Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Loucura

access_time19/09/2018 - 12:51

Um torcedor me enviou uma mensagem, me perguntando se seria loucura, pensar que o Criciúma pode chegar ao G4. Claro que não, pois a matemática mostra que isso é possível. Claro que este pensamento vem, no momento, pela boa fase do Tigre, com três vitórias seguidas, nas últimas três rodadas. E o otimismo, de certa forma, é de se entender, pois o Criciúma fará dois jogos fora de casa, contra adversários que estão abaixo na classificação, Paysandu e Boa Esporte, e depois terá dois jogos em casa, contra Oeste e Brasil de Pelotas. Eu também pergunto: seria loucura, pensar no G4?

Dificuldades
Tudo bem que podemos sonhar com o G4, até porque, não é proibido sonhar. Seria uma maravilha, ver o Criciúma na parte de cima da classificação, brigando pelo acesso. Mas acho muito difícil essa possibilidade, diante dos problemas que o técnico, Mazola Jr, tem enfrentado, além das dificuldades, e equilíbrio nesta série B. Se tivesse mais, três ou quatro, boas peças, para posições fundamentais, no time, daria para brigar pelo G4.

Próspera
O Time da Raça parece estar credenciado para brigar pelo acesso à série B do campeonato catarinense. Quem sabe, com mais duas ou três peças no elenco, fique mais próximo disso. Se o objetivo é esse, penso que o Próspera tem que investir um pouco mais, pois vale a pena.

RASANTES

E o Internacional segue sendo freguês da Chapecoense, na Arena Condá. Vitória do Verdão do Oeste, segunda-feira, deu um fôlego ao time do oeste.

Como o próximo jogo da Chapecoense, será outra vez, na Arena Condá, contra o Fluminense, de altos e baixos, dá para o Verdão garantir mais três pontos.

Está boa a disputa na parte de cima da classificação, na série A, e também na parte de baixo, onde só o Paraná vai mesmo se encaminhando para o rebaixamento.

Seria legal ver o Próspera na segunda divisão, ano que vem, com o Araranguá voltando ao futebol profissional, na série C, como parece ser, mesmo, o caminho.

GOL DE PLACA: estréia do goleiro Bruno, formado na base do Criciúma, na segunda-feira, pelo Feirense, com vitória na Liga de Portugal, contra o Estoril.

GOL CONTRA: cirurgia no joelho vai tirar de campo, o resto do ano, o atacante, Pedro, jóia do Fluminense.


Em pedaços

 personDante Bragatto Neto
access_time18/10/2018 - 12:55

Pode parecer exagero a manchete, mas, um time de futebol, que não tem cinco titulares, no caso, de o lateral direito, Sueliton, também não jogar, é muita coisa. É praticamente metade do time. Sem Luiz, Nino, e Marlon, e talvez, Sueliton, muda quase toda a defesa. Somando ainda o volante, Ronaldo, que é mais um defensor. Eu não gostaria de estar no lugar do técnico, Mazola Jr, precisando vencer, ou, no mínimo, empatar com o São Bento, amanhã, em Sorocaba, e com tantos problemas, de novo.

Semifinal da série C
O Próspera segue os preparativos para enfrentar o Caçador, sábado, na casa do adversário. Certamente, o técnico, Paulo Baier, está queimando seus neurônios, na busca da melhor estratégia, para enfrentar um adversário que já mostrou ter qualidades. Como comentei anteriormente, a missão não é tão somente escalar o time. Um jogo como esse, uma decisão, onde é tudo ou nada, é preciso acertar na estratégia. Boa sorte, Baier!

Regional da LARM
Os favoritos do regional da LARM, Caravággio e Metropolitano, a dupla de Nova Veneza, joga em casa, no domingo, em busca das semifinais. É difícil, quase impossível, que não carimbem seu passaporte para a próxima etapa, diante do Cocal do Sul e Mãe Luzia, respectivamente.

RASANTES

Acho que o lateral direito, Sueliton, vai jogar, amanhã, contra o São Bento. Se viajou, deve jogar. Não arriscariam levá-lo, por nada.

Menos mal, se Sueliton estiver em campo, amanhã. Seria uma ausência a menos, num setor importante, onde o entrosamento e o ritmo de jogo, valem muito.

Com a ausência de Ronaldo, volta Eduardo, que, no meu ponto de vista não poderia estar na reserva, mesmo que, com Ronaldo jogando.

E o Próspera? Vai com quatro no meio e dois atacantes? Ou cinco no meio, e apenas um atacante? Lembrando que o empate serve, em Caçador.

GOL DE PLACA: segue a boa campanha dos três representantes de Goiás, na série B, com Goiás, Atlético, e Vila Nova, na briga pelo acesso à série A.

GOL CONTRA: a história vai se repetindo, com a dupla baiana, Vitória e Bahia, correndo riscos de rebaixamento na série A.

