Notícias em destaque

  TUDO A VER: Antiguidades e Inteligência Artificial foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time16/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Edu Barato e Fernando Ferreira

De virada, ACF Futsal garante vaga na semifinal da Copa SC

commentEsporte access_time15/10/2026 20:47

Briga por vaga na final será contra a Chapecoense Futsal

Criciúma e São Bernardo se enfrentam pela quarta vez na história

commentCriciúma EC access_time16/10/2026 10:30

O Tigre soma duas vitórias e um empate nos três confrontos anteriores

Melhora o quadro da Covid-19 em Santa Catarina

Pela primeira vez o mapa de Santa Catarina fica sem uma única região em "vermelho"

comment Jornalismo access_time26/09/2021 - 20:45

Reportagem: Redação Eldorado

Pela primeira vez este ano, a Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 25, pelo Governo de Santa Catarina, não apresenta regiões em risco gravíssimo (cor vermelha) para a Covid-19. Apenas a região Nordeste está em risco grave (cor laranja), 13 regiões apresentam risco alto (cor amarela) e três foram reclassificadas para o risco potencial moderado (cor azul).
A partir desta semana, a matriz apresenta uma nova região de saúde, a do Vale do Itapocu, que foi separada da Nordeste. Sua incorporação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite.

Observa-se que o indicador de variação semanal, na dimensão de monitoramento, sofreu alteração devido às correções feitas pelo Ministério da Saúde.

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê. As regiões do Meio Oeste, Serra Catarinense e Vale do Itapocu foram classificadas em risco potencial moderado.

O principal objetivo da matriz de risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão.
A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.
De forma geral, vê-se um quadro de melhora em todo o estado.
Há, entre as autoridades, uma expectativa bastante alta de que essa melhora continue nas próximas semanas, sempre reforçando que depende da população se vacinar com a primeira e a segunda dose. A imunização só vem com a segunda dose ou com a dose única”.

Esse é um cenário geral de Santa Catarina bastante animador frente a todas as situações já vividas durante a pandemia.
Pelo que há no cenário internacional, mesmo os locais vacinados tendem a ter mais uma onda de casos, mas não necessariamente de óbitos.

Matriz em novo formato
A matriz de risco para a Covid-19 desta quarta semana de setembro de 2021 começa a ser apresentada em um novo formato estético, em painéis. Construído pela equipe da DITIG, na sala de situação, a apresentação dos dados é mais dinâmica, seguindo as mesmas informações, cálculos e indicadores definidos na última alteração que houve em 31 de julho de 2021.

Foram elaborados sete painéis com as informações do Mapa de Risco para Covid-19 em Santa Catarina. O primeiro possui uma apresentação sobre o mapa e as dimensões; no segundo dois mapas, um da dimensão Gravidade e outra da Transmissibilidade; no terceiro, um mapa da dimensão Monitoramento e outro da Capacidade de Atenção; o quarto painel apresenta as classificações das dimensões e do mapa das 17 regiões; o quinta mostra as notas dos indicadores das regiões; o sexto, os dados brutos que foram parâmetros para as notas dos indicadores; e o sétimo painel com as explicações de como funciona o Mapa de Risco para a Covid-19 no estado.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  TUDO A VER: Antiguidades e Inteligência Artificial foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time16/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Edu Barato e Fernando Ferreira

Criciúma inicia construção de centro especializado para crianças autistas

commentJornalismo access_time16/10/2026 08:30

Investimento de R$ 19 milhões prevê estrutura multidisciplinar e atendimento a cerca de 900 alunos da rede municipal

  TUDO A VER: Edição especial de Dia dos Professores

commentJornalismo access_time15/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Guilherme Cardoso, Josiane Pedro, Elaine Salvaro, Michele Guizzo, Pedro Rosso e Sabrina Canarin e

Joster Fávero alerta para impactos do fim da escala 6x1

commentJornalismo access_time15/10/2026 10:00

Presidente do sindicato aponta aumento de custos e possíveis reflexos nos preços de hotéis, bares e restaurantes.

Senado aprova fim da escala 6x1

commentJornalismo access_time15/10/2026 07:10

Nova jornada prevê dois dias de descanso sem redução salarial