Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Biden sofre pressão partidária para escolha de vice da chapa

access_time17/07/2020 - 14:36

O candidato presidencial democrata norte-americano Joe Biden está sofrendo pressões de grupos divergentes dentro do partido no momento em que se prepara para entrevistar as finalistas de uma lista de mulheres para um passo muito importante de sua campanha à Casa Branca: escolher sua vice de chapa.

Biden, que se comprometeu a escolher uma mulher para o posto que ocupou durante oito anos sob o comando do presidente Obama, disse nesta semana que espera que o processo de verificação de antecedentes esteja concluído perto do dia 24 de julho. Depois desta data, ele entrevistará cada finalista para tomar uma decisão, esperada para o início de agosto.

A escolha da candidata a vice-presidente adquiriu uma importância desproporcional neste ano, refletindo o desespero para derrotar o presidente republicano Donald Trump que existe entre os democratas, que tentam descobrir qual nome dará a Biden maior peso na eleição de 3 de novembro.

Biden lidera em pesquisas de opinião nacionais e nos estados decisivos: há eleitores que estão culpando Trump pela maneira como lida com a pandemia de coronavírus, pela recessão econômica subsequente e pelas relações raciais, questão levantada durante os dias seguintes à morte do norte-americano George Floyd .

Aumenta a pressão na escolha de Biden o fato de que ele estará com 78 anos na posse de janeiro, o que faria dele o presidente norte-americano mais velho da história e coloca sua vice como concorrente precoce à corrida de 2024 caso ele só cumpra um mandato.

Entre as mulheres mais cogitadas estão as senadoras Kamala Harris, Elizabeth Warren e Tammy Duckworth; as deputadas Val Demings e Karen Bass; a ex-conselheira de Segurança Nacional Susan Rice; a governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, e a prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, de acordo com entrevistas com autoridades democratas.

Kamala Harris, que sempre ocupou uma posição de destaque dentro do partido como favorita, se consolidou ainda mais desde que desistiu da corrida presidencial, especialmente entre os grandes doadores, que influenciam Biden e tendem a ser mais de centro.

A maior dúvida que Biden encara é se deveria escolher uma mulher negra na esteira dos protestos nacionais contra a injustiça racial desencadeados pela morte do afro-norte-americano George Floyd, causada por um policial branco de Mineápolis – há cinco delas na lista final.


Irã admite erro por atingir avião ucraniano

 personAndré Abreu
access_time11/01/2020 - 15:09

Em meio a pressão internacional, o Irã admitiu neste sábado (11) que seus militares "sem intenção" atiraram um míssil em um avião ucraniano devido a erro humano.

O avião da Ukraine International Airlines havia sobrevoado próximo a uma área militar quando foi derrubado, declararam em comunicado na TV iraniana as Forças Armadas do Irã

As autoridades iranianas haviam inicialmente negado ter abatido a aeronave. O pedido de desculpas do Irã acontece após pressão de vários países, como Estados Unidos e Canadá, com um número grande de vítimas. Os líderes dos referidos países disseram que tinham provas de que um míssil provocou a queda.

O avião, em rota para Kiev na Ucrânia, carregava 167 passageiros e nove tripulantes de vários países, incluindo 82 iranianos, 57 canadenses e 11 ucranianos, de segundo informações oficiais.

Os investigadores iranianos declararam que a caixa-preta seria enviada para a França para análise. A França foi escolhida como parte neutra depois que foi determinado que o Irã não tem a tecnologia necessária e o Canadá, a França e os EUA decidiram não enviar equipamentos para o país.

Entrevista com Sra. Jennifer Denhard, responsável pela Seção de Vistos dos EUA em Porto Alegre

 personAndré Abreu
access_time09/01/2020 - 17:07

Na entrevista a responsável pelo Setor de Vistos do Consulado dos EUA em Porto Alegre fala sobre o processo de solicitação de vistos norte-americanos.

Ela responde perguntas e trata sobre o passo a passo da solicitação de visto, que segue abaixo:

Primeiro passo: preencher o formulário DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv/com informações pessoais. Está em inglês mas tradução aparece quando colocar o mouse sobre as frases.

Segundo passo: fazer o agendamento da entrevista, escolher método de entrega do passaporte e pagar as taxas no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Terceiro passo: ir ao consulado na data e horário agendado para a entrevista levando o passaporte válido, a folha de confirmação do formulário DS-160 e uma foto impressa (5x5 ou 5x7) com fundo branco, sem óculos, e documentação adicional.

Quarto passo: retirada do passaporte. Após a aprovação do visto, o passaporte fica pronto para retirada em um prazo de 07 (sete) a 10 (dez) dias úteis a partir da data da entrevista. Quando passaporte estiver pronto para ser retirado/enviado pelo correio, o solicitante receberá um aviso por email.

Para esclarecer dúvidas, escreva para portoalegreniv@state.gov

General morto pelos EUA era tido como herói no Irã

 personAndré Abreu
access_time03/01/2020 - 10:14

Morto em um ataque calculado americano nesta sexta-feira (03/01) em Bagdá, Qassim Soleimani era considerado por muitos como a segunda pessoa mais poderosa do Irã, atrás apenas do líder supremo Ali Khamenei, e, provavelmente, à frente do presidente Hassan Rohani.

O comandante era líder da poderosa Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana, unidade de elite responsável pelo serviço de inteligência e por conduzir operações militares secretas no exterior.

A Força Quds apoia, por exemplo, grupos que atuam à margem do Estado em muitos países do Oriente Médio, como o Hisbolá libanês, o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, os Houthis no Iêmen e milícias xiitas no Iraque, Síria e Afeganistão.

"Soleimani é o agente mais poderoso do Oriente Médio hoje, e ninguém nunca ouviu falar dele", disse um ex-agente da CIA (a agência de inteligência americana) no Iraque à revista New Yorker em 2013.

Para o Irã, a morte de Soleimani representa a perda de um ícone cultural, que simbolizava o orgulho nacional e a resiliência enquanto o país enfrentava os EUA e suas sanções.

Embora tenha tido o cuidado de evitar envolver-se publicamente na política, a figura de Soleimani ganhou com os anos importância perante as forças americanas e israelenses, que atribuem a ele os vários ataques por procuração iranianos no Oriente Médio.

*Com colaboração da DW Brasil e agências internacionais.

Espanha: fim da incerteza política

 personAndré Abreu
access_time02/01/2020 - 21:54

O primeiro-ministro interino da Espanha Pedro Sanchez, economista de 47 anos, conseguiu o apoio dos deputados da Catalunha para formar o governo.
É o fim de um impasse que dura quase um ano.
O país teve duas eleições inconclusivas no ano passado. Em novembro o Partido Socialista de Sanchez ganhou a maioria dos votos, mas não obteve as 176 cadeiras para garantir a formação do governo.
Agora o Partido Socialista da Espanha terá o apoio do Podemos de extrema esquerda para que Sanchez continue no cargo e forme seu gabinete.

Avião com 100 passageiros cai no Cazaquistão

 personAndré Abreu
access_time27/12/2019 - 07:21

Um avião comercial com 100 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira (27/12) pouco depois de decolar na cidade de Almaty, no Cazaquistão. Pelo menos 12 pessoas morreram.
Pelo menos 12 pessoas morreram na queda de aeronave Fokker-100, informaram autoridades da ex-república soviética. O governo determinou que aviões da companhia permaneçam em terra.
A Bek Air é a primeira companhia aérea de baixo custo do Cazaquistão. Dados oficiais do governo informam que a empresa tem uma frota de sete Fokker-100, um avião de médio alcance de fabricação holandesa. É o mesmo modelo de aeronave do desastre do voo TAM 402 em 1996, deixando 99 mortos em São Paulo. O voo da TAM decolou de Congonhas para o Rio e caiu 24 segundos depois.

Câmara aprova impeachment de Trump

 personAndré Abreu
access_time19/12/2019 - 02:56

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira (18/12) o impeachment do presidente Donald Trump. Ele é acusado de abuso de poder e obstrução dos poderes investigativos do Congresso.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, sinaliza que deve segurar o processo na Casa até definição do trâmite no Senado de maioria republicana.

Carteira de habilitação para indocumentados em NY

 personAndré Abreu
access_time16/12/2019 - 08:56

Passa a vigorar a partir de hoje (16) lei sancionada pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, que permitirá que imigrantes indocumentados obtenham carteira de habilitação. O estado passa a ser o 13º a autorizar o documento.
Os estados que já emitem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados são: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e o estado de Washington.
A nova lei garante a carteira de motorista a imigrantes indocumentados, mas com modelo diferente do oficial, por isso não será possível embarcar em voos domésticos com o documento.