Falta pouco

 personDante Bragatto Neto
access_time16/10/2018 - 12:51

O Criciúma precisa, dentro da lógica normal, de mais cinco pontos, para assegurar sua permanência na série B do campeonato brasileiro. Talvez nem precise disso, como também, há quem pense que serão necessários 46 pontos, e não 45, para não ser rebaixado. Mas, seguindo a linha dos 45 pontos, faltam cinco. Levando-se em conta que o Tigre ainda tem sete jogos para jogar, são 21 pontos em jogo, precisando apenas ganhar cinco. Desta forma, não se pode desprezar dois empates, nos dois jogos que o time fará, agora, fora de casa.

Os adversários
O São Bento, adversário de sexta-feira, em Sorocaba, é um adversário do mesmo nível do Criciúma. Tem um histórico de muitos empates dentro de casa, e na soma de pontos, tem um a menos que o Criciúma. É aquele tal “jogo de seis pontos”. Empatando, o Criciúma segue na frente. O Figueirense, adversário que virá depois, neste momento tem 41 pontos, um a mais que o Tigre. Também é um adversário do mesmo nível.

Brigando para subir
O Próspera trabalha esta semana, para acertar o passo, visando o jogo decisivo de domingo, em Caçador, precisando de um empate para garantir sua vaga na decisão da terceirona catarinense. Este é um jogo para definir um bom esquema de jogo, para saber usar a vantagem.

RASANTES

Tomara que a FCF escale um árbitro qualificado para o jogo do Próspera, em Caçador. Certamente a pressão será grande, dentro e fora de campo.

O fato de jogar pelo empate, não pode fazer com que o Próspera fique todo atrás. Tem que marcar forte, mas sem abrir mão de atacar.

Acho que o técnico, Paulo Baier, irá colocar mais um homem no meio de campo, jogando com dois atacantes, explorando a velocidade de Mateuzinho.

Valorização da posse de bola, sem pressa, creio que seja a receita ideal, para o Próspera segurar o ímpeto e a necessidade de vencer, do Caçador.

GOL DE PLACA: Metropolitano na decisão do campeonato estadual de futebol amador, fazendo a final em Nova Veneza, no dia 10 de novembro.

GOL CONTRA: os erros e desacertos administrativos da Chapecoense, que estão levando o Verdão do Oeste, ao rebaixamento, este ano, na série A.

Perto Final

 personDante Bragatto Neto
access_time15/10/2018 - 13:39

O Próspera fez o resultado que era preciso fazer, ontem, à tarde, no estádio Mario Balsini. Tendo que decidir a vaga para a final, fora de casa, no próximo domingo, tinha que vencer o Caçador, e o fez. Como era esperado, foi um jogo extremamente difícil. O Caçador veio respeitando o Time da Raça, mas é um time de boa qualidade, no contexto da terceirona catarinense, e não é à toa, que estava invicto até o jogo de ontem. O Próspera terá ainda mais dificuldades, no jogo da volta, domingo, mas, quem tem que vencer é o Caçador, e isto é uma boa vantagem. Com um bom esquema de jogo, dá, sim, para buscar o empate, e, por consequência, a vaga na final.

Tigre
O Criciúma tem que se virar para buscar pontos, agora, fora de casa. Por mais que o time tenha melhorado muito, deixou de fazer aquilo que todos nós esperávamos, em dois jogos seguidos, dentro de casa, diante de adversários, no máximo do seu nível, não melhores. O empate com o Oeste, e a derrota para o Brasil, foram um golpe, diante do que o time vinha fazendo, na sequência de sete jogos sem perder. Agora, possivelmente sem qualquer desfalque, o negócio é se reabilitar contra São Bento e Figueirense, fora de casa.

Vai cair
Acho que, este ano, não vai dar mesmo para a Chapecoense segurar a bronca, na série A. Perder em casa, para o Vitória, em confronto direto na parte de baixo da classificação, é imperdoável. Nada está perdido, mas, do jeito que as coisas estão acontecendo, não deve ter volta, e o caminho deve mesmo ser a série B em 2019.

RASANTES

A impressão que se teve, no jogo de ontem, no Mário Balsini, é que o Próspera sentiu a parte física, no segundo tempo, onde o Caçador foi bem melhor.

Mais do que, simplesmente escalar seu time, o técnico do Próspera, Paulo Baier, terá que armar um esquema de jogo seguro e eficiente, para jogar em Caçador.

Quem tem que vencer é o Caçador, então o Próspera não tem que ter pressa alguma, domingo. Mas é preciso jogar com equilíbrio, sem ficar todo atrás.

Se chegar à final, o Próspera já terá feito mais do que eu esperava. Se ganhar o título, subindo para a série B, no primeiro ano de sua volta, será espetacular.

GOL DE PLACA: vitória do Próspera, quebrando a invencibilidade do Caçador, na série C do campeonato catarinense, e se aproximando da decisão.

GOL CONTRA: Caçador ou Caçadorense? No regulamento e tabela da série C estadual, é Caçador. Na camisa é Caçadorense. Não pode estar certo.

