Aula de defesa pessoal é realizada em Cocal do Sul e intregra campanha Agosto Lilás
Ação acontece na próxima quarta-feira (26) e terá 30 vagas
Técnicas para se proteger, conseguir escapar e buscar um local seguro diante de uma situação de risco estarão no centro de uma aula de defesa pessoal promovida pelo Governo de Cocal do Sul no dia 26 de agosto.
A atividade integra a programação do Agosto Lilás, será realizada no Sesc Comunidade Cocal e terá 30 vagas.
A prefeita em exercício, Roseny Cittadin, a Nega, reforça que a iniciativa busca levar informação e ferramentas práticas às mulheres.
"O Agosto Lilás nos lembra que o enfrentamento à violência precisa acontecer todos os dias. Com essa aula, queremos oferecer conhecimento que possa ajudar uma mulher a se proteger em uma situação de risco, mas também reforçar que ela não está sozinha e que existe uma rede de apoio no município”, afirma.
A atividade será realizada em parceria com a Polícia Militar, por meio da Rede Catarina de Proteção à Mulher. A secretária de Saúde, Giovana Galato, lembra que a violência também deixa consequências na saúde física e emocional.
“Cuidar da mulher significa trabalhar a prevenção da violência e promover a saúde física e mental. A violência deixa marcas que podem ser físicas ou emocionais e, por isso, precisamos fortalecer as redes de cuidado e apoio”, afirma Giovana.
Responsável pela Rede Catarina nos municípios de Cocal do Sul e Içara, a cabo da Polícia Militar Maíra de Mello Martignago de Luca explica que as técnicas ensinadas terão como foco a proteção e a possibilidade de fuga, e não o enfrentamento direto.
“A proposta não é incentivar o confronto com o agressor, mas ensinar técnicas que permitam à mulher se proteger, criar uma oportunidade para fugir e buscar um lugar seguro”, explica.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (48) 99147-9655. As primeiras 30 inscritas garantem vaga e haverá uma lista de espera para eventuais desistências.
A ação conta ainda com o apoio do Instituto Quem Aprende e Se Defende (I-QASED), parceiro do município em iniciativas de acolhimento e orientação às mulheres.
Mais notícias de Jornalismo
TUDO A VER: Jornalismo interativo e segurança nas eleições foram os assuntos desta segunda-feira
Natália Chaves recebe Lucas Lemos e o tenente-coronel Mário Luiz Silva
Quando será o segundo turno das eleições? Veja a data
Além de presidente, 6 estados e o DF irão decidir governador
Renovação de um terço na Alesc
Dos 40 deputados, 27 são reeleitos e 13 são novos
ONG Quero Adotar realiza feira de adoção de gatos em Criciúma
Ação ocorre das 13h às 19h no Nações Shopping
Legislativo homenageia CDL Criciúma pelos 60 anos de história
Sessão Especial acontece quarta-feira (7), às 19h














