Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

A METROPOLITANA AMREC

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time28/12/2018 - 16:01

É de grande sagacidade a proposição do Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, próximo Presidente da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, ao externar o desejo de levar para a Entidade o Acélio Casagrande, que está encerrando gestão frente à Secretaria Estadual da Saúde.

O Estado de Santa Catarina possui 295 municípios, que estão agrupados geograficamente em 20 microrregiões e estas, englobadas em 6 mesorregiões. A mesorregião do sul catarinense possui 45 municípios nas microrregiões da AMESC (sede Araranguá), AMREC (sede Criciúma) e AMUREL (sede Tubarão), com população superior a 1,1 milhão de residentes.

A microrregião da AMREC, fundada em 25 de Abril de 1983, hoje formada por 12 municípios: Criciúma, Cocal do Sul, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Treviso, Morro da Fumaça, Siderópolis, Lauro Muller, Orleans e Urussanga, com população ao redor de 500 mil residentes, apresenta sedes urbanas absolutamente próximas entre si e o rural, infinda.

Estatutariamente a AMREC tem por objetivo primordial atender os interesses comuns dos Municípios participantes, com a finalidade de associar, integrar e representar os seus associados.

O Governo do Estado sinaliza que irá desativar as estruturas gerenciais das SDR´s Secretarias de Desenvolvimento Regional, restantes. Os municípios assim ficarão ainda mais longe do Poder Central, sem interlocução das SDR´s. Redobram as necessárias atividades representativas alojadas na Assembleia Legislativa Estadual.

Das gestões nos 295 municípios é exigida atividades na educação, segurança, saúde, infraestrutura, desenvolvimento cultural e econômico. Considerando, por exemplo a AMREC, as questões relacionadas não se encerram no limite geográfico de cada município. Tudo está interligado, apoiado, decorrente, dependente, o que torna um projeto global emergente.

Algumas ações em conjunto já estão em elaboração e realização no corpo da AMREC. A proposição do Prefeito Clésio Salvaro convidando Acélio Casagrande para gestor dos projetos relacionados à saúde para o conjunto dos municípios da AMREC, é um imenso passo para que se pense na Entidade Associativa como se região metropolitana fosse.

Certamente será imensamente mais produtivo, realizável e econômico, pensar a AMREC como um todo, sempre. Projetos e conquistas comuns nas áreas para o desenvolvimento econômico, cultural, saúde, segurança, infraestrutura, turismo e educacional. E mais, convenhamos, o Estado detentor dos recursos para apoio e os obrigatórios, já pensa e faz assim. Está nos municípios os pensamentos individualistas. É quase que um salve-se quem puder e tiver maior competência nas vias de captação.

Quando se constrói uma rodovia em Siderópolis ou em Forquilhinha, a via está ligando e interligando municípios e regiões. Quando se constrói uma subestação para distribuição de energia elétrica no Treviso, muitos municípios receberão o benefício. A represa de água de Siderópolis beneficia toda a região na prevenção e consumo. A solução encontrada e implantada no sistema hospitalar de Criciúma, é redenção para todo o sul catarinense. A atuação policial-militar tem visão e atuação regional. Aeroportos e portos são de utilização regional e até estadual. Educandários de todos os níveis não podem ter cercas limítrofes. O comercio varejista, atacadista e prestador de serviços não pode ter horizontes limitados. O Criciúma Esporte Clube, apesar do nome, é uma organização que deve atender expectativas torcedoras e simpatizantes de toda ordem e origem. O calçadão e demais equipamentos da orla no Balneário Rincão terá frequência de milhares de sulistas e demais visitantes. Eventos com os mais diversos perfis só alcançam sucesso se a região como um todo frequentar as suas promoções.

A aquisição dos serviços do Acélio Casagrande em benefício da AMREC, não é apenas um passo adiante, mas, um salto para um futuro próximo de desenvolvimento e fortalecimento regional. Para tanto, basta inserir e ampliar atuação nas demais áreas de interesse coletivo. Se concretizada, parabéns Prefeito Clésio Salvaro e seus pares associados.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.