Notícias em destaque

CRICIÚMA ESPORTE CLUBE E SEUS PRESIDENTES

commentJornalismo access_time24/11/2021 15:33

Texto e Pesquisa de Willi Backes.

Turvo larga na frente nas finais do Campeonato Regional da LARM “Taça Carvão Mineral”

commentEsporte access_time30/11/2021 08:30

O segundo jogo entre as equipes será disputado no próximo domingo, dia 5 de dezembro, no Estádio Darci Marini

Prorrogação de contrato de três atletas

commentCriciúma EC access_time30/11/2021 08:30

zagueiro Zé Marcos e os volantes Arilson e Renan Areias prorrogaram com o Tigre para a temporada 2022

Blog João Paulo Messer

Criciúma fecha Centro de Triagem da Covid-19

 personJoão Paulo Messer
access_time30/11/2021 - 17:59

Um dos primeiros municípios brasileiros a anunciar a criação de um Centro de Triagem Coronavírus encerrou nesta terça-feira (30) o serviço. Pacientes sintomáticos e suspeitos passam a ser atendidos nas unidades básicas de saúde. A alegação é que a baixa procura já não justifica mais a manutenção de uma equipe e estrutura em local único da cidade.

O centro de triagem da Covid-19 em Criciúma está sendo fechado por falta de demanda. - Foto: Divulgação

Os últimos números revelam que no mês de outubro o centro registrou 3.252 atendimentos, sendo que o maior pico foi no mês de maio com 9 mil atendimentos.

A prefeitura de Criciúma divulgou a informação acentuando que segundo ela este centro de triagem coronavírus foi pioneiro e modelo para o resto do país, com atendimento qualificado de pacientes sintomáticos, desde março de 2020. Até então foram mais de 131 mil atendimentos feitos no local.

A cidade tem atualmente 89 casos ativos da Covid-19, além de outros nove casos suspeitos e nenhum paciente internado em UTI. Os únicos dois pacientes internados em UTI, por Covid-19, são moradores de outras cidades da região que procuram a rede hospitalar por esta ser estratégica no sul do estado.

Foram 644 óbitos em função da pandemia tendo sido confirmados 39.205 casos confirmados ao longo do período e 38.452 recuperados em mais de 144 mil coletas feitas.

O que o encontro do PL revelou para quem não se liga em política

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:59

As pessoas estão "de saco cheio" de usar máscaras. Num joguinho do faz de conta segue a obrigatoriedade do uso de máscara. Tem lei federal obrigando e o governo do Estado analisa a possibilidde de flexibilkizar o decreto que fia inclusive multa para quem não usar, mas em locais abertos. A verdade é que as pessoas já não usam mais mesmo em locais fechados. Basta ver nos eventos públicos ou mesmo na rua. Usa quem quer. Não há fiscalizaçao. Governantes já não exigem mais e parecem preferir fazer com que a população regule a circulação.
Poderiamos usar vários exemplos mas este dá foto fala por sí. Foi neste sábado (20) em Lages.

Ministro Onix Lorenzoni virá à Criciúma ainda neste ano

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:07

O ministro do Trabalho e Previdência, o gaúcho Onyx Lorenzoni, virá à Criciúma ainda neste ano de 2021. Esta promessa circula nos bastidores e foi "Amarrada" no dia em que a autoridade participou do 22º Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais (ANERMB), em Florianópolis. Foi dia 11 deste mês. Em Criciúma o evento deve acontecer na sede da Associaçao Empresarial, ACIC. A entidade ainda não tem esta informação de forma oficial, mas as pessoas que estão articulando a vinda de Onix já trabalham com o assunto. Ele deve fazer uma palestra sobre a "nopva legislação trabalhista".
Os primerios ajustes da agenda em Criciúma teriam sido firmadas nesta rápida conversa do minsitro com Ricardo Oliveira, da superintendência do Ministério do Trabalho em Santa Catarina.