Sobre a derrota

 personDante Bragatto Neto
access_time11/10/2018 - 14:15

Ainda sobre o jogo de terça-feira, na derrota para o Brasil de Pelotas, no Heriberto Hülse, a verdade é que o time sofreu muito com a ausência de três titulares absolutos, e que não possuem substitutos à altura. Elvis, Vitor Feijão, e Zé Carlos, os três fora, de uma só vez, é complicado. E ainda sem Andrew, que é um jogador de velocidade, atacante de lado, que poderia substituir Vitor Feijão. Todos sabemos das limitações do elenco do Tigre, isto dito e repetido pelo próprio técnico, Mazola Jr. E aí, com tantos desfalques, ficou difícil.

Descanso merecido
A folga, na quarta e quinta-feira, para os jogadores, foi uma decisão acertada da comissão técnica do Tigre. É um campeonato difícil, com muito desgaste físico e psicológico. Para agüentar esse ritmo, e a pressão toda, tem que ser super atleta, e ter a cabeça no lugar. Muito bom este descanso, com um bom tempo, em relação ao próximo jogo, para que todos se recuperem, e trabalhem bem, para o jogo contra o São Bento, em Sorocaba/SP, no dia 19.

Semifinais da série C
Próspera e Caçador fazem o primeiro jogo da fase semifinal da Terceirona catarinense, neste domingo, às 15 horas, no estádio Mário Balsini. Se o Time da Raça quiser se classificar para a decisão, tem que ganhar domingo, porque, ter que vencer, em Caçador, é mais do que complicado.

RASANTES

Direção do Próspera está trabalhando muito, para buscar apoio da torcida, para o jogo de domingo. O Mário Balsini tem que lotar.

Várias empresa estão comprando ingressos para o jogo do Próspera, e a rádio Eldorado está, como fez no último jogo do Criciúma, distribuindo aos torcedores.

Paulo Baier, técnico do Próspera, deve estar trabalhando para montar um time que marque bem, para, parar o Caçador, ao mesmo tempo, com força ofensiva.

O Caçador vem como favorito, mas é o jogo que todo jogador do Próspera quer jogar, e mostrar serviço. Neste caso, a superação conta muito.

GOL DE PLACA: parceria, Próspera, rádio Eldorado, e empresários, na aquisição e distribuição de ingressos aos torcedores, pra encher o Mário Balsini, domingo.

GOL CONTRA: ex-jogadores de futebol, dirigentes, e ex-dirigentes, que não conseguiram se eleger nas eleições deste ano, no Brasil.

Tchau invencibilidade

 personDante Bragatto Neto
access_time10/10/2018 - 13:49

Pela primeira vez, o Criciúma, com o técnico, Mazola Jr, perdeu no Heriberto Hülse. Já se sabia que seria um jogo difícil. O Criciúma sentiu demais, as ausências de Vitor Feijão, e Zé Carlos. O mais justo seria o empate. O Tigre chegou várias vezes à área adversária, mas não acertou a finalização. E aí veio o castigo, com o gol que o Brasil “achou”, no apagar das luzes, com a bola batendo na perna de Marlon, e entrando. Foram dois jogos em casa, com pontos desperdiçados. Ficou ruim, e agora o time vai ter que buscar pontos fora, em jogo difícil, contra o São Bento. O bom do jogo, foi Gabriel, que fez sua ótima estreia.

Semifinal da série C
Classificado, com apenas uma derrota, na fase de classificação, o Próspera joga domingo, no estádio Mário Balsini, o primeiro jogo da fase semifinal, contra o Caçador, primeiro do outro grupo, por isso com a vantagem de decidir a vaga para a final, em sua casa. Direção do Próspera se mobiliza, chamando o torcedor, para lotar o estádio, domingo. E o apoio do torcedor de Criciúma, será fundamental para que o Time da Raça supere as dificuldades que certamente terá, e vença o adversário, que dizem ter muita qualidade.

Copa São Paulo
Uma má notícia para a torcida do Criciúma, e para o clube. Segundo o presidente da Federação Catarinense, Rubens Angelotti, o Tigre está fora da Copa São Paulo, em janeiro, pois são apenas quatro vagas oferecidas, para Santa Catarina, em 2019. O Criciúma foi mal, de novo, no estadual Sub-20, e não está jogando a Copa SC.

RASANTES

A esperança para que o Tigre esteja na Copa SP, é que uma quinta vaga seja oferecida à Santa Catarina. Presidente da FCF fez esta solicitação à Federação Paulista.

O problema é que a prefeitura de São Paulo, que é a “dona” da Copa São Paulo, quer trazer clubes estrangeiros, por ser a edição de número 50 da famosa Copinha.

Será uma pena, se o Criciúma não jogar a Copa São Paulo, pois é um time formador, e de tradição. Enquanto isso, times fraquíssimos, irão jogar.

Seria legal ver as torcidas do Próspera e do Criciúma, juntas, no estádio Mário Balsini, domingo, dando aquela força ao Time da Raça, na semifinal da Terceirona.

GOL DE PLACA: sucesso absoluto a promoção da rádio Eldorado, com o Criciúma, na venda de ingressos para o jogo de ontem, com arrecadação de brinquedos.

