Notícias em destaque

Minas de carvão podem ganhar nova função em Criciúma

commentJornalismo access_time21/10/2026 08:10

Fernando Zancan explica projeto que estuda transformar estruturas subterrâneas em data centers

André Gaidzinski chega à decisão da Porsche Cup na briga pelo título da Master

commentEsporte access_time20/10/2026 16:30

Piloto catarinense ocupa a terceira colocação do campeonato e disputa a etapa final da temporada, em Interlagos, na programação do GP de São Paulo de Fórmula 1

Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, Yuri Tanque mira acesso acesso direto à Série A pelo Criciúma

commentCriciúma EC access_time20/10/2026 17:47

Atuando em todas as partidas desde a sua estreia pelo Tigre, atacante busca ajudar equipe a alcançar as duas primeiras colocações, que garantem vaga direta na elite nacional em 2027

ÂNGELA MELO PERDE O MANDATO

access_time20/11/2018 - 00:23

Pelos mesmos motivos que o ex-vereador e o agora deputado federal Daniel Freitas perdeu o mandato de vereador em Criciúma, Ângela Melo, que entrou no seu lugar, está perdendo o seu mandato. A decisão saiu ontem no Tribunal Regional Eleitoral e por unanimidade: infidelidade partidária. Eleita pelo PP, Ângela saiu do partido e foi para o MDB. Na petição considerada pelos juízes o PP pede que seja empossado o suplente Edison Luiz do Nascimento, Paiol. E assim foi decidido. A “lengalenga” jurídica, entretanto, deve manter Ângela no cargo possivelmente até o dia da eleição da nova Mesa Diretora, no dia 11 de dezembro.

PELA ORDEM
Ângela Melo era a primeira suplente da coligação PP e MDB com 1.814 votos, por isso assumiu em lugar de Daniel Freitas. Já Edison Luiz do Nascimento, Paiol (PP), fez 1.452 votos, menos que Vanderlei Zilli (MDB) com 1.689. Zilli deve questionar porque o TRE não considerou a ordem de suplência na coligação já que a proporcionalidade é definida pela soma de votos de todas as siglas. Isso pode render outro processo.

LENGALENGA
A sabida demora do processo eleitoral deve fazer com que a vereadora Ângela Melo ainda participe da até a última sessão ordinária do ano, quando é eleita a nova Mesa Diretora, no dia 11 de dezembro. Agora o TRE terá que publicar o acórdão e a defesa de Ângela apresentar embargados declaratórios. Só então a sentença é cumprida.

RENÚNCIA
Há de se considerar no caso do vereador Daniel Freitas que antes que ele e a Câmara de Vereadores fossem comunicados da decisão da “perda do mandato” imposta pelo TRE ele renunciou ao cargo. Na prática a decisão em nada mudou o trâmite.

A CARTADA
Quando o então vereador Daniel Freitas anunciou a troca de partido para disputar a eleição de deputado federal pelo PSL foi chamado por muitos de audacioso demais. Pois esta foi a grande decisão da vida do jovem político.

MOREIRA
O governador Eduardo Moreira guardou as malas, não vai mais passar o tempo que chegou a imaginar na Europa, ao término do mandato. Os planos podem ser outros. Ele volta a ter interesse na presidência do partido. A julgar pelo seu histórico na condução do partido seria a melhor alternativa, embora no núcleo mais central da sigla o grupo de outros líderes fortes tente evitar isso. Eleição só em maio do ano que vem.

NO MDB
A bancada de deputados estaduais do MDB discute no tradicional almoço das terças-feiras a eleição da presidência da Assembleia Legislativa. Em princípio a presidência é pleiteada pelos deputados Valdir Cobalchini e Mauro De Nadal. Aparentemente o primeiro está melhor cacifado. Por ser a maior bancada com nove deputados o partido ter melhores condições de atrair os votos do PSL, partido do governador, que tem seis deputados.

RECUO ESTRATÉGICO
O deputado Júlio Garcia (PSD) é uma espécie de franco atirador que estrategicamente estaria recuando para buscar a presidência nos últimos dois anos. Uma interpretação é que a primeira metade da próxima legislatura será um “voo cego”, dado o “fenômeno PSL” e o novo governo. De outro lado o recuo pode ser estratégia para ser tornar alternativa de unanimidade. Embora pouco provável este cenário não é descartado.

CÂMARA CONDENA EXPOSIÇÃO
Exposição na Casa da Cultura de Criciúma gera indignação e a Câmara de Vereadores deve aprovar hoje moção de repúdio à exposição de artes e deve ainda reivindicar que a área pública adote medidas mais rigorosas em relação à censura de idade neste tipo de exposição. A peça denominada “Gozo” expunha um pênis em ejaculação na cabeça de um meio corpo, peça do curso de licenciatura de artes visuais da Unesc. A peça ficou exposta em local aberto por alguns instantes e foi recolhida para uma sala de acesso restrito. Os vereadores devem avaliar ainda a possibilidade de fazer uma vistoria “pente fino” à biblioteca municipal, a fim de retirar material didático considerado inapropriado às crianças. Esta medida estaria atendendo denúncias recebidas pelos vereadores.

ALFINETADAS O vereador Zairo Casagrande (PSD) e o presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Júlio Colombo (PSB) “trocaram farpas” sem citar um ao outro, ontem, na sessão do Legislativo.

ZAIRO DISSE O vereador Zairo Casagrande “rezou o terço” insinuando que “agora”, prestes a novos acordos para escolher uma nova Mesa Diretora da Câmara, sejam feitos acordos públicos e publicáveis. Ficou no ar a insinuação de que no passado não foi assim.

JÚLIO REBATEU Imediatamente após, o atual presidente Júlio Colombo foi à tribuna e retrucou sem citar seu antecessor na fala. Disse da economia feita em sua gestão e foi elevando o tom da fala até concluir dizendo que chega de discurso populista e finalizou: “porque esta turma (do populismo) já foi”.

ROTEIRO Sempre que ocupa a tribuna da Câmara o vereador Zairo Casagrande o faz com discursos bem elaborados, portanto, analisados em todos os detalhes. Normalmente rico na retórica, ele costuma provocar polêmica, mas deixa evidente que não faz isso por algum exagero momentâneo. Pelo contrário.

INTERNO Tanto na sua fala ontem, como em vezes anteriores, o presidente da Câmara de Vereadores deixou evidente que a reclamação dos colegas é que Zairo Casagrande (ele não citou o nome) leva à público questões que deveriam ser debatidas internamente.

DEZ MEDIDAS Venho insistindo na coluna com um tema que deve se espalhar por várias cidades catarinenses e que nasceu em Chapecó. Trata-se das 10 medidas para melhorar a gestão pública. A ideia foi levada ao prefeito de Chapecó que reagiu indignado. Tem um caráter de “ingerência” que desagrada politicamente. Imaginem isso em Criciúma.

PREVIDÊNCIA O CriciúmaPrev realiza amanhã o “Seminário de boas práticas na administração do regime próprio de previdência”. Será das 9h às 11h30min, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região. Devem participar conselheiros e membros da comissão externa de acompanhamento do Instituto.

FRASE DO DIA
“Espero que agora, quando estamos de novo prestes a escolher uma nova Mesa Diretora, que sejam feitos acordos púbicos e publicáveis”.
Zairo Casagrande, vereador do PSD em discurso ontem na Câmara deixando no ar a interpretação de que “na outra vez” não tenha sido assim.


EDITORIAL: Entre propostas e bate-bocas, a campanha eleitoral perde conteúdo.

 personJoão Paulo Messer
access_time20/10/2026 - 08:00

Diante de tudo o que temos visto nos últimos tempos e das cobranças pela falta de projetos, programas e ideias concretas nesta campanha eleitoral, precisamos fazer um mea-culpa. Quando digo nós, refiro-me à imprensa, aos ouvintes, aos leitores, enfim, aos brasileiros.

Ultimamente, estamos mais interessados nos perrengues do que nas propostas. Façamos um exercício de raciocínio sobre aquilo que prende a nossa atenção. Projeto ou falácia? Uma briga, um bate-boca ou a apresentação de uma proposta concreta de um candidato?

A cobertura jornalística do segundo turno da eleição, assim como ocorreu no primeiro, revela uma tendência de priorizar a espetacularização em vez do debate programático, profundo e prático.

Em busca de audiência, os grandes veículos transformaram a corrida eleitoral em uma narrativa permanente de cabo de guerra. E essa prática acaba sendo reproduzida por toda a imprensa.

A atenção excessiva às oscilações diárias das pesquisas faz do processo eleitoral uma espécie de disputa esportiva. Com isso, análises sobre economia e políticas públicas perdem espaço para os ataques entre campanhas e os bastidores das alianças políticas.

A imprensa acabou contribuindo para ampliar a própria polarização que tanto critica em seus editoriais. Cabe reconhecer essa responsabilidade, sem transferir a culpa ou procurar justificativas.

As redes sociais passaram a pautar telejornais, jornais e portais de notícias com controvérsias superficiais, deixando o eleitorado com pouca informação substantiva para definir seu voto nesta reta final.

