Notícias em destaque

  Abril Laranja: campanha alerta para maus-tratos contra animais

commentJornalismo access_time14/04/2021 15:20

No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei com pena de 2 a 5 anos de prisão

Trabalho de força na academia

commentEsporte access_time13/04/2021 10:45

Próspera se prepara para enfrentar o Figueirense no estadual

Criciúma na preparação para jogo decisivo

commentCriciúma EC access_time14/04/2021 17:00

O repórter e setorista Márcio Cardoso esteve presente no CT Antenor Angeloni e registrou uma conversa da comissão técnica e dirigentes com todos os atletas

ANJOS DO FUTSAL, EM 2.021, 20 ANOS DE HISTÓRIA

Pesquisa, fotos e texto – Willi Backes & Jean Carlos Reis

comment Esporte access_time24/02/2021 - 06:51

Reportagem:

Em 19 de Abril de 2.001, a empresa Anjo Química, de Criciúma, lançou o programa desportivo e inclusivo denominado de Anjos do Futsal. No decorrer dos já 19 anos de existência, importante parceria funcional foi celebrada com a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e especialmente com (21) vinte e uma Prefeituras Municipais do Sul Catarinense: Criciúma, Forquilhinha, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Lauro Muller, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.

Em média nos 26 núcleos distribuídos nos municípios, anualmente 1.200 garotos de 10 a 14 anos são recepcionados, orientados e treinados na atividade esportiva do futsal, e também, educar para afastar os garotos da violência e das ilicitudes, ajudar na formação da cidadania. No decorrer dos já 19 anos de atividades, mais de 11.500 garotos frequentaram o projeto Anjos do Futsal e número significativo deles dando continuidade na carreira em clubes brasileiros e no exterior.

O Anjos do Futsal favorece a integração entre escolas e outros setores da sociedade sendo projeto que complementa o trabalho de professores em sala de aula e auxilia na educação de pais. A metodologia de trabalho nos treinos de cada núcleo visa, através do ensino da prática do futsal, colaborar na formação do cidadão, pois através do esporte é possível ensinar e aprender a trabalhar em equipe, respeitar as pessoas, disciplina, concentração e vários outros benefícios.

O Anjos do Futsal também tem envolvimento com a comunidade ao realizar campanhas que incentivam ações não só dos meninos participantes do projeto, mas da população em geral como campanhas de doação de sangue, realização de jogos de futsal solidários para arrecadação de donativos, atividades no trânsito para conscientização da importância dos cuidados na direção. Além disso, alguns núcleos fazem atividades extras com os alunos como visita em APAE, visita na Polícia Militar, encontros de famílias dos pequenos atletas praticantes, entre outras.

DO SUL PARA TODO ESTADO DE SANTA CATARINA.

O Projeto Anjos do Futsal vai mais além. Atualmente envolve adolescentes que treinam para disputar competições representando o município de Forquilhinha em várias cidades de SC. São garotos de até 15 anos divididos em três categorias: que são: equipe de Competição Sub-11, equipe de Competição Sub-13 e equipe de Competição Sub-15. Estes times treinam forte e disputam competições locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais de suas categorias no futsal e futebol de campo. Considerando o período de 2.001 à 2.019, foram conquistados 163 premiações e títulos nas competições, sob a coordenação do Profissional Professor e Orientador Jean Carlos Reis.

ANJOS DO FUTSAL - PREMIAÇÕES SOCIAIS CONQUISTADAS.

  • Premiado pela ADVB com o título EMPRESA CIDADÃ

  • Premiado pela CNBB através da Pastoral da Criança como o Prêmio SER SOCIAL

  • Prêmio SER HUMANO 2013 na categoria Projetos Socioambientais - pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-SC

  • Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas.

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PROJETO ANJOS DO FUTSAL.

Empresa Patrocinadora – Anjo Química do Brasil – Criciúma/Santa Catarina.

Direção – Albertino Colombo, Filipe R. Colombo e Rodrigo R. Colombo.

Coordenação Projeto Anjos do Futsal – Jean Carlos Reis.

Formação Profissional Professor Jean Carlos Reis: Curso Superior de Educação Física na UNESC, e Pós-graduado em Metodologia e Aprendizagem Interdisciplinar do Ensino pela FUCAP.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

Trabalho de força na academia

commentEsporte access_time13/04/2021 10:45

Próspera se prepara para enfrentar o Figueirense no estadual

Time da Raça luta, mas perde para a Chape

commentEsporte access_time10/04/2021 17:55

Próspera enfrenta o Figueirense na próxima rodada

Supercopa do Brasil

commentEsporte access_time07/04/2021 07:30

Duelo entre os campeões nacionais de 2020 será disputado no dia 11 de abril, às 11h, no Estádio Nacional Mané Garrincha

Treino de força na Academia

commentEsporte access_time06/04/2021 12:00

Foco agora será no confronto contra a Chapecoense

Próspera empata com o Juventus

commentEsporte access_time03/04/2021 17:55

Próximo confronto do Próspera será contra a Chapecoense