GOL CONTRA: São Paulo encenou que brigaria pelo título na série A, mas logo depois decepciona sua torcida, com o “sumiço” de Diego Souza, e Nenê.

Vamos, Tigre!

 personDante Bragatto Neto
access_time09/10/2018 - 09:52

Jogo importantíssimo, hoje, no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma não pode, de forma alguma, desperdiçar pontos, neste jogo. O Brasil de Pelotas está na parte de baixo da classificação, e o jogo é aqui, na casa do Tigre. Com todo o respeito que todo adversário merece, mas é um jogo chave para o Criciúma, nesta sua luta para chegar o mais rápido possível, aos 45 pontos, que é a marca tradicional, para se livrar do rebaixamento. Por isso, espero que o torcedor esteja ao lado do Tigre. O time faz por merecer todo o apoio. Vamos, Tigre! Vamos torcedor!

Desfalques
Jogadores importantes, como Vitor Feijão, e Zé Carlos, não jogam, hoje, contra o Brasil. Claro que ambos farão falta. Nenhum dos dois, no meu ponto de vista, tem substituto à altura, com as suas características. Mas, o técnico, Mazola Jr, tem se virado bem, nessas circunstâncias. E os jogadores que entrarem, tem que mostrar serviço. Se faltar a qualidade, ou o entrosamento dos titulares, não pode faltar a determinação e a superação.

Promoção
Para fazer a alegria das crianças carentes, no Dia das Crianças, a rádio Eldorado está vendendo, 1500 ingressos, a 15 reais, com a doação de um brinquedo novo ou usado, para o jogo de hoje. Várias empresas adquiriram lotes de 10 e 20 ingressos, que estão sendo sorteados aos ouvintes da Eldorado.

RASANTES

Jogar contra o Brasil, sempre é muito difícil. O estilo de jogo deles é sempre de muita marcação e pegada forte.

Fica mais difícil, ainda, enfrentar o time de Pelotas, com eles jogando atrás, saindo só na boa, e jogando, como costumamos dizer, por uma bola.

Há poucos dias, o Brasil jogou em Campinas, contra a Ponte Preta, considerada favorita, e ganhou da Macaca, lá dentro.

Portanto, todo o cuidado com o Brasil, é pouco. É preciso ganhar, sim, mas com calma, com jeito, para evitar qualquer surpresa desagradável.

GOL DE PLACA: Lewis Hamilton, que certamente será o campeão do Mundial de Fórmula Um, e com antecedência, talvez já na próxima etapa, no EUA.

GOL CONTRA: momento terrível que está sendo vivido pelo super craque, Cristiano Ronaldo, acusado de estupro. Ele nega, mas o estrago já está feito.

Pra vencer

 personDante Bragatto Neto
access_time08/10/2018 - 16:01

Pelas circunstâncias, o empate contra o Oeste, no último jogo do Criciúma, em casa, não deixou o torcedor frustrado. Até porque, o time jogou bem, e fez por merecer, uma vitória. Mas, de qualquer forma, deixou de ganhar três pontos, somando apenas um. Desta forma, para amanhã, tem que se pensar em vitória. Este é o resultado que interessa, para chegar aos 43 pontos. Jogo em casa, contra um adversário que está abaixo, na classificação, é para matar. É evidente que não se ganha na véspera. Não existe facilidade. Mas, por ser mandante, por estar melhor, e, pela necessidade de chegar logo aos 45 pontos, o Tigre tem que vencer.

Tropeço do Próspera
Já vínhamos comentando, que o Itajaí faria quantos gols precisasse fazer, no seu confronto contra o Curitibanos, saco de pancadas da série C catarinense. E isso exigia que o Próspera ganhasse muito bem do Orleans, para garantir o primeiro lugar do seu grupo. Pois o Itajaí fez 19 a 0, no Curitibanos, e o Próspera acabou se enroscando no Orleans. O Time da Raça não fez uma boa partida. Mesmo assim, cansou de perder gols. Agora, em segundo do grupo, joga a semifinal contra o Caçador, que dizem ser o favorito ao título.

Vergonha
Curitibanos foi o grande fiasco da série C. Foi goleado em todos os jogos, sem marcar um gol, sequer, em seis partidas. No jogo de sábado, em Itajaí, os jogadores foram para o jogo sem almoço, não tinha banco de reservas, e ainda, um jogador, no intervalo, foi agredido pelo presidente do clube.

RASANTES

O torcedor do Criciúma voltou a confiar no seu time. Este sentimento é visível. Para amanhã, é preciso que o apoio, que vimos no jogo contra o Oeste, se repita.

Tem uma promoção legal, do Criciúma com a rádio Eldorado, disponibilizando 1500 ingressos a 15 reais, com a doação de um brinquedo novo ou usado.

Os ingressos da promoção, estão sendo vendidos na rádio Eldorado. Além de pagar só 15 reais, o torcedor estará ajudando a fazer o Dias das Crianças carentes.

