Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

Hoje é Dia do Hospital

Data é homenagem a um dos mais importantes setores da sociedade

comment Jornalismo access_time02/07/2020 - 03:33

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Kátia Farias

Hoje, dia 2 de julho (quinta-feira), é o Dia Nacional do Hospital, segundo instituição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta data é comemorada por instituições como o Hospital São José (HSJosé), maior referência da rede pública hospitalar no Sul de Santa Catarina. Mesmo em meio a uma pandemia, a instituição hospitalar que tem 83 anos fará atividades para celebrar o dia. Segundo o diretor administrativo do hospital, Laércio Régis Ferrari, o dia 2 de julho é um momento de homenagear a todas as instituições hospitalares. A missão, visão e valores do Hospital São José estão pautadas na prestação de serviços hospitalares com excelência, com reconhecimento em Alta Complexidade, alicerçada na humanização, inovação, ensino e pesquisa, sempre objetivando a qualidade e a segurança para todos os pacientes.

A estrutura
O HSJosé constitui-se de um complexo hospitalar com 308 leitos incluindo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, coloca à disposição da sociedade para usuários do SUS, estão 233 leitos de internação e 30 de UTI. O hospital ainda possui 12 salas cirúrgicas, 1.700 profissionais entre médicos, irmãs, colaboradores, médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia, serviço de apoio, engenharia e manutenção e outros serviços, bem como estagiários na área da saúde e voluntários que dedicam diariamente suas vidas em prol dos doentes, todos estes serviços disponíveis totalizam mais de 90 setores.

A instituição conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem e outros estagiários na área da saúde, com mais de 3000 alunos/ano, de entidades que prestam serviços sociais e voluntários. Possui uma área física total é de 27 mil m², totalizando áreas de apoio, de ensino e pesquisa, salas cirúrgicas e internações, destinados à prestação de serviços hospitalares.

Referência
Os serviços de Alta Complexidade envolvem recursos de alta tecnologia e custo, além de profissionais especializados e à disposição 24 horas por dia. Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa. Inserido nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel, o HSJosé contempla o atendimento para 43 municípios, e é referência para atendimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Hospital Acreditado Nível II
O Hospital São José foi reconhecido e possui o certificado de Hospital Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”. Segundo a diretoria da Instituição, a certificação reforça que o Hospital São José está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão.

A data
“Neste 2 de julho, quando se lembra o dia do Hospital, mais do que nunca nos damos conta da importância destas Instituições, ao vivermos um tempo de tão grandes desafios, experimentados por todos, que é a pandemia do coronavírus, COVID-19. Vimos e vemos ainda a carência e as falhas que se apresentam nesta pandemia na área da saúde, as fragilidades encontradas, ao faltarem espaços adequados, equipamentos, medicamentos necessários para as instituições de saúde. Que este dia, nos torne mais conscientes de nosso papel, para a construção de uma sociedade justa e solidária, para com estas Instituições, e, para com aqueles que neles se dedicam, entre lutas e desafios diariamente”, Irmã Isolene Lofi, diretora-geral do Hospital São José.

Matéria com apoio: jornalista Kátia Farias.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.