PSDB se mostra sem rédeas justo onde não poderia

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 15:59

Se tem uma cidade (região) onde o PSDB não poderia demonstrar rédeas soltas é Criciúma. Afinal, esta é a cidade da presidente estadual da sigla e do prefeito Clésio Salvaro, cuja liderança nunca foi questionada e é justo o que lhe deu a condição de nome forte para estar numa chapa majoritária. O PSDB de Criciúma ssempr esteve sob o domínio do seu principal líder. De repente agora se fala em até quatro nomes para deputado estadual: Giovana Galato, Dóia Guglielmi, Aroldo Frigo Júnior e Acélio Casagrande. Óbvio que se hovuer quatro irão inutilizar um ao outro. Mas a quem interessa isso e por que as coisas andam sem rédeas?
Não é difícil apontar suspeitas. A presidente estadual do partido, deputada federal Giovana de Sá teria quatro candidatos estaduais trabalhando colado à sua candidatura. Afinal, qualquer um dos quatro que sugerisse colar o nome a um candidato de outra região estaria selado pela traição à sua base eleitoral. Quem sabe por isso a presidente estadual da sigla cale e consinta quatro candidatos.
De outro lado o prefeito sde Criciúma, Clésio Salkvaro, anda na muda. Parece que no caso dele é porque quando tudo começou ele foi o primeiro a dizer que os pré-candidatos na ápoca deveriam entender-se entre si. Naquela ocasião estava na lista de pré-candidatos o seu primo Cleiton Salvaro. Agora que Cleiton está fora, se Clésio assumir as rédeas e decidir sobre uma ou outra candidautra está dando uma demonstração de que só não queria se posicionar antes porque tinha um parente na disputa. Se lá atrás disse que o problema era dos candidatos, não pode agir diferente agora.
Os quatro nomes de pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB da Amrec, são: Gioovana Galato, Acélio Casagrande, Dói Guglielmi e Aroldo Frigo Júnior.
Se existe uma certeza é que os quatro "se anulam entre si" e o PSDB pode ficar sem deputado estadual. Porém, os quatro fazem votação que pode ajudar a tucanos de outars regiões se elegerem pois contribuem para a legenda.
Há quem enxergue ai que o deputado Marcos Vieira, que estaria buscnado Aroldo Frigo Júnior e Dóia Guglielmi para seus cabos elitorais não reclamaria nem um pocuo pois ambos fariam mais votos para si, na legenda, do que fariam para ele Marcos Vieira como cabo eleitoral.
Acho que dá para entender porque o PSDB anda de rédeas soltas na região da Amrec.

Evidência de que a população cansou de usar as máscaras

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 14:03

O encontro do PL em Lages neste sábado pode ser um dos muitos exemplos que temos de que a população já revogou a lei federal 14.019/2020, que obriga o uso da máscara. Isso porque o governo de Santa Catarina já anunciou que apenas altera a legislação quando o governo federal fizer a revogação da sua lei. Assim mesmo, em cidades como o Rio de Janeiro, onde o governo liberou a obrigatoriedade da máscara em locais abertos, em locais fechados ela segue sendo exigida.
O que ocorre na prática é que não há mais fiscalização, nem aplicação de multas. Em Criciúma, onde o prefeito Clésio Salvaro chegou a baixar decreto desobrigando o uso de máscara em local aberto o Ministério Público recorreu e tornou a legislação municipal ilegal por conflitar com a legislação estadual e federal.
O exemplo que uso aqui, do encontro do PL em Lages não se constitui numa exceção, mas é a regra estabelecida pelo cidadão. Deve-se registrar ainda que a observação é mera figura ilustrativa, pois não estive no local e faço a observação apenas fotos. A imagem distribuída pela agremiação organizadora do evento fala por si.
No início deste mês (novembro) o governador Carlos Moises admitiu que ao chegar a 65 por cento da imunização em sua população seja possível a liberação do uso de máscara em locais abertos. Na semana passada o Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, comentou que estudos no sentido da flexibilização do regramento vem ocorrendo. Foi quando revelou a informação de que Santa Catarina atingiu a marca de 57 por cento de pessoas com o esquema vacinal completo.