E aí entra aquela famosa pergunta: afinal, o que vende? A desgraça ou a informação? A briga ou o debate? É isso que rende audiência?

Por que baixamos tanto o nível da campanha eleitoral, assim como temos feito em tantas outras discussões?

A espetacularização está nos consumindo. Já nem percebemos quando uma proposta é apresentada com seus detalhes. Preferimos, muitas vezes, um perrengue bem produzido, que nos faça rir ou zombar da cara do outro.

Será que estamos contribuindo para disseminar a desinformação enquanto alimentamos aquilo que tanto criticamos?

É um mea-culpa que merece a reflexão de todos nós.

EDITORIAL: Muito jogo truncado, pouca proposta e nenhum vencedor.

 personJoão Paulo Messer
access_time19/10/2026 - 07:30

A reta final das eleições virou aquele clássico arrastado de fim de temporada, em que os dois times entram em campo mais preocupados em não perder do que propriamente em vencer. Um Gre-Nal de nervos à flor da pele, com dois adversários de alta rejeição, muitas caneladas, faltas desnecessárias e balões para todos os lados. Futebol de pouca inspiração e muita confusão.

O juiz parece embriagado. Faz de conta que não vê metade do que acontece, deixa a partida correr e, em alguns lances, nem disfarça para quem está torcendo. O apito, que deveria impor equilíbrio, parece fazer parte do espetáculo.

Em qualquer clássico, o fator local costuma fazer diferença. Mas, neste estádio eleitoral, há uma particularidade: as arquibancadas estão mais ocupadas por quem torce contra o adversário do que por quem acredita no próprio time. É a rejeição ocupando o lugar da preferência.

No Gre-Nal de ontem, digo, no debate, as oportunidades de gol terminaram no mais absoluto empate. Flávio Bolsonaro chegou a acertar a trave ao trazer à tona o tema de Roberta Lusinguer, mas se atrapalhou na defesa quando ficou sem resposta sobre o dinheiro de Vorcaro. Atacou bem em um lance e deixou a zaga completamente descoberta no seguinte.

Do outro lado, Lula também não apresentou futebol de campeão. Quase marcou um gol contra ao chamar o carioca de malandro e demorou para reorganizar o esquema tático depois do susto provocado pela primeira bola na trave. Teve a posse da palavra, mas nem sempre soube o que fazer com ela.

O resultado é um confronto de muitos ataques pessoais, poucas propostas e quase nenhuma jogada capaz de entusiasmar a torcida. Dois candidatos tentando explorar as fraquezas do adversário, sem conseguir transformar as próprias virtudes em vantagem no placar.

A sensação é de que ninguém conseguiu sair na frente. E, quando falta futebol dentro de campo, resta convocar as torcidas para decidir no grito.

A prorrogação já tem data marcada. No próximo domingo, o eleitor será chamado a dar o apito final. E há uma diferença fundamental entre o futebol e a política: no estádio, um jogo ruim termina em 90 minutos. Nas urnas, o resultado fica por quatro anos.

EDITORIAL: Na reta final do segundo turno, promessas se multiplicam e desafiam a confiança do eleitor

 personJoão Paulo Messer
access_time16/10/2026 - 08:00

Fecha mais uma semana. Uma semana cheia, intensa, marcada pelo avanço da campanha eleitoral. Na próxima, o Brasil estará diante de uma decisão que vai definir os rumos do país pelos próximos quatro anos. É o segundo turno da eleição presidencial. A escolha do presidente da República Federativa do Brasil. Ó Pátria Amada, Brasil! Que escolha temos pela frente?

E quantas promessas surgiram nestes últimos dias! De repente, tudo parece possível. Segurança pública mais rigorosa, redução da maioridade penal, inclusive defendida por quem até então sustentava posição contrária. Redução da jornada de trabalho, mudanças na escala 6x1 e mais tempo de descanso para o trabalhador.

As apostas esportivas, as chamadas bets, também entraram no centro do debate. A regulação econômica ganhou novos discursos. No campo internacional, reaparecem compromissos de aprofundamento das relações comerciais. E até o corte expressivo de gastos públicos, assunto pouco explorado anteriormente, passou a ocupar espaço de destaque nas propostas.

Não para por aí. Surgem promessas de ampliação de benefícios, aumento de limites para os MEIs, transporte coletivo gratuito aos domingos e manutenção dos programas sociais. Bolsa Família, Bolsa Isso, Bolsa Aquilo. Tudo está no radar. Tudo cabe na propaganda eleitoral dos candidatos que disputam a corrida final.