Comitê Judiciário ouve casos contra e a favor do impeachment de Trump

 personAndré Abreu
access_time09/12/2019 - 10:49

O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA abre a segunda-feira com audiência sobre o impeachment do presidente Trump. Advogados dos dois lados, Democratas e Republicanos, irão se posicionar sobre o envolvimento de Trump com a Ucrânia. O Comitê de Inteligência apresentará seu relatório ao Comitê Judiciário, em que afirma, através de provas legais, que o presidente colocou interesses pessoais acima do interesse nacional.
Os Democratas alegam que o presidente tentou forçar o presidente ucraniano a investigar o filho do presidenciável Joe Biden, ex-vice-presidente durante os dois mandatos de Obama.
A audiência desta segunda-feira pode ser a última antes que os deputados federais do Comitê Judiciário votem os motivos de impeachment, destaca a cobertura do Washington Post.

Juristas concordam com impeachment de Trump

 personAndré Abreu
access_time05/12/2019 - 09:28

Neve provoca cancelamento de aulas na região de Boston

 personAndré Abreu
access_time03/12/2019 - 09:15

O prefeito de Boston, Martin Walsh, cancelou as aulas nesta terça-feira devido às condições de trânsito em Massachusetts. O estado recebeu sua segunda tempestade de neve que afetou as rodovias com o fenômeno que se chama "black ice", uma camada de gelo se forma sobre a estrada provocando deslizamento de carros.
A tempestade de neve que atingiu o nordeste dos Estados Unidos no fim de semana. Em algumas regiões, meteorologistas esperam um acúmulo de até 60 centímetros no chão.
A temperatura na região era de um grau negativo.
A ouvinte da Eldorado, Samira Clemente, enviou a foto e vídeo durante o Programa João Paulo Messer.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Longe de casa: Thiago e Jéssica em Londres

 personAndré Abreu
access_time01/12/2019 - 10:26

Morando em Londres desde o início de 2019, ele chegou em abril, ela chegou logo depois, Thiago Vieira e Jéssica Borges dividem o trabalho com os passeios na capital britânica.
"A vida aqui é maravilhosa. Tudo é muito barato, o que dificulta são as distâncias", afirma Thiago.

Ataque em Londres deixa dois mortos

 personAndré Abreu
access_time30/11/2019 - 15:35

Mudança política em Israel

 personAndré Abreu
access_time22/11/2019 - 19:32

Brasil é o 9º país do mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos

 personAndré Abreu
access_time18/11/2019 - 19:03

De acordo com o Relatório Open Doors de 2019, o Brasil é o 9º país do mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos, aumentando em 9,8%. Esse é o segundo maior aumento percentual de estudantes internacionais de qualquer país do mundo entre os anos letivos terminando em 2018 e 2019. O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou 0,5%, atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019.

Por sua vez, o número de estudantes americanos no exterior aumentou 2,7% em 2017-2018 em relação ao ano anterior.

Os Estados Unidos continuam a ser o principal destino de estudantes internacionais no mundo. Houve um crescimento no número de estudantes norte-americanos no Brasil de cerca de 30% para 2.699 de 2017 a 2018.

O encarregado de negócios interino William Popp destacou a importância do estudo internacional para a Missão dos EUA no Brasil - "O intercâmbio educacional entre o Brasil e os Estados Unidos é uma prioridade para nós. Estamos muito satisfeitos em ver aumentar o número de brasileiros que escolhem os Estados Unidos como seu destino de estudo preferido e esperamos que o crescimento em nossos intercâmbios educacionais continue. A parceria forte, segundo comunicado da Embaixada dos Estados Unidos, entre instituições como o EducationUSA, a Fulbright, a CAPES e outras ajudaram a tornar o aumento possível.

Juíza vira ré por ajudar imigrante indocumentado em Massachusetts

 personAndré Abreu
access_time17/11/2019 - 09:44

A juíza da corte de Newton em Massachusetts, Shelley Joseph, está sendo formalmente acusada de ajudar um imigrante indocumentado a enganar a agência de imigração dos EUA (ICE). A promotoria federal de Massachusetts levou o caso adiante e a juíza e um assistente da corte são réus em mais uma batalha entre o poder judiciário do estado de Massachusetts e o governo federal.
A batalha do governo Trump contra as cidades que abrigam imigrantes indocumentados, chamadas de santuários, vem desde os primeiros meses de Trump na Casa Branca.
No caso da juíza, a promotoria a acusa de obstrução de justiça. Se o caso prosseguir, especialistas avisam, que abrirá um importante precedente para a judicialização de casos contra juízes no país.
A juíza recusou um "plea deal", que basicamente a levaria a se considerar culpada e assumir uma pena menor, assim seu caso não iria a julgamento. O caso pode demorar anos.
Alguns juristas norte-americanos consideram que o promotor federal de Massachusetts cruzou impedimentos legais ao colocar uma juíza no banco dos réus.