Hilário Freitas, filho de Domício Freitas, faleceu aos 91 anos
Faleceu, na manhã deste sábado (30), aos 91 anos, Hilário Freitas, que estava internado em Balneário Camboriú.
Reportagem: Foto: Ronaldo Freitas (E), Deputado Federal Daniel Freitas, Hilário Freitas e Alexandre Freitas (irmão do Deputado e neto de Hilário), na posse do parlamentar na Câmara dos Deputados, em 2019.
O filho mais velho de Diomício Freitas e Agripina Francioni de Freitas. Hilário Freitas, faleceu aos 91 anos de idade na manhã deste sábado em Balneário Camboriú, onde estava internado. As despedidas irão ocorrer em Criciuma, onde ele nasceu e passou maior parte da sua vida.
Pai de Maria Acioli Benedetti, Thales Rogério de Freitas (em memória), Ronaldo Accioli de Freitas, Themines Agrício de Freitas e Nicole Freitas Andrade. Tem nove netos e quatro bisnetos. Nascido no bairro Sangão em Criciúma/SC teve sua trajetória marcada por muito esforço e dedicação aos estudos. Formado em Ciências Atuariais, Ciências Econômicas e Engenharia Civil, construiu uma importante história no desenvolvimento econômico de Criciúma e região.
Com 19 anos, seu pai Domício Freitas, voltava da Europa com dois navios para fazer o transporte do carvão de suas minas, carvão que seria vendido a estrada de ferro Central do Brasil, Leopaldina Railoway e Barcas Cantareiras, que também eram movidas a carvão e o convidou para se transferir para a cidade do Rio de Janeiro, a fim de auxiliá-lo na gerência da Navecal - Navegação Catarinense Ltda.
Na mesma época o governo brasileiro exigiu que todas as mineradoras entregassem toda sua produção à CSN, razão que fez desaparecer a finalidade inicial da empresa de navegação. Hilário então resolveu abrir uma linha de transporte de madeira para a Argentina e no seu retorno trazia cargas de trigo.
Ainda no Rio de Janeiro, Hilario soube que a CSN, abrira a opção de compra da Carbonífera Metropolitana e imediatamente chamou seu pai para formalizar a compra, uma vez que já havia negociado com os proprietários. Como seu pai não pode comparecer, enviou seu irmão, Dite Freitas para que juntos fizessem a compra das ações da CSN.
Como Engenheiro Civil construiu o famoso Yate Clube no Balneário Morro dos Conventos, os edifícios Criciúma e Araranguá. Foi eleito vereador na cidade de Araranguá, enquanto seu pai Domício se elegia Deputado Federal por Criciúma, na antiga UDN. Empreendedor e homem de visão, fundou diversas empresas, tais como: Construtora Conventos, Xanahi - Participações Ltda e, especialmente, a Industrial Conventos, hoje Empresas Icon, constituídas por: IconMaq, Icon Matrizes e Moldes, Studio Icon e TronBrasil.
Hilário foi professor de matemática da Fucri (atual Unesc) e sempre apostou na educação para o crescimento de seus negócios. Unindo necessidade e responsabilidade social, fez parceria com o Bairro da Juventude e com a SATC, que até os dias atuais capacitam jovens que encontram nas empresas da família, oportunidades para construir uma carreira profissional. Percussor do ramo industrial metal mecânico, deixou muitas lições. Seu filho e sucessor Ronaldo Freitas, diretor-presidente das Empresas Icon, fundadas por Hilário, falou que “a lição mais profunda que recebemos no dia a dia do fundador, Hilário Accioly de Freitas, é de que a atividade empresarial exige empreendedorismo e uma atuação de parceria entre dirigentes e colaboradores”.
Na Foto: Ronaldo Freitas (E), Deputado Federal Daniel Freitas, Hilário Freitas e Alexandre Freitas (irmão do Deputado e neto de Hilário), na posse do parlamentar na Câmara dos Deputados, em 2019.
Mais notícias de Jornalismo
Feira CasaPronta tem abertura de sua 14ª edição nesta quarta-feira (3)
Evento acontece até domingo (7), em Tubarão
ACII Indica: feira de empregos em Içara terá mais de 100 vagas neste sábado
Ação promovida pela Associação Empresarial de Içara e Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai reunir empresas de diferentes segmentos.
Criciúma promove ações para Semana do Meio Ambiente
Iniciativa tem objetivo de conscientizar e aproximar a população
Após resgate emergencial de 28 gatos, ONG Quero Adotar realiza feira de adoção neste sábado
Organização concluiu o resgate na manhã desta sexta-feira e busca famílias adotantes, lares temporários e doações para custear atendimento veterinário dos animais
Linhas intermunicipais que atendem Cocal do Sul terão mudanças a partir de junho
Passageiros devem ficar atentos às alterações relacionadas aos horários, créditos e atendimentos













