Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ERA MODERNA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time27/09/2019 - 15:45

De tempos em tempos, a falácia do “politicamente correto”, assume um tema preferencial e abunda os tímpanos dos desatentos. Tentam na marra convencer e até impor seus conceitos, ou melhor, pré-conceitos.

A lamentar que tema como a educação não ponteei as preocupações.

A pouco, os canudinhos e sacolas plásticas foram e ainda são, alvo de campanha infame, objetivando suas simples eliminações do convívio e consumo popular.

Dentre tudo que a ciência e a indústria já disponibilizou para o uso e usufruto, sem dúvida entre as principais está o plástico.

(R)EVOLUÇÃO CENTENÁRIA.

Em 1907, o químico belga naturalizado americano Leo Baekeland, criou em laboratório o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, denominado bakalite, utilizando como matéria prima o petróleo, carvão e gás natural.

O plástico, do grego plastikos, flexível, sempre existiu na natureza, oriundo de resinas de certas árvores, que sob calor e pressão permite criar objetos.

Charles Goodyear em 1839, fez experimento inicial com vulcanização da borracha, seguido por John Wesley Hyatt em 1870, que produziu celuloide a partir de celulose das plantas. Foi o criador das bolas de bilhar em substituição das bolas de marfim.

A partir do surgimento da bakalite, centenas de plásticos foram criados. O poliéster (1932), o PVC (1933), o Nylon (1938), o poliuretano (1939), o teflon (1941), o silicone (1943) e, seus derivados.

Em 2018, segundo literatura científica, foi criado o plástico que pode ser reciclado infinitamente.

QUEM SERÍAMOS SEM O PLÁSTICO?

Sem dúvida, com IDH (Índice Desenvolvimento Humano) muito inferior. Fácil é refugar a sacola plástica que armazena compras supermercadistas e embala outros resíduos descartáveis nas lixeiras. A qualidade dos alimentos alcança qualidade superior pelo simples fato de estarem embalados e conservados em plásticos. É assim em 90% dos alimentos.

Toda água potável é conduzida, armazenada e distribuída em dutos plásticos. Em 58% dos tecidos e 82% dos calçados são de plásticos.

Nas edificações e mobiliários, móveis, eletrodomésticos, utilidades domésticas, forros, carpetes, divisórias, aberturas e portas fazem uso em profusão do plástico. Assim como nas tubulações hidráulicas e elétricas, fiação, terminais e dutos elétricos. Celulares, aparelhos de televisão, embalagens para líquidos.

Muitos são os corações artificiais, de plástico, palpitando em humanos.

O plástico está presente na estruturação dos ônibus, trens, metrôs, aviões e automóveis. Todos os protótipos para transportes em criação fazem do plástico o principal insumo construtivo. Milhares são os bons exemplos do uso dos plásticos, em embalagens e estruturação de toda ordem.

POLUIR É COLOCAR A COISA CERTA NO LUGAR ERRADO.

A frase título é do ambientalista brasileiro José Lutzenberger. Segundo estudos, no Brasil são produzidos 81 milhões de toneladas de resíduos por ano, dos quais, 0,2% são de sacolas e sacos plásticos.

O plástico é a coisa certa que pode ser transformado, e quem polui são as pessoas que o colocam no lugar errado. Educação é o que faz falta, notadamente a educação econômica. Em vez de lixo, o plástico deve ser tratado como matéria prima para outros muitos aproveitamentos através da reciclagem.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024