Notícias em destaque

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Caravaggio anuncia a contratação de Henik

commentEsporte access_time06/05/2024 14:25

Volante revelado pelo Criciúma defenderá o Azulão na SérieB do Campeonato Catarinense.

Com jogos-treino agendados, Criciúma inicia a semana de trabalho

commentCriciúma EC access_time06/05/2024 14:47

A partida contra o Palmeiras pela 7ª rodada ocorre no próximo dia 19 de maio, às 11 horas, no estádio Heriberto Hülse.

Biden ataca reação de Trump ao coronavírus

access_time13/03/2020 - 07:11

WILMINGTON, Estados Unidos (Reuters) - Joe Biden, o pré-candidato presidencial democrata que lidera as pesquisas nos Estados Unidos, criticou duramente a reação do presidente republicano Donald Trump ao surto de coronavírus nesta quinta-feira, acusando-o de ter um "relacionamento antagonístico com a verdade" e de ignorar conselhos científicos.

"Infelizmente, este vírus desnudou as limitações graves do governo atual", disse Biden em um discurso de 20 minutos em seu Estado natal de Delaware.

O discurso vespertino do ex-vice-presidente ocorreu pouco menos de 16 horas depois de Trump fazer seu próprio pronunciamento na Casa Branca, e visou dar aos norte-americanos um vislumbre de como ele lidaria com uma crise internacional como presidente.

Na noite de quarta-feira, Trump anunciou uma proibição de viagens de 30 dias da Europa continental aos EUA e prometeu medidas de estímulo econômico, prometendo conter a pandemia.

Mas os mercados financeiros globais já combalidos voltaram a despencar nesta quinta-feira. Os índices de ações dos EUA recuaram 7% no pregão da tarde, confirmando que Wall Street está em tendência de queda.

Biden assumiu o controle da batalha com o senador Bernie Sanders, do Vermont, pela indicação democrata depois de vencer ao menos quatro das seis primárias estaduais de terça-feira.

Sanders planejava fazer seu próprio discurso na noite desta quinta-feira para abordar o surto de coronavírus.

Em uma crítica áspera à reação do governo, Biden atacou Trump pelas ações que adotou e ao mesmo tempo o culpou por não fazer mais para enfrentar a crise cada vez maior.

Observando que Trump chamou a doença de "vírus estrangeiro" na quarta-feira, Biden alertou para a "xenofobia" e disse que o coronavírus "não discrimina com base em origem nacional, raça, gênero ou código postal".

"Proibir todas as viagens da Europa ou qualquer outra parte do mundo pode desacelerá-lo, mas, como vimos, não o deterá."

Biden também delineou seu próprio plano para lidar com o surto, o que incluiria licenças emergenciais pagas para trabalhadores e exames de diagnóstico gratuitos e amplamente disponíveis.

Em resposta, a campanha de reeleição de Trump defendeu as ações do presidente e acusou Biden em um comunicado de tentar "capitalizar politicamente e atiçar os temores dos cidadãos".

(Por Trevor Hunnicutt e John Whitesides em Washington; reportagem adicional de Steve Holland, Susan Heavey e Jason Lange)


Projeções indicam vitória de Merkel

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 13:43

A onda anti-imigrante na Alemanha deve garantir assentos para a extrema direita no Parlamento.
Mas, segundo o Washington Post, a chanceler Merkel deve garantir a extensão de seu mandato de 12 para 16 anos ainda hoje.

Futuro político de Merkel em questão na Alemanha hoje

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 09:41

A Alemanha vai às urnas hoje. 60 milhões de eleitores estarão escolhendo os novos deputados, que, por sua vez, definirão a permanência ou não da chanceler Angela Merkel. Partido de Merkel, o CDU sugere estabelecer um limite para número de refugiados no país. Do outro lado, o SPD, definido como social-democrata, busca um modelo canadense, onde de acordo com a idade, domínio da língua e formação educacional o candidato a imigrante recebe pontos.
A revista alemã Die Spiegel aponta em matéria em seu site nesse domingo para a derrota do SPD, que possivelmente será a pior desde a II Guerra. De acordo com a revista, a social-democracia vem perdendo espaço em toda a Europa.
Enquanto isso, os núimeros de pesquisa dão vitória a Merkel - com dez pontos de vantagem.
(No domingo alemão já são 14:40.