E o Palmeiras, sob o comando do técnico, Felipão, assumiu a liderança da série A, mostrando que é, mesmo, o grande favorito ao título.

GOL DE PLACA: vitória da Chapecoense, nos acréscimos, em cima do Atlético Mineiro, deixando a zona de rebaixamento, na série A.

GOL CONTRA: Curitibanos, que mandou seus jogos em Paulo Lopes, na série C estadual, verdadeiro fiasco dentro e fora de campo. Uma vergonha!

Problemas... sempre

 personDante Bragatto Neto
access_time05/10/2018 - 12:43

Não tem vida fácil, para o técnico do Criciúma. Mais uma vez, Mazola Jr, tem que descascar o abacaxi, devido à ausência de titulares, por lesão ou por cartões. Por enquanto, o comandante tricolor tem se virado bem. Para o jogo contra o Brasil, na próxima terça-feira, Mazola não terá a dupla de atacantes titulares, Vitor Feijão e Zé Carlos, e ainda o meia, Alex Maranhão. Preocupação maior, sem dúvida, é, em relação à dupla de atacantes, Vitor Feijão e Zé Carlos, pois o elenco não tem substitutos com seu perfil.

Melhores
Os melhores times, hoje, no futebol brasileiro, são, Grêmio e Palmeiras. No meu ponto de vista, um dos dois será campeão brasileiro. Da mesma forma, penso em relação à Libertadores da América. O Grêmio está certinho, e mesmo quando não pode utilizar todos os seus titulares, tem mostrado bom futebol. O Palmeiras tem um elenco que sobra, em relação a outros grandes clubes do Brasil. Aposto no Palmeiras, no Brasileirão, e no Grêmio, na Libertadores.

Próspera
O Time da Raça se prepara a última rodada da primeira fase da série C catarinense, como o favorito para terminar em primeiro lugar no seu grupo. Joga em Orleans, na condição de favorito. Independente de ser o primeiro ou segundo, a verdade é que o Próspera se organizou bem, e já está nas semifinais.

RASANTES

Menos mal, para o técnico do Tigre, que ele terá de volta o lateral direito, Sueliton, e, creio, também do volante, Eduardo, e do meia/atacante, Nícolas.

A bronca maior, será a ausência de Vitor Feijão, para o jogo contra o Brasil, na terça-feira. Ele é fundamental para o esquema tático do técnico, Mazola Jr.

É impressionante a força física de Vitor Feijão. Além de fazer gols, ele corre o tempo todo, marcando e atacando.

Liel, Ronaldo, e Vitor Feijão, além de João Paulo, que está se recuperando de lesão, são jogadores que o Criciúma tem que fazer de tudo, para que fiquem para 2019.

GOL DE PLACA: pegada e o preparo físico dos jogadores do Criciúma, que estão evidentes nesta boa seqüência na série B do Brasileirão.

GOL CONTRA: torcedores do Cruzeiro fizeram foguetório, à noite, em frente ao hotel onde estava o Boca Juniors, em Belo Horizonte, antes do jogo contra o Cruzeiro.

Confiança

 personDante Bragatto Neto
access_time04/10/2018 - 12:51

O que nós vimos, no comportamento da torcida que esteve no estádio Heriberto Hülse, na noite chuvosa de terça-feira, mostra que a confiança do torcedor voltou. Além da presença em bom número, apesar de toda a água que caía, a torcida esteve ao lado do time, o jogo inteiro, apoiando sem parar, e ao final do jogo demonstrou seu carinho, aplaudindo o time que lutou bravamente, para ganhar o jogo. O time tem limitações, mas está guerreiro, e não se entrega em momento algum. É isto que o torcedor quer.

Falta pouco
Restam apenas oito rodadas para terminar o campeonato brasileiro da série B. Dos 24 pontos possíveis, o Criciúma precisa de mais 5 para, dentro daquilo que vem acontecendo, garantir sua permanência na segunda divisão nacional. Convenhamos, pela campanha que o time vem fazendo, neste momento, temos que acreditar que esta marca logo será confirmada. Mas, não pode dar bobeira. Na próxima terça-feira, tem o Brasil, no Majestoso, e tem que fazer o dever de casa.

Técnico
Mazola Jr disse várias vezes que está muito contente, aqui. Com seu trabalho aprovado 100%, creio que a direção e o profissional, já conversam, alinhavando a renovação de seu contrato, para que seja o técnico para 2019. Acho que esse é o objetivo número 1, no planejamento para o ano que vem.

RASANTES

Quando se fala em 2019, vemos hoje, que vários jogadores do atual elenco, podem permanecer, com uma boa base para o novo trabalho.

É muito importante que o Criciúma comece o ano de 2019, com um time para brigar pelo título estadual. Está na hora de ganhar um campeonato.

Eu aponto o Palmeiras, como o favorito para ganhar a série A. No entanto, o Grêmio é muito forte. Acho que não sai desses dois.

O Próspera joga em Orleans, de olho no primeiro lugar do grupo, na terceirona catarinense. Na torcida para que o Itajaí não faça muitos gols no Curitibanos.

