Notícias em destaque

Feira CasaPronta tem abertura de sua 14ª edição nesta quarta-feira (3)

commentJornalismo access_time02/06/2026 13:08

Evento acontece até domingo (7), em Tubarão

Caravaggio empata com o Hercílio Luz e se prepara contra o Juventus no domingo

commentEsporte access_time02/06/2026 11:16

Com o resultado, a equipe de Nova Veneza chegou aos 15 pontos e está na segunda posição.

Criciúma celebra 35 anos da conquista da Copa do Brasil com evento especial no Tigre Sports Bar

commentCriciúma EC access_time02/06/2026 11:08

A noite reunirá ex-atletas, ex-dirigentes e demais pessoas que fizeram parte da campanha que garantiu ao Tigre o maior título de sua história.

Professores da Unesc lançam livro sobre história das estruturas carboníferas

Obra aborda os reflexos que a mineração provocou na região

comment Jornalismo access_time05/05/2018 - 07:48

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Vitor Netto

Resgatar a memória e fortalecer a identidade dos patrimônios históricos da cidade e da região. Esses são alguns dos objetivos do livro "Memórias e identidades: as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina". A obra foi lançada na tarde desta sexta-feira (4/5), no Auditório Edson Rodrigues da Unesc.

O livro é organizado pela professora Marli de Oliveira Costa e pelo professor Paulo Sérgio Osório, com a contribuição de membros do corpo docente da Universidade, dos cursos de História, Pedagogia, Economia, dos mestrados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico, assim como egressos da Instituição.

A obra resgata as memórias sobre as atividades da extração do carvão no Estado e as marcas do passado industrial na sociedade. São identificados os processos de extração, armazenamento, transporte e também as práticas sociais dos trabalhadores do carvão, como locais onde os trabalhadores e suas famílias residiam, escolas, igrejas, locais de lazer e assistência à saúde e leva a uma reflexão sobre a transformação da paisagem e da construção da identidade cultural que esta atividade econômica proporcionou.

A publicação é resultado do Edital para Grupos de Pesquisa da Acafe, lançado pela Fapesc no ano de 2016. Ela é promovida pelo Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), pelo curso de História e pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias.

De acordo com Marli, a obra serve de fortalecimento das identidades. “É uma alegria imensa estar devolvendo para a sociedade de Santa Catarina esta obra que mostra que as atividades carboníferas, elas fazem parte da história política, cultural e econômica de todo o Estado”, comenta Marli.

Emocionado, Osório explicou que para ter esse resultado, foram desenvolvidas dicersas pesquisas locais. “Até chegar aqui foi feito muito trabalho, muito campo, muita pesquisa, muita estrada, muito pó, muita lama e fomos em vários lugares para identificar os locais, e que alguns hoje estão em ruínas. Muitas vezes este vazio te remete as memórias passadas, porque estas estruturas não estão mais lá, mas as memórias estão presentes”.

Lançamento prestigiado

Com o auditório Edson Rodrigues lotado, alunos, professores e a comunidade externa puderam conhecer a importância da obra. De acordo com o coordenador do curso de História, Thiago Coelho, o livro é um fechamento de um ciclo importante no curso de história e vem para gerar novas pesquisas e novos livros. Já para o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira, a obra vem para ocupar um espaço necessário para resgatar a história da região.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o livro é o resultado de um trabalho árduo. “Manter a história viva quando a gente encontra obras como esta, nos motiva a manter as conquistas da Universidade. Esta obra reúne os pilares da Unesc o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, o que nos dá mais energia ainda”, enfatiza a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, comentou que a obra demostra a importância da História para a sociedade. “A memória e o compromisso que vocês colocam aqui é muito grande. Não só para vocês, ou só para o curso de História, mas para toda a sociedade de Santa Catarina, em resgatar, manter e lutar pelo patrimônio que está aqui”, enfatiza.

A professora Mágada Tessman também participou do evento, representando a diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Roda de conversa

Após o lançamento, uma roda de conversa sobre o livro e patrimônios históricos foi realizada. O arquiteto e gerente de patrimônio histórico da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), Diego Fermo, tratou sobre as características arquitetônicas relacionadas a obra. “É muito importante para a FCC obras como esta, pois buscam as memórias que estão espalhadas por todos os cantos do Estado”, comenta.

A professora doutora, Daniela Pistorello, tratou sobre os patrimônios históricos e acredita que eles impactam com a cultura da sociedade. “Os patrimônios produzem encantamento e ressonância nas pessoas. Isso é, uma atribuição de valores das pessoas sobre o que elas empregam nas obras. O livro traz memória, história, patrimônios e a cultura visual dos locais”, afirma.

A distribuição do livro foi gratuita aos presentes no evento e também está disponível em eBook.

Confira: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5500

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Feira CasaPronta tem abertura de sua 14ª edição nesta quarta-feira (3)

commentJornalismo access_time02/06/2026 13:08

Evento acontece até domingo (7), em Tubarão

ACII Indica: feira de empregos em Içara terá mais de 100 vagas neste sábado

commentJornalismo access_time02/06/2026 11:12

Ação promovida pela Associação Empresarial de Içara e Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai reunir empresas de diferentes segmentos.

Criciúma promove ações para Semana do Meio Ambiente

commentJornalismo access_time01/06/2026 13:42

Iniciativa tem objetivo de conscientizar e aproximar a população

Após resgate emergencial de 28 gatos, ONG Quero Adotar realiza feira de adoção neste sábado

commentJornalismo access_time29/05/2026 16:43

Organização concluiu o resgate na manhã desta sexta-feira e busca famílias adotantes, lares temporários e doações para custear atendimento veterinário dos animais

Linhas intermunicipais que atendem Cocal do Sul terão mudanças a partir de junho

commentJornalismo access_time29/05/2026 16:39

Passageiros devem ficar atentos às alterações relacionadas aos horários, créditos e atendimentos