Há 40 anos, ocorria a maior tragédia de Criciúma
Explosão levou abaixo a estrutura de um prédio de três andares provocando a morte de 13 pessoas
Em um 29 de março, só que do ano de 1978, uma quarta-feira, há 40 anos, a cidade de Criciúma amanhecia chocada. Uma explosão por volta das 2h30min da madrugada, levou abaixo a estrutura de um prédio de três andares provocando a morte de 13 pessoas na rua Henrique Lage, no centro da cidade.
As construções próximas ao prédio também sofreram abalos com vidros estilhaçados e portas de ferro retorcidas.
Praticamente toda a cidade ouviu a explosão, segundo à Rádio Eldorado, que estava no ar. No andar térreo do prédio funcionava a Casa das Blusas e Confecções Ltda. Nos quatro apartamentos do primeiro e segundo andares moravam cerca de 20 pessoas.
Criciúma parou e se mobilizou para velar os corpos na então Igreja Matriz São José. A tragédia jamais saiu da memória de quem foi contemporâneo da época.
Contudo, a causa das mortes ainda era um mistério. No entanto, a polícia não tardou em desvendar o que aconteceu naquela madrugada. Após uma rápida investigação, todos os indícios apontaram para o dono do prédio, o comerciante Raul de Oliveira, que acusado de forjar a explosão para receber um seguro da malharia que lhe pertencia e que se localizava no andar térreo, foi condenado no ano seguinte a 251 anos de prisão, dos quais cumpriu 17.
Outras três pessoas ligadas à Oliveira estiveram envolvidas com o crime, dentre eles o conhecido incendiário Olívio Francisco de Aguiar. Naquela noite, somente a família do comerciante, que morava no prédio, não se encontrava em casa.
Mais notícias de Jornalismo
Criciúma promove Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes
Dia D será realizado em 22 de agosto, das 8h às 17h, em todas a UBSs do município
Gabinete Itinerante tem nova edição na região da Quarta Linha
Ações fazem parte do projeto "Criciúma, quem ama cuida"
Arraiá Solidário reúne mais de R$ 20 mil em quarta edição
Iniciativa foi realizada pela CDL de Criciúma e pelo Núcleo de Lojistas do Centro
Escolas de Cocal do Sul rcebem melhorias durante férias
Serviços fazem parte da manutenção periódica das unidades da Rede Municipal de Ensino
Cocal do Sul realiza Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos
Mobilização segue até 1º de setembro e terá Dia D em 22 de agosto













