Notícias em destaque

Audiência pública vai discutir soluções para a Rua Coberta Giro Henrique Lodetti

commentJornalismo access_time25/05/2026 16:01

A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo criciumense com a transparência

Maggiofest movimenta Morro da Fumaça

commentEsporte access_time14/05/2026 07:00

A tradição italiana volta a pulsar nos 64 anos de Morro da Fumaça.

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

Novo sistema de agendamento para passaporte italiano

access_time01/02/2022 - 07:15

A partir desta terça-feira (01/02), o agendamento para a obtenção de passaporte junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba será através de videochamada pelo aplicativo Whatsapp. O novo sistema substitui o atual, que é feito através do Prenot@mi, em funcionamento desde julho do ano passado, por sua vez sucessor do Prenota Online.

A informação foi fornecida aos conselheiros do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ da circunscrição consular, reunidos em Laguna-SC no sábado (29/01), pelo cônsul geral Salvatore Di Venezia.

Segundo Di Venezia – explica Petruzziello – a mudança, já pensada há algum tempo, ocorre “para responder à demanda da comunidade italiana e realizar um sistema de agendamento justo e personalizado que evite intromissões de terceiros”. O novo sistema de agendamento será utilizado exclusivamente para o setor de passaportes e as chamadas devem ser pessoais, pelo número +55 41 98784-9869. A ativação do serviço é “a título experimental”.

No momento da videochamada o interessado deverá apresentar, também em vídeo, documento de identificação com foto em vigor (menos de 10 anos de emissão), RG ou passaporte brasileiro, além de comprovante de endereço atualizado. O novo serviço estará disponível, num primeiro momento, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas.


Projeções indicam vitória de Merkel

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 13:43

A onda anti-imigrante na Alemanha deve garantir assentos para a extrema direita no Parlamento.
Mas, segundo o Washington Post, a chanceler Merkel deve garantir a extensão de seu mandato de 12 para 16 anos ainda hoje.

Futuro político de Merkel em questão na Alemanha hoje

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 09:41

A Alemanha vai às urnas hoje. 60 milhões de eleitores estarão escolhendo os novos deputados, que, por sua vez, definirão a permanência ou não da chanceler Angela Merkel. Partido de Merkel, o CDU sugere estabelecer um limite para número de refugiados no país. Do outro lado, o SPD, definido como social-democrata, busca um modelo canadense, onde de acordo com a idade, domínio da língua e formação educacional o candidato a imigrante recebe pontos.
A revista alemã Die Spiegel aponta em matéria em seu site nesse domingo para a derrota do SPD, que possivelmente será a pior desde a II Guerra. De acordo com a revista, a social-democracia vem perdendo espaço em toda a Europa.
Enquanto isso, os núimeros de pesquisa dão vitória a Merkel - com dez pontos de vantagem.
(No domingo alemão já são 14:40.

Furacão Maria em Porto Rico: 70 mil pessoas devem evacuar municípios da região de San Juan imediatamente

 personAndré Abreu
access_time22/09/2017 - 19:25

Cerca de 70 mil pessoas devem ter que deixar suas casas na cidade de San Juan devido ao perigo de rompimento da barragem.
O governador Gov. Ricardo Rosselló afirmou que houve dano estrutural na barragem, construída em 1929.
A situação dá nova urgência em Porto Rico enquanto oficiais do governo fazem um levantamento dos estragos causados pelo Furacão Maria, a tempestade mais poderosa a atingir a ilha em mais de 80 anos.

Olho do furacão Maria deixa Porto Rico, mas alerta continua

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 17:03

Segundo informações do Serviço Nacional de Metereologia em Porto Rico, o olho do furacão Maria saiu da rota de Porto Rico, mas o alerta do Furacão continua valendo enquanto os fortes ventos do sistema do Maria persistirem. As condições podem persistir até a manhã de quinta-feira (21). Ventos de cerca de 100 km por hora assolam o norte de Porto Rico com alto perigo de inundações. 100% da ilha está sem energia elétrica.
O diretor da agência de Emergências de Porto Rico, Abner Gómez, afirmou que o furacão Maria provocou uma grande devastação na ilha, e salientou que não há registros de mortes até o momento.

Confira vídeo aqui das inundações no norte do território de Porto Rico: https://www.elnuevodia.com/videos/noticias/locales/recorridoporcatanoexponegravesinundaciones-video-241508/

Furacão Maria atinge Porto Rico

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 09:46

O furacão Maria atingiu Porto Rico com ventos de cerca de 230 km/h. O furacão causou uma morte na ilha de Guadalupe (território francês) e devastou a pequena ilha-nação de Dominica. "Vai ser um fenômeno extremamente violento," Ricardo Rossello, o governador de Porto Rico afirmou.

"Não temos experimentado um evento dessa magnitude em nossa história moderna."

Furacão Maria atinge Dominica no Caribe

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 23:05

O furacão Maria atingiu a ilha de Dominica às 22h (horário de Brasília). Agora na categoria 5, com ventos de mais de 250 km por hora, o furacão atingiu a ilha de Dominica no Caribe, que havia sido poupada pelo furacão Irma.
No Facebook, o Primeiro Ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, postou que o teto de sua casa havia sido destruído. Ele foi resgatado minutos depois.
O furacão Maria deve seguir em uma velocidade de deslocamento de cerca de 15 km por hora para o território norte-americano de Porto Rico.

Os tempos estão mudando...

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 13:45

O panorama internacional vem mudando fortemente nos últimos meses. Como diz Bob Dylan em um de seus sucessos, "Times are changing", os tempos estão mudando. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e todas as suas consequências no cenário mundial, o fortalecimento dos ataques terroristas na Europa e a onda anti-globalização que atingiu o Reino Unido.
Se após a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos se esperavam diálogos internacionais mais abertos e em direção à paz, o cenário atual nos leva a notícias diárias sobre os testes de mísseis da Coreia do Norte e palavras e discursos fortes em Washington e na Península Coreana.
Para os estudiosos de Relações Internacionais, os atentados de 11 de setembro representam uma ruptura com a diplomacia norte-americana como a conhecemos. As tensões mundiais, antes centradas no binômio Rússia-EUA,, hoje se veem ora focadas na questão terrorista, ora na ameaça nuclear. É um novo mundo, em que grandes potências com exércitos poderosos se acham limitadas frente a inimigos dispostos a morrer por sua causa e a ditadores prontos para enfrentar o risco de uma guerra nuclear.
Para essas discussões que estou aqui. Espero a sua participação!