CAIXA volta a atender em Criciúma das 11h às 16h

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 07:09

O superintendente regional da Caixa Econômica, Rudolfo Cabral Neto informou no final da tarde desta sexta-feira (19) de que a partir de terça-feira (22) as agÇencias de Criciúma retoam atendimento de antes da pandemia, ou seja, das 11h às 16h. Em algumas cidades da região este atendimento será entre 10h e 15h. A direção nacional da Caixa Econômica Federal informou que suas agências voltarão a atender, a partir de 23 de novembro, no horário vigente antes da pandemia.
Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente. É o que foi informado em nota neste sábado (20).

As máscaras estão caindo (em desuso)

 personJoão Paulo Messer
access_time13/11/2021 - 16:00

Se você perceber que a cada dia mais pessoas estão andando sem máscaras, embora ainda estejamos sob a regência do decreto que as torna obrigatórias, não tenha dúvidas: o consenso coletivo está na frente de uma decisão que o Governo do Estado deve tomar em breve. E não é difícil entender porque a diminuição de pessoas com máscaras nas ruas. É que os governos municipais não fiscalizam mais. Teve prefeito, como o de Criciúma, que chegou a baixar decreto pelo fim da obrigatoriedade da máscara em locais públicos e abertos. Óbvio, o decreto foi derrubado. Nem por isso o usoa da máscara é consenso.
Como os prefeitos são da opinião de que não tem porque manter a obrigatoriedade, e isso é da maioria na região carbonífera, eles não fiscalizam mais. O Estado não tem condições de fiscalizar. Como manter obrigatório o uso de um acessório quando o descumprimento ao deceto nçao gera qualquer penalidade. A multa caiu.
Por enquanto o único desconforto que alguém que não usar multa pode ter é a reprovação de quem usa e acha que o outro deveria usá-la. Pelas autoridades a obrigatoriedade já ciu faz tempo.

Sindicalistas protestam na casa da deputada Giovânia de Sá

 personJoão Paulo Messer
access_time11/11/2021 - 19:59

O Movimento Sindical Sul Catarinense e representantes dos Servidores e Servidoras Municipais de Criciúma e Região, realizaram o “café” em frente à residência da Deputada Geovania de Sá em Criciúma. Os dirigentes exigem que a deputada não aporve a PEC 32, que instituirá, a reforma administrativ. Seguindo o movimento sindical esta proposta aumentará a corrupção nas esferas administrativas do país. Os Manifestantes ressaltaram também que se a parlamentar votar sim pela reforma administrativa, eles irão voltar à casa dela e não lhe darão sossego.

Projeto da meritocracia "quase" pronto

 personJoão Paulo Messer
access_time09/11/2021 - 16:00

Hoje mais uma rodada de conversa dos vereadores integrantes da comissão especial de análise do projeto de criação do programa de Meritocracia no serviço público de Criciúma. Desta vez a reunião foi com integrantes da Saúde. Apesar de audiência pública, pouca gente comparece às galerias para ouvir o debate sobre o tema. Nos próximos dias a reunião será com representantes da área de Educação.
A previsao é de que o projeto que tem um debate no chamado "fio da navalha" seja votado ainda neste ano ou durante o recesso nos primeiros dias do ano que vem. Existe resistência no setor de servidores, mas a tendência é de aprovação da matéria. Não só porque o Executivo tem ampla maioria na Câmara de Vereadores, mas porque o apelo a este tipo de avaliação do serviço público é grande.

