Notícias em destaque

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Caravaggio anuncia a contratação de Henik

commentEsporte access_time06/05/2024 14:25

Volante revelado pelo Criciúma defenderá o Azulão na SérieB do Campeonato Catarinense.

Com jogos-treino agendados, Criciúma inicia a semana de trabalho

commentCriciúma EC access_time06/05/2024 14:47

A partida contra o Palmeiras pela 7ª rodada ocorre no próximo dia 19 de maio, às 11 horas, no estádio Heriberto Hülse.

EUA diz ter prova que a Síria conduziu ataque de gás nervoso

access_time13/04/2018 - 19:38

Os EUA disseram que têm prova que o regime sírio conduziu um ataque químico na periferia de Damasco, rejeitando a afirmação russa que declara que a ação está ligada à inteligência britânica.
A Casa Branca e o Departamento de Estado anunciaram hoje (13) que os EUA têm um alto grau de confiança sobre a culpabilidade do regime sírio no uso de gás venenoso em Douma.

Essa declaração representa uma mudança da posição assumida pelo Secretário de Defesa, James Mattis, que os Estados Unidos estão ainda procurando por provas.

Contudo, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, declarou oficialmente ao Conselho de Segurança que o governo Trump não decidiu ainda sobre uma resposta militar.


Projeções indicam vitória de Merkel

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 13:43

A onda anti-imigrante na Alemanha deve garantir assentos para a extrema direita no Parlamento.
Mas, segundo o Washington Post, a chanceler Merkel deve garantir a extensão de seu mandato de 12 para 16 anos ainda hoje.

Futuro político de Merkel em questão na Alemanha hoje

 personAndré Abreu
access_time24/09/2017 - 09:41

A Alemanha vai às urnas hoje. 60 milhões de eleitores estarão escolhendo os novos deputados, que, por sua vez, definirão a permanência ou não da chanceler Angela Merkel. Partido de Merkel, o CDU sugere estabelecer um limite para número de refugiados no país. Do outro lado, o SPD, definido como social-democrata, busca um modelo canadense, onde de acordo com a idade, domínio da língua e formação educacional o candidato a imigrante recebe pontos.
A revista alemã Die Spiegel aponta em matéria em seu site nesse domingo para a derrota do SPD, que possivelmente será a pior desde a II Guerra. De acordo com a revista, a social-democracia vem perdendo espaço em toda a Europa.
Enquanto isso, os núimeros de pesquisa dão vitória a Merkel - com dez pontos de vantagem.
(No domingo alemão já são 14:40.

Furacão Maria em Porto Rico: 70 mil pessoas devem evacuar municípios da região de San Juan imediatamente

 personAndré Abreu
access_time22/09/2017 - 19:25

Cerca de 70 mil pessoas devem ter que deixar suas casas na cidade de San Juan devido ao perigo de rompimento da barragem.
O governador Gov. Ricardo Rosselló afirmou que houve dano estrutural na barragem, construída em 1929.
A situação dá nova urgência em Porto Rico enquanto oficiais do governo fazem um levantamento dos estragos causados pelo Furacão Maria, a tempestade mais poderosa a atingir a ilha em mais de 80 anos.

Olho do furacão Maria deixa Porto Rico, mas alerta continua

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 17:03

Segundo informações do Serviço Nacional de Metereologia em Porto Rico, o olho do furacão Maria saiu da rota de Porto Rico, mas o alerta do Furacão continua valendo enquanto os fortes ventos do sistema do Maria persistirem. As condições podem persistir até a manhã de quinta-feira (21). Ventos de cerca de 100 km por hora assolam o norte de Porto Rico com alto perigo de inundações. 100% da ilha está sem energia elétrica.
O diretor da agência de Emergências de Porto Rico, Abner Gómez, afirmou que o furacão Maria provocou uma grande devastação na ilha, e salientou que não há registros de mortes até o momento.

Confira vídeo aqui das inundações no norte do território de Porto Rico: https://www.elnuevodia.com/videos/noticias/locales/recorridoporcatanoexponegravesinundaciones-video-241508/

Furacão Maria atinge Porto Rico

 personAndré Abreu
access_time20/09/2017 - 09:46

O furacão Maria atingiu Porto Rico com ventos de cerca de 230 km/h. O furacão causou uma morte na ilha de Guadalupe (território francês) e devastou a pequena ilha-nação de Dominica. "Vai ser um fenômeno extremamente violento," Ricardo Rossello, o governador de Porto Rico afirmou.

"Não temos experimentado um evento dessa magnitude em nossa história moderna."

Furacão Maria atinge Dominica no Caribe

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 23:05

O furacão Maria atingiu a ilha de Dominica às 22h (horário de Brasília). Agora na categoria 5, com ventos de mais de 250 km por hora, o furacão atingiu a ilha de Dominica no Caribe, que havia sido poupada pelo furacão Irma.
No Facebook, o Primeiro Ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, postou que o teto de sua casa havia sido destruído. Ele foi resgatado minutos depois.
O furacão Maria deve seguir em uma velocidade de deslocamento de cerca de 15 km por hora para o território norte-americano de Porto Rico.

Os tempos estão mudando...

 personAndré Abreu
access_time18/09/2017 - 13:45

O panorama internacional vem mudando fortemente nos últimos meses. Como diz Bob Dylan em um de seus sucessos, "Times are changing", os tempos estão mudando. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e todas as suas consequências no cenário mundial, o fortalecimento dos ataques terroristas na Europa e a onda anti-globalização que atingiu o Reino Unido.
Se após a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos se esperavam diálogos internacionais mais abertos e em direção à paz, o cenário atual nos leva a notícias diárias sobre os testes de mísseis da Coreia do Norte e palavras e discursos fortes em Washington e na Península Coreana.
Para os estudiosos de Relações Internacionais, os atentados de 11 de setembro representam uma ruptura com a diplomacia norte-americana como a conhecemos. As tensões mundiais, antes centradas no binômio Rússia-EUA,, hoje se veem ora focadas na questão terrorista, ora na ameaça nuclear. É um novo mundo, em que grandes potências com exércitos poderosos se acham limitadas frente a inimigos dispostos a morrer por sua causa e a ditadores prontos para enfrentar o risco de uma guerra nuclear.
Para essas discussões que estou aqui. Espero a sua participação!