Notícias em destaque

Criciúma conquista 20 medalhas nos Jasti e garante destaque estadual

commentJornalismo access_time21/04/2026 15:15

Atletas da Afasc e FME competiram em Joinville entre os dias 18 e 21 de abril

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

Tubarão, uma cidade em construção e reconstrução sempre

Cidade comemora 150 anos nesta quarta-feira (27)

comment Jornalismo access_time27/05/2020 - 03:33

Reportagem: Willi Backes

No mês de Agosto de 1774, há 246 anos, no Brasil período colonial era fundada em área hoje conhecida por sul catarinense, a Vila Tubarão tendo à frente o Capitão João da Costa Moreira. A denominação derivada da linguagem indígena “Tuba-Nharõ”, Tubarão em 27 de Maio 1870, portanto a 150 anos, através da Lei Provincial n. 635, buscou emancipação político-administrativa da Província de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Hoje com aproximadamente 115 mil habitantes, Tubarão está entre os 15 principais PIB´s (Produto Interno Bruto) dos municípios de Santa
Catarina, apresentando destaque importante nos quesitos “desenvolvimento humano” e “desenvolvimento econômico” no Estado e no Brasil.
Ao longo de sua jovem e vitoriosa história, Tubarão enfrentou intempéries de toda ordem e grandeza, que ceivaram vidas humanas e patrimônios individuais e coletivos. Quanto mais sacrificada, mais Tubarão aglutinou forças. De geração em geração, filhos e filhas Tubaronenses edificaram e edificam próspera comunidade catarinense e brasileira.
Dentre muitas, despontam em Tubarão entidades e organizações com ações que objetivam desenvolvimento com crescimento econômico, cultural e educacional coletivo. Assim é com a UNISUL – Universidade do Sul Catarinense, ACIT – Associação Empresarial de Tubarão, diferenciado e completo Complexo Médico, diversificados sistemas construtivos, comércio ativo em todas as áreas, notadamente no Farol Shopping, destaque entre os similares existentes em Santa Catarina.
Por todas as boas razões, Tubarão é centro econômico, cultural e social referência na AMUREL – Associação dos Municípios da Região da Laguna e em toda Santa Catarina.

Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Criciúma conquista 20 medalhas nos Jasti e garante destaque estadual

commentJornalismo access_time21/04/2026 15:15

Atletas da Afasc e FME competiram em Joinville entre os dias 18 e 21 de abril

Prefeitura de Criciúma alerta para casos gripais

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:13

Medidas ajudam a prevenir a disseminação dos vírus

Victor Hugo é novo reforço do Caravaggio

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:02

Atacante de 25 anos defenderá o Azulão na Série B do Catarinense

Camelódromo de Criciúma tem edital aberto para concessão de boxes

commentJornalismo access_time20/04/2026 16:30

Prefeitura quer valorizar e dar mais dinamismo ao Mercado Público Criciumense

Prefeitura de Criciúma divulga serviços do feriado

commentJornalismo access_time20/04/2026 13:03

Município não emendará feriado