Notícias em destaque

Quando será o segundo turno das eleições? Veja a data

commentJornalismo access_time05/10/2026 09:52

Além de presidente, 6 estados e o DF irão decidir governador

Larm marca para segunda-feira reunião sobre polêmica da transmissão da final única

commentEsporte access_time30/09/2026 21:45

Assuntou gerou desconforto entre liga e representantes das equipes participantes

Yuri Tanque destaca chegada de Umberto Louzer e mira reta final da Série B pelo Criciúma

commentCriciúma EC access_time01/10/2026 13:29

Centroavante do Criciúma valoriza vitória no clássico catarinense e projeta últimas oito rodadas da Série B em busca do acesso

Acadêmica da Unesc na fase final do Campeonato Brasileiro de Xadrez

Estudante de Educação Física disputará competição no Rio de Janeiro

comment Esporte access_time15/02/2019 - 09:00

Reportagem: Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Claudia Aquino

A acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc Kathiê Goulart Librelato vai em busca do título brasileiro de xadrez. Ela é moradora de Içara e disputa a fase final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez a partir de sábado 16/2 no Rio de Janeiro.

Kathiê, que já foi vice-campeã mundial de xadrez universitário, conquistou a vaga após vencer a fase semifinal em dezembro de 2018. Para trazer mais uma medalha na bagagem, a enxadrista disputará com outras 16 atletas, em um sistema eliminatório. Dentre as competidoras, ela foi pré-ranqueada como número três da competição e enfrenta a paulista Julia Vieira nas oitavas de final.

Para Kathiê, o objetivo é manter o bom desempenho de 2018 e trazer mais conquistas para o Sul de Santa Catarina. “Além do título de vice-campeã mundial universitária, fui campeã dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), representando a Unesc; integrei a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Xadrez, realizadas em Batumi, na Geórgia; fui vice-campeã pan-americana sub 20, e campeã sul-americana sub 20, conquistando o título vitalício de Mestre Internacional Feminina, o Wim (Woman International Master)”.

O Campeonato Brasileiro é organizado pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e, além de reconhecer a melhor enxadrista brasileira, conta como pontuação de desempenho para o atual ciclo olímpico, que definirá a Seleção Brasileira de Xadrez nas Olimpíadas de 2020.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

Final de Campeonato Estadual de Futsal recebe três equipes de Cocal do Sul

commentEsporte access_time01/10/2026 20:00

Categorias Sub-9, Sub-10 e Sub-11 do Cocal do Sul/Anjo Futsal disputam pelo título

Larm marca para segunda-feira reunião sobre polêmica da transmissão da final única

commentEsporte access_time30/09/2026 21:45

Assuntou gerou desconforto entre liga e representantes das equipes participantes

Decisão do Campeonato Municipal de Bocha de Criciúma será nesta quinta-feira

commentEsporte access_time30/09/2026 16:43

Partidas serão na cancha do Círculo São José, na Praça Nereu Ramos

Maryele Cardoso é convocada para representar o Brasil no Mundial de Parasurf

commentEsporte access_time30/09/2026 15:20

Atleta do Rincão vai competir em Palm Desert, na Califórnia

Conferência debate pautas e prioridades do esporte de Criciúma

commentEsporte access_time30/09/2026 15:11

Iniciativa foi da Fundação Municipal de Esportes e do Conselho Municipal de Esportes