Furacão Maria em Porto Rico: 70 mil pessoas devem evacuar municípios da região de San Juan imediatamente

 personAndré Abreu
access_time22/09/2017 - 19:25

Cerca de 70 mil pessoas devem ter que deixar suas casas na cidade de San Juan devido ao perigo de rompimento da barragem.
O governador Gov. Ricardo Rosselló afirmou que houve dano estrutural na barragem, construída em 1929.
A situação dá nova urgência em Porto Rico enquanto oficiais do governo fazem um levantamento dos estragos causados pelo Furacão Maria, a tempestade mais poderosa a atingir a ilha em mais de 80 anos.

Olho do furacão Maria deixa Porto Rico, mas alerta continua

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 17:03

Segundo informações do Serviço Nacional de Metereologia em Porto Rico, o olho do furacão Maria saiu da rota de Porto Rico, mas o alerta do Furacão continua valendo enquanto os fortes ventos do sistema do Maria persistirem. As condições podem persistir até a manhã de quinta-feira (21). Ventos de cerca de 100 km por hora assolam o norte de Porto Rico com alto perigo de inundações. 100% da ilha está sem energia elétrica.
O diretor da agência de Emergências de Porto Rico, Abner Gómez, afirmou que o furacão Maria provocou uma grande devastação na ilha, e salientou que não há registros de mortes até o momento.

Confira vídeo aqui das inundações no norte do território de Porto Rico: https://www.elnuevodia.com/videos/noticias/locales/recorridoporcatanoexponegravesinundaciones-video-241508/

Furacão Maria atinge Porto Rico

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 09:46

O furacão Maria atingiu Porto Rico com ventos de cerca de 230 km/h. O furacão causou uma morte na ilha de Guadalupe (território francês) e devastou a pequena ilha-nação de Dominica. "Vai ser um fenômeno extremamente violento," Ricardo Rossello, o governador de Porto Rico afirmou.

"Não temos experimentado um evento dessa magnitude em nossa história moderna."

Furacão Maria atinge Dominica no Caribe

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 23:05

O furacão Maria atingiu a ilha de Dominica às 22h (horário de Brasília). Agora na categoria 5, com ventos de mais de 250 km por hora, o furacão atingiu a ilha de Dominica no Caribe, que havia sido poupada pelo furacão Irma.
No Facebook, o Primeiro Ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, postou que o teto de sua casa havia sido destruído. Ele foi resgatado minutos depois.
O furacão Maria deve seguir em uma velocidade de deslocamento de cerca de 15 km por hora para o território norte-americano de Porto Rico.

Os tempos estão mudando...

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 13:45

O panorama internacional vem mudando fortemente nos últimos meses. Como diz Bob Dylan em um de seus sucessos, "Times are changing", os tempos estão mudando. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e todas as suas consequências no cenário mundial, o fortalecimento dos ataques terroristas na Europa e a onda anti-globalização que atingiu o Reino Unido.
Se após a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos se esperavam diálogos internacionais mais abertos e em direção à paz, o cenário atual nos leva a notícias diárias sobre os testes de mísseis da Coreia do Norte e palavras e discursos fortes em Washington e na Península Coreana.
Para os estudiosos de Relações Internacionais, os atentados de 11 de setembro representam uma ruptura com a diplomacia norte-americana como a conhecemos. As tensões mundiais, antes centradas no binômio Rússia-EUA,, hoje se veem ora focadas na questão terrorista, ora na ameaça nuclear. É um novo mundo, em que grandes potências com exércitos poderosos se acham limitadas frente a inimigos dispostos a morrer por sua causa e a ditadores prontos para enfrentar o risco de uma guerra nuclear.
Para essas discussões que estou aqui. Espero a sua participação!