Notícias em destaque

Parada no abastecimento de água atinge Criciúma e região

commentJornalismo access_time23/05/2025 16:16

Durante a execução dos trabalhos, o abastecimento será temporariamente interrompido nos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Morro da Fumaça.

Reveza 6 e Festival Novos Talentos de Natação agitam piscinas do Mampituba

commentEsporte access_time22/05/2025 14:07

Competições ocorrem neste sábado (24) no Complexo Aquático do clube.

Criciúma encerra a campanha na Copa do Brasil

commentCriciúma EC access_time23/05/2025 16:25

Na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma enfrenta o Coritiba na segunda-feira (26/05). O duelo ocorre às 19 horas, no estádio Heriberto Hülse.

Justiça quer muralha sanitária para evitar entrada do coronavírus no sistema prisional

Reunião decidiu medidas preventivas nesta segunda-feira (16)

comment Jornalismo access_time17/03/2020 - 08:00

Reportagem: Jornalismo Eldorado / Divulgação

A Corregedoria-Geral da Justiça e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), após reunião ampliada na manhã desta segunda-feira (16/3) com os demais atores do sistema prisional de Santa Catarina, vão publicar recomendação direcionada aos magistrados com competência criminal, em execução penal e em infância e juventude para que prorroguem as saídas temporárias já deferidas, suspendam a concessão de saídas futuras e acelerem a análise de pedidos de progressão de regime para apenados, com a possibilidade ainda de decretação de prisão domiciliar e uso de tornozeleiras eletrônicas - existem 350 disponíveis neste momento. O foco das medidas é buscar criar uma "muralha sanitária" capaz de minimizar a proliferação do coronavírus nos sistemas prisional e socioeducativo catarinense, composto de 24 mil presos e 500 adolescentes internados.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa já havia anunciado a adoção de outras medidas com o mesmo objetivo, colocadas em prática já no último final de semana: suspensão das visitas íntimas por 30 dias - são registradas 20 mil delas por mês no Estado -, suspensão de visitas de idosos acima de 60 anos, crianças até 12 anos e gestantes, e suspensão das transferências interestaduais. Todas as autoridades presentes ao encontro desta manhã demonstraram preocupação com a possibilidade de o novo vírus se alastrar pelo sistema e causar muitas vítimas. Ainda que somente 5% da população carcerária tenha mais de 60 anos, as condições de saúde em geral são desfavoráveis e o ambiente propício para a contaminação. Em média, as unidades prisionais são compostas de celas com ocupação variável entre oito e 23 presos.

Segundo a corregedora-geral Soraya Nunes Lins, em posição seguida pelo desembargador Leopoldo Brüggemann, supervisor do GMF, tais recomendações têm o objetivo de refrear o avanço do vírus e evitar que as unidades prisionais eventualmente atingidas se transformem em vetor de disseminação. O secretário estadual da Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, demonstrou o paradoxo da situação que passa a enfrentar doravante: "Sempre trabalhamos para evitar fugas e evasões; agora temos que controlar a invasão do sistema pela doença."

A volatilidade registrada no meio, com o incessante entra e sai em cadeias e presídios, é uma das principais preocupações externadas no encontro, que contou com a presença de magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, delegados e assessores dos órgãos envolvidos. "Vamos seguir no acompanhamento deste quadro, e novas medidas serão tomadas quando necessário", garantiu a desembargadora Soraya. O desembargador Leopoldo acredita que a massa carcerária precisa ser informada de que tais medidas buscam exatamente protegê-la e não cercear seus direitos. "São ações pontuais, que terão retorno depois de passado este momento de crise", garantiu. Ele acrescenta que os casos urgentes serão atendidos por meio de videoconferência, como por exemplo as audiências de custódia.​

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Parada no abastecimento de água atinge Criciúma e região

commentJornalismo access_time23/05/2025 16:16

Durante a execução dos trabalhos, o abastecimento será temporariamente interrompido nos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Morro da Fumaça.

CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping

commentJornalismo access_time22/05/2025 15:00

Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com palestras voltadas ao público que busca informações sobre tendências, soluções e inovações para reformas e construção.

Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília

commentJornalismo access_time21/05/2025 16:44

Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense

Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão

commentJornalismo access_time21/05/2025 14:33

Durante o evento, os associados poderão conhecer mais sobre os projetos em andamento, como o Integra Coopera.

Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos

commentJornalismo access_time19/05/2025 10:02

Colibri- Mampituba 101 anos agitou a noite de sábado (17) e madrugada de domingo(18).