Notícias em destaque

De Tubarão para o Brasil: CasaPronta fecha edição marcada por conexões nacionais

commentJornalismo access_time08/06/2026 15:30

Feira reuniu cerca de 50 mil visitantes e gerou oportunidades que conectaram empresas do Sul catarinense a projetos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará

Duas goleadas marcam a terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Criciúma

commentEsporte access_time08/06/2026 15:33

Fim de semana também teve o primeiro placar 0 a 0 da competição

Criciúma celebra 35 anos da conquista da Copa do Brasil com evento especial no Tigre Sports Bar

commentCriciúma EC access_time02/06/2026 11:08

A noite reunirá ex-atletas, ex-dirigentes e demais pessoas que fizeram parte da campanha que garantiu ao Tigre o maior título de sua história.

Eleição movimenta Sistema Fecomércio na próxima segunda-feira (9)

Hélio Dagnoni e Renato Campos Carvalho defendem valorização dos sindicatos regionais, fortalecimento da formação técnica e visam criar Portal da Transparência para a entidade.

comment Jornalismo access_time05/05/2022 - 18:25

Reportagem: Redação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) realiza na próxima segunda-feira (9) a eleição da próxima administração (2022/2026). Duas chapas apresentam-se em busca dos votos das 68 entidades sindicais que compõem o sistema responsável por representar a classe varejista e sustentar o Sesc e o Senac. De um lado, o grupo liderado pelos empresários Hélio Dagnoni e Renato Campos Carvalho, e de outro concorrem Emílio Schramm e Roque Pelizzaro.

A chapa inscrita sob a liderança de Hélio Dagnoni e Renato Campos Carvalho possui 19 membros para a diretoria executiva, três conselheiros fiscais e 17 suplentes. Entre as principais bandeiras defendidas pelo grupo estão a valorização e defesa dos empresários do setor, fortalecer o Sesc e o Senac - braços educacional e social da Fecomércio-SC e investir em serviços para fomentar os sindicatos regionais.

“Precisamos colocar os empresários catarinenses e seus colaboradores no patamar da tecnologia e da inovação exigida no mundo atual, tendo nos sindicatos um recurso para ampará-los nas áreas da saúde, jurídica, comunicação, vendas, marketing, desenvolvimento profissional e financeiro e, além disso, ampliar a formação de técnicos, uma demanda latente no mercado atual”, pontua Dagnoni, candidato a presidente.

No pleito em busca da chancela para conduzir a federação dos varejistas, o grupo liderado por Dagnoni e Renato Carvalho aposta na experiência em atividades sindicais e associativistas dos membros. “Sabemos que, além da tecnologias, as leis também mudam toda hora e, diante desse cenário, os comerciantes precisam estar mais amparados. Vamos lutar para que não haja aumento e nem a criação de novos impostos”, ressalta Carvalho, candidato à vice-presidência.

Do ponto de vista institucional, uma das propostas principais de Dagnoni e Carvalho está na criação de um Portal da Transparência para o Sistema Fecomércio. “Precisamos avançar nesse aspecto, colocando para a sociedade uma página onde se possa acessar toda a destinação dos recursos arrecadados pela nossa entidade”, frisa Dagnoni.

Hélio Dagnoni atua como representante comercial desde 1979 e possui um comércio em Balneário Camboriú. Está presidente do Sindilojas - Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Região e no mesmo município presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local por quatro anos e foi secretário municipal de Turismo em 2016. Há três anos, o candidato exerce a vice-presidência de Turismo da Fecomércio.

Renato Carvalho é empresário do comércio varejista e atacadista desde 1986 na cidade de Criciúma. Está presidente do Sindilojas - Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Criciúma e Região e no mesmo município presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local de 2005 a 2008. Exerceu cargos de diretor distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FDCL), vice-presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), secretário municipal da Fazenda em 2016 e secretário da organização social Bairro da Juventude. Há cinco anos, o candidato ocupa também a função de conselheiro do Sesc e da Fecomércio SC.

Colaboração: João Pedro Alves - Alfa Comunicação e Conteúdo

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

De Tubarão para o Brasil: CasaPronta fecha edição marcada por conexões nacionais

commentJornalismo access_time08/06/2026 15:30

Feira reuniu cerca de 50 mil visitantes e gerou oportunidades que conectaram empresas do Sul catarinense a projetos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará

Contação de histórias leva literatura e imaginação para escolas de Cocal do Sul

commentJornalismo access_time08/06/2026 15:28

Ação percorre unidades da rede municipal e estimula o gosto pela leitura entre as crianças da Educação Infantil

Refis em Criciúma: contribuintes têm até 30 de junho para regularizar débitos com desconto em juros e multas

commentJornalismo access_time08/06/2026 15:26

Programa permite parcelamento com condições especiais e beneficia quem fizer a regularização espontânea antes de autuação fiscal

Nova Veneza inicia arrecadações para a Campanha do Agasalho

commentJornalismo access_time06/06/2026 11:00

Ação social será realizada até o dia 5 de julho

Afasc completa 53 anos transformando mais de 14 mil realidades por mês em Criciúma

commentJornalismo access_time05/06/2026 20:53

Instituição atua da primeira infância ao envelhecimento, com uma rede completa de serviços que promove cuidado, acolhimento e transformação social em diferentes bairros da cidade