Notícias em destaque

  O governo de José Augusto Hülse em 30 minutos

commentJornalismo access_time22/03/2019 08:00

Documentário do jornalista Nei Manique resume os seis anos de mandato de José Augusto Hülse em Criciúma

Equipes de handebol definidas no Jesc

commentEsporte access_time22/03/2019 10:00

Cedup e São Bento representam Criciúma na etapa microrregional

Criciúma empata com o Brusque no Augusto Bauer

commentCriciúma EC access_time21/03/2019 22:10

Empate favoreceu o time de Brusque que conseguiu entrar no G-4 do estadual

Marcus Matildes

Natural de Criciúma e formado em Jornalismo pela Faculdade Satc desde 2014, comecei a trabalhar em rádio ainda em 2010, como operador de áudio. Entre 2013 e 2015, atuei como repórter em jornal impresso e desde o final de 2015, faço parte da equipe da Rádio Eldorado, atuando na área de produção e reportagem. Nesse espaço, vou abordar a área de tecnologia, tema que destaco todos os dias no Programa Balanço Geral, ás 17h.

Últimas postagens de Marcus Matildes

Prefeitura de Criciúma e Google com parceria para educação

access_time12/03/2019 17:25 personMarcus Matildes

A Prefeitura de Criciúma e a Google fecharam, no final do ano passado, uma parceria no programa da empresa chamado Google For Education. O projeto é gratuito, desde que utilizados para fins pedagógicos, e disponibiliza para os parceiros diversas ferramentas voltadas à educação. OUÇA:

Bolsonaro causa polêmica ao postar vídeo com conteúdo explícito no Twitter

access_time06/03/2019 16:40 personMarcus Matildes

Na terça-feira de Carnaval (5), o presidente da República, Jair Bolsonaro, postou um vídeo com conteúdo explícito na sua conta do Twitter. A gravação mostra um homem urinando em outro. Conforme a postagem, o fato aconteceu em um bloco de Carnaval. Bolsonaro afirma que o intuito da publicação era alertar a população do que acontece nos blocos de rua. Porém, ao publicar o conteúdo explícito, o presidente recebeu muitas críticas, inclusive da mídia internacional. OUÇA:

Mais uma de Elon Musk no Twitter

access_time26/02/2019 16:16 personMarcus Matildes

Depois de ter que pagar uma multa de 20 milhões de dólares, no ano passado, devido ao que escreveu em uma postagem no próprio Twitter, o biolionário Elon Musk volta a criar problemas na rede social. Por causa dessa postagem que gerou a multa, a Comissão de Títulos e Câmbios dos Estados Unidos (SEC, em inglês) fez um acordo com a Tesla (empresa de Musk) para que ele fosse retirado da presidência da comissão da empresa e que as publicações dele na internet fossem moderadas pela companhia. Porém, parece que Musk começou 2019 não ligando para o acordo e voltou a postar uma informação sobre a empresa que irritou a SEC. OUÇA:

Mais um app de motoristas em Criciúma: Minha Carona estreia em março

access_time25/02/2019 17:30 personMarcus Matildes

A partir do dia 1º de março, a cidade de Criciúma contará com mais um serviço de motoristas particulares. O app Minha Carona, desenvolvido pela empresa Driver Machine, do Rio de Janeiro, chega no município trazido por motoristas associados, buscando um diferencial em relação aos aplicativos que já existem por aqui. OUÇA:

App MOP com novidades em Criciúma e chegando a outros municípios de SC

access_time13/02/2019 17:44 personMarcus Matildes

No ano passado, os motoristas de aplicativos aqui de Criciúma criaram a Cooperativa Mista de Motoristas Privados do Sul (MOPSUL) e lançaram, em setembro, um aplicativo próprio: o MOP. Agora, com 10 mil usuários cadastrados, aproximadamente 300 motoristas e em média 500 corridas realizadas por dia, o MOP traz novidades: chega a outras cidades de Santa Catarina e vem com uma nova modalidade, o MOP GOLD, que atende toda a região. OUÇA:

Betha Sistemas abre 50 novas vagas para contratação imediata

access_time11/02/2019 18:14 personMarcus Matildes

O mercado de trabalho se abre cada vez mais para quem atua na área de tecnologia. Aqui em Criciúma, a Betha Sistemas, uma das maiores empresas de tecnologia da região e que atua na gestão pública de diversos municípios, inclusive Criciúma, está com processo seletivo para 50 novas vagas, com contratação imediata. OUÇA:

Criciúma lança Consulta Prévia Online hoje

access_time05/02/2019 18:46 personMarcus Matildes

Hoje, às 19h, a Prefeitura de Criciúma lança mais um serviço pela internet. É a Consulta Prévia Online, uma ferramenta que irá permitir que as pessoas busquem dados referentes a imóveis por meio do site da prefeitura por meio deste link a partir de amanhã. OUÇA:

WhatsApp muda regras de compartilhamento e mais

access_time21/01/2019 18:38 personMarcus Matildes

O WhatsApp começou a alterar, no Brasil, as regras de compartilhamento de mensagens. A partir de hoje os usuários começam a receber a modificação nos aparelhos, primeiro aqueles com sistema Android e depois para os celulares Apple. Agora, o limite para compartilhamento de mensagens para usuários ou grupos será reduzido para cinco ao invés dos 20, como era anteriormente. OUÇA essa informação e mais no boletim abaixo:

YouTube quer proibir vídeos de pegadinhas e desafios perigosos

access_time16/01/2019 18:38 personMarcus Matildes

O YouTube quer excluir conteúdo que contenha pegadinhas e desafios perigosos. O desafio é filtrar esse tipo de vídeo. OUÇA:

Celulares com IMEI irregular serão bloqueados neste sábado (8)

access_time06/12/2018 18:03 personMarcus Matildes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá bloquear os celulares com IMEI irregular no próximo sábado (8) em Santa Catarina e mais nove estados do país (Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins). Para acessar o site da Anatel e conferir se o celular é legal, basta clicar neste link, em posse do IMEI. OUÇA:

Ohio começa a aceitar impostos em BitCoin, mas momento é de queda para criptomoeda

access_time26/11/2018 18:13 personMarcus Matildes

O estado de Ohio, nos Estados Unidos, é o primeiro do país a permitir que empresas paguem impostos com BitCoin. Apesar de a atitude não tornar a moeda oficial, traz mais aceitação para as negociações do tipo.

O grande problema talvez, é que a decisão está saindo tarde demais. Mesmo sendo uma boa iniciativa, o momento não deve dar tanto fôlego ao BitCoin, que segue praticamente em "queda livre": semana passada foi a pior da criptomoeda em cinco anos. OUÇA:

WiZED na semifinal do StartUp Show

access_time19/11/2018 15:32 personMarcus Matildes

Hoje, segunda-feira (19), a startup criciumense WiZED participa de mais uma votação na competição nacional StartUpShow. O público tem até às 8h da manhã de amanhã para votar para que a representante catarinense siga na competição e vá para a final. Para votar, clique aqui. Saiba mais no podcast abaixo. OUÇA:

Procon dá orientações para consumidores na Black Friday

access_time14/11/2018 17:05 personMarcus Matildes

A Black Friday é um data especial para o comércio que foi criada nos Estados Unidos. Dia 24 acontece o Dia de Ação de Graças e é tradicional uma grande promoção de descontos na sexta-feira anterior, dia 23. Por isso, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) se prepara para a data, orientando os consumidores e fiscalizando as empresas para evitar fraudes.

Mais informações podem ser consultadas pelo site do Procon de Criciúma, clicando aqui ou na sede do órgão, situado na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (48) 3445-8522. O Procon atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Procon de São Paulo também faz, todos os anos, uma lista dos sites não confiáveis, que já estiveram envolvidos em problemas e fraudes. Você pode conferir essa lista clicando aqui.

OUÇA mais informações no boletim abaixo:

Saiba como evitar que conversas do WhatsApp sejam apagadas

access_time12/11/2018 15:20 personMarcus Matildes

Você usa celular Android?

Então, é melhor fazer uma cópia de segurança das suas mensagens o quanto antes. A partir desta segunda-feira (12), todas as mensagens de WhatsApp que não estejam guardadas serão apagadas para quem não usa o sistema operacional da Apple, o iOS. É necessário, então, fazer um backup para o Google Drive, que agora tem espaço ilimitado para salvar as conversas do aplicativo de mensagens. OUÇA:

WhatsApp, o foco das eleições

access_time24/10/2018 17:37 personMarcus Matildes

O WhatsApp é o foco neste momento, poucos dias antes do segundo turno das eleições presidenciais e também estaduais em alguns estados, como é o caso de Santa Catarina. O PSOL pediu uma liminar para restringir as informações divulgadas por meio do WhatsApp até a votação do segundo turno, que acontece neste domingo. O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou a liminar.

Isso está acontecendo devido à inúmeras informações de que o aplicativo esteja sendo utilizado para divulgação de fake news durante a campanha. As modificações pedidas pelo PSOL, baseadas em como o aplicativo funciona na Índia, por exemplo, não serão realizadas por aqui. Conforme um porta-voz da empresa no Brasil, o WhatsApp "não tem planos" de repetir essas restrições. OUÇA: