e deixou 200 feridos em um festival de música country em Las Vegas.
O atirador, Stephen Paddock, 64 anos, residente do estado de Nevada, foi morto durante uma operação da Unidade Tática da Polícia, que invadiu seu quarto de hotel, que era o local de onde ele efetuava seus disparos na multidão.

A Catalunha pode se tornar um país?

 personAndré Abreu
access_time02/10/2017 - 00:00

Com a votação a favor da independência da Catalunha, o governo da Espanha estuda os próximos passos. O governo da Catalunha deve declarar a independência nos próximos dias, após enviar os resultados do referendo para o Parlamento da região autônoma da Catalunha.
No direito internacinal não há nada que proíba a independência da Catalunha da Espanha, mas ao assumir uma postura a favor da separação primeiro-ministros e presidentes estarão interferindo em um assunto interno da Espanha com repercussões possíveis em seus países.
A Europa é historicamente uma colcha de retalhos unida pelo manto comum da União Europeia (UE). A fragmentação da Espanha tem os componentes necessários para incentivar divisões em outros países da UE, a saída do Reino Unido ainda trará seu impacto.
A favor da manutenção da unidade do país, a Espanha tem o artigo 155, que posto em prática colocaria a região autônoma diretamente debaixo do poder de Madri, tirando a autonomia atual.
A solução para a manter a unidade da Espanha sairia pela via política ou pela força militar? Não há resposta fácil nessa altura. Aguardemos os próximos dias.

Espanha: Governo da Catalunha declara que separatistas venceram; governo da Espanha não reconhece referendo

 personAndré Abreu
access_time01/10/2017 - 20:27

O número de feridos nos confrontos de hoje na Catalunha passa dos 700. O governo da Catalunha declarou a vitória dos separatistas. A tensão deve aumentar nos próximos dias, pois o goveno da Espanha, com a Constituição em mãos e força policial, deve conter qualquer movimentação em direção à independência.

Espanha: 465 feridos em violência policial contra referendo da Catalunha

 personAndré Abreu
access_time01/10/2017 - 11:40

O plebiscito na Catalunha é o grande foco da mídia internacional neste domingo. O governo da Espanha considera o referendo de independência da Catalunha ilegal e está tomando todas as medidas necessárias para evitar que se realize.
A Polícia Nacional e a Guarda Civil da Espanha têm invadido os locais de votação.
O povo catalão defende o direito da realização do referendo, que ocorre hoje e que coloca em questão a separação ou não da Catalunha da Espanha. Por isso, o governo da Espanha assume uma posição contrária à própria realização do referendo, por ser uma questão anticonstitucional que retiraria a Catalunha fora do domínio espanhol.
Entre as reclamações da Catalunha estão os impostos que são arrecadados na Catalunha e beneficiam muito mais outras regiões do país.
O governo da regão autônoma da Catalunha afirma que há 465 feridos pela violência policial até o momento, condenada agora pelo Primeiro-ministro da Bélgica.
A prefeita de Barcelona, Ada Colau, em post no Twitter pede o fim da violência policial e a renúncia do Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy.
Nos esportes, como resultado dos confrontos, no momento o Barcelona enfrenta Las Palmas a portas fechadas.

Brexit: aumenta número de britânicos em busca de cidadania europeia

 personAndré Abreu
access_time29/09/2017 - 09:47

Matéria da BBC informa que o número de cidadãos britânicos em busca por um passaporte europeu vem aumentando significamente depois do anúncio do Brexit. Entre julho de 2016 a julho de 2017 os números mais do que dobraram.
Entre os nomes mais conhecidos na busca pelo passaporte italiano, o ator Colin Firth, representante do inglês tradicional no cinema, casado com uma italiana, adquiriu a cidadania recentemente, confirma o Ministério do Interior da Itália.
Explica-se: com o Reino Unido fora da União Europeia no futuro, os britânicos estão buscando uma alternativa para manterem seus direitos do outro lado do Canal da Mancha através de um passaporte da União Europeia.
Não são só os brasileiros que buscam por uma cidadania italiana. Depois do referendo que definiu pela saída os britânicos estão também na fila.

Brasileiros avançam na disputa de eleições municipais nos Estados Unidos

 personAndré Abreu
access_time28/09/2017 - 13:53

A noite de terça-feira, dia 26, foi tensa para os quatro brasileiros que disputavam as eleições preliminares para seguirem na disputa eleitoral em Framingham e Everett, ambas cidades de Massachusetts com um percentual significativo de brasileiros. Dos candidatos brasileiros, Priscila Sousa (candidata a prefeita em Framingham) obteve 537 votos e ficou na quarta colocação.

Ainda em Framingham, a candidata a vereadora Margareth Shepard conseguiu 344 votos, ficando em primeiro lugar, e disputará uma cadeira de vereadora pelo Distrito 7, em Framingham (MA). Também nesta cidade, o empresário Pablo Maia será o outro brasileiro a concorrer nas eleições que acontecem em novembro. Ele obteve 1030 votos e disputará uma vaga na para representar toda a cidade.

Na cidade de Everett, a brasileira Stephanie Martins segue na disputa e não precisou passar por uma preliminar, pois o distrito ao qual ela pleiteia uma vaga de vereadora (Distrito 2) tem apenas dois candidatos.

As eleições finais acontecem no início de novembro.

(Com informações do Braziliantimes.com)

Reeleita, Merkel inicia conversas para formar nova coalizão

 personAndré Abreu
access_time25/09/2017 - 10:12

Depois de garantir a sua permanência como chanceler alemã, Angela Merkel enfrenta agora o desafio de formar uma coalizão de governo capaz de aguentar a pressão dos nacionalistas do "Alternativa para a Alemanha" (AfD, em alemão).
O partido de Merkel, Democrata Cristão, conquistou 33%, do voto para o parlamento na eleição de domingo. Ainda que garantisse mais quatro anos para Merkel, os números apontam o pior resultado desde 1949.

Projeções indicam vitória de Merkel

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 13:43

A onda anti-imigrante na Alemanha deve garantir assentos para a extrema direita no Parlamento.
Mas, segundo o Washington Post, a chanceler Merkel deve garantir a extensão de seu mandato de 12 para 16 anos ainda hoje.

Futuro político de Merkel em questão na Alemanha hoje

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 09:41

A Alemanha vai às urnas hoje. 60 milhões de eleitores estarão escolhendo os novos deputados, que, por sua vez, definirão a permanência ou não da chanceler Angela Merkel. Partido de Merkel, o CDU sugere estabelecer um limite para número de refugiados no país. Do outro lado, o SPD, definido como social-democrata, busca um modelo canadense, onde de acordo com a idade, domínio da língua e formação educacional o candidato a imigrante recebe pontos.
A revista alemã Die Spiegel aponta em matéria em seu site nesse domingo para a derrota do SPD, que possivelmente será a pior desde a II Guerra. De acordo com a revista, a social-democracia vem perdendo espaço em toda a Europa.
Enquanto isso, os núimeros de pesquisa dão vitória a Merkel - com dez pontos de vantagem.
(No domingo alemão já são 14:40.

Furacão Maria em Porto Rico: 70 mil pessoas devem evacuar municípios da região de San Juan imediatamente

 personAndré Abreu
access_time22/09/2017 - 19:25

Cerca de 70 mil pessoas devem ter que deixar suas casas na cidade de San Juan devido ao perigo de rompimento da barragem.
O governador Gov. Ricardo Rosselló afirmou que houve dano estrutural na barragem, construída em 1929.
A situação dá nova urgência em Porto Rico enquanto oficiais do governo fazem um levantamento dos estragos causados pelo Furacão Maria, a tempestade mais poderosa a atingir a ilha em mais de 80 anos.

Olho do furacão Maria deixa Porto Rico, mas alerta continua

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 17:03

Segundo informações do Serviço Nacional de Metereologia em Porto Rico, o olho do furacão Maria saiu da rota de Porto Rico, mas o alerta do Furacão continua valendo enquanto os fortes ventos do sistema do Maria persistirem. As condições podem persistir até a manhã de quinta-feira (21). Ventos de cerca de 100 km por hora assolam o norte de Porto Rico com alto perigo de inundações. 100% da ilha está sem energia elétrica.
O diretor da agência de Emergências de Porto Rico, Abner Gómez, afirmou que o furacão Maria provocou uma grande devastação na ilha, e salientou que não há registros de mortes até o momento.

Confira vídeo aqui das inundações no norte do território de Porto Rico: https://www.elnuevodia.com/videos/noticias/locales/recorridoporcatanoexponegravesinundaciones-video-241508/

Furacão Maria atinge Porto Rico

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 09:46

O furacão Maria atingiu Porto Rico com ventos de cerca de 230 km/h. O furacão causou uma morte na ilha de Guadalupe (território francês) e devastou a pequena ilha-nação de Dominica. "Vai ser um fenômeno extremamente violento," Ricardo Rossello, o governador de Porto Rico afirmou.

"Não temos experimentado um evento dessa magnitude em nossa história moderna."

Furacão Maria atinge Dominica no Caribe

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 23:05

O furacão Maria atingiu a ilha de Dominica às 22h (horário de Brasília). Agora na categoria 5, com ventos de mais de 250 km por hora, o furacão atingiu a ilha de Dominica no Caribe, que havia sido poupada pelo furacão Irma.
No Facebook, o Primeiro Ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, postou que o teto de sua casa havia sido destruído. Ele foi resgatado minutos depois.
O furacão Maria deve seguir em uma velocidade de deslocamento de cerca de 15 km por hora para o território norte-americano de Porto Rico.

Os tempos estão mudando...

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 13:45

O panorama internacional vem mudando fortemente nos últimos meses. Como diz Bob Dylan em um de seus sucessos, "Times are changing", os tempos estão mudando. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e todas as suas consequências no cenário mundial, o fortalecimento dos ataques terroristas na Europa e a onda anti-globalização que atingiu o Reino Unido.
Se após a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos se esperavam diálogos internacionais mais abertos e em direção à paz, o cenário atual nos leva a notícias diárias sobre os testes de mísseis da Coreia do Norte e palavras e discursos fortes em Washington e na Península Coreana.
Para os estudiosos de Relações Internacionais, os atentados de 11 de setembro representam uma ruptura com a diplomacia norte-americana como a conhecemos. As tensões mundiais, antes centradas no binômio Rússia-EUA,, hoje se veem ora focadas na questão terrorista, ora na ameaça nuclear. É um novo mundo, em que grandes potências com exércitos poderosos se acham limitadas frente a inimigos dispostos a morrer por sua causa e a ditadores prontos para enfrentar o risco de uma guerra nuclear.
Para essas discussões que estou aqui. Espero a sua participação!