Favas contadas, Bolsonaro no PL e Jorginho Melo candidato ao governo com apoio de Amin

 personJoão Paulo Messer
access_time08/11/2021 - 18:22

Na granja se dizia nos tempos da avó que não se conta com o ovo antes da hora. Quer dizer, o ditado não é bem assim, mas para bom entendedor meia palavra basta. Pois nesta de interpretar as meias palavras se pode concluir que a opção de Bolsonaro pelo PL, o que deve ser anunciado em breve, rearrruma as coisas em Santa Catarina. Tira Esperidião Amin da disputa pelo governo do Estado e dá fôlego e tranquilidade para Jorginho Melo arrumar o terno para assumir a agronômica. Se vai usar o terno ou não é outra questão.
Entre os bolsonaristas catarinenses como o deptuado federal Daniel Freitas é favas contadas a ida de Bolsonaro ao PL. Tanto é que o parlamentar que mostrou fidelidade ao presidente em recente defesa de emenda constitucional, a chamada PEC Emergencial, conversou mas nçao casou com o PP, recentemente. Freiotas é um dos muitos que conta tempo para seguir Bolsonaro.
Em Criciúma Freitas terá outro nome na disputa pela vaga de deputada federal. Trata-se da bolsonarista Júlia Zanatta. Freitas tem dito que é candidato e ponto final. Tem a benção de Bolsonaro assim como Júlia o tem. Bolsonaro por todos e cada um por sí.

VICE
A principal dúvida, passa a ser quem será o vice de Jorginho Melo? Há probabilidade de que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, seja o escolhido. Resta saber se ele renunciará a prefeitura em março esperando pela convenção em agosto. É tempo enorme e insegurança demais para quem é sabidamente "escaldado" por promessas da família Amin. Afinal, Esperidião pode ter o desejo de ver a esposa Ângela de vice de Jorginho.

RODRIGUES
Bolsonaro no PL esfria os ânimos de personagens como o prefieto de Chapecó, João Rodrigues (PSD). O PSD, que aliás, terá disputa acirrada internamente entre a liderança de Júlio Garcia e do ex-governador Raimundo Colombo. Este último defende candidatura própria, equanto Garcia teria preferência pela reeleição de Carlos Moises.

MOISES
O governador Carlos Moises é hoje um "Sem Teto", ou então "Sem Partido". A falta de abrigo partidário é a sua maior dificuldade. E não há perspectivas de que isso mude. As portas que ele pretende bater estão todas fechadas, começando pelo MDB. Na tradicional sigla deve ter candidato próprio e as apostas são as de que o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli seja o candidato.

Vanderlei Ricken assume presidência do PDT de Forquilhinha

 personJoão Paulo Messer
access_time24/10/2021 - 16:59

O ex-prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Ricken assumiu neste domingo a presidência do PDT no município. Foi durante encontro das lideranças da sigla que agora está no governo municipal com o vice-prefeito Valcir Antonio Matis, o Chile. A siglça tem no município ainda os vereadores Marcos Macedo Rocha, Valdeci Figueiredo e Larissa Rocha Elias. Um dos mais recentes "reforços" da sigla é o ex-prefeito Dimas Kammer, que também participou do encontro liderado pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, que é vice-presidente estadual do partido.
O PDT terá como candidato a governsador do estado o ex-deputado, médico lageadno, Fernando Coruja e à presidência da república deve ter Ciro Gomes.

Leia o editorial do Programa João Paulo Messer desta segunda-feira (18)

 personJoão Paulo Messer
access_time17/10/2021 - 11:42

Você sabe porque na rede de energia elétrica da sua casa o negativo da tomada faz o papel de neutro?
Ou seja, o neutro e o negativo são a mesma coisa quando falamos de energia elétrica prática das nossas casas, certo?
Mas porque estou perguntando ou simplesmente dizendo isso.
Simples, porque quero abrir o programa de hoje chamando a atenção para o papel que cada um de nós pode e deve exercer em se tratando de energia da economia na nossa região.

