Notícias em destaque

Amrec oficializa Colegiado de Vice-Prefeitos e amplia articulação regional

commentJornalismo access_time28/09/2026 17:10

Grupo já vinha realizando encontros nos municípios e agora passa a integrar oficialmente a estrutura de colegiados da associação

Caravaggio goleia fora de casa e segue com 100% de aproveitamento na Copa SC Sub-20

commentEsporte access_time28/09/2026 15:46

Azulão derrotou o Rio Peixense no último domingo, dia 27

Criciúma se reapresenta após vitória no clássico e já mira confronto com o Londrina

commentCriciúma EC access_time28/09/2026 16:28

Após vencer o Avaí por 3 a 0, Tigre inicia preparação para a próxima rodada da Série B

Região extremo sul está no risco grave de Covid-19

Apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha)

comment Jornalismo access_time19/09/2021 - 08:33

Reportagem: Redação Eldorado

Divulgado neste sábado (18) o novo Matriz de Risco Potencial da Covid-19 de Santa Catarina mostra que pela segunda semana consecutiva apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave (cor laranja) e 11 risco potencial alto (cor amarelo).

Foi observada uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada. Na ocasião, além da região Nordeste em estado gravíssimo, sete regiões apresentaram risco grave e oito risco potencial alto.

Como observado nas últimas semanas, o quesito de capacidade de atenção permanece sendo o destaque positivo, com 13 regiões em risco moderado, (cor azul). Apenas as regiões Nordeste e Planalto Norte, no gravíssimo, e Xanxerê, no grave, apresentam níveis mais preocupantes em relação à ocupação de leitos de UTI.

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já as em risco grave são Extremo Sul, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.

Como a Matriz classifica o risco das regiões

A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Um ano de cuidado: projeto transforma momentos de beleza em experiências de inclusão na APAE de Criciúma

commentJornalismo access_time29/09/2026 14:59

Ação realizado por barbeiros voluntários leva cortes de cabelo, cuidados com as unhas e serviços de barbearia a educandos

Últimos dias para se inscrever no curso gratuito de Desenvolvimento de Sistemas em Morro da Fumaça

commentJornalismo access_time28/09/2026 20:10

Formação do Projeto Construindo Futuros começa nesta terça-feira, dia 29, e integra iniciativa da Prefeitura em parceria com o SENAI

Amrec oficializa Colegiado de Vice-Prefeitos e amplia articulação regional

commentJornalismo access_time28/09/2026 17:10

Grupo já vinha realizando encontros nos municípios e agora passa a integrar oficialmente a estrutura de colegiados da associação

Vaguinho se licencia do cargo

commentJornalismo access_time28/09/2026 16:38

Salésio Lima fica no cargo até a próxima segunda-feira

CocalFest chega ao fim após reunir 45 mil pessoas em quatro dias

commentJornalismo access_time28/09/2026 15:15

Shows nacionais, dança, gastronomia, cultura e homenagens movimentaram Cocal do Sul de quinta a domingo