Notícias em destaque

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Taça Ramon Chaveiro de Skate tem quinta edição marcada em Cocal do Sul

commentEsporte access_time10/09/2026 20:00

Premiação de R$ 10 mil será distribuída entre seis categorias

Criciúma recebe o Juventude no Majestoso em busca da liderança da Série B

commentCriciúma EC access_time08/09/2026 16:53

Para o confronto, o técnico Eduardo Baptista não poderá contar com o volante Eduardo

 
Radar Sul inaugura amanhã

Equipamento irá monitorar 41 municípios da Região Sul de Santa Catarina

comment Jornalismo access_time14/02/2018 - 16:09

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Leneza Della Krás / ADR Araranguá

O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inauguram na próxima quinta-feira (15) o Radar Sul. O ato ocorre no Morro dos Conventos, em Araranguá, onde o equipamento está instalado, às 11h. Junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina será o único Estado do Brasil a ter 100% de cobertura por radar meteorológico.
O radar é móvel e tem alcance de 100 a 150 quilômetros, abrangendo 41 municípios do Sul do Estado. Sempre que necessário ele poderá ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina.
O equipamento de 4 toneladas possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC) e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil. O coordenador da Defesa Civil Regional de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, fala sobre a inauguração e explica o funcionamento do aparelho. Ouça no podcast abaixo:

Municípios pertencentes à cobertura do radar móvel

Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.

micÁudio da notícia

Dados do radar poderão ser acessados também pelo público pelo site da Defesa Civil e Epagri/Ciram



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Nova Veneza recebe Escola Móvel do SENAI com 100 vagas gratuitas

commentJornalismo access_time12/09/2026 09:22

Cursos de Soldador Industrial e Costura Industrial serão oferecidos em parceria com a Prefeitura

Nova sede do CREAS é inaugurada pela Prefeitura de Criciúma

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:41

Atendimento ao público já está sendo realizado no novo espaço, agora localizado no bairro São Luiz

Prefeitura de Criciúma promoverá ações alusivas ao Setembro Amarelo em diversos pontos da cidade

commentJornalismo access_time11/09/2026 19:38

Atividades voltadas ao público serão promovidas de 12 a 23 de setembro e integram o Programa Saúde em Cores

Prefeitura de Criciúma assina termo de cessão de uso de imóvel destinado ao Grupo de Amparo aos Diabéticos

commentJornalismo access_time11/09/2026 18:00

Espaço será reservado para ações em apoio ao grupo

São Simão tem quatro pavimentações de rua concluídas

commentJornalismo access_time11/09/2026 17:00

Bairro de Criciúma receberá cerca de um quilômetro de novo asfalto