Nova lei para queijos artesanais em SC
Sancionada e publicada no Diário Oficial, novas regras permitem a produção e comercialização dos queijos de leite cru no estado
Sancionada nesta terça-feira (16) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17), já está valendo a lei que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru no Estado de Santa Catarina. A lei número 17.486 é de autoria do deputado estadual João Amin.
Pela lei, é considerado queijo artesanal aquele elaborado com leite cru da própria fazenda, com métodos tradicionais, com vinculação ao território de origem, conforme Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) estabelecido para cada tipo e variedade, sendo permitida a aquisição de leite de propriedades rurais próximas desde que atendam todas as normas sanitárias pertinentes. Poderão constituir a fórmula dos queijos artesanais os seguintes itens: leite cru, condimentos naturais, corantes naturais, coalhos/coagulantes, sal (cloreto de sódio ou outro que exerça a mesma função), fermentos e outras substâncias de origem natural, permitindo-se a utilização de aditivos descritos nas receitas originais.
A queijaria deve dispor de ambientes adequados para recepção do leite, higienização de mãos e calçados (barreira sanitária), fabricação, embalagem, estocagem (quando necessário), expedição e almoxarifado.
A lei determina, ainda, que a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária da produção do queijo artesanal serão realizadas periodicamente pelo órgão de controle sanitário. Também serão realizados regularmente exames laboratoriais de rotina para atestar a qualidade do produto final.
Ouça no boletim abaixo:
Mais notícias de Jornalismo
Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 23 mil pessoas em Criciúma
Evento contou com a participação de 71 instituições e teve como tema “Educação de Criciúma: ponte para o conhecimento, caminho para o futuro”
Stabile celebra três anos de atuação em Criciúma
A celebração contou com sorteio de rifa solidária, bolo de aniversário e reafirmação dos propósitos da entidade
Afasc reúne gerações e celebra Independência no desfile de 7 de Setembro em Criciúma
Mais de 110 participantes, entre integrantes dos serviços e da fanfarra, representaram a instituição na celebração cívica
Sete de Setembro reúne mais de 1500 pessoas em desfile em Meleiro
O evento foi marcado pela participação de estudantes, professores, servidores, integrantes de entidades e representantes de diferentes segmentos
Criciúma amplia debate sobre preparação para chegada de El Niño
Encontro com sociedade civil apresentará Plano de Contingência, ações preventivas e estratégias de resposta do Município














