Tubarão, uma cidade em construção e reconstrução sempre
Cidade comemora 150 anos nesta quarta-feira (27)
No mês de Agosto de 1774, há 246 anos, no Brasil período colonial era fundada em área hoje conhecida por sul catarinense, a Vila Tubarão tendo à frente o Capitão João da Costa Moreira. A denominação derivada da linguagem indígena “Tuba-Nharõ”, Tubarão em 27 de Maio 1870, portanto a 150 anos, através da Lei Provincial n. 635, buscou emancipação político-administrativa da Província de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Hoje com aproximadamente 115 mil habitantes, Tubarão está entre os 15 principais PIB´s (Produto Interno Bruto) dos municípios de Santa
Catarina, apresentando destaque importante nos quesitos “desenvolvimento humano” e “desenvolvimento econômico” no Estado e no Brasil.
Ao longo de sua jovem e vitoriosa história, Tubarão enfrentou intempéries de toda ordem e grandeza, que ceivaram vidas humanas e patrimônios individuais e coletivos. Quanto mais sacrificada, mais Tubarão aglutinou forças. De geração em geração, filhos e filhas Tubaronenses edificaram e edificam próspera comunidade catarinense e brasileira.
Dentre muitas, despontam em Tubarão entidades e organizações com ações que objetivam desenvolvimento com crescimento econômico, cultural e educacional coletivo. Assim é com a UNISUL – Universidade do Sul Catarinense, ACIT – Associação Empresarial de Tubarão, diferenciado e completo Complexo Médico, diversificados sistemas construtivos, comércio ativo em todas as áreas, notadamente no Farol Shopping, destaque entre os similares existentes em Santa Catarina.
Por todas as boas razões, Tubarão é centro econômico, cultural e social referência na AMUREL – Associação dos Municípios da Região da Laguna e em toda Santa Catarina.
Willi Backes
Mais notícias de Jornalismo
Urussanga amplia frota para secretarias da Saúde e da Educação
Veículos reforçam atendimento à pacientes e otimizam distribuição de alimentação escolar
CAPAG A+: Criciúma alcança melhor avaliação do Tesouro Nacional
Resultado confirma evolução da gestão financeira e contábil do município
Imersão em Inteligência Artificial é realizada em Criciúma
Iniciativa é promovida pelo programa SCTEC
Programa de acolhimento à mulher é inaugurado em Cocal do Sul
Serviço funciona junto ao Museu Municipal Venícios Burigo
AgroPonte tem inscrições abertas para apresentações culturais
Programação artística é uma das novidades da feira