GOL DE PLACA: promoção da torcida Guerrilha Jovem, arrecadando brinquedos para fazer o Dia das Crianças do Cras de Criciúma. Doações na loja Tigre Maníacos.

GOL CONTRA: resposta fora de propósito, do atacante, Jael, do Grêmio, ao repórter da TV, sobre a discussão de quem deveria bater o penalte, ele ou Luan, na terça-feira.

Bom jogo

 personDante Bragatto Neto
access_time03/10/2018 - 12:55

Apesar do tempo ruim, com chuva o jogo inteiro, Criciúma e Oeste fizeram um bom jogo, na noite de ontem, no estádio Heriberto Hülse. O jogo teria que ter tido gols, pois apareceram chances para isso. Não foi justo o zero a zero. E entendo que, se tivesse que ter um ganhador, teria que ser o Criciúma, pois o goleiro do oeste foi o nome do jogo, com grandes defesas. O Criciúma jogou bem, mantendo a pegada, e o seu jeito de jogar. Uma pena que o gramado não ofereceu condições para um jogo técnico, pois prejudicou os dois times.

Nada a reclamar
O torcedor que foi para o jogo, mesmo com a chuva que não parou, o dia todo, em sua maioria absoluta, saiu do estádio sem reclamar, e até mesmo elogiando o time do Criciúma. Torcedor viu que o time fez o que pode, para sair vencedor, e que, mais uma vez, os jogadores se doaram, e buscaram a vitória o tempo todo. A chuva acabou atrapalhando também em relação ao público, que, pelas condições do tempo, não foi ruim, mas, se não tivesse chuva, teríamos o dobro de gente.

Terça tem mais
E de novo em casa. O Tigre volta a jogar, na próxima terça-feira, contra o Brasil de Pelotas. Certamente teremos outras boas promoções, e aí, torcendo para que tenhamos tempo bom, para que possamos ver o estádio, com seu maior público, no campeonato. Será, certamente, outro jogo muito difícil.

RASANTES

Gostei de ouvir o técnico, Mazola Jr, elogiar seu time, após o jogo, destacando a entrega de todos, ressaltando que o Tigre foi melhor e poderia ter vencido.

Outro prejuízo para o Criciúma, foi ter perdido o atacante, Zé Carlos, que fazia uma boa partida. O time perdeu muito, com sua saída.

O grande prejuízo do Criciúma, foi o péssimo início de campeonato. Por isso, paremos de pensar em G4. O negócio do é manter-se na série B, e planejar 2019.

Sábado tem o Próspera, que irá jogar em Orleans, na briga para ser o primeiro colocado do grupo, para jogar a segunda da semifinal, da terceirona, em casa.

GOL DE PLACA: depois de duas viagens muito desgastantes – Belém e Varginha – jogadores mostraram superação total no jogo de ontem, com chuva e campo pesado.

GOL CONTRA: em crise técnica, ameaçado de rebaixamento, o Vasco segue envolto em problemas políticos, agora com briga na justiça, após anulação de sua eleição.

Pra encher a casa

 personDante Bragatto Neto
access_time02/10/2018 - 12:52

Com uma seqüência sensacional na série B do campeonato brasileiro, se distanciando do Z4, e se aproximando do G4, o Criciúma joga hoje à noite, no estádio Heriberto Hülse, contra o Oeste, do técnico, Roberto Cavalo. Uma vitória hoje, deixa o time muito perto da marca tradicional para não correr riscos, que são 45 pontos, e faz aproximar ainda mais da zona de acesso. Desta forma, eu não posso pensar, com as promoções que o clube oferece, em um público menor que, no mínimo, oito mil pessoas.

Jogo difícil
Eu tenho sido repetitivo, ao comentar que não tem jogo fácil na série B brasileira. Todos os jogos são difíceis. Não importa se é contra times que estão em cima, ou embaixo. O jogo de hoje tem dois times com o mesmo número de pontos (39), e isso já mostra que deve ter a marca do equilíbrio. O que pode contar a favor do Tigre, é o seu bom momento no campeonato, além do fator casa, pois, hoje, certamente o torcedor vai mostrar a sua cara.

Força defensiva
O técnico, Mazola Jr, descobriu, claro, com sua competência, a maneira ideal de o Criciúma jogar, tendo em mãos, um elenco com falhas em sua grade. Soube buscar quem mais se adapta ao sistema, e montou um time muito forte no seu setor defensivo, tanto na zaga, como no meio de campo.

RASANTES

No retorno de Varginha, no domingo, estivemos em Pouso Alegre/MG, onde tinha jogo do Pouso Alegre, que é presidido por Paulo da Pinta, ex-jogador do Criciúma.

Mulheres entram de graça, homens não sócios pagam apenas 15 reais, com cinco apostas na Timemania, tendo o Criciúma como Time do Coração. Casa cheia, hoje!

GOL DE PLACA: Milton Neves, no programa, Show do Esporte/TV Bandeirantes, mostrando, domingo, a camisa do Tigre, e o livro, Carvoeiros, do colega, J. Eder.

