Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

AgroPonte 2019 encerra com resultados positivos

Negócios fechados e público de mais de 100 mil pessoas marcaram a 9ª edição da Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar

comment Jornalismo access_time18/08/2019 - 19:24

Reportagem: Jornalismo Eldorado - Ápice Comunicação

A força do agronegócio do Sul Catarinense esteve em evidência nos últimos cinco dias, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma/SC, durante a realização da AgroPonte 2019. A 9ª Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar encerrou às 18h deste domingo (18) e já contabiliza mais um sucesso de público e de negócios, mostrando mais uma vez todas as potencialidades do setor na região e para a região.

Mais de 100 mil pessoas visitaram o evento que iniciou na quarta-feira. “Superamos as expectativas de quem durante 12 meses trabalhou e organizou o evento. Os pavilhões absolutamente lotados, o número de expositores bateu recorde e o público ultrapassou a edição anterior”, afirma Willi Backes, diretor da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da AgroPonte.

Quem colheu bons frutos foi Arnaldo Bez Batti, que levou os seus gados reprodutores e matrizes para a feira e comercializou seis deles, além de participar e vencer categorias do julgamento de bovinos da Raça Brahman, realizado na sexta-feira.

“Uma pessoa de Itajaí soube que nós ganhamos o primeiro lugar aqui, saiu de lá de Itajaí com um caminhão, veio aqui e levou dois animais nossos. Tudo o que tem aqui na feira é muito bom para nós e queremos ser parceiros para as próximas”, conta Bez Batti, que participa da AgroPonte desde a primeira edição da feira de bovinos.

“Eu já quero assumir o compromisso de que no próximo ano estaremos aqui não com 25 animais, mas com 30, 40, ou até mesmo 50 animais, porque o atendimento é bom, a estrutura é boa, não temos o que reclamar”, acrescenta o expositor.

Sonho realizado na agricultura familiar

Entre os mais de 250 expositores que participaram da 9ª AgroPonte, marcaram presença 40 cooperativas e associações da agricultura familiar. Da Cooperativa Nosso Fruto, de Criciúma, estava a Ilene Zanivan Martinello, com seus pães e bolos caseiros. Ela acaba de receber o seu alvará e já foi participar da feira, sua primeira oportunidade de negócios.

Ao lado do marido, do filho e da nora, Ilene viu que a sua atividade tem potencial para crescer e ficou surpresa com as vendas que fez durante a feira. “Algumas pessoas me diziam ‘olha, se cuida, não vai ser tanto assim como tu pensas’ e, de repente, deu certo. No sábado eu produzi para as vendas de sábado e domingo, mas vendi tudo no sábado. Fiquei até as 21h na feira, fui para casa, produzi tudo de novo e trouxe produtos frescos para vender no domingo. A AgroPonte me abriu as portas e, para mim, tem sido a realização de um sonho”, conta Ilene.

E ela não foi a única que atingiu seus objetivos na AgroPonte, como relata o gerente regional da Epagri em Criciúma, Edson Borba Teixeira. “Os agricultores venderam muito, mas não é só a venda, é também o contato e a prospecção de novos negócios, porque aqui passam muitos compradores, desde redes de supermercados, lanchonetes, casas de conveniência, de produtos naturais”, pontua Teixeira.

“A feira proporciona ao agricultor trazer todo o seu trabalho do dia a dia e mostrar ao público urbano, até visitantes que vêm de fora, os produtos da agricultura familiar. Para a Epagri, isso é a recompensa do trabalho de um ano inteiro planejando, organizando, assessorando os agricultores para hoje podermos dizer que fechamos com chave de ouro a AgroPonte 2019, que só não é melhor que a AgroPonte 2020, porque eu tenho certeza que a cada ano a feira só melhora”, complementa o gerente da Epagri.

A diversidade de produtos à disposição do público surpreendeu Kleber Giovane Silva e sua família, que pela primeira vez visitaram a feira. “Antes eu pensava que AgroPonte era só para agricultores, então, a gente que não é agricultor, não teria nada para ver, mas agora, conhecendo, a gente viu que tem muita opção diferente para a família toda”, afirma Silva que aproveitou para levar para casa biscoitos, frutas e legumes.

Próxima edição já tem data

A 9ª AgroPonte contou, também, com a 7ª Feira Exposição Estadual de Animais, 4ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta e 2ª Exposição Oficial Cavalos Crioulos. A programação ainda ofereceu seminários e painéis técnicos gratuitos sobre temas variados, todos ligados ao agronegócio, além dos julgamentos dos bovinos das raças Angus e Brahman e o julgamento dos cavalos da Raça Crioula.

Com o fechamento da edição 2019 inicia-se o balanço, avaliação e desde já o planejamento para o ano que vem, que já tem data marcada. A 10ª AgroPonte será realizada de 19 a 23 de agosto de 2020. “A partir de agora reunimos os grupos de trabalho e fazemos as avaliações. Cada um tem uma sugestão de ampliação e de diversificação e eu acredito que vamos conseguir crescer para a próxima edição”, declara Willi Backes.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024