O que chama a atenção não é apenas a quantidade de promessas, mas a velocidade com que algumas posições mudam. Propostas antes rejeitadas agora são defendidas. Assuntos até então esquecidos ganham prioridade. O discurso se ajusta conforme a proximidade das urnas.

E o eleitor? Até aqui, muitos brasileiros pareciam saber apenas o que não queriam. Agora, precisam se debruçar sobre aquilo que desejam para o país. Ou, melhor, sobre aquilo que acreditam ser possível realizar em um novo Brasil.

A questão não está apenas em escolher entre dois candidatos. Está em distinguir promessa de compromisso, discurso de realidade e intenção de capacidade para governar. Afinal, a campanha termina, mas os problemas brasileiros permanecem.

O Brasil precisa de escolhas responsáveis. E o eleitor, mais do que nunca, precisa avaliar o que é possível cumprir depois que as urnas forem fechadas.

Eita eleiçãozinha dura essa!

EDITORIAL: Que escala que nada; que descanso que nada. Professor vive o tempo todo ensinando

 personJoão Paulo Messer
access_time15/10/2026 - 07:25

Em um dia em que se trata de escala seis por um, deixa eu tomar por exemplo a efeméride mais importante deste 15 de outubro. Sim, hoje temos que falar muito além da escala seis por um. Falar da escala dos professores. Hoje é o Dia do Professor.

Hoje, 15 de outubro, não é só mais um dia qualquer no calendário: é o dia de olhar no olho e agradecer do fundo do coração a quem dedica a vida a formar gente. Ser professor é ter uma paciência infinita, um coração gigante e uma coragem de dar inveja, transformando qualquer cantinho de sala num lugar cheio de esperança e descoberta.

Os professores são os bastidores de todas as vitórias que a gente conquista na vida. São os primeiros a botar fé quando nem a gente mesmo acredita no nosso potencial. Naquela explicação paciente, no cuidado com cada dúvida e na palavra amiga nos momentos difíceis, dá para ver o quanto os professores torcem de verdade pelo nosso futuro.

A gente sabe que a rotina não é fácil, mas a vontade de ensinar e de ver o outro crescer sempre fala mais alto do que qualquer obstáculo. Educar vai muito além de passar matéria ou dar nota. Ensinar a pensar por conta própria, a respeitar os outros e a ter coragem para sonhar alto é fruto deste trabalho.

Um bom professor deixa uma marca tão profunda na gente que os anos passam, mas aquela lição de vida continua ali, bem viva na memória.

O professor ensina a gente a olhar o mundo com outros olhos, a questionar o que está errado e a acreditar que dá, sim, para ir muito mais longe. Quantas vezes um conselho carinhoso ou aquele "você consegue", na hora certa, foram o empurrãozinho que faltava para alguém não jogar a toalha?

O carinho e o esforço de um professor não param na sala de aula, vão longe, atravessam anos e mudam para sempre a história de tantas famílias. Mesmo quando as coisas ficam pesadas, a paixão pelo que o professor faz brilha forte e mostra o valor inestimável de quem escolheu educar com o coração.

Cada noite mal dormida preparando aula, cada prova corrigida com atenção e cada sorriso ao ver um aluno se dar bem carregam um amor imenso.

O professor não ensina só matérias, ensina a gente a ser ?ser humano?, a ter empatia e a encarar a vida de cabeça erguida. Hoje, o nosso "muito obrigado" vem carregado de emoção e de uma gratidão imensa por tudo o que doam todos os dias.

Que o mundo aprenda de uma vez por todas a valorizar, respeitar e dar o devido carinho a quem constrói o nosso amanhã. Professores são os heróis da vida real, gente de carne e osso que faz a diferença de verdade e deixa o mundo muito mais bonito.

Obrigado por dividirem tudo o que sabem sem pedir nada em troca e por mostrarem que o afeto e a educação podem mudar qualquer realidade. Que a alegria de ver o brilho no olho de cada aluno recompense cada esforço dessa caminhada tão bonita e desafiadora.

A cada professor e professora que passou pela nossa vida e deixou um pedacinho de si, o nosso abraço mais apertado e sincero.

Um feliz Dia do Professor, cheio de carinho, a todos vocês que, com tanto amor, fazem do mundo um lugar bem mais humano e acolhedor!

EDITORIAL: CasaPronta 2026 começa nesta quarta-feira

 personJoão Paulo Messer
access_time14/10/2026 - 08:10

O setor de turismo de negócios no Sul de Santa Catarina reafirma continuamente sua pujança e dinamismo, impulsionando a economia regional de forma extraordinária. Exemplo claro dessa força é o início, nesta quarta-feira, de mais uma consagrada edição da Feira CasaPronta, evento que conquistou imensa repercussão nacional.

