Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Cuidados no emagrecimento saudável

Produtos naturais podem ajudar a alcançar os objetivos, mas é necessário planejamento

comment Jornalismo access_time02/09/2020 - 16:33

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Luana Pierosan

Com a pandemia, muitas pessoas relatam ainda mais dificuldade de controlar o peso. O clima de apreensão, o isolamento e a ansiedade são causas recorrentes da dificuldade de manter o equilíbrio com a balança e com a saúde.

Além disso, a mudança na rotina pode influenciar no ganho de peso. “Muitos clientes que buscam auxílio no emagrecimento chegam reclamando que a pandemia acabou prejudicando a rotina de exercícios e a alimentação correta. Além disso, a ansiedade gera o aumento do cortisol, que desregula os hormônios, baixa a imunidade, desregula o sono, prejudica o controle do apetite e acaba causando o acúmulo da gordura”, destaca a farmacêutica da Medicinallis, Luana Pierosan (foto).

Alguns produtos podem ajudar no emagrecimento. Para isso, é importante planejamento e dedicação, para que as etapas sejam cumpridas conforme a necessidade. O ideal é começar com uma desintoxicação, com os produtos conhecidos pela ação detox. “O objetivo do detox é eliminar toxinas que prejudicam o organismo e prepará-lo para o tratamento. A alcachofra, espirulina, clorela e cúrcuma são produtos que ajudam nessa etapa, por exemplo. Essa suplementação faz uma "faxina no organismo", reduzindo a retenção de líquidos, o inchaço e auxilia nas dietas de emagrecimento.

Após essa etapa, é importante manter os resultados e continuar cuidando da alimentação e da rotina. “O uso dos pré e pró-bióticos podem auxiliar nessa etapa, como as fibras e os lactobacilos. Esses produtos vão ajudar não só na regulação intestinal, como também na absorção e ação dos nutrientes da dieta e suplementos. Também se pode fazer a suplementação com ativos isolados ou compostos, que podem auxiliar na aceleração do metabolismo. “Produtos como a cafeína e o chá verde, por exemplo, fazem esse papel. A pholia magra, citrus aurantium e o extrato de oliveira também ajudam na redução da gordura localizada”, destaca a farmacêutica.

Vitaminas e minerais podem ser suplementados

Também é importante cuidar para que as vitaminas e minerais necessários para o corpo não se percam no processo de emagrecimento. “Nos dias de hoje, as comidas rápidas e industrializadas podem não fornecer as quantidades de vitaminas e minerais necessários para bom funcionamento do organismo. Cuidando do protocolo de gerenciamento de peso, podemos suplementar alguns nutrientes. Geralmente são indicadas vitaminas como a D3 e C, vitaminas do complexo B, entre outras, bem como a reposição de aminoácidos. Alguns minerais também podem ajudar na corrida contra a balança, como zinco, selênio, cálcio, magnésio e picolinato de cromo”, ressalta a farmacêutica.

Os nutracêuticos, ou alimentos funcionais, também podem auxiliar na aceleração do resultado final. Eles não são substitutos dos alimentos, mas podem produzir benefícios específicos à saúde, tais como a redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental. “O citrus sinensis, por exemplo, pode ajudar no combate à gordura localizada. A pholia magra também ajuda nisso. O chá-verde, o guaraná e a piperina e capsaicina, extraídos da pimenta, ajudam a acelerar o metabolismo. Já o resveratrol, vitamina E, betacaroteno, por exemplo, possuem ação antioxidante e também ajudam nessa etapa", explica Luana.

Funcionamento correto do intestino é chave para o bom emagrecimento

No intestino são absorvidos os nutrientes e o bom funcionamento dessa parte da digestão é essencial para a perda de peso. A má alimentação pode prejudicar o intestino e, com isso, afeta todo o organismo. “A inflamação do intestino, causada pela má alimentação, prejudica a absorção dos nutrientes, reduz a imunidade, pode desregular a glicemia e causar diversos outros problemas. Podem-se repor os probióticos, que são microorganismos benéficos para o intestino, e com isso reduzir os processos inflamatórios e melhorar essa situação”, destaca a farmacêutica. “Isso, claro, com avaliação da necessidade do paciente”, ressalta.

Acompanhamento e cuidados básicos

Não basta somente os produtos, mas um planejamento correto e o acompanhamento profissional. A alimentação mais natural, sono regular e bastante ingestão de água também são dicas importantes para que o organismo se mantenha saudável durante o processo. “A pessoa deve planejar corretamente quais seus objetivos e necessidades e, então, se dedicar para cumprir corretamente esse cronograma”, destaca Luana. “Quem procura emagrecer, tem que ter consciência que o processo é longo. Devemos aceitar o nosso corpo e entender as nossas necessidades reais. Não adianta seguir as promessas de emagrecimento rápido e acabar se prejudicando. Devemos buscar produtos confiáveis, nada de dietas radicais”, conclui Luana.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024