GOL CONTRA: Curitibanos, que vai jogar, sábado, a última de suas seis partidas, na série C catarinense, perdendo todos os jogos, e sem marcar um gol, sequer.

Tigrão

 personDante Bragatto Neto
access_time01/10/2018 - 13:03

O time do Criciúma, faz por merecer, ser chamado de Tigrão. A vitória em Varginha, diante do Boa Esporte, veio comprovar o grande momento do time na série B do Brasileirão. É uma sequência espetacular, e tem que ser respeitada. Não é por acaso esta reação. O técnico, Mazola Jr, faz um grande trabalho, e o elenco de jogadores está respondendo muito bem, a este comando. O primeiro objetivo está prestes a ser alcançado, que é chegar aos 45 pontos, para confirmar a permanência na série B. Depois, o que vier é lucro.

O técnico
Mazola Jr vem fazendo um trabalho sensacional, no comando do time do Criciúma. Sem falar demais, sem querer aparecer, mas trabalhando muito, o técnico está prestes a conseguir aquilo que muita gente já não acreditava mais, que é garantir a permanência do clube na série B nacional. Mazola Jr já fez outros bons trabalhos, longe daqui, e vai aproveitando bem a oportunidade de mostrar por aqui, a sua qualidade.

Dois jogos em casa
Agora eu quero ver a força da torcida. O momento do time é o melhor possível. Ninguém pode reclamar de nada. Não tem desculpa. O jogo de terça-feira, contra o Oeste, tem que ter dez mil torcedores, ou mais, pois, mulheres não pagarão ingresso, e o preço para quem pagar, será de 15 reais com cinco apostas na Timemania.

RASANTES

Mesmo que o time não tenha feito um jogo de luxo, fez o que tinha que fazer, que era vencer o jogo, em Varginha. Série B não é espetáculo. Importa é ganhar.

Na volta de Varginha, uma visita a Milton Neves, na rádio Bandeirantes/São Paulo, quando ele recebeu o livro, Carvoeiros, autografado pelo colega, J. Eder.

GOL DE PLACA: Paulo da Pinta, ex-craque do Tigre, fez renascer o futebol profissional, em sua cidade, Pouso Alegre/MG. É o presidente do Pouso Alegre FC.

GOL CONTRA: erros imperdoáveis da arbitragem, marcando penaltes inexistentes, nos jogos, Palmeiras e Cruzeiro, Internacional e Vitória.

Tigre encaminhado

 personDante Bragatto Neto
access_time27/09/2018 - 13:00

Pelo treinamento de ontem, o time do Criciúma está encaminhado para o jogo de sábado, à noite, em Varginha/MG. O Tigre vai bem mais encorpado, para este jogo, com o retorno de cinco titulares, ou seja, muda quase a metade do time, que jogou contra o Paysandu. Voltam, Marlon, Ronaldo, Marlon Freitas, Elvis, e Zé Carlos. São jogadores importantes no esquema do técnico, Mazola Jr, e, com eles, certamente ele está muito mais tranqüilo, mesmo que possa considerar o jogo mais difícil que o último, em Belém.

Aposta alto
Não que o Criciúma tenha que mudar a plataforma de jogo que está dando certo, priorizando a marcação, e o seu sistema defensivo. Mas, para os três próximos jogos, é provável que vejamos um time mais audacioso, pois serão jogos contra adversários, que considero, no mesmo nível do Criciúma. São, como costumamos comentar, jogos de “seis pontos”. Ganhar do Boa Esporte, fora, do Oeste e do Brasil, em casa, significa assegurar a permanência na série B.

Sem segredos
Se não aparecer algum problema de última hora, o time do Criciúma, para começar o jogo contra o Boa, sábado, em Varginha, é este: Luiz, Sueliton, Nino, Sandro, e Marlon; Liel, Ronaldo, Marlon Freitas, e Elvis; Zé Carlos e Vitor Feijão. Com o técnico, Mazola Jr, ficando com boas opções no banco.

RASANTES

Vou repetir aqui, algo que tenho comentado por inúmeras vezes. A série B é um grande campeonato. Não tem problema algum, o Criciúma jogar a série B.

Queremos ver o Criciúma, jogando a série A. Mas, enquanto isso, vamos de série B, claro, com campanhas mais condizentes com a estrutura e tradição do clube.

Presidente da Federação Catarinense de Tênis, criciumense, Alexandre Farias, confirma que confronto entre Brasil e Bélgica, Copa Davis 2019, pode ser em Criciúma.

Brasil e Bélgica jogarão nos dias 01 e 02 de fevereiro/2019. Para Criciúma sediar o evento, é preciso o incentivo da prefeitura, em relação à estrutura física.

GOL DE PLACA: advogado e amante do tênis, Alexandre farias, que, depois de trazer o Banana Bowl, já recebeu o aceite para os jogos serem em Criciúma.

GOL CONTRA: praticamente rebaixado na série A, o Paraná clube quer vender seu mando de campo, contra Palmeiras, Flamengo, e Internacional.

Mais uma fora

 personDante Bragatto Neto
access_time25/09/2018 - 13:34

Depois de uma viagem e de um jogo muito desgastantes, o Criciúma treina, hoje, amanhã, e quinta, pela manhã, para fazer mais um jogo fora de casa. Sábado será a vez de enfrentar o Boa Esporte, em Varginha/MG, adversário que melhorou muito, nas últimas rodadas, vencendo, inclusive, na sua casa, CSA e Goiás, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Será um jogo muito difícil, pois o Boa é o penúltimo colocado, e está na obrigação de ganhar. Mas, o Tigre vai bem mais encorpado, com jogadores que não estiveram em Belém, no último sábado.

Próspera
O Time da Raça voltou a golear, na terceirona catarinense, com a vítima, o Curitibanos, em dois jogos, sofrendo 20 gols do Próspera. Só que, domingo, em casa, contra o Itajaí, a coisa muda completamente, pois o adversário tem qualidade, diferente do Curitibanos. O confronto contra o Itajaí, é o jogo da classificação, e aí entra o fator casa e torcida. O torcedor prosperano tem que encher o estádio, e fazer a sua parte.

Copa SC
A Copa Santa Catarina, oferece ao campeão, vaga na milionária Copa do Brasil de 2019. Não temos o Criciúma, nesta competição, mas a cidade está representada pelo saudoso radialista, apresentador e comentarista de TV e de jornal, Milioli Neto, que é o homenageado pela FCF, com o troféu de campeão tendo o seu nome.

RASANTES

Mesmo que o atacante, Zé Carlos, não tenha a força que tinha, quando aqui fez aquela dupla histórica com Lucca, faz falta quando não joga.

E o Palmeiras, com Felipão, chegou na ponta de cima, da classificação da série A. É, como venho comentando, o grande favorito ao título.

GOL DE PLACA: homenagem da Federação Catarinense de Futebol, ao saudoso comentarista, Milioli Neto, na Copa SC, com o troféu de campeão tendo o seu nome.

GOL CONTRA: decisão da CBF, de colocar na série B, auxiliar que errou no gol do Inter, diante do Corinthians, ao invés de colocá-lo na “geladeira”.

Empate

 personDante Bragatto Neto
access_time24/09/2018 - 13:05

Não vejo motivos para o torcedor reclamar do empate do Criciúma, no sábado, em Belém. Muito pelo contrário, eu vejo motivos para comemorar o ponto ganho, na casa do Paysandu. O Tigre não perdeu dois pontos, e sim, somou mais um ponto. É preciso entender, que o time não teve vários titulares, alguns lesionados, outros cumprindo suspensão por causa de cartões. Foi um jogo extremamente difícil, debaixo de um calor insuportável. Outra coisa, se o Paysandu é um time limitado, o Criciúma também o é. Série B é um campeonato difícil, guerreado, e de muito equilíbrio. Foi bom, sim senhor, o empate.

Bom jogo
Foi muito bom o jogo, em Belém. O tempo todo com muitos lances de ataque, com três bolas na trave. Jogo de movimentação intensa, o tempo todo. O Paysandu começou bem melhor, pressionando muito, obrigando o goleiro Luiz, a fazer, no mínimo, três grandes defesas, na parte inicial do jogo. E fez seu gol muito cedo. Aos poucos, o Criciúma conseguiu segurar, um pouco, o ímpeto dos paraenses. No segundo tempo, a pressão foi grande, com dezenas de bolas cruzadas na área do Tigre, mas com desempenho seguro dos zagueiros, Nino, Sandro, e Fábio Ferreira.

Os melhores
O goleiro, Luiz, segurou a pressão inicial do Paysandu, fazendo belas defesas. Nino, pra mim, foi o melhor da zaga, mas com, Sandro e Fábio Ferreira, também fazendo bom jogo. No meio, Liel foi o melhor. Como o jogo foi de pressão intensa, do adversário, o destaque só poderia ser do sistema defensivo.

RASANTES

Viagem para Belém do Pará, foi muito desgastante para o time. Sol e calor, simplesmente insuportável. Pra piorar, problemas no voo de volta.

O voo estava marcado para as cinco horas da manhã. Os jogadores levantaram duas da manhã, foram para o aeroporto, tendo que retornar, depois, ao hotel.

Ainda bem que o próximo jogo será apenas no sábado, em Varginha. Outro jogo complicado. Menos mal, que titulares importantes, retornam ao time.

Sobre o esquema de jogo, não gosto da ideia de jogar com três zagueiros. Prefiro ver o Criciúma, com quatro homens no meio de campo.

GOL DE PLACA: carinho do torcedor do Paysandu, com o técnico, Mazola Jr, durante, e após o jogo, em Belém, chegando a emocionar o sempre sisudo comandante tricolor.

GOL CONTRA: Paraná, com apenas 3 vitórias em 26 jogos na série A, levou três do rival, Atlético, e será, seguramente, o primeiro rebaixado no campeonato brasileiro/série A.