O encontro consolidou-se muito além de uma simples feira e exposição: transformou-se em uma grande vitrine para produtos, serviços e para a identificação dos maiores players da construção, do mobiliário e da decoração. Estar presente no evento virou uma espécie de cartão de apresentação indispensável; ficar de fora significa apartar-se de um setor que cresce vertiginosamente na região, acompanhando o ritmo intenso de Santa Catarina e do Brasil.

A CasaPronta motiva, ativa e desenvolve o segmento, criando novos desafios e parâmetros para um mercado que ganhou ainda mais impulso desde a pandemia, período em que as pessoas passaram a olhar de maneira diferente para seus próprios ambientes.

Pelos pavilhões, a circulação é intensa: observam-se expositores curiosos acompanhando o crescimento e a adaptação dos concorrentes, visitantes sem intenção inicial de compra que se deixam surpreender e públicos em busca de soluções para necessidades imediatas ou futuras que a própria feira revela. Trata-se de um ambiente vibrante de circulação, animação e geração de negócios.

O Sul do estado reconhece o empenho da Nossa Casa Feiras & Eventos, organizadora da CasaPronta e da Agroponte, que conta, desde sempre, com a parceria histórica da Rádio Eldorado como emissora oficial do evento.

Começamos o dia com este convite especial para celebrar essa grande festa do empreendedorismo.

EDITORIAL: Semana começa reaquecendo o debate sobre o segundo turno da eleição

 personJoão Paulo Messer
access_time13/10/2026 - 08:00

A exatamente 12 dias de uma das eleições mais acirradas da história recente, o Brasil vive o ápice de um cenário em que o Judiciário se mostra profundamente politizado e a política se torna cada vez mais judicializada. As cortes eleitorais e os tribunais superiores viraram o centro das atenções, transformando cada controvérsia em disputa de liminares, enquanto o debate de propostas reais para o país é completamente sufocado.

A corda da polarização está esticada ao máximo, criando um ambiente sufocante de incertezas e de ruído constante. O modelo de propaganda adotado pelas campanhas escancara essa guerra tática e discursiva.

De um lado, Lula adota o tom de mobilização combativa nas redes ao falar em erguer um exército, uma marinha e uma aeronáutica virtuais no WhatsApp para furar o cerco judicial e garantir alcance direto aos eleitores.

Do outro lado, Flávio Bolsonaro trabalha nos bastidores e no horário eleitoral para desarmar narrativas da oposição, buscando convencer a opinião pública de que seu eventual governo não irá extinguir programas sociais ou ferramentas populares do cotidiano, como o PIX.

O jogo de poder se desenrola por meio de movimentos estratégicos e silenciosos, operando no tabuleiro político com manobras que tentam inclinar o eleitorado no detalhe.

Contudo, para quem observa o cenário do Sul do Brasil, a sensação predominante é a de um quadro eleitoral praticamente sacramentado na região.

É sob este clima de tensão-limite, em que a disputa jurídica substitui a política, que se inicia a penúltima e decisiva semana antes das urnas.

EDITORIAL: A esperança de milagre precisa ser substituída pela vigilância permanente

 personJoão Paulo Messer
access_time09/10/2026 - 07:30

Acabamos de ouvir a nova realidade do Brasil. Dura até o próximo dia 25, assim como a edição anterior e mais recente durou até domingo passado. Problemas todos resolvidos. Soluções encaminhadas. O tempo de propaganda eleitoral é o tempo de um sonho na madrugada. Quando o brasileiro acorda, os problemas continuam.
E, quando tudo isso acabar e o Brasil começar uma nova fase, a partir de janeiro do ano que vem, a obesidade moral continuará lá, exposta e incômoda, corroendo a saúde emocional e econômica do brasileiro.
Não existe Mounjaro para a crise moral. Nem Flávio nem Lula provocarão o milagre da escultura moral do Brasil. Seja quem for o vencedor, a gordura imoral só se cura com uma longa e tenebrosa dieta.
Não existe Mounjaro para a crise moral. Os problemas do Brasil estão muito além da Presidência da República. É verdade que o primeiro turno da eleição parece ter dado a esperança de que a moralidade passe a ser tratada como doença, não como um momentâneo mal-estar.
O primeiro turno é como aquele obeso que fez o diagnóstico médico, comprou os medicamentos de acompanhamento da nova fase e fez a sua inscrição, inclusive com a sua facial registrada na academia. Tudo pronto. Agora é só começar a nova fase do país. Resgatar o peso ideal. Resgatar a moralidade. Devolver aos brasileiros a segurança mínima para não sofrer um infarto fulminante.
Não existe Mounjaro para o Brasil. O remédio é bem mais duro e não se trata de alguma coisa que se compre na farmácia ou se adquira vindo do Paraguai.
Quando a eleição passar, os problemas ainda não estarão resolvidos, vença quem vencer.
Por isso, a nossa missão é vigilância o tempo todo. Cada dia de esperança perdida significará um dia a menos na luta pela recuperação da moral brasileira.

EDITORIAL: Entre o otimismo do mercado e as dores da produção

 personJoão Paulo Messer
access_time06/10/2026 - 06:50

As manchetes que estampam os portais de economia retratam um Brasil em duplo movimento, onde o entusiasmo dos números contrasta com a rotina do setor produtivo. O recorde histórico do Ibovespa e o recuo do dólar demonstram a rapidez com que os grandes capitais reagem aos novos desenhos do cenário eleitoral.

O mercado financeiro opera assim: projeta horizontes com agilidade. No entanto, a economia que bate à porta do cidadão e das empresas exige bem mais do que euforia em telas de negociação. Exige estabilidade, regras claras e previsibilidade para quem, de fato, gera riqueza.

A pauta legislativa no Senado, ao avançar sobre a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1, toca no coração da competitividade nacional. Reduzir a carga horária é um apelo social legítimo, mas não pode ocorrer à custa do sufocamento do setor produtivo ou sem um ganho real de produtividade.

Quando Brasília impõe novos custos sem contrapartidas claras, o resultado costuma ser o encarecimento da folha, a perda de competitividade das empresas regionais e a retração nas contratações formais.

Por outro lado, o país vê com otimismo as novas fronteiras energéticas na Margem Equatorial. A Petrobras demonstra a força da nossa engenharia e do potencial produtivo nacional, criando valor real para a sociedade.

Paralelamente, medidas de alívio, como o Desenrola 3.0 e o regramento das plataformas de apostas, tentam estancar feridas do endividamento doméstico. Mas o remédio definitivo para a renda não virá de paliativos ou do jogo. Virá do trabalho com segurança jurídica, responsabilidade fiscal e ambiente favorável a quem produz.

EDITORIAL: O Sul é o grande vencedor desta eleição

 personJoão Paulo Messer
access_time05/10/2026 - 10:20

De novo, não temos nome na majoritária. Isso era sabido. Mas o Sul tem sete deputados estaduais e sete deputados federais.

A campanha do Voto Pelo Sul funcionou e funcionou bem.

Nunca tivemos um resultado tão expressivo em se tratando de representação na Câmara dos Deputados. Nenhuma cidade jamais conseguiu a façanha que Criciúma, sozinha, alcança: ter sete deputados federais, de diferentes perfis e correntes ideológicas. Tem direita, tem esquerda, tem centro, tem agro e tem a ponderação de um dos políticos mais experientes do Estado.

Num Estado e numa região amplamente conservadores, de direita, foi feita barba, cabelo, bigode e sem careca, como definiu ontem o comentarista Upiara Boschi.

Flávio Bolsonaro chega na frente para o segundo turno, antes mesmo de receber os votos dos candidatos que dividiram a direita.

O Brasil abre horizonte para o cenário que deseja, busca e sonha, como alternativa para reverter o quadro de um país decadente na economia, na moral, nos costumes e naquilo que é básico a uma sociedade: a segurança na Justiça.

A eleição de ampla maioria de direita no Senado Federal traz a expectativa de que os absurdos do Supremo Tribunal Federal não sejam mais tolerados e de que os ministros que, até agora, vinham brincando de casinha na mãe Joana com a pátria Brasil tomem o caminho do que preconiza a Justiça ou é melhor ir arrumando as malas.

A resposta dada nas urnas, especialmente na metade sul do Brasil, parece ter deixado claro aos novos senadores que não há mais espaço para a inoperância dos que lá estão até então.

Está começando o que eu acredito ser o último movimento antes de uma revolução social.

As urnas nos deram luz àquela expressão: agora vai ou racha.

Editorial: Movimento Voto Pelo Sul destaca a eleição de representantes da região

 personJoão Paulo Messer
access_time05/10/2026 - 06:45

O movimento Voto Pelo Sul, abraçado por entidades lideradas pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com o apoio de diversos parceiros, comemora os resultados das eleições.

Segundo os números apresentados pelo movimento, o Sul elegeu sete deputados federais, conquistando sete das 16 cadeiras de Santa Catarina na Câmara dos Deputados. Seria a maior representação já alcançada pela região. Dos sete eleitos, seis são de Criciúma.

Os deputados federais eleitos são Júlia Zanatta, Júlio Garcia, Giovana Mondardo, Geovânia de Sá, José Milton Scheffer, Ricardo Guidi e Daniel Freitas.