Quero mostrar aqui que o neutro é o mesmo que o negativo, e que se você for neutro em relação ao assunto considere-se um negativo.

Eu sei que esta mensagem deve mesmo é ser direcionada aos nossos parlamentares.
Mas creio que todos nós devemos e podemos ter posição quando se trata de energia da economia.
Por isso prestemos atenção.

Existem duas propostas de leis que aguardam que parlamentares estaduais e federais se posicionem.
Uma está sob o número 270 na Assembleia Legislativa.
E a outra sob o nome e sigla MP 1055 no Congresso Nacional.
Se elas forem aprovadas, o carvão mineral, passa a ser de fato tratado como alternativa para geração de energia.
E a valorização do carvão, nós já sabemos, gera mais de seis bilhões ano de movimentação econômica e garante mais de 22 mil empregos diretos.
Dispensável, portanto, dizer porque o carvão é tão importante para a nossa região.
Bastaria eu lembrar que nossa região é chamada de Região Carbonífera.
Ou então, que nós somos da capital nacional do carvão.
Ou ainda, que o carvão é chamado de ouro negro da nossa região.

Por isso, a partir de hoje, aqui na rádio Eldorado, e sugerimos que isso seja feito por todos os que tem preocupação em relação ao futuro da economia da nossa região, passe a identificar quais são os polos das nossas lideranças.

Se os nossos representantes são neutros, quer dizer negativos, ou se são positivos.
Acomodar-se e assistir o debate sobre o assunto é posição de neutralidade. Por isso de negatividade.
Já os que de fato se posicionam como polo positivo, isto é, que não fiquem assistindo o debate, deles queremos ouvir o que de fato estão fazendo pela aprovação destas matérias.

É isso, em síntese, que passa a ser a nossa prioridade hoje, na programação da rádio Eldorado. Saber quem é o que quando o assunto é preocupação com a economia do sul do Estado.

Vice-presidente Hamilton Mourão virá à Criciúma dia 17 de novembro.

 personJoão Paulo Messer
access_time08/10/2021 - 08:18

Depóis de três adiamentos, parece que finalmente no dia 17 de novembro o vice-poresidente da república, general Hamilton Mourão estará em Criciúm,a. Desde 2019, quando a ACIC completou 75 anos ele é aguardado. Adiamentos de última hora mudaram os planos.
Leia mais em:
https://app1.ndmais.com.br/wp-admin/post.php?post=1575977&action=edit

Criciúma capacita profissionais da assistência social para enfrentar abordagens antirraciais

 personJoão Paulo Messer
access_time25/09/2021 - 07:09

Conhecida no sul do Estado como a cidade da diversidade cultural, inclusive com por ter como seu principal evento a Festa das Etnias, a cidade de Criciúma, onde dados estatísticos mostram que predomina o povo de pele parda ou negra, mas com resgate histórico que evidencia a colonização europeia, adota uma forma mais cuidadosa para lidar com as questões raciais na abordagem do seu serviço social. Este contexto, que é amplo, combinado a dificuldade relatada pelos profissionais de assistência social nas abordagens do dia a dia provocou um minicurso inédito, o da abordagem antirracial.
Leia mais em
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-capacita-profissionais-da-assistencia-social-para-enfrentar-abordagens-antirraciais/

Os reflexos de um crime que envergonha os cidadãos de bem de uma cidade do Sul

 personJoão Paulo Messer
access_time19/09/2021 - 09:54

Passadas apenas algumas horas da operação policial que prendeu cinco pessoas e apreendeu cerca de 520 Kg de carne, que pode ser de cavalo mas que era comercializada como se fosse de gado comum, os cidadãos de Morro da Fumaça, no Sul do Estado, mostram indignação.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/seguranca/os-reflexos-de-um-crime-que-envergonham-cidadaos-de-bem-de-uma-cidade-do-sul/