Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Apresentação

Eldorado, história e tradição

person

Criciúma já fervilhava em progresso nos idos da primeira metade dos anos 40. A extração de carvão, com escala industrial desde os anos 10, fazia da cidade um pólo que atraía mão de obra, dentro de um município bastante maior que o atual. Àquela época, Criciúma compreendia os atuais territórios de Içara, Nova Veneza e Forquilhinha. Logo, a terra criciumense estendia-se dos recôncavos da serra que faz divisa com o Rio Grande do Sul até o litoral ponteado pelo atual Balneário Rincão. Um município que, na altura da quarta década do século XX, já superava Araranguá e Laguna, mais antigos, em importância no sul catarinense. Faltava uma emissora de rádio para falar a esta crescente população. Os poucos aparelhos existentes captavam as ondas das emissoras portoalegrenses, como Gaúcha e Farroupilha, e das cariocas, como Mairink Veiga, Tamoio, Tupi e Nacional, além da Difusora de Laguna.

A personalidade local na comunicação teve algum impulso na segunda metade da década de 20, tempos da emancipação de Araranguá, quando o primeiro prefeito, Marcos Rovaris, mantinha O Mineiro, jornal pioneiro da cidade, mas de efêmera duração. Outros títulos de limitadas tiragens pautaram sem muita persistência os anos seguintes até que algumas lideranças se entusiasmassem em torno da mídia falada. Estava pavimentado o caminho para que Criciúma, em breve, passasse a ouvir as vozes da terra nos aparelhos de rádio.

folder_openPáginas relacionadas

Sobre o autor