Para a Assembleia Legislativa, foram eleitos Clésio Salvaro, Guilherme Colombo, Jessé Lopes, Ulisses Gabriel, Pepê Colaço e Rodrigo Minotto.

O resultado é comemorado pelas entidades envolvidas no movimento como um avanço da representatividade política do Sul catarinense.

Editorial: Decisões de última hora ampliam a insegurança jurídica.

 personJoão Paulo Messer
access_time02/10/2026 - 08:00

Um episódio vergonhoso, patrocinado pelo Supremo Tribunal Federal, escancara a nossa trágica e profunda insegurança jurídica perante o próprio país.

Ao atropelar a lei, o ministro Gilmar Mendes determinou mudanças na última hora do derradeiro debate desta eleição, provocando o seu cancelamento. Não aconteceu o debate da Globo.

Já não é mais possível convivermos com essa instabilidade e com incertezas constantes. Como diz a música, isso aqui está virando a casa da mãe Joana, onde as regras do jogo são alteradas e rasgadas por quem deveria guardá-las.

Fica evidente para a nação que o Supremo já não respeita mais limites. Não há por que respeitar o Supremo.

Os togados, infelizmente, consideram-se deuses acima da lei, muito além do bom senso e de tudo aquilo que é minimamente razoável e admissível pelo povo brasileiro.

Mas o que mais lamento é observar que as grandes forças vivas do Brasil, que deveriam atuar como escudos da sociedade, estão hoje caladas e prostradas.

Instituições de peso, como o Conselho de Justiça, e digo que a própria OAB precisa gritar mais alto, e as confederações dos mais diversos setores estão, vergonhosamente, de braços cruzados diante de um grupo intocável.

O Brasil está se submetendo a quem zomba do brasileiro.

E zomba do brasileiro embolsando milhões de reais na cara dura, à luz do dia e de forma reiterada, sem qualquer tipo de pudor, com contratos, com tudo no papel.

O 8 de janeiro, por mais absurdo, irresponsável e patético que tenha sido, figura na nossa história recente como a única e triste reação brasileira.

Não é possível que a gente aceite, para sempre, sermos um inerte país de bananas.

Não é admissível que sejamos um país que tenha, em suas próprias bases, lideranças institucionais tão covardemente submissas, amedrontadas e passivas quanto as que hoje vemos sentadas e confortáveis no Senado Federal e nas mais altas representações.

Eles que deveriam, por juramento, lutar pela população.

A nossa indignação profunda é o último reduto de um povo completamente exausto, que assiste à democracia ser desfigurada e clama pela devolução do próprio país.

Editorial: O amanhã será melhor. É o que acredita a maioria dos brasileiros.

 personJoão Paulo Messer
access_time30/09/2026 - 08:10

As mais recentes pesquisas de opinião revelam um retrato intrigante da alma brasileira, segundo uma matéria do jornal Correio Braziliense. Embora as dores do presente continuem pesando sobre o orçamento das famílias, a curva das expectativas em relação ao amanhã aponta para uma vigorosa retomada do otimismo.

Curiosamente, essa esperança surge menos de uma crença nas estruturas políticas e mais de uma aposta pragmática na própria capacidade do cidadão de superar gargalos e reconstruir sua rotina.

O eleitorado demonstra amadurecimento ao enxergar com sobriedade as promessas de palanque, enquanto projeta dias melhores para a economia doméstica e para o horizonte do país. Há uma nítida demanda por responsabilidade fiscal, eficiência na gestão pública e segurança, pilares sem os quais qualquer projeção positiva se esfazela.

Esse ambiente desafia o próximo ciclo de governo a corresponder a uma população que não aceita mais diagnósticos superficiais, mas exige entregas concretas no combate à inflação e na melhoria dos serviços básicos. A mensagem captada pelos levantamentos é direta: o brasileiro deseja estabilidade para prosperar por conta própria e rejeita crises permanentes como método.

Cabe às lideranças compreender que essa confiança não é um cheque em branco, mas, sim, um voto de exigência por maturidade institucional e previsibilidade. O futuro do Brasil depende da capacidade de transformar essa esperança do povo em uma agenda real de desenvolvimento sustentável e justiça social.

Editorial: Em meio ao excesso de informação, a decisão continua nas mãos do eleitor

 personJoão Paulo Messer
access_time29/09/2026 - 08:00

O ato de votar é, por excelência, um exercício de soberania pessoal que não pode ser terceirizado. Conforme nos aproximamos do momento decisivo diante da urna, somos metralhados por uma tempestade constante de estímulos que tenta desviar o foco do que realmente importa.

As convicções do eleitor, frequentemente construídas ao longo de anos de observação e vivência, enfrentam um cerco sem precedentes de pressões externas e ruídos calculados.

Há muito tempo, o horário eleitoral gratuito deixou de ser um espaço confiável de apresentação de propostas, transformando-se em um espetáculo publicitário superficial. Paralelamente, o ecossistema de informações tornou-se tão complexo e polarizado que mesmo a imprensa tradicional, por vezes, mostra-se insuficiente para oferecer diagnósticos conclusivos.

Hoje, alcançar a clareza exige um esforço deliberado de acompanhamento contínuo. Afinal, vivemos uma dinâmica exaustiva em que a checagem é desmentida e o próprio desmentido passa a ser questionado, em uma espiral de contrainformações.

Diante desse cenário saturado, a filtragem rigorosa do que consumimos não é apenas uma recomendação de segurança, mas uma ferramenta de defesa da própria autonomia de pensamento. É fundamental proteger o julgamento individual contra os contágios emotivos das redes e o alarmismo passageiro, preservando a coerência com os próprios valores e princípios históricos.

Ainda assim, mesmo diante do ceticismo justificável com o processo informativo, uma certeza permanece inabalável: a centralidade absoluta do voto.

Reter o voto ou distanciar-se da urna por meio da abstenção não representa um protesto eficaz. Representa tão somente a abdicação do próprio poder. Ao renunciar à sua escolha, você autoriza terceiros a desenharem o futuro da sua comunidade e do seu país sem a sua participação.

Que a dúvida razoável sobre as fontes não se traduza em apatia democrática. Filtre os ruídos, valorize a sua trajetória e exerça com firmeza o seu direito nas urnas.

O seu voto é a sua voz principal.

Editorial: A semana decisiva para o eleitor

 personJoão Paulo Messer
access_time28/09/2026 - 08:00

Estamos a poucos dias de um dos momentos mais solenes da nossa vida em sociedade: o dia de ir às urnas. O voto não é um simples ato burocrático, mas a ferramenta mais poderosa de uma democracia, um direito conquistado à custa de muita história e que jamais pode ser desperdiçado.

Chegamos à semana decisiva, aquele instante em que o barulho das campanhas deve dar lugar à sobriedade da escolha individual.

Diante da responsabilidade de digitar seis votos, deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente, a preparação torna-se indispensável. Trata-se de uma jornada extensa dentro da cabine, com muitos números a memorizar. Por isso, vale reservar alguns minutos destes últimos dias para pesquisar a trajetória dos candidatos e preparar a tradicional ?colinha? em papel.

Mais do que preencher espaços, esse exercício de informação protege o cidadão contra promessas enganosas e pressões externas que tentam interferir em convicções construídas com maturidade.

Lembre-se, acima de tudo, de que o voto é uma decisão estritamente pessoal e inviolavelmente sigilosa. No isolamento da urna, ninguém tem como saber a sua escolha. Essa garantia de liberdade assegura que apenas a sua consciência guiará sua decisão.

Votar com consciência nesta reta final é a forma de buscarmos um futuro alinhado aos nossos valores e às expectativas coletivas.

O fato novo na eleição

 personJoão Paulo Messer
access_time26/09/2026 - 16:16

O sábado que conta uma semana para a eleição trás um cenário novo no jogo político para o gverno do estado. O governador Jorginho Mello deixou de comparecer ao debate promovido pela NDTV, apeasar de manter confirmação até a última hora. No mesmo dia um vídeo de João Rodrigues reagindo à peça de propaganda eleitroal na TV, que resgata o fato dele ter sido preso pode mexer no emocional de alguns eleitores. A dúvida é sobre qual é o tamanho deste fato para o eleitorado.

Joginho Mello segue liderando as pesquisas com indicativo de vitória no primeiro turno, João Rodrigues e Gelson Merísio não reagem como se esperava na reta final e só um fato muito forte pode alterar este cenário.

O que passou a se questionar nos bastidores da política é até onde a ausência de Jorginho de mais um debate pode colcoá-lo com a pecha de covardia, ou algum adjetivo deste tipo, já que em tempos de eleições tudo é interpretado no radical.

A mesma interpretação vale para o que João Rodrigues alega ter sido jogo baixo de Jorginho ao explorar a prisão que o próprio governador atual defendeu na época como uma grande injustiça.

Assim, fatos para mexer com os números há, o que não há é a percepção de que o eleitor esteja interessado nesta eleição. Tudo parece muito inerte e o eleitor distante de fatos que mexem sim no meio daqueles